hoje de manha a minha colega disse para eu ir lá a casa e levar o saco de borraxa com agua quente para aquece-los porque tavam muito moles e pareciam tar a morrer.
fervi a agua e meti no saco e levei, meteu-se numa caixinha o saco borraxa envolvido numa blusa, e eles por cima, e meti o termoventilador pequeno ao pé a mandar ar quente para cima, porque os animais estavam tinham a pele gelada.
fomos lá em baixo despachar para ir depois ao veterinário, quando fomos lá em cima eles estavam muito moles, quase não se mexiam, só abriam a boca e a lingua de fora, um respirava mais rapido e o outro muito devagar.
peguei neles, fui até ao VET municipal, estava fechado até dia 2, fui á clinica do VET que trabalha no municipal, tambem estava fechado, depois fui a outro VET e lá tava aberto, andei numa correria de carro a fazer rally, expliquei á empregada a situação e teve a fazer a ficha no computador e eu a tentar estimular os animais, o macho já quase não se mexia, tava quase a chorar eu, nem conseguia falar a ver os bixos a desfalecer, quando ela foi lá dentro falar com a doutora, já o macho não se mexia e eu a largar lagrimas e tremer o queixo, já nem conseguia falar.
lá entrei para o consultorio, a doutora viu a temperatura, estavam com 32º/33º, meteu logo o macho de lado, tinha sangue na garganta, foi ver a glucose da femea, entretanto fui a casa buscar o meu sebastião que ficou sozinho,mas estava bem alimentado e quente quando saí de casa.
voltei para a clinica, levei o biberon com leite para tentar dar á femea, o sebastião tinha a temperatura boa na volta dos 37ºgraus.
depois fui embora e paguei 49€ no total, foi 23€ do leite em pé royal canin e o resto da consulta.
fui para a casa da minha colega, tivemos ali até as 14h a estimular a femea e tentar dar leite, mas via-se que estava em aflição, a levantar a cabeça com a boca a berta e ligua de fora, um ganir que metia impressão, e tinha uns espasmos que ficava com o corpo todo duro por uns segundos, e sangue a sair do rabo, vim embora depois e acabou por morrer depois.
fui enterrar abocado a femea num descampado ao pé da casa dela,ela nao tinha coragem de ir enterrar, o macho ficou logo lá na clinica.
tou mesmo triste
se ela tivesse logo de inicio arranjado uma borraxa quente para mante-los quentes nada disto tinha acontecido.
porcaria do aquecedor, não o devia ter levado!