Rações - uma ajuda na "análise dos rótulos"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

domingo dez 16, 2012 12:22 pm

Aproveito para pôr a dos meus futuros cachorros ;)

INGREDIENTS:
Lamb (26 %), dried lamb (23 %), whole rice (20 %), greases of lamb, oil of saumonl, form of rices, apples, pears, ripe(mature), eggs, extracted from Yucca schidigera, probiotic elements, (MB MANNAN-OLIGOSACCHARIDE), ( FOS) Fructo-Oligosaccharide, treat with copper sulphate of glucosamine, treats with copper sulphate of chondroitine, vitamins and minerals

Nourishing analysis
Raw(Gross) protein: 32 %
Raw(Gross) fat: 18 %
Raw(Gross) fibers: 2,5 %
Ash raw products: 7,8 %
Humidity: 10 %

Calcium 1,8 %
Phosphor: 1,2 %
Vitamin A: 23000 IU
Vitamin D3: 1500 IU
Vitamin E: 500 IU

Energy value: 3895 kcal / kg
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

domingo dez 16, 2012 12:33 pm

Flashorde Escreveu:Excelente tópico.

Elucidou-me algumas dúvidas que eu tinha, nomeadamente na parte das farinhas de carne.

Aproveito para por aqui a ração que estou a dar neste momento aos meus cães.

INGREDIENTS:
Dried lamb, dried salmon, potatoes, fat of lamb, fresh(cool) salmon, starch of potatoes, peas, oil of salmon, liver of lamb, thyme, marjoram, parsley, sage, oregano, linseeds, Jerusalem artichoke, bullfighting, to argousier, dried apples, carrots, tomato purée, spinach, French beans, lucerne, lécithine, livèche, fruits of dog rose bush, camomile, thistle marries, gaillet the truth, the stinging nettles, ripe(mature), the raspberries, the blueberries, the blackcurrant, the bays(berries) of elder, bays(berries) of aronia, hawthorn, ginseng, sea salt, grass of barley, fenugreek, anise, mint, flowers of concerns(marigolds), root of marshmallows, blueberries, minerals and vitamins, DL-méthinine, probiotic elements (FOS Fructooligosaccaride and MB MANNAN-OLIGOSACCHARIDE), extracted from Yucca-Schidigera, L-Carnithine, Béta Carotène

Basic values
Protein considered 30 %
Non food fat 18 %
Fiber considered 3 %
10 % ash believed(raw)
Humidity 8 %
Usable energy 3.590 kilocalories / kg
4 % Omega 6 fatty acids
1,5 % Omega 3 fatty acids
Vitamins
Vitamin A 13500 IU
Vitamin D 900 IU
Vitamin E 500 milligrams / kg
Thiamin (Lives. B1) 6.5 milligrams / kg
Riboflavin (Lives. B2) 15,5 milligrams / kg
Panthothensäure (Lives. B5) 40 milligrams / kg
Niacin (Lives. B3) 21 milligrams / kg
Pyrodoxin (Lives. B6) 3,5 milligrams / kg
Folsäure (Lives. B9) 1,4 milligrams / kg
Biotin 205 µ the gram / kg
Vitamin B 12 85 µ the gram / kg
Cholin (Lives. B the group) 180 milligrams / kg
Bullfighting 0,34 %
Minerals
Calcium 2,51 %
Phosphor 1,33 %
Potassium 1,0 %
Sodium 0,39 %
Magnesium 0,14 %
Irons 74 milligrams / kg
Copper 11 milligrams / kg
Manganese 30 milligrams / kg
Zinc 120 milligrams / kg
Code 0,3 milligrams / kg
Selen 0,18 milligrams / kg
Aminosäuren
2,3 % Arginine
0,6 % Histidine
1,12 % Isoleucine
2,05 % Leucine
2,1 % Lysine
0,49 % Cystine
1,2 % Methionine
1,15 % Methionin-Cystine
1,10 % Phenylalinine
1,7 % Threonine
Trypthophan 0,39 %
1,60 % Valine

Desculpem a tradução ;)
Valores do cálcio e fósforo demasiado altos. Parece-me a relação entre ambos, desiquilibrada.

Acho piada aos lábios verdes de mexilhão... :lol:
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

domingo dez 16, 2012 12:58 pm

Eu sei.

Mas vivo na Alemanha e o sol quase não se vê aqui o que é bastante mau para os ossos. E sendo eles cães de grande porte, decidi dar uma ração com altos valores de cálcio para "fortificar" os ossos.

Depois, até posso estar errado.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo dez 16, 2012 1:30 pm

Lá isso é verdade. Estive 2x na Alemanha (a a apanhar seca no aeroporto, 1x de 2h outra de 5h), e quando saímos do avião para apanharmos o autocarro (porque o aeroporto é GIGANTE) estava sempre um céu mesmo feio e cinzento. Mas pior pior, foram os preços das coisas, em 3 aeroportos, o de Frankfurt fez me quase "chorar" de tão caro que era...

Sobre os valore s de cálcio e fósforo um pouco mais altos...
Já falei sobre isso com a minha vet e não há problema, quando são seniors é que é preciso ter mais cuidado. E o mesmo sobre a proteína.
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

domingo dez 16, 2012 1:37 pm

Quando voltar à Alemanha, dê uma apitadela. Estou a um pouco menos de 300 kms de Frankfurt.
Iremos com muito prazer mostrar-lhe algumas das maravilhas deste país ;)
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

domingo dez 16, 2012 2:23 pm

Gostei muito, realmente precisavamos de fixar um tópico com informações deste género, há imensos tópicos sobre rações.
Era uma referência.

Para já tenho esta sugestão.
Nos concervantes ou aditivos.

E320 - BHA - Butylatedhydroyanilose
E321 - BHT - Butylatedhydroyutoluen
E324 - Ethoxyquin ou Etoxiquina
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo dez 16, 2012 2:25 pm

Flashorde Escreveu:Quando voltar à Alemanha, dê uma apitadela. Estou a um pouco menos de 300 kms de Frankfurt.
Iremos com muito prazer mostrar-lhe algumas das maravilhas deste país ;)

Obrigada (:
É sem dúvida um país que quero visitar e conhecer, quando estive no aeroporto foi só de passagem mesmo (apesar das imensas horas que lá estive), pois fui especificamente para a Eslovênia(Maribor).
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo dez 16, 2012 2:30 pm

margoustink Escreveu:Gostei muito, realmente precisavamos de fixar um tópico com informações deste género, há imensos tópicos sobre rações.
Era uma referência.

Para já tenho esta sugestão.
Nos concervantes ou aditivos.

E320 - BHA - Butylatedhydroyanilose
E321 - BHT - Butylatedhydroyutoluen
E324 - Ethoxyquin ou Etoxiquina
Obrigada,
Vou adicionar ao post inicial :)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

domingo dez 16, 2012 2:51 pm

E talvez fosse bom estabelecer a relação desses "aditivos", com a questão das gorduras animais, presentes nas tabelas,

É preferível que a gordura seja de origem vegetal na ração, para evitar mais conservantes.

Tenho este site que faz uma referência importante sobre as gorduras.

http://www.best-dog-food-review.com/67901/70601.html
Due to the nature of animal fats, they tend to be preserved with artificial preservatives to stop them becoming rancid. Common animal fat preservatives include BHA, BHT and Ethoxyquin but manfacturers can hide these by using the labelling terms:
- EC permitted antioxidants
- EC permitted addititives
- EC permitted preservatives
Aletheia
Membro Veterano

domingo dez 16, 2012 6:49 pm

Flashorde Escreveu:Eu sei.

Mas vivo na Alemanha e o sol quase não se vê aqui o que é bastante mau para os ossos. E sendo eles cães de grande porte, decidi dar uma ração com altos valores de cálcio para "fortificar" os ossos.

Então, refere-se à ausencia de vit. D. Esta vitamina (chamada de vit. do sol) ajuda a manter o equilíbrio do cálcio que contribui na formação dos ossos .
Aletheia
Membro Veterano

domingo dez 16, 2012 6:55 pm

ReginaVieira Escreveu:Lá isso é verdade. Estive 2x na Alemanha (a a apanhar seca no aeroporto, 1x de 2h outra de 5h), e quando saímos do avião para apanharmos o autocarro (porque o aeroporto é GIGANTE) estava sempre um céu mesmo feio e cinzento. Mas pior pior, foram os preços das coisas, em 3 aeroportos, o de Frankfurt fez me quase "chorar" de tão caro que era...

Já falei sobre isso com a minha vet
e não há problema, quando são seniors é que é preciso ter mais cuidado. E o mesmo sobre a proteína.
Não sei como é que um vet diz que não há problema! :|
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

domingo dez 16, 2012 8:18 pm

Aletheia Escreveu:
ReginaVieira Escreveu:Lá isso é verdade. Estive 2x na Alemanha (a a apanhar seca no aeroporto, 1x de 2h outra de 5h), e quando saímos do avião para apanharmos o autocarro (porque o aeroporto é GIGANTE) estava sempre um céu mesmo feio e cinzento. Mas pior pior, foram os preços das coisas, em 3 aeroportos, o de Frankfurt fez me quase "chorar" de tão caro que era...

Já falei sobre isso com a minha vet
e não há problema, quando são seniors é que é preciso ter mais cuidado. E o mesmo sobre a proteína.
Não sei como é que um vet diz que não há problema! :|
Creio que depende do cão em si e das suas necessidades.
No meu caso, os valores do cálcio não me assustam.
Mas cada caso é um caso :)
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo dez 16, 2012 10:30 pm

margoustink Escreveu:E talvez fosse bom estabelecer a relação desses "aditivos", com a questão das gorduras animais, presentes nas tabelas,

É preferível que a gordura seja de origem vegetal na ração, para evitar mais conservantes.

Tenho este site que faz uma referência importante sobre as gorduras.

http://www.best-dog-food-review.com/67901/70601.html
Due to the nature of animal fats, they tend to be preserved with artificial preservatives to stop them becoming rancid. Common animal fat preservatives include BHA, BHT and Ethoxyquin but manfacturers can hide these by using the labelling terms:
- EC permitted antioxidants
- EC permitted addititives
- EC permitted preservatives

Margoustink,
Este ponto é um pouco "chato", pois há raçoes que utilizam óleos de origem animal (que considero terem mais valor) e não usam conservantes artificiais.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
rudi12
Membro
Registado: quarta jun 23, 2010 7:38 pm

domingo dez 16, 2012 11:06 pm

Flashorde Escreveu:Eu sei.

A ração parece-me ser Acana ou Orijen. Não teem milho nem trigo nem beterraba. Os ingredientes parecem-me excelentes. Dou Acana e Naturea ao meu cão. Quanto ao facto de haver pouco sol e por isso dar mais calcium aos caes ,o veterinario é o que melhor pode opinaar.
Responder

Voltar para “Cães”