Então... quer ser criador?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta out 12, 2012 4:53 pm

Não vejo que o texto acrescente nada. Arrisco a dizer que há centenas de tópicos a falar do assunto aqui na arca. "Os criadeiros e Criadores."

Pela net não faltam assuntos sobre o assunto.

Até já começa a enjoar o discurso de criadeiros e os grandes Criadores...dou um pontapé numa pedra e lá está a mesma lenga-lenga do costume. :roll:

Eu não gosto e não alimento criadeiros, mas ao ler tantas e tantas vezes mencionar os "grandes Criadores", já me faz lembrar quando o sacerdote se refere a uma identidade superior. Também não exagerem, têm o valor que têm; mas só isso. Ao ser bem analisado, nem todos merecem grande admiração, mesmo não deixando de serem considerados grandes criadores, são criadores de aberrações, no mundo animal. Mas seguem o estalão da raça... :)

Porque há raças que evoluiram no sentido do estalão da raça e estão completamente condenadas. E acho que todas as pessoas sabem disso.
Há raças cujos, "estalões" incentivaram determinadas morfologias, completamente absurdas, autênticas aberrações da natureza animal. E quem colabora com isso são mesmo os grandes senhores da canicultura; não são os criadeiros que incentivam tais apuramentos
.
Com sorte ainda arranjo outra sub-espécie: criadeiros, reprodutores de cães, ( c... ... ... ) e só depois criadores.

Felizmente, existem raças que ainda não estão arruinadas. :D

É muito simples, ou vão comprar na pechincha ou vão comprar na xpto. Há quem valoriza e só compra xpto, mas também há uma grande maioria de pessoas que uma vez não podendo comprar o caro, vai comprar barato.

E em relação a tudo que se vende e compra, isto acontece. E com os cães é a mesma coisa.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta out 12, 2012 11:30 pm

tarasofia Escreveu: Pois... mas os grandes criadores não reproduzem em massa...
e não digo que não percam o rasto de alguns dos seus animais, a questão é, se souberem que algum está em condições menos dignas vão resgata-lo?
quase todos os bons criadores que conheço já passaram por uma situação dessas, de ir resgatar um cão da sua criação que sabiam estar a ser negligenciado!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Lxdiablo
Registado: sábado out 13, 2012 12:12 am

sábado out 13, 2012 12:15 am

Floripes3 Escreveu:
vanerodrigues Escreveu:botas96 Como disse o sistema das hienas é matriacal ou seja temos as fêmeas com posições hierarquicamente muito superiores aos dos machos, e uma fêmea dominante. no entanto difere do sistema dos lobos no sentido em que as todas as fÊmeas se podem reproduzir, no entanto a posição hirarquica das querias é definida pelo estatuto das mães. por exemplo os filhotes da fêmea dominante, estarão num estatuto mt elevado e como tal receberão alimento em primeiro lugar, protecção, etc. alem de tratamento especial (são como principes e princesas lol). nos lobos só a fêmea dominante pode procriar, e julga-se que esta solte hormonas que vão inibir a ovulação e o cio(acho que pelas fezes ou urina) das outras fêmeas presentes. espero ter ajudado :)
Crias. :wink:

lol Já que se deu ao trabalho de corrigir, poderia ter corrigido o texto todo :)
chateada
Membro
Registado: sexta out 12, 2012 1:53 pm

sábado out 13, 2012 9:21 am

Lxdiablo Escreveu:
Floripes3 Escreveu:
vanerodrigues Escreveu:botas96 Como disse o sistema das hienas é matriacal ou seja temos as fêmeas com posições hierarquicamente muito superiores aos dos machos, e uma fêmea dominante. no entanto difere do sistema dos lobos no sentido em que as todas as fÊmeas se podem reproduzir, no entanto a posição hirarquica das querias é definida pelo estatuto das mães. por exemplo os filhotes da fêmea dominante, estarão num estatuto mt elevado e como tal receberão alimento em primeiro lugar, protecção, etc. alem de tratamento especial (são como principes e princesas lol). nos lobos só a fêmea dominante pode procriar, e julga-se que esta solte hormonas que vão inibir a ovulação e o cio(acho que pelas fezes ou urina) das outras fêmeas presentes. espero ter ajudado :)
Crias. :wink:

lol Já que se deu ao trabalho de corrigir, poderia ter corrigido o texto todo :)
Olhe lá mas vai andar a melgar os textos todos????
Fim-de-semana né???
O que vale é que isto é sempre aos fds 8) 8)
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

quarta out 24, 2012 10:57 am

De um ponto de vista meramente curioso (não, não estou a planear cruzar a minha cadela) qual seria a "bibliografia obrigatória" àqueles que pretendem tornar-se criadores? Chutem livros :lol:
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

quarta out 24, 2012 11:05 am

acho que é mais um trabalho de estudo e avaliação, do que propriamente de leitura.

Avaliar a femea, apresenta-la a um juri da raça, apontar os pontos mais francos da cadela, de acordo com o estalão da raça, e, depois procurar entre os machos disponíveis 'aquele' que pode complementar as caracteristicas da femea e prontos!

o resto são despistes e acompanhamento médico, boa bucha, e lares dignos para os filhotes.
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quarta out 24, 2012 12:18 pm

greenandme Escreveu:De um ponto de vista meramente curioso (não, não estou a planear cruzar a minha cadela) qual seria a "bibliografia obrigatória" àqueles que pretendem tornar-se criadores? Chutem livros :lol:
Este tópico -> http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=99767 <- tem boas sugestões de livros :)
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta out 24, 2012 12:52 pm

vanerodrigues, embora tardio, obrigado pela elucidação.
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

quarta out 24, 2012 1:53 pm

lsgl Escreveu: Este tópico -> http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=99767 <- tem boas sugestões de livros :)
Obrigado ;)

Tarasofia,
não falo de qualidade de progenitores nem de exames médicos mas sim livros mais técnicos e/ou os básicos da criação de uma ninhada - cuidados a ter, desenvolvimento cognitivo, cuidados com a mamã - livros sobre como avaliar cães, potencial genético e etc ;)
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quarta out 24, 2012 5:00 pm

vanerodrigues Escreveu:Acho que pelo menos os que conheci disponibiizavam-se a isso (pelo menos em teoria, já se sabe da palavra ao acto vai um grande passo). agora não conheço nenhum que já o tenha feito..
Conheço um criador que já o fez.
A cadela tinha medo dos adultos devido aos maus tratos e às más condições.
Hoje é uma cadela lindíssima e sagrou-se campeã de Franca este ano.
Mas isso depois de muito trabalho com a cadela.
Responder

Voltar para “Cães”