AJUDA!!! É possível habituar um cão de rua a uma família?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Heyou
Membro Júnior
Registado: quinta dez 13, 2012 2:56 pm

sábado mar 02, 2013 9:59 pm

estevez Escreveu:é possível, sim. mas ao contrário do que muita gente pensa, salvar um animal seja da rua ou de um canil não é um filme da disney. eles não ficam "agradecidos" para sempre, como muitos me disseram quando andava à procura de um cão para adoptar. têm que se habituar à nova vida, à casa, rotinas, pessoas e dá muito trabalho... se não tiver condições para isso o melhor é procurar ajuda de um treinador ou de uma associação.
Pois, e foi exactamente isso que eu pensei. Que seria um filme da Disney, mais fácil. Nunca adoptei um cão de rua, todos os que tive foram comprados, de raça. E, mediante o temperamento da raça, já sabia mais ou menos o que esperar. Um cão de rua é uma caixa de surpresas. Pensei que seria como os gatos, que já adoptei muitos de rua, cama, conforto, mimos e lá ficam. Mas não... :oops:

Então devo deixa-la sozinha na divisão à parte? Ir ter com ela, dar-lhe comida e trazê-la cá fora e brincar um bocadinho com ela?
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sábado mar 02, 2013 9:59 pm

Mas é difícil explicar, não é? Não é possível dizer "faz assim ou assado". Faz-se conforme o cão.

O macho idoso que adoptei estava assustado, confuso, queria ir embora. O risco com ele era real porque tinha 90 quilos.

Com calma fui passando horas com ele, fazendo festas, lia livros sentada no jardim ao pé dele, em silêncio. Uns 3 ou 4 dias depois de chegar estava deitado na relva ao sol, levanta-se de repente, começa a correr direito a mim e eu pensei "já está, com este não tenho chance, lerpei".

Qual quê, começou a saltar (o que com 90 quilos e uma cabeça brutal é uma visão assustadora) e queria brincar comigo. A partir daquele dia ficámos inseparáveis e foi assim até ele falecer. Colados pela anca. :)
Heyou
Membro Júnior

sábado mar 02, 2013 10:01 pm

O meu maior medo é que ela me volte a fugir e vá ter com aquelas pessoas. Queria que ela percebesse que está segura e que aqui é a casa dela! :(
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sábado mar 02, 2013 10:05 pm

Não a deixe andar solta enquanto não tiver ganho a confiança. Coleira e trela, sempre mesmo no jardim.
Heyou
Membro Júnior

sábado mar 02, 2013 10:09 pm

Mesmo no jardim? Não a devo deixar à solta? Ela não é agressiva comigo, nem com ninguém, mas acha que é necessário?
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado mar 02, 2013 10:36 pm

Penso que a watermonitor se está a referir apenas a espaços não controlados como a rua, jardins publicos, parques etc. Se o seu jardim é bem murado (não sei se foi daí que ela conseguiu fugir) aí não haverá problema. No entanto o uso da trela constantemente pode ser útil agora, neste fase, em que está a tentar criar laços.
Heyou
Membro Júnior

sábado mar 02, 2013 10:56 pm

Ah! Eu estava a referir-me ao meu jardim! :oops:
Foi de lá que ela fugiu. Não entendo como. Já tive uma boxer e uma pastora alemã e nunca conseguiram saltar o muro, esta, que é pequena/média e com um funil e uma cicatriz ainda fresca, consegui saltar e só a apanhei 2km depois. :/
marianamar
Membro Veterano

sábado mar 02, 2013 11:07 pm

Se ela o consegue saltar então é realmente melhor não a ter solta lá!...
Heyou
Membro Júnior

sábado mar 02, 2013 11:48 pm

Pois. Eu não a quis pressionar a entrar em casa e obriga-la a socializar. Então deixei a porta de casa aberta e deixei-a andar no jardim à vontade, mantendo sempre o olho. Mas nunca me passou pela cabeça que ela conseguisse fugir! E soube o caminho direitinho para onde estão os ciganos. Impressionante!
marianamar
Membro Veterano

sábado mar 02, 2013 11:51 pm

É a tão exaltada lealdade do cão espancado pelo dono, que a ele volta para se deixar espancar... Não se sinta traída por a cadelinha ser assim, pense que quando criar laços com ela vai ter aí uma companheira para a vida.

Se respeitar a natureza da cadelinha, tiver muita paciência e firmeza com ela, tudo há-de correr bem. É só dar tempo ;)
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo mar 03, 2013 1:26 am

Defina resgatar s.f.f.

houve algum tipo de estabelecimento prévio de laços?

Houve tempo para a ambientação prévia do canídeo em sua casa?

há algum estabelecimento de laços e ambientação em progresso?

Ou pegou nela e intervenção para cima.
Se sim,qual o comportamento dela em todo o processo?

Apesar de todos os seus cuidados e preocupações,poderá haver a possibilidade de a/o ver como uma estranha(o) ou como a /o má(u) da fita?
Heyou
Membro Júnior

domingo mar 03, 2013 1:25 pm

botas96 Escreveu:Defina resgatar s.f.f.

houve algum tipo de estabelecimento prévio de laços?

Houve tempo para a ambientação prévia do canídeo em sua casa?

há algum estabelecimento de laços e ambientação em progresso?

Ou pegou nela e intervenção para cima.
Se sim,qual o comportamento dela em todo o processo?

Apesar de todos os seus cuidados e preocupações,poderá haver a possibilidade de a/o ver como uma estranha(o) ou como a /o má(u) da fita?
Vou então responder às suas questões. Aqui na minha terra existe um bairro/acampamento onde vivem dezenas de ciganos. Eles têm como hábito pegar nos cachorrinhos bebés (não sei onde os arranjam) e andar pela cidade com eles ao colo, para ver se alguém os compra. Enquanto são pequenos, vendem-nos e mantêm-nos dentro de casa. Quando crescem, poem-nos fora de casa, sem alimentação, sem tratamento e sem qualquer abrigo. Já para não falar dos maus tratos. Agressões com paus, pedras, etc. Por exemplo, a esta cadela foi-lhe cortado o rabo a sangue frio e tem partes do pêlo queimado.

Ao saber da situação desta menina, fui até ao bairro, ver se a conseguia tirar de lá. Sempre com medo, pois com estas pessoas nunca se sabe. O que é certo é que apareceu a dona dela e disse-me que já não a queria, que ela "estava cheia e ladrava muito". Peguei nela e levei-a de imediato à clinica, onde ela foi esterilizada e desparasitada. Agora está em minha casa, a fazer o pós operatório. Está numa divisão à parte. Passo bastante tempo com ela, mas ainda é complicado. Ela chora bastante, embora não seja agressiva para mim. Isto tudo desde quarta-feira, quando ela foi resgatada e levada para a clínica nesse mesmo dia.

Foi assim, uma história muito rápida e foi tudo "à bruta", mas não havia outra maneira de proceder, perante a situação da cadela e a urgência de a esterilizar.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo mar 03, 2013 2:10 pm

Então tem aí o problema isolado.

Não pretendo criticar ninguém.

Mas ao agir como agiu, deu um tiro nos próprios pés, aos olhos do canídeo o user é o malfeitor.
Um completo estranho arrancou-lhe da sua vidinha e fez-lhe coisas que foram para além da sua compreensão.
Ela faz o que faz, não é porque gosta dos ciganos ou é leal a eles mas porque tem medo de si.
Nem é uma questão de perca de confiança, pois não havia nenhuma para começar.
Agora para desfazer isso,vai ser bonito vai. Tudo depende de qual o grau de trauma inserido.

Essa desconfiança é só consigo,ou é geral?

Se a apanhou na quarta deveria ter esperado um pouco e depois fazer o que queria fazer, depois de estabelecido o mínimo dos laços e a ambientação dada por terminada (pessoas e casa).Poderia ter adiantado serviço só nas desparasitações. Caso houvesse outro cão seria mais complicado mas fazível.
Agora,como se pôs numa posição abaixo dos ciganos,o caminho de volta poderá ser mais complicado.
As minhas sugestões são:
No caso de não haver progressos nos próximos dias,ou para incentivar progressos.
- não aja de forma dominante ou de forma ameaçadora.
- não grite,não gesticule bruscamente.
- muna-se de recompensas de alto valor à parva (mas tipo a ofensiva do Somme) e dê-as por tudo e por nada quando associadas à sua pessoa.(mas não force nada,vá reduzindo distâncias). Pare quando e se normalizar.
- tente fazer com que seja ela a procurá-la.E se for o user a procurá-la faça-o de lado ou de costas numa posição submissa.
-deixe-a sempre condicionada em casa ou presa nos passeios.
- Dê grandes passeios com ela,passe horas com ela,sociabilize-a sempre bem e proporcione-lhe muitas actividades ao ar livre.
- Se tiver outro cão, utilizo-o como modelo.
Muito boa sorte.
Seja perseverante e trabalhe muito.

-
Última edição por botas96 em domingo mar 03, 2013 2:51 pm, editado 1 vez no total.
Heyou
Membro Júnior

domingo mar 03, 2013 2:19 pm

Claro. Eu compreendo e já tinha pensado nessa hipótese. :?
Mas a verdade é que ela não podia continuar a ser vítima dos maus tratos deles. Eles é que ma deram, não a quiseram mais... Não a alimentavam e ela passava a vida a comer lixo. Mas é normal ela pensar e se sentir assim.
botas, acha que isto é algo que se pode contornar ou quando ela fizer o pós operatório o melhor é voltar leva-la ao sítio onde estava?
Estou bastante baralhada. Só quero o melhor para ela e que ela seja feliz. Comigo ou com eles.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo mar 03, 2013 2:50 pm

Heyou Escreveu:Claro. Eu compreendo e já tinha pensado nessa hipótese. :?
Mas a verdade é que ela não podia continuar a ser vítima dos maus tratos deles. Eles é que ma deram, não a quiseram mais... Não a alimentavam e ela passava a vida a comer lixo. Mas é normal ela pensar e se sentir assim.
botas, acha que isto é algo que se pode contornar ou quando ela fizer o pós operatório o melhor é voltar leva-la ao sítio onde estava?
Estou bastante baralhada. Só quero o melhor para ela e que ela seja feliz. Comigo ou com eles.
Não a devolva e faça por não a deixar fugir. Entretanto, vá tratando dela, tendo sempre o cuidado de não a forçar. Com algum tempo mais e muita paciência da sua parte, ela começará a perceber que aí é bem tratada, que a comida nunca lhe faltará, e começará a adaptar-se. Penso que dentro de poucas semanas as coisas estarão compostas.

O Botas tem razão, mas agora já não se pode voltar atrás, e se realmente tem empenho nela, não a deixe voltar para onde estava e vá conquistando-a com petiscos. E, claro, por enquanto não a deixa sozinha no jardim.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”