Cão de Gado Transmontano
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
o macho adulto que eu vi (bem como os primeiros que vi em exposições) era bem alto, musculado e bem delgado! não tinha costelas salientes, mas não tinha grande camada de gordura!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... Não adopte, compre
</p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>

</p>
muito obrigado pelo favor, pronto é este o meu "rafeirito".
nessa foto com um ano acompanhado das suas amigas velhinhas.
e antes que tenha de ouvir barbaridades essa grade serve para eles durante o dia não irem até ao portão.
nessa foto com um ano acompanhado das suas amigas velhinhas.
e antes que tenha de ouvir barbaridades essa grade serve para eles durante o dia não irem até ao portão.

Grande cachorrão

<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo jan 06, 2013 11:26 am
É tão lindoooo!
Adoro esses cães.
Adoro esses cães.
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo jan 06, 2013 11:26 am
E não os sei distinguir o cão de gado transmontano, do rafeiro alentejano, ou mesmo da serra da estrela de pêlo curto, acho que também não sou muito boa nisto.
Em relação a estas 2 primeiras raças acho-as muito iguais.
Em relação a estas 2 primeiras raças acho-as muito iguais.
-
- Membro Veterano
Pedro, não sou de Vila Real mas estudo lá! nunca vi nenhum CGT atrás do Mac! 

</p>
</p>

</p>
-
- Membro Veterano
o rebanho eu já vi, nunca vi foi nenhum cão lá!PedroReis Escreveu:esteja atento, tem lá um rebanho ainda grandinho. eu tambem estudo em vila real.

PS: às tantas ainda nos conhecemos!

</p>
</p>

</p>
Se quer ter a certeza sobre o seu cão, contacte o clube da raça, informe-se sobre as monográficas e peça um exame para eventual RI.
A raça tem poucos efectivos e é sempre bom saber se de facto tem aí um bom exemplar ou se é apenas um rafeiro de grande porte, cruzado mas não puro.
A raça tem poucos efectivos e é sempre bom saber se de facto tem aí um bom exemplar ou se é apenas um rafeiro de grande porte, cruzado mas não puro.
Como sabe que os pais dele não são cruzados?
Estas coisas não funcionam na base do parecer, tem de se ter a certeza da origem dos animais. E isso só com LOP.
O facto de serem bons animais de trabalho e no activo, não quer dizer que o dono saiba (sem LOP) se de facto são representantes genuinos da raça.
Podem ser apenas bons cruzados, bem treinados e com boa aptidão para cão de rebanho.
Sendo uma raça portuguesa com pouco representantes, penso que vale a pena mandar avaliar o seu e caso seja mesmo um CGT, ouvir a opinião de um juiz da raça, quanto à qualidade do cão.
Estas coisas não funcionam na base do parecer, tem de se ter a certeza da origem dos animais. E isso só com LOP.
O facto de serem bons animais de trabalho e no activo, não quer dizer que o dono saiba (sem LOP) se de facto são representantes genuinos da raça.
Podem ser apenas bons cruzados, bem treinados e com boa aptidão para cão de rebanho.
Sendo uma raça portuguesa com pouco representantes, penso que vale a pena mandar avaliar o seu e caso seja mesmo um CGT, ouvir a opinião de um juiz da raça, quanto à qualidade do cão.