Primeiros Socorros a cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta nov 27, 2003 3:11 pm

humanimal, tem toda a razão, mas eu pela minha experiência, que infelizmente não é pouca na classe dos atropelamentos, eu nem sei bem explicar...

Quando o meu cão foi atropelado, o dobermann, eu corri para ir ter com ele, infelizmente o portão abriu-se e ele fugiu a correr :roll: , mas aquilo que eu fiz foi ajoelhar-me por trás dele e simplesmente levantá-lo com todas as minhas forças. Ele tinha um rasgão muito grande no ombro esquerdo provocado pela chapa do carro que terminava em bico (na zona do pisca), estava em choque e tinha uma veia muito importante cortada, ou seja, estava a jorrar sangue com muita força e a uma velocidade muito grande. Apesar disso não tinha nada partido. Tinha também uma lesão na coluna que, depois de operado ao ombro, que foi prioridade por causa da perda de sangue ser muito elevada, fez-se um rx à coluna... Eu ía tendo um ataque cardiaco quando vi uma vértebra quase ao pé da cauda, deslocada... :cry: eu só pensei, "bem, este cão nunca mais vai ser o mesmo, depois deste trabalho todo vai ter de ser abatido :cry: ) Mas, felizmente, o vet disse que ele teve sorte, pois a vértebra magoada é a 1ª das que "não têm importância" para a mobilidade do cão :D Foi um alívio... É que 2 semanas antes tive de abater uma cadela PA que tinha sido atropelada e deixada numa vala na estrada, viveu durante 1 semana debaixo de um atrelado porque um sr. ía lá todos os dias dar de comer. Ela nunca saíu do sítio...Quando a levámos ao vet deu-se a triste revelação: Coluna Partida...

Quero eu dizer com isto o quê... Num momento de aflição como foi o meu nós, por sabermos que não podemos contar com um serviço de ambulância para cães, fazemos tudo quase por instinto! Não sei se assim se poderá chamar, mas eu na altura só queria ver aquele cão na marquesa do vet...

Eu sei que no caso de lesões na coluna por exemplo, mexer no animal, como nas pessoas, pode ser fatal, mas não temos outro recurso senão recorrer a nós próprios... No meu caso, e porque o cão era meu e eu deposito toda a confiança nele, não precisei de lhe amarrar o focinho, posso dizer que talvez tenha tido sorte, pois um animal em sofrimento pode morder mesmo ao dono, mas também sinceramente nem me ocorreu isso no momento ! :?

Mesmo durante toda a recuperação e tratamentos nunca em momento algum ele me mostrou sequer os dentes... e se são grandes!!! Estou muito grata por ter a sorte de ter um animal tão meigo e digno desta raça que dizem ser tão perigosa... :evil:

Bem, se não ajudei ninguém ao menos dei o meu testemunho, pode ser que se retirem algumas coisas importantes, afinal a experiência também tem algo a dizer... ;)

Texuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
humanimal
Membro
Registado: segunda nov 24, 2003 9:04 pm

quinta nov 27, 2003 3:19 pm

Olá Texuga!

Gostei de ouvir a sua história,porque irrita-me as pessoas q dizem q o Dobermann é uma raça perigosa.Pois eu tive 2 e tanto um como o outro nunca me morderam a mim nem ao veterinário mesmo em momentos de dor ou aflição.Uns grandes amigos fiéis q tive. :cry: :cry: :cry:

Bjks e viva o Dobermann!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta nov 27, 2003 7:06 pm

Olá pessoal.

Bem, eu tenho a certza absoluta que o Inem não presta serviços a animais, e isto porque um amigo meu viciado em adrenalina trabalha no Inem e conta-me que a coisa mais caricata que lhe aconteceu foi uma sra que chamou uma ambulância, Quando chega o carro com o médico, antes da mesma, vê que rra um cão, o que causou confusão.

Pela simples razão que será dificil justificar a uma familia que o seu pai ou marido morreu porque a ambulância da altura estava a transportar um cão.

Gostava de alertar para o que chama "enfermeiros veterinários". O verdadeiro curso é um bacaharelato de 3 anos, só disponivel em Holanda, Inglaterra, França e EUA. Não comparem com os cursos que dão cá que com o devido respeito, não são nada...

Sobre ambulâncias veterinárias já me pronunciei, as que existem são uma jogada de marketing para faz er publicidade, não possuem meios, as pessoas que as conduzem não estão formadas em medicina de emergência, que implica uma especialização bem longa.

Duvido sinceramente que um veterinário português tenha os meios para estabilizar no local um animal, a ida do vet ao local é sempr eno nosso país uma perda de tempo.

Finalmente, uma ambulância veterinária verdadeira custava 25000 contos na moeda antiga. Acreditem que amortizar esse serviço não é possivel nem para o mais rico hospital do país a preços comportáveis para o portugues médio...

Desculpem o meu desencanto mas é que há quem ande por aí a usar esses serviços para se auto publicitar...

Fiquem bem
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

quinta nov 27, 2003 9:41 pm

sim sim...

e mais ainda!!

estão a ver o bom do porteguesinho desviar-se para passar a ambulância vetrinária. Granda Cegada!
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

quinta nov 27, 2003 10:22 pm

Megaran Escreveu: sim sim...

e mais ainda!!

estão a ver o bom do porteguesinho desviar-se para passar a ambulância vetrinária. Granda Cegada!
Sim já para não falar nisso tb.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta nov 27, 2003 10:31 pm

Megaran Escreveu: sim sim...

e mais ainda!!

Não vejo porque não!
Uma ambulancia é uma ambulancia, um veiculo a assinalar marcha de urgência deve sempre ser cedida passagem. Muito embora haja chicos espertos que se aproveitam disso, mas aí já é outra história.
Isabel
isabelnobre
Membro Veterano

quinta nov 27, 2003 10:45 pm

;) Deve sempre ser cedida a passagem, isto para humanos e para animais como será? O bom português iria ver no lugar de INEM, ambulância veterinária e iria achar o cão que se lixe eu estou cá há mais tempo.
Isso é tudo muito bonito, mas tal como disse o casadeanaval, é muito dispendioso e neste preciso momento é uma útopia em portugal.
Acho bem que haja gente capaz de fazer o melhor possivel no momento, primeiros socorros no local . A ambulancia se houver alguém com verbas para a fazer era uma boa ideia embora não me parece que haja alguém que tenha assim dinheiro para investir nisso sem ter pressas em receber o dinheiro que investiu. Quem sabe se falarmos com o Belmiro de Azevedo. :p .
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta nov 27, 2003 10:52 pm

Isso a mim não me interessa nada! Veículo em marcha de urgência é para ceder passagem, vá lá o cão o gato ou a iguana! Até pode ser um veículo particular, se assinala marcha de urgência é para dar passagem, pelo menos foi o que aprendi e o que faço.
Isabel
isabelnobre
Membro Veterano

quinta nov 27, 2003 11:11 pm

Isso é o que tu fazes, mas sabes tão bem como eu que existem por aí muitos chicos espertos. ;)
casalc
Membro Veterano
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Contacto:

quinta nov 27, 2003 11:27 pm

Não. Nem o INEM nem os Hospitais recebem ou tratam animais.
Aqui vai uma história verdadeira:

Há cerca de 10 anos atrás, um médico que eu conheço foi transferido do hospital de Chaves para o Hospital de Penafiel na sequência de um processo disciplinar que lhe foi instaurado por ter cosido um cão recém atropelado. O caso foi noticia nos jornais e passou pelo noticiário de um canal de televisão.
Passou-se assim: Noite de urgência em Chaves, um cão é atropelado na rua do hospital. O dono do carro naquele momento meteu o cão no carro e levou-o até à porta da urgência.
Era Verão, a urgência estava às moscas, e esse médico veio à sala de espera ver o que se passava. Quando viu o cão com uma ferida aberta, foi lá dentro e trouxe linha de sutura. Coseu o cão ali mesmo na sala de espera.
Saibam os incrédulos que a pena sofrida pelo médico foi apenas esta, porque não se lembrou de levar o cão para dentro da urgência e utilizar por exemplo uma maca ou mesa para o serviço. Assim a condenação foi unicamente por ter gasto linha de sutura do hospital para fins não adequados.

Quanto aos 1ºs socorros, acho que isso depende de cada pessoa. O mesmo se passa com outros membros da família: Há pessoas que são capazes de aplicar 1ºs socorros e outras que correm de um lado para o outro como baratas tontas á procura da agenda dos telefones.

Para os primeiros existe um bom livro "Dog Owner's Home Veterinary Handbook" - James Giffin & Liisa Carlson.
Tem um excelente capítulo sobre 1ºs socorros, como proceder (muito importante), e tem mais de 600.000 cópias vendidas em todo o mundo.
É de facto um bom livro.

Cumprimentos
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta nov 28, 2003 10:44 am

Pedra Escreveu: Isso a mim não me interessa nada! Veículo em marcha de urgência é para ceder passagem, vá lá o cão o gato ou a iguana! Até pode ser um veículo particular, se assinala marcha de urgência é para dar passagem, pelo menos foi o que aprendi e o que faço.
Isabel
Exactamente! Aliás, se tivesse que transportar um animal ferido para o veterinário ligava os 4 piscas, buzinava e assinalava a marcha de urgência de todos os modos possiveis.
Infelizmente estamos em Portugal e já sabemos que não podemos contar com muito, por isso acho interessante que os donos dos animais tenham pelo menos umas noções básicas de como actuar em caso de acidente com um animal.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

sábado nov 29, 2003 4:26 pm

Olá,

não tem muito haver com o tópico mas andava pela net e descobri este site www.vetmedix.com
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

domingo nov 30, 2003 6:10 pm

CasadeAnaval Escreveu: Olá pessoal.

Bem, eu tenho a certza absoluta que o Inem não presta serviços a animais, e isto porque um amigo meu viciado em adrenalina trabalha no Inem e conta-me que a coisa mais caricata que lhe aconteceu foi uma sra que chamou uma ambulância, Quando chega o carro com o médico, antes da mesma, vê que rra um cão, o que causou confusão.
Isso não aconteceu para os lados de Sintra com a VMER de Cascais?
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo nov 30, 2003 6:18 pm

Não confirmo nem desminto.

Imagem
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda dez 01, 2003 12:26 am

:lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”