Não acho a opinião do botas assim tão descabida.
Eu por acaso também sou adepta dos pequenos energéticos, correm que se fartam, metem-se no "matinho" e em tudo que é arbusto, correm atrás da bicharada... eu pessoalmente gosto de cães que nos fazem mexer, levantar do sofá, passar uma tarde lá fora parecendo que nunca se fartam, nunca se cansam. Adoro passear com ela, ir para sítios onde a posso soltar e vê-la correr, escavar... esta também é "traçada" de terrier aparentemente e adoro! Já tive 2 podengos e também foi do melhor, um deles que chegou era eu pequena e esteve comigo até aos meus 13 anos! Foi o companheiro da minha vida e se tem filhos para mim é uma opção a considerar, isto é, pela minha experiência claro, cada um tem a sua e é suspeito de falar.
Se a user tiver disponibilidade e acima de tudo vontade (há pessoas que não são muito dadas a passar um dia lá fora, nem a fazer exercicio) porque não? Ainda por cima para brincar com a canalha :b até é um pretexto para levar a familia toda a passear e brincar, fazer exercícios no parque, etc. Eu tenho uma minorca com pilhas duracell, a mais "terrível" da ninhada (era ela e 2 irmãos super doces e calmos, mas as pestes cativam-me, fazer o quê?), moro em apartamento e tenho uma cadela excelente. Tudo depende de como se fazem as coisas.
Dentro das raças pequenas que existem procure uma que se adapte a si, à sua vida, personalidade, à sua família... a escolha é tanta, há tanta raça!
E depois porque não adoptar? Salva uma vida, dá um grande exemplo aos seus filhos e será sempre um grande companheiro, são sempre uma surpresa linda!
Há muitas opções, cabe a si pesquisar e decidir o melhor, as pessoas só podem falar com base na experiência que tiveram e o que para mim é um cão excelente pode não o ser para si :b
Edit: para acrescentar que cada cão é um cão e mesmo dentro da mesma raça nenhum é igual por isso a experiência não é só a nível de "esta ou aquela raça é boa" mas "àquele cão especifico da raça x" por isso mesmo dentro da raça procurar o cão ideal é uma coisa a ter em conta. Espero ter-me feito entender