Hum...ja entendi a posicao do caro membro!margoustink Escreveu:Ui...Então ela já está gorda?Não a deixe comer tanto...
Pelo menos assim a cadela é gorda e a dona não! Ao tirar tudo da barriga da cadela, ainda se vai arrepender e ficam as duas gôdas.![]()
Mais um argumento contra a limpeza das barriga da cadela!
Re-esteriliza¢ao de uma canita
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
Não li as respostas todas, mas temos várias hipóteses para não engravidar:
- laqueação: pode por acidente reverter, é raro mas pode acontecer, e a cadela engravidar
- histerectomia: remoção apenas do útero, não engravida mas continua com os ovários, hormonas e a demonstrar comportamento de cio (não é muito usada porque não faz sentido fazer)
- ovariectomia: remoção apenas dos ovários; não há hormonas, não há cio, mas o útero continua lá... não engravida porque não há ovulação.
- ovariohisterectomia: remoção do útero e ovários, a cirurgia preventiva de gravidez mais efectuada em Portugal, provavelmente o procedimento que foi efectuado na sua cadela.
O que poderá ter acontecido? Durante a cirurgia, o veterinário poderá não ter removido os ovários na sua totalidade... ficando um "resquício" de ovário que produz hormonas e que por sua vez recria o cio. A meu ver não tem vantagem nenhuma em manter a cadela nestas condições... até porque não terá o efeito preventivo dos tumores mamários... mas isso é sempre uma decisão que só você poderá tomar. Fale com o veterinário (o novo) sobre desvantagens ou vantagens de fazer a cirurgia, informe-se bem e tome uma decisão ponderada.
- laqueação: pode por acidente reverter, é raro mas pode acontecer, e a cadela engravidar
- histerectomia: remoção apenas do útero, não engravida mas continua com os ovários, hormonas e a demonstrar comportamento de cio (não é muito usada porque não faz sentido fazer)
- ovariectomia: remoção apenas dos ovários; não há hormonas, não há cio, mas o útero continua lá... não engravida porque não há ovulação.
- ovariohisterectomia: remoção do útero e ovários, a cirurgia preventiva de gravidez mais efectuada em Portugal, provavelmente o procedimento que foi efectuado na sua cadela.
O que poderá ter acontecido? Durante a cirurgia, o veterinário poderá não ter removido os ovários na sua totalidade... ficando um "resquício" de ovário que produz hormonas e que por sua vez recria o cio. A meu ver não tem vantagem nenhuma em manter a cadela nestas condições... até porque não terá o efeito preventivo dos tumores mamários... mas isso é sempre uma decisão que só você poderá tomar. Fale com o veterinário (o novo) sobre desvantagens ou vantagens de fazer a cirurgia, informe-se bem e tome uma decisão ponderada.
-
- Membro Veterano
Pois, afinal estas coisas acontecem por ai n e mal da nacionalidadecolette Escreveu:Eu tenho cá em casa uma situação semelhante.
Uma cadela que foi esterilizada duas vezes.
Recolhi-a da rua há seis anos e passados uns escassos dias de estar em minha casa pareceu ter entrado em cio.
Depois de terem passado os sinais, mandei-a esterilizar. Nesse dia, recebo um telefonema da veterinária, que se preparava para a operar, mas a informar que ela já tinha uma cicatriz que parecia de ovariohisteroctomia e o que deveria fazer.
Respondi-lhe que achava muito estranho, uma vez que ela tinha tido cio e, portanto, que avançasse; a cicatriz poderia ser o resultado de qualquer outro tipo de cirurgia. Mas, na verdade, não era. A Timbo (Timbuktu) já não tinha nem ovários nem útero. E também nunca se conseguiu perceber o porquê de ela continuar a ter sinais de cio, porque aproveitando o facto de ela ter sido re-operada, andaram a explorar as entranhas da pobrezinha para ver se tinham ficado alguns restos de orgãos reprodutores que pudessem provocar tal situação, mas não encontraram nada.
Mistérios.
Com o decorrer dos anos a periodicidade dos sinais hormonais têm vinto a espaçar-se mas ainda ocorrem e, se bem que atenuados, é o suficiente para os cães andarem um pouco amalucados.
Muito obrigada pelo seu testemunho colette
-
- Membro Veterano
Foi quase exactamente o que a vet me disse,MiMoo Escreveu:Não li as respostas todas, mas temos várias hipóteses para não engravidar:
O que poderá ter acontecido? Durante a cirurgia, o veterinário poderá não ter removido os ovários na sua totalidade... ficando um "resquício" de ovário que produz hormonas e
M
que por sua vez recria o cio. A meu ver não tem vantagem nenhuma em manter a cadela nestas condições... até porque não terá o efeito preventivo dos tumores mamários... mas isso é sempre uma decisão que só você poderá tomar. Fale com o veterinário (o novo)
sobre desvantagens ou vantagens de fazer a cirurgia, informe-se bem e tome uma decisão ponderada.
obrigada!
Portanto, la vai a minha Rafanina a faca novamente! Tadinha pah!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm
Entao afinal quando falamos de esterilizaca no vet e queremos fazer isso a uma cadela é o que mesmo que fazem?
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm
Obrigada. Entao eu vou fazer uma ovariohisteroctomia e nao uma esterilizacao? Ok.MiMoo Escreveu:Normalmente ovariohisterectomia (tirar ovários e útero).

Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
Há os veterinários sem fronteiras... mas sim, com a crise é capaz de alguns Portugueses começarem a fugir para Angola ou Moçambique...BrownEye Escreveu:Fugindo um pouco ao tema, e com a crise por ai em Portugal, sera que n ha candidatos a exercerem veterinaria em terras africanas?
Precisa-se por aqui! Muito!
-
- Membro Veterano
Veterinarios sem fronteiras nunca ouvi falar sequerMiMoo Escreveu:Há os veterinários sem fronteiras... mas sim, com a crise é capaz de alguns Portugueses começarem a fugir para Angola ou Moçambique...BrownEye Escreveu:Fugindo um pouco ao tema, e com a crise por ai em Portugal, sera que n ha candidatos a exercerem veterinaria em terras africanas?
Precisa-se por aqui! Muito!

e sim, portugueses a entrar aqui n faltam, mas veterinarios nada, olhem a minha nova vet abriu clinicas de norte a sul do pais e tem agenda cheia, decerto que uma ajudinha n ia mal
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm
Estéril: que nada produz, que não dá frutos, árido, incapaz de procriar, livre de germes, assético, improdutivo, etc. Termo com vários significados, girando em torno do sentido de "improdutivo".Suesca Escreveu:Obrigada. Entao eu vou fazer uma ovariohisteroctomia e nao uma esterilizacao? Ok.MiMoo Escreveu:Normalmente ovariohisterectomia (tirar ovários e útero).
Há várias técnicas para "esterilizar" tanto as fêmeas como o macho. O vet só fala em "esterelizar" com os donos dos animais porque a palavra é muito difundida. Entre eles, eles usam os nomes específicos para as respetivas técnicas (nomes que eu também nunca lembro). De forma geral para nós não costuma ser "importante" saber o método de esterilização (nome) usado, o importante é o ato/efeito em si, ou seja: o animal está (ou não) esterilizado/castrado.
Para nós simplesmente é mais fácil falar em esterilizar ou castrar. Aliás, igual ao termo esterilização, o termo castração pode ser usado tanto para machos como para fêmeas.
(P.S.: claro que para o assunto em pauta já é interessante saber o nome da técnica que foi usada para a esterilização/castração da cadela - porque não surtiu o efeito esperado

Enquanto as pessoas pensarem que os animais não sentem, os animais tem de sentir que as pessoas não pensam. (autor desconhecido)
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm
Fez bem em mudar de vet. Sorte da cadela, que não vai engravidarBrownEye Escreveu:Boas!
... por vezes fica «alguma parte »do parelho reprodutor, mas o utero tinha sido removido decerteza, ou seja, engravidar ela n engravida!
Mudei de vet, entretanto![]()
...
Obrigada

Mas aqueles machos todos (são 6?) com certeza vão disputar e se "matar "pela cadela. E a cadela vai ser incomodada pela matilha toda.
Não creio que o problema hormonal seria um problema maior do que comparado com uma cadela não castrada. O problema maior é a moléstia que irá sofrer por parte dos machos cada vez que ficar com um cio "falso".
Eu conheci uma cadela assim. Ela sofria com os machos da casa, e geralmente a dona acabava por prender a cadela por uns dias (neste caso sofria também por estar presa

Enquanto as pessoas pensarem que os animais não sentem, os animais tem de sentir que as pessoas não pensam. (autor desconhecido)
Havia um site todo pipi dos veterinários sem fronteira... mas agora só tem letras em chinês ou japonês ou lá o que é aquela porcaria...
O melhor que consigo arranjar é o facebook https://www.facebook.com/VeterinariosSemFronteiras e uma notícia de 2008 na veterinária actual http://www.veterinaria-atual.pt/content ... 6&eid=5946
Espero que a organização não tenha desaparecido..
O melhor que consigo arranjar é o facebook https://www.facebook.com/VeterinariosSemFronteiras e uma notícia de 2008 na veterinária actual http://www.veterinaria-atual.pt/content ... 6&eid=5946
Espero que a organização não tenha desaparecido..
Tem de perguntar ao vet que a opera.Suesca Escreveu:Entao afinal quando falamos de esterilizaca no vet e queremos fazer isso a uma cadela é o que mesmo que fazem?
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos à verdade...às vezes! By: Flávio Josefo</p>
<p>A praça pública está cheia de moscas!</p>
<p>"O homem é uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>“A fórmula da minha felicidade: um sim, um não, uma linha reta, um objetivo.” (Friedrich Nietzsche)</p>
<p>Dubitando, ad veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos à verdade...às vezes! By: Flávio Josefo</p>
<p>"O homem é uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>“A fórmula da minha felicidade: um sim, um não, uma linha reta, um objetivo.” (Friedrich Nietzsche)</p>
A minha cadela não faz dieta, come a mesma ração que comia e não está nada gorda!!!margoustink Escreveu:Está muito aborrecida com o assunto?BrownEye Escreveu:Eu pensei que estava a pagar por uma esterilizacao geral, eliminando todo o sistema reprodutor, n fui informada que poderia ser parcial, nem tao pouco fazia ideia que tal coisa pudesse acontecer
Mas n estranhem, eu vivo em Mocambique
Mas o que faco agora? Submeto-a a uma nova operacao?
Eu não sou muito de operações...enquanto está tudo bem, não mexo.
Mas as opiniões gerais é operar e tirar tudo, porque evitam não sei quantos problemas de saúde à cadela.
Não se esqueça, a cadela fica condenada a dieta o resto da vida que engordam muito...e geralmente ficam umas focas, na mesma.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>