Pela net não faltam assuntos sobre o assunto.
Até já começa a enjoar o discurso de criadeiros e os grandes Criadores...dou um pontapé numa pedra e lá está a mesma lenga-lenga do costume.

Eu não gosto e não alimento criadeiros, mas ao ler tantas e tantas vezes mencionar os "grandes Criadores", já me faz lembrar quando o sacerdote se refere a uma identidade superior. Também não exagerem, têm o valor que têm; mas só isso. Ao ser bem analisado, nem todos merecem grande admiração, mesmo não deixando de serem considerados grandes criadores, são criadores de aberrações, no mundo animal. Mas seguem o estalão da raça...

Porque há raças que evoluiram no sentido do estalão da raça e estão completamente condenadas. E acho que todas as pessoas sabem disso.
Há raças cujos, "estalões" incentivaram determinadas morfologias, completamente absurdas, autênticas aberrações da natureza animal. E quem colabora com isso são mesmo os grandes senhores da canicultura; não são os criadeiros que incentivam tais apuramentos
.
Com sorte ainda arranjo outra sub-espécie: criadeiros, reprodutores de cães, ( c... ... ... ) e só depois criadores.
Felizmente, existem raças que ainda não estão arruinadas.

É muito simples, ou vão comprar na pechincha ou vão comprar na xpto. Há quem valoriza e só compra xpto, mas também há uma grande maioria de pessoas que uma vez não podendo comprar o caro, vai comprar barato.
E em relação a tudo que se vende e compra, isto acontece. E com os cães é a mesma coisa.