humanimal, tem toda a razão, mas eu pela minha experiência, que infelizmente não é pouca na classe dos atropelamentos, eu nem sei bem explicar...
Quando o meu cão foi atropelado, o dobermann, eu corri para ir ter com ele, infelizmente o portão abriu-se e ele fugiu a correr

, mas aquilo que eu fiz foi ajoelhar-me por trás dele e simplesmente levantá-lo com todas as minhas forças. Ele tinha um rasgão muito grande no ombro esquerdo provocado pela chapa do carro que terminava em bico (na zona do pisca), estava em choque e tinha uma veia muito importante cortada, ou seja, estava a jorrar sangue com muita força e a uma velocidade muito grande. Apesar disso não tinha nada partido. Tinha também uma lesão na coluna que, depois de operado ao ombro, que foi prioridade por causa da perda de sangue ser muito elevada, fez-se um rx à coluna... Eu ía tendo um ataque cardiaco quando vi uma vértebra quase ao pé da cauda, deslocada...

eu só pensei, "bem, este cão nunca mais vai ser o mesmo, depois deste trabalho todo vai ter de ser abatido

) Mas, felizmente, o vet disse que ele teve sorte, pois a vértebra magoada é a 1ª das que "não têm importância" para a mobilidade do cão

Foi um alívio... É que 2 semanas antes tive de abater uma cadela PA que tinha sido atropelada e deixada numa vala na estrada, viveu durante 1 semana debaixo de um atrelado porque um sr. ía lá todos os dias dar de comer. Ela nunca saíu do sítio...Quando a levámos ao vet deu-se a triste revelação: Coluna Partida...
Quero eu dizer com isto o quê... Num momento de aflição como foi o meu nós, por sabermos que não podemos contar com um serviço de ambulância para cães, fazemos tudo quase por instinto! Não sei se assim se poderá chamar, mas eu na altura só queria ver aquele cão na marquesa do vet...
Eu sei que no caso de lesões na coluna por exemplo, mexer no animal, como nas pessoas, pode ser fatal, mas não temos outro recurso senão recorrer a nós próprios... No meu caso, e porque o cão era meu e eu deposito toda a confiança nele, não precisei de lhe amarrar o focinho, posso dizer que talvez tenha tido sorte, pois um animal em sofrimento pode morder mesmo ao dono, mas também sinceramente nem me ocorreu isso no momento !
Mesmo durante toda a recuperação e tratamentos nunca em momento algum ele me mostrou sequer os dentes... e se são grandes!!! Estou muito grata por ter a sorte de ter um animal tão meigo e digno desta raça que dizem ser tão perigosa...
Bem, se não ajudei ninguém ao menos dei o meu testemunho, pode ser que se retirem algumas coisas importantes, afinal a experiência também tem algo a dizer...
Texuga