esterilização?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado nov 17, 2012 4:06 pm

AQuartelmar Escreveu:
j6campos Escreveu:A clínica esteve fechada todo o dia, devido à greve. !
:o :o como é isso ?
Também achei estranho...

Será que foi algum feriado? :? É que greve no veterinário é a primeira vez que oiço tal coisa.
j6campos
Membro Júnior
Registado: terça nov 13, 2012 8:53 pm

sábado nov 17, 2012 10:16 pm

Obrigada pelos conselhos, também achei estranho, principalmente porque ela quase que me chamou ignorante.

Quando ao veterinário, esteve de facto fechado no dia da greve. Escreveram um comunicado no facebook, qualquer coisa como unirem-se para que os clientes pudessem cuidar dos seus animais no futuro, algo assim. A clínica em si esteve fechada, mas tal como disse, o serviço de urgências esteve a funcionar e não cobravam taxa.
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

domingo nov 18, 2012 12:45 am

j6campos Escreveu: Quando ao veterinário, esteve de facto fechado no dia da greve. Escreveram um comunicado no facebook, qualquer coisa como unirem-se para que os clientes pudessem cuidar dos seus animais no futuro, algo assim. A clínica em si esteve fechada, mas tal como disse, o serviço de urgências esteve a funcionar e não cobravam taxa.
Pode enviar-me o link em pm do facebook sff ? Acho isso demasiadamente estranho

Obrigado
j6campos
Membro Júnior

domingo nov 18, 2012 12:37 pm

Feito :wink:
j6campos
Membro Júnior

domingo dez 02, 2012 3:12 pm

Pronto, já está tudo tratado. Vai ser operada daqui a uma semana (não sei a hora exacta, só sei que tenho que a deixar lá de manhã e regressar ao início da tarde, para a ir buscar).

Agora que falta tão pouco tempo, estou a começar a stressar. Estou com medo da operação, vá. Quase como se quem tivesse que ir à faca fosse eu :lol: Ainda não falei sobre isto com a veterinária, mas como será o pós-operatório? Já desocupei a minha agenda para a semana após a operação, para poder estar o máximo tempo possível com ela. Ela é muita activa, não sei mesmo como se vai portar, ao ter que estar parada tanto tempo :(

Outra coisa, era suposto já mostrar sinais de gravidez (está a uma semana do suposto 1º mês de gestação, acho)? Nem que fosse a barriga inchada ... A verdade é que continua na mesma e até faz aqueles movimentos típicos de cão (aquando do acasalamento) nas minhas pernas, como de costume. Mas pronto, esteja ou não grávida, vai ser esterilizada na mesma ...
j6campos
Membro Júnior

segunda dez 10, 2012 2:58 pm

Não sei se ainda alguém segue este tópico, mas fica aqui a mensagem.

A Zara foi esterilizada ontem. Não estava grávida :) mas pronto, já ficou feito. A cirurgia correu lindamente. Quando a fui buscar, estava meio trôpega e mal me viu, fez um xixi enoooorme (que era basicamente água). Andava muito lentamente e toda torta, até metia dó :cry: Mas pronto, assim que chegou a casa, deitou-se na caminha dela (que coloquei em frente à lareira) e foi lá que ficou a tarde toda. Mais para o fim da tarde, farta de estar na cama, levantou-se e deu umas voltinhas, mas voltou para a cama, mas dificilmente arranjava posição para se deitar, então não adormeceu completamente. Por volta da hora de jantar, tentei dar-lhe um pouco de frango e arroz, mas sem sucesso. Apenas quis beber um pouco do água, que vomitou algum tempo depois. Voltou a beber, desta vez sem vomitar. Para além disso, deixou um presente no quarto do meu irmão :twisted: Já não andava tão tonta, mas ainda não se aguentava bem em pé (tem as patas altas), mas já saltava para cima do sofá e minha cama (mas não incentivei este comportamento). Dormiu a noite toda, sem grande dificuldade.

Hoje, apesar de não estar tão doida como costume, já voltou mais ou menos ao que era, sempre comigo atrás dela, a dizer para tel calma :lol: Levei-a ao jardim aqui de casa, fez xixi, deu uma voltinha e trouxe-a de novo cá para dentro. Dei-lhe na mesma frango e arroz e desta vez comeu tudo, com grande apetite, como de costume :lol: mas não lhe dei muito. Até o comprimido que a vet receitou comeu, sem problemas! Agora está de novo aqui deitada na cama, meio a dormir. A cicatriz parece estar em bom estado. Os pontos foram internos, não dá para ver nada, mas não está muito vermelho nem inchado (apesar de a vet ter dito que seria normal). Ela nem lhe liga muito, mas de vez em quando lá vai cheirar e tentar lamber, mas eu não a deixo fazer isso.

Pensei que fosse pior, mas não, está tudo no bom caminho.
magggie
Membro
Registado: quarta jun 13, 2012 11:41 am

segunda dez 10, 2012 3:14 pm

Ainda bem que correu tudo bem com a sua miúda :D
osmclara
Membro Veterano
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

segunda dez 10, 2012 3:19 pm

É sempre bom ler boas noticias :D , e parabéns por ter tomado a decisão mais sensata.
Clara
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

segunda dez 10, 2012 3:57 pm

Que boas noticias :) Ainda bem que correu tudo bem com ela ;)
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda dez 10, 2012 6:44 pm

E não a deixe pular...ainda bem que não estava grávida e que tudo correu bem.
Suabicheza
Membro Júnior
Registado: quarta dez 05, 2012 3:01 pm

terça dez 11, 2012 2:32 pm

Boas!

Ainda bem que correu tudo bem. Só uma pergunta: o vet não colocou nenhum penso por cima da cicatriz? Se for esse o caso, tenha MUITO cuidado com as lambidelas. Digo isto, pois uma das minhas cadelas conseguiu lamber a zona dos pontos (também eram internos) e acabou por inflamar aquela zona. Resultado: mais uma semana de "funil" e pomada.......

Como outros forista já disseram, parabéns pela atitude responsável! Além disso, com a esterilização evita que os cães andem sempre a rondar o portão e reduz substancialmente a ocorrência de alguns problemas de saúde no futuro!

As melhoras e uma boa recuperação.
Cresp0
Membro
Registado: terça nov 06, 2012 9:12 am

terça dez 11, 2012 5:33 pm

aproveito este tópico para tirar uma duvida, sendo uma cadela esterilizada aos 6 meses não poderá afetar o desenvolvimento tanto físico como psicológico? ficando a cadela mais pequena e mais imatura?

atenção que isto e uma pergunta e não uma afirmação.
magggie
Membro
Registado: quarta jun 13, 2012 11:41 am

quarta dez 12, 2012 2:15 pm

A minha cadela foi esterilizada com 6 meses, quase 7 e fiz essas mesmas questões à vet. O que me foi explicado é que a nível de crescimento não haveria implicações, antes pelo contrário, com a esterilização as placas ósseas fechariam mais tarde e o processo de crescimento continua. Relativamente à imaturidade, algumas cadelas esterilizadas antes do primeiro cio podem realmente ficar mais imaturas ou a imuturidade manter-se por mais tempo.
No nosso caso, pesamos os prós e os contras e optamos por realizar a cirurgia antes que ela fizesse o primeiro cio. A vet também a foi vigiando e só decidiu avançar para a cirurgia quando observou nela alguns comportamentos menos imaturos. Acabou por ser na altura certa porque apesar de ainda não termos dado por isso ela estava quase a entrar no cio.
Mas a minha cadela tem 15 kg, pelo que me foi explicado cadelas de porte grande demoram mais algum tempo a fazer o primeiro cio.
Espero ter ajudado, mas nada como confirmar estas situações com o vet :D
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

quarta dez 12, 2012 8:30 pm

Pode esterilizar a cadela a qualquer momento da gravidez, mas não convém ser muito tarde devido ao desenvolvimento de um embrião para feto. PELO AMOR À SUA CADELA evite a injecção abortiva, tem imensos efeitos colaterais horríveis (alguns compostos provocam hemorragias e piómetras) e não é 100% eficaz, além de :roll: . Por ecografia só se sabe se a cadela está grávida ao fim de 25 dias, por volta dessa altura esterilize, mas pode fazê-lo antes, logo após o cio.
j6campos
Membro Júnior

quarta dez 12, 2012 8:42 pm

Muito obrigada pelas vossas respostas e desejos de melhoras.

Deixo o novo update:

Está a ficar melhor a olhos vistos. Bem de mais, até! Mal a solto para ir ao jardim, começa logo a correr e a saltar, tenho que andar sempre atrás dela a mandá-la estar quieta. Passa a maior parte do dia dentro de casa = dormir. Já come normalmente (ração). Até come os comprimidos sem qualquer problema! No fundo, por ela já andaria no jardim a perseguir pássaros, se não fosse eu a mantê-la em repouso aqui dentro. Não se 'queixa' de dores, nem liga nenhuma à cicatriz (não lambe, nem nada do género). A cicatriz inchou um pouco, mas nada de mais.

Está a ter uma recuperação fantástica, não podia estar a correr melhor. Mas pronto, vou continuar com estar rotina mais uma semana, que foi o que a vet aconselhou e depois já pode sair em liberdade :lol:
Responder

Voltar para “Cães”