Pug , Mops - Opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Filipa_lpg
Membro
Registado: domingo jun 05, 2005 9:02 pm
Duas ratazanas:
a Violeta e a Dora
No céu:
Salema (hamster sirio) Luna, Ch

quarta jan 16, 2013 6:25 pm

É como varias pessoas lhe disseram (eu inclusive), se quer um cão saudável não compre um pug :P

No entanto parece-me que já se decidiu e se está disposto a aceitar o facto que o cão irá ter problemas respiratórios e muito provavelmente de olhos também (para alem das rugas, que precisam dos cuidados que já sabe), que é um cão que exige alguma manutenção e custos extra então acho que o tópico está resolvido =P
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jan 16, 2013 6:35 pm

Olá. Na minha opinião:
Esta raça é feliz\ adapta-se bem a casas pequenas sem quintal?
Sim, desde que tenha passeios diários. Geralmente são sossegados e companheirões.
Esta raça é saudável?
Não se pode dizer que seja das raças menos atreitas a certas situações, antes pelo contrário... sendo uma raça braquicefálica são mais atreitos a problemas respiratórios, golpe de calor, hotspots e dermatites por causa das pregas de pele, úlceras na córnea, obesidade, palato mole, colapso traqueal, luxação da rótula e displasia da anca. Até existe uma doença hereditária exclusiva da raça, a encefalite do pug. Por tudo isto é muito importante escolher um criador ético.
Deitam muito cheiro ou largam muito pelo?
As pregas de pele exigem atenção e higiene diária, todos os cães "enrugados" têm um cheirinho próprio. Largam pêlo sim e não é pouco, especialmente na altura da muda. Quem tem recomenda escovar 2 vezes por dia e dar banho frequentemente, de 15 em 15 dias, secando-os depois muito bem. É uma raça trabalhosa de manter.
Os custos de "manutenção" alimentação tratamentos necessários, são elevados? Por que valor ronda mensalmente?
é difícil dizer. Sendo uma raça pequena não come muito mas se existirem problemas de saúde é complicado. Há que dar uma boa ração. de resto, o habitual: vacinas, desparasitação.
São limpos em geral?
Como todos os cachorros vão precisar de um tempo até controlarem as necessidades e em pequenos vão roer coisas, o que lhes deixar ao alcance.
- É mais indicado um macho ou fêmea?
As cadelas vão ter o inconveniente do cio de 6 em 6 meses e o melhor é sempre esterilizar para prevenir futuros problemas tal como piómetras, gravidezes psicológicas ou mastites. Se optar por não o fazer terá de a resguardar dos machos nessas ocasiões.
Conseguem ser educados a fazer as necessidades na caixinha ou jornal?
Não, está a confundir espécies. Os gatos é que fazem as necessidades no caixote. Não digo que não existam cães a viver dessa forma, mas os pugs não são famosos pela sua obediência, o melhor mesmo é habituá-los ao passeio higiénico, máximo cuidado com as horas de maior calor.

Espero ter ajudado.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Rocha02
Registado: terça jan 15, 2013 9:28 am

quinta jan 17, 2013 9:05 am

Ajudou sim, obrigado pela resposta super completa. :)
Heyou
Membro Júnior
Registado: quinta dez 13, 2012 2:56 pm

quinta jan 17, 2013 12:14 pm

Concordo com a Dinodane na maioria das coisas.
Não são cães muito obedientes, contudo são muito inteligentes. Por isso escolhem não obedecer! :lol:
Têm alguns problemas de saúde característicos da raça, mas se comprar num criador ético, esses problemas podem ser minimizados.
Quanto ao cheiro, já tive uma boxer e uma pastora alemã e o cheiro não se compara. Não têm um cheiro forte, costumo dizer que até cheiram a gato, uma vez que é raro e cheirar a cão!
Também não acho que precisem assim de tantos de banhos... Precisam de ser escovados, isso sim. Mas banhos acho que não é preciso serem tão frequentes.
Eu estou satisfeita com o meu pequenito. É energético enquanto é pequenino, mas os pais eram muito pacatos... Tem é de ter noção que a manutenção exige algum tempo... (E MUUUUUUITA PACIÊNCIA!) :lol:
biatomasman
Membro Júnior
Registado: quarta out 12, 2011 3:35 pm

sábado jan 26, 2013 6:22 pm

ola
penso que ja foi tudo dito.
tambem tenho uma pug e realmente sao caes trabalhosos. largam pelo (tenho de aspirar a casa todos os dias), tem de ser escovado frequentemente e as dobras do focinho tambem exigem cuidados. Os olhos têm tendencia para lacrimejar. Come pouco (cerca de 90 gr /dia de raçao). A minha dorme que se farta quase nao dou por ela.
Cuidado com os passeios, terra mole, relva ou areia sao pisos indicados. Alcatrao e empedrado fazem ferida nas patitas. nao precisam de passeios longos pois cansam-se depressa e ficam ofegantes.
Fora isso, é um cao que é a sombra do dono, super brincalhao tranquilo, e que se da bem com toda a gente e todos os caes.
Rocha02
Registado: terça jan 15, 2013 9:28 am

sábado jan 26, 2013 7:23 pm

Desculpem já me tinha esquecido do tópico, adotei um cão de um canil municipal, ainda é um jovem cachorro, tem 5 meses, vai ser de porte pequeno, ainda faz lembrar um chiuaua com pelo farto, é lindo e a familia adora e ele a nós!
É muito brincalhão, roi tudo mas tem muitos brinquedos para se intreter, de manha e á noite vai passear ao jardim, durante o dia enquanto traballhamos anda pela casa, mas fica a varanda aberta e ele já aprendeu a fazer lá durante o dia, é mt fino!. Foi a melhor decisão que tomei e devo fazer um apelo, fiquei muito impressionado com o que vi...mesmo muito. Os animais que lá estão em sofrimento, quase só falta falar para pedirem para os tirar-mos dali, aqueles olhares... estão em condições muito más, é muito triste e segundo me informaram se não forem adotados mais cedo ou mais tarde são abatidos. Acho que todas as pessoas que tomam a decisão de querer um animal e assumir todas as responsabilidades inerentes adotem um do canil, pelo menos passem por lá, e sinceramente não pensem muito na casa, ou se ele vai estar 6 ou 8 horas sozinho, ou se só o pode passear poucas vezes por dia...Se realmente tem amor para dar a um animal, tome a decisão de adotar um, cuide bem dele e numca, mas nunca o abandone porque o que mais me intristeceu foi que aqueles cães quase todos foram abandonados, já tiveram um dono que possivelmente nunca os quis ter, só me apetecia trazer-los a todos! Abraços e obrigado.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jan 27, 2013 12:56 am

Boa opção, muita sorte e tudo a correr pelo melhor. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”