Tipos de escolas de treino

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

sábado nov 17, 2012 4:08 pm

MuriIrum e NunoAraujo, exacto, cada cão é um cão, e os mesmos métodos podem não funcionar tão bem com uns. Devemos ter em conta o temperamento de cada cão quando escolhemos os métodos adequados, e depois, nem todos os casos precisam de coleiras de picos e muitas vezes há alternativas melhores.

E sim, antes de ter começado com as aulas, estava com esperanças de socializar o nosso rapaz, e não apenas frequentar aulas em grupo sem verdadeiras interacções. Até percebo o receio do treinador, mas os cães precisam de aprenderem a interagir um com outro, e apenas observarem-se uns aos outros e cheirar o rabo não é suficiente.
dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

sexta nov 23, 2012 5:14 pm

Olá

Eu e o Mr Fox andamos na mesma escola (a doggy Clube) de treino que a Sara Gouveia, no meu caso desde que o meu cão tinha 4 meses ou seja Abril passado. Há por lá cães grandes mas nunca vi estranguladoras nem coleiras de picos, porque não são necessarias faz-se a sociabilização uns são mais amistosos que outros. Treinadores old school estou fora! Agora existe um outro grande problema que é ,os donos não se lembrarem de continuar os treinos semanais no dia a dia com o seu cão dentro de casa e no exterior. Conclusão os cães não obedecem nem criam a ligação de estar sempre a olhar para o dono que é o principio de tudo o mais. Mais ainda ha horario para iniciados e outro para avançados. Se encontrarem uma escola assim aproveitem...e se puderem assistam sempre a um treino e falem com os treinadores antes...e depois façam a vossa escolha.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sexta nov 23, 2012 10:27 pm

Nas minhas aulas aqui na margem Sul verifico muito esse fenómeno, de muito poucos cumprirem os "tpc's"... E depois ha sempre uma grande admiração da evolução do trabalho de uns e outros....
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

sexta nov 23, 2012 10:31 pm

A Joana é treinadora?
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sexta nov 23, 2012 10:36 pm

greenandme Escreveu:A Joana é treinadora?
Não gosto muito de me pronunciar por aqui, mas ja faço umas coisas ha uns anos largos... 8)
<p>Joana Gonçalves</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
greenandme
Membro Veterano

sexta nov 23, 2012 10:40 pm

Sempre bom saber :)
Treino 'normal' ou alguma coisa mais especifica? Isto se já não me tiver a meter a mais :oops: :lol:
JoanaGoncalves
Membro Veterano

sexta nov 23, 2012 10:49 pm

greenandme Escreveu:Sempre bom saber :)
Treino 'normal' ou alguma coisa mais especifica? Isto se já não me tiver a meter a mais :oops: :lol:
Tal como ja me pronunciei em tópicos semelhantes, eu não sou apologista de uma metodologia mas de muitas, apesar de utilizar uma grande base no positivismo, acho que cada caso é um caso e nenhum cão é chapa 5 do outro. Antes de mais há que perceber primeiro que cão temos ali e que TIPO DE DONOS que também temos ali... Por isso não concordo com escolas em que enfiem cães á mistura uns com os outros, estando eles em que nível estiverem... 8)
<p>Joana Gonçalves</p>

greenandme
Membro Veterano

sexta nov 23, 2012 10:50 pm

Não, não. Treino normal - obediência básica, treino com os caes digamos normais, socialização, etc - ou alguma coisa mais especifica como um desporto em particular ou actividade. Era isso que queria perguntar ;)
JoanaGoncalves
Membro Veterano

sexta nov 23, 2012 10:58 pm

greenandme Escreveu:Não, não. Treino normal - obediência básica, treino com os caes digamos normais, socialização, etc - ou alguma coisa mais especifica como um desporto em particular ou actividade. Era isso que queria perguntar ;)
Bom, em termos de aulas e devido á infraestrutura a que estou ligada, apenas dou aulas de Obediência e de treino para exposições caninas.

Mas actualmente(e ja desde 2006) estou a trabalhar com os meus cães especificamente na Busca e Salvamento, especialmente em Escombros e Grandes Areas, actualmente através da ARC - Associação de Resgate Cinotécnico, e pratico também com eles Gameness, na nossa Associação CANETEAM. Ja pratiquei ao longo de muitos anos, Agility, Obedience e Mondioring e ja dei uns cheirinhos noutros desportos, mas os que pratiquei foram mesmo estes... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>

sheep23
Membro Veterano

sábado nov 24, 2012 9:28 pm

Hmm já agora, nas escolas mais focadas para os métodos positivos é possível proporcionarem interacções entre cães, que vão mais do que deixá-los cheirarem-se um ao outro? Claro que isso teria que ser feito depois de o cão deixar de ser reactivo, mas a interacção na última etapa do treino para a reactividade pode ser importante para curar o verdadeiro problema (pelo menos no caso do meu cão), que é a insegurança e o facto de não saber como interagir com outros cães.
greenandme
Membro Veterano

domingo nov 25, 2012 12:41 pm

sheep23 Escreveu:Hmm já agora, nas escolas mais focadas para os métodos positivos é possível proporcionarem interacções entre cães, que vão mais do que deixá-los cheirarem-se um ao outro? Claro que isso teria que ser feito depois de o cão deixar de ser reactivo, mas a interacção na última etapa do treino para a reactividade pode ser importante para curar o verdadeiro problema (pelo menos no caso do meu cão), que é a insegurança e o facto de não saber como interagir com outros cães.
Sim :wink:
3msq
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2007 11:26 pm

domingo nov 25, 2012 11:35 pm

Decidimos que a nossa cadela com 7 meses, com energia incalculável quando está com mais pessoas ou animais e um teimosia acima do que estava habituada de todos os cães que tive, frequenta-se uma escola. Começamos a semana passada e ela teve duas aulas....ou melhor nós tivemos duas aulas. A Lara distraí-se com tudo, desde barulhos, folhas a mexerem e os outros animais. Tentamos que ela execute os exercicios e a cabecinha dela voa...no entanto em casa nos TPC ela faz tudo direitinho.

Sei que é pouco tempo, mas será que vamos conseguir que a Lara se 'entregue' ao trabalho em vez de se distrair com tudo??
<p>amiga 3msq</p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano

domingo nov 25, 2012 11:38 pm

3msq Escreveu:Decidimos que a nossa cadela com 7 meses, com energia incalculável quando está com mais pessoas ou animais e um teimosia acima do que estava habituada de todos os cães que tive, frequenta-se uma escola. Começamos a semana passada e ela teve duas aulas....ou melhor nós tivemos duas aulas. A Lara distraí-se com tudo, desde barulhos, folhas a mexerem e os outros animais. Tentamos que ela execute os exercicios e a cabecinha dela voa...no entanto em casa nos TPC ela faz tudo direitinho.

Sei que é pouco tempo, mas será que vamos conseguir que a Lara se 'entregue' ao trabalho em vez de se distrair com tudo??
Claro que consegue... com duas aulas é tudo demasiado precoce! ;) Calma... ;) Persistencia e tecnica... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>

sheep23
Membro Veterano

segunda nov 26, 2012 10:20 am

greenandme Escreveu:
sheep23 Escreveu:Hmm já agora, nas escolas mais focadas para os métodos positivos é possível proporcionarem interacções entre cães, que vão mais do que deixá-los cheirarem-se um ao outro? Claro que isso teria que ser feito depois de o cão deixar de ser reactivo, mas a interacção na última etapa do treino para a reactividade pode ser importante para curar o verdadeiro problema (pelo menos no caso do meu cão), que é a insegurança e o facto de não saber como interagir com outros cães.
Sim :wink:
Obrigada. :) Estou a ver o Doggy Clube, agora temos que ver como serão as aulas e se conseguimos deslocar até lá sem problemas (de momento teremos que ir de transportes... penso que em princípio, desde que o cão esteja açaimado, não há problemas em ir de metro... alguém sabe? tenho que pesquisar um pouco sobre o assunto. o cão tem uns 28kg, é de porte médio/grande).
sheep23
Membro Veterano

segunda nov 26, 2012 10:23 am

3msq Escreveu:Decidimos que a nossa cadela com 7 meses, com energia incalculável quando está com mais pessoas ou animais e um teimosia acima do que estava habituada de todos os cães que tive, frequenta-se uma escola. Começamos a semana passada e ela teve duas aulas....ou melhor nós tivemos duas aulas. A Lara distraí-se com tudo, desde barulhos, folhas a mexerem e os outros animais. Tentamos que ela execute os exercicios e a cabecinha dela voa...no entanto em casa nos TPC ela faz tudo direitinho.

O meu também se distrai em sítios que não conhece bem. Mas com o tempo acabam por se habituar e distraem-se menos. :)
Responder

Voltar para “Cães”