Qual a raça mais apropriada no meu caso?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

DoggyLover
Membro Veterano
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

sábado out 20, 2012 1:51 pm

valeri10 Escreveu:
sasquatch Escreveu:O que quer dizer com preso? Está a pensar ter o cão preso?

É que isso é completamente errado e mesmo muito cruel. Para isso, não tenha cão nenhum. Os animais de corrente tornam-se stressados, agressivos, frenéticos e completamente dificuldades de educar.
Não é preso pela corrente. A casa tem um jardim muito muito grande, mas está protegido por muros. Preso no sentido em que o portão está fechado para não ir para a rua mas pode correr pelo jardim á vontade e teria abrigo e parque próprio. Se fosse para estar na corrente preferia não ter nenhum.
Então se a sua casa tem um jardim grande como afirma e não o vai prender à corrente está a induzir o pessoal em erro :wink:

Vamos lá com calma porque o português é tramado.
Pelo que li você tem tempo sim senhor...qual de nós está sempre em casa? Das duas uma: ou trabalha em casa ou está desempregado! Eu tenho uma Jack Russell e moro num apartamento com uma varanda enorme, trabalho, etc...TODOS os dias vou dar uma corrida com ela, vai buscar a bolinha 1500x :P etc!

Quanto às crianças...isso só depende de si...eduque-o, iniba de morder logo desde cachorro. É que até o poodle mais fofuxo morde.

Por fim relativamente às raças...na minha modesta opinião esqueça o border collie :P
Mas porque não faz um teste online?
http://animal.discovery.com/breed-selec ... reeds.html
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

sábado out 20, 2012 1:57 pm

[Editado pela moderação - Por favor abstenha-se de responder se não tem nada de útil a acrescentar]
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

sábado out 20, 2012 2:40 pm

sasquatch Escreveu:Quanto a mim o epgneul é uma boa escolha. É uma raça quanto a mim bastante agradável.
Não é um cão dominante, dá-se bem com crianças. A pelagem não é curta. É média, franjada.

São cães de caça e isso significa que necessitam de muito exercício ou tornam-se feios de gordos que ficam.

Tem de o passear diáriamente e é indispensável ser educado a obedecer e a não fugir porque todas as raças de caça gostam de se dispersar atrás de cheiros.

Se for habituado de bebé aos gatos, habitua-se. Conheço pelo menos uns 3 que são animais de companhia e os donos nunca tiveram problemas de maior. Mas conheço muitos mais que são cães de caça muito apreciados.
O epagneul breton larga muito pêlo. Encontra pêlos em tudo e mais alguma coisa. É um animal que gosta de correr e de fazer bastante exercício, senão, torna-se destruidor.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sábado out 20, 2012 3:04 pm

Enquanto o animal for cachorro, seja de que raça for, não é de todo aconselhável deixá-lo no quintal, ainda para mais se está a pensar comprar em Janeiro. Se quer ter um cão num quintal, crie condições boas para ele e vai ver que se dá bastante bem. Só não pode escolher raças muito sensíveis, como é o caso do Bulldog. Os galgos pensoque são friorentos, mas não conheço bem esse grupo.

Não o prenda pela corrente. Se tem um espaço relvado, não fique à espera que este se mantenha em estado imaculado, pelo menos nos primeiros meses. Tem que ter muita paciência pois qualquer cão gosta de fazer o seu trabalho de jardinagem e demoram algum tempo até que lhes consigue ensinar a não estragar o jardim. Tem que ter muito cuidado com plantas tóxicas e adubos/venenos, se usar, por motivos óbvios. Se tiver um espaço no quintal que não seja relvado e que seja espaçoso (eu por exemplo tenho a parte da frente de casa relvada e as traseiras calcetadas), tente vedar-lheo acesso ao jardim e mante-lo na zona não relvado (não se esqueça que tem que ter uma área adequada). Necessita de ter nesse mesmo espaço, uma zona tapada, para que o animal se possa abrigar da chuva e onde tem as suas gamelas da comida e da água também protegidas desta. Arranja-lhe uma casota espaçosa conforme o tamanho do cão e devidamente equipada para o frio.

Todos os dias deve levar o animal a passear para que ele se exercite. O cão por si só, mesmo tendo imenso espaço, não se vai exercitar sozinho. Leve-o duas vezes, de preferência. Assim também evita os cocos e xixis no sue espaço exterior que, obviamente, teria que limpar diariamente.

Quase todas as pessoas trabalham em horário como o que referiu. Os cães adaptam-se a estes horários desde que recebam a devida atenção quando chega a casa. Se está à espera de chegar a casa, entrar, descalçar os sapatos e sentar-se a ver televisão o resto da noite, esqueça ter um cão. Ele vai precisar da sua atenção para o passear e para lhe dar bastante carinho e afecto. No meu caso, apesar de ter a minha no exterior, quando chego a casa, deixo-a entrar e passar o serão connosco. Eles aprendem a comportar-se devidamente dentro de casa. De manhã também deverá acordar um pouco mais cedo para lhe dar um mini passeio, mesmo que esteja a chover ou bastante frio.

Aquilo que esctrevi adequa-se a qualquer raça. Mas de facto não sei qual seria o interesse de ter um cão se for apenas para lhe encher a gamela de manhã e à noite e deixá-lo estar o resto do dia entregue a si mesmo.

Deverá escolher uma raça robusta para que não se sinta com as mudanças de temperatura. Mas nos dias mais rigorosos do inverno deveria deixá-lo escolher dormir dentro de casa.

Se acha que isto é demasiado trabalho, deveria desistir da ideia de ter um cão, pois estes factores que referi não estão dependentes de raça nenhuma, são inerentes à espécie que deseja trazer para casa.

Boa sorte
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado out 20, 2012 3:38 pm

A Floripes3 já lhe disse tudo, de maneira sucinta, e eu concordo com ela.
Escusa de se sentir ofendido(a). os outros vão na mesma linha.
Tudo bem, pediu conselhos mediante o que quer e as suas condições. Mas o ónus não vai totalmente para o animal, terá que fazer cedência também, senão não vai funcionar.
1º Normalmente um cão de exterior, é um cão que tem dupla camada de pelo, "double coat", e normalmente são da linha de trabalho (mais exigentes a nível de exercício, espaço e disciplina), e não são os mais aptos para pet ou para família, não me parece que tenha um perfil para ter um cão assim.
2º Se interditar o cão ao interior da casa, tem que providenciar condições apropriadas, ou boxes/casotas térmicas,ou qualquer outro arranjo para não ficar exposto aos elementos. (como eu tenho aqui ao lado). E que vai não só encurtar a longevidade do canídeo, como vai diminuir a sua qualidade de vida.O que me leva à próxima questão.
3º O animal (qualquer que seja a raça) tem que ser sociabilizado e bem, desde pequeno. Logo a partir ao reforço de vacinas concluído, terá que o apresentar a outros cães mas evitar que seja atacado ( manter-se vigilante mas não epectante. Promover estímulos mentais, físicos e sociais através de boas experiências, para se tornar equilibrado. Se por qualquer motivo remeter para segundo plano, garanto-lhe que o produto final será um cão anti social com as qualidades que não quer. Dominância, etc.
4º Deve disponibilizar-se o melhor que pode, para conseguir passeá-lo três vezes ao dia (é o ideal), no mínimo duas vezes num total diário nunca inferior a duas horas e com suplementos no fds.
5º A partir do momento que ficar com um, vai ficar parte integrante da sua família, tudo que decidir para a frente terá que o contemplar:orçamento familiar, férias, despesas hospitalares, etc. Pense nisto.
Pelos menos esses cinco pontos têm que ter em consideração, faça uma análise para ver se consegue/ está disposto a isto.
Só depois virá os outros pontos para contemplação, suas alergias, família, etc.
Se não estiver/quiser, então o melhor será mesmo ficar pelos peixes.
Se quiser/estiver para isso, consulte o fórum para mais sugestões, como escolha de cão, criadores, ração, etc.
P.s.- De qualquer maneira tente conviver com um cão para ver como reage às alergias.
tlopes

segunda out 22, 2012 9:36 am

O tópico foi editado. Existe um tópico a explicar qual a atitude que se pretende que os membros veteranos ou mais experientes tenham em relação aos novos membros. Se não pretende ajudar nem tem nada de útil a acrescentar, por favor não participe.

Foi uma oportunidade perdida de aconselhar uma pessoa que estava à procura de ajuda.
Bloqueado

Voltar para “Cães”