Como prevenir a compra de animais em lojas e feiras

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Toblito
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 5:40 pm

terça mar 05, 2013 7:59 pm

__dani__ Escreveu:Tudo o que dizem é verdade e eu concordo a 100% mas também concordo que não haja muita informação para lá do virtual.
Claro que há pessoas que optam pelo mais barato, mas nem sempre isso está em causa. Já vi cães em lojas sem LOP, a um preço mais alto do que muitos criadores praticam. E há quem os compre. Portanto nesses casos, não é o preço que conta, é mesmo a falta de informação.
Nem mais!

Penso que é mais por falta de informação do que por outra coisa, porque às vezes nos "sítios de venda menos correctos" os preços até são elevados.

Quantas vezes vêem passar na TV anúncios relativos à realização de exposições? Eu respondo, muitíssimo poucas... Mesmo no telejornal, só de vez em quando fazem uma peça ou outra. Quantas vezes ao dia vêem o anúncio e ouvem a música irritante do OLX? Incluindo nas peças cãezinhos todos catitas e etc. Agora pensem, como diz o outro...

Se bem que na minha opinião no OLX ainda se consegue encontrar um ou outro criador sério e ético, mas maior parte são "puppy milleiros" de segunda.

Eu até hoje nunca comprei nenhum animal, mas vejo por familiares e amigos que já caíram na asneira de comprar em Petshops, quando confrontados com a minha explicação do porquê que não o deveriam fazer, respondem: "Então se não comprasse numa loja de animais, ia comprar o cão onde? Num sapateiro?". Puro desconhecimento mesmo depois de haver procura, nem todos vêm dar à arca e têm meios para isso. A cultura geral/comum (sei lá como lhe chame) é: "Quer um cão de raça pura? Compre numa loja de animais". Muitas vezes vendidos sem LOP, como já dito anteriormente...

O "conhecimento comum" relativo ao mundo dos animais não é assim tão óbvio para todos como se possa pensar. Eu próprio já há bastante tempo que lia informação na arca antes de me registar e o muito pouco que sei, aprendi-o aqui, senão provavelmente seria mais um "contribuinte para a onda de má criação/venda de animais".
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

terça mar 05, 2013 8:33 pm

Acho que o problema não é por ser mais barato do que em bons criadores. Hà lojas que vendem a 600 ou 1000 Euros. Nas feiras tambem, umas mais baratas (os que são roubados ou em estado lastimoso coitadinhos), mas noutras feiras também roda os 300 a 600 Euros.

Mas, eu vou continuar a alertar sobre este assunto. Agua mole em pedra dura, tanto dá que até que fura. Um dia as pessoas perceberam (ainda tenho esperança).
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mar 05, 2013 8:52 pm

Perceberão. Perceberam é passado.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

terça mar 05, 2013 10:28 pm

__dani__ Escreveu:
Eu já trabalhei numa petshop. Uma Ornim*ndo. E em tom de brincadeira muitas vezes comentavamos umas com as outras a irresponsabilidade das pessoas. Há no entanto uma frase que nunca vou esquecer de uma colega.
"as pessoas compram cães como quem compra objectos. Ora deixa cá ver a lista do que tenho para comprar... batatas, alface, pasta dos dentes, arroz, bolachas, cão..."

É por isso que seria bastante importante que este problema fosse divulgado fora das "paredes" do mundo virtual!

Não entendo muito bem a visão algo redutora da informação que está confinada ao mundo virtual.

A informação existe (ponto) e o bom senso também deveria existir, mas infelizmente...

Não sei que mais as pessoas pretendem. Evangelização porta-a-porta ?

O pessoal gosta é das palmadinhas nas costas que as lojas passam, não estão virados para conselhos de criadores sérios que se preocupam com os seus animais e onde e com quem estes irão passar o resto da sua vida.

Gente chata que, em alguns casos, até se recusam a vender àqueles que entendem não ter condições para...

As habituais tangas do preço, não passam disso mesmo... tangas, até porque, basta passar os olhos pelas lojas e facilmente se percebe, em boa parte dos casos, o pessoal paga e bem para ser enganado.
<strong>Paulo Santos</strong>
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

terça mar 05, 2013 11:07 pm

PauloSantos1 Escreveu:
__dani__ Escreveu:
Eu já trabalhei numa petshop. Uma Ornim*ndo. E em tom de brincadeira muitas vezes comentavamos umas com as outras a irresponsabilidade das pessoas. Há no entanto uma frase que nunca vou esquecer de uma colega.
"as pessoas compram cães como quem compra objectos. Ora deixa cá ver a lista do que tenho para comprar... batatas, alface, pasta dos dentes, arroz, bolachas, cão..."

É por isso que seria bastante importante que este problema fosse divulgado fora das "paredes" do mundo virtual!

Não entendo muito bem a visão algo redutora da informação que está confinada ao mundo virtual.

A informação existe (ponto) e o bom senso também deveria existir, mas infelizmente...

Não sei que mais as pessoas pretendem. Evangelização porta-a-porta ?

O pessoal gosta é das palmadinhas nas costas que as lojas passam, não estão virados para conselhos de criadores sérios que se preocupam com os seus animais e onde e com quem estes irão passar o resto da sua vida.

Gente chata que, em alguns casos, até se recusam a vender àqueles que entendem não ter condições para...

As habituais tangas do preço, não passam disso mesmo... tangas, até porque, basta passar os olhos pelas lojas e facilmente se percebe, em boa parte dos casos, o pessoal paga e bem para ser enganado.
Não digo andar a bater de porta em porta. Mas se houvesse mais informação em locais estratégicos, como clinicas veterinarias, jornais, escolas, rádio, tv... de forma a informar e consciencializar as pessoas. Mas eu nem digo só sobre este tema, acho que o país deveria estar melhor informado e mais consciente em relação aos animais em tudo o que lhes dizem respeito, a começar claro, onde os adquirir, de forma responsável. Mas isto sou eu.. a divagar, alguém que espera um dia realizar um grande projecto que defenda realmente o interesse dos animais.
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

quarta mar 06, 2013 11:35 am

no verão passado estive numa feira enorme na qual vendiam animais de todo genero e feitio...claro esta que cães também... havia uma boxer (ou arraçada,sabe-se lá :|) estava numa "gaiola" com mais dois caes ao sol,sem agua e nem comida...enfim...uma miseria...estava a venda por 200euros... confesso que fiquei com uma pena enorme dos animais e talvez (caso não tivesse o meu cão) talvez até a comprasse para tirar pelo menos uma vida inocente de lá...mas claro que ao comprar teria a perfeita noçao que para além de nao ter lop e ser uma provavel srd parecido com boxer,raria tambem problemas de saude...que naquela situaçao o minimo seria parasitas em tal quantidade que até poderiam sair pelas orelhas!!! :o

sei que nao é a opçao corrcta mas partiu-m o coraçao!! :(
__dani__
Membro Veterano

quarta mar 06, 2013 12:54 pm

Pirata02 Escreveu:no verão passado estive numa feira enorme na qual vendiam animais de todo genero e feitio...claro esta que cães também... havia uma boxer (ou arraçada,sabe-se lá :|) estava numa "gaiola" com mais dois caes ao sol,sem agua e nem comida...enfim...uma miseria...estava a venda por 200euros... confesso que fiquei com uma pena enorme dos animais e talvez (caso não tivesse o meu cão) talvez até a comprasse para tirar pelo menos uma vida inocente de lá...mas claro que ao comprar teria a perfeita noçao que para além de nao ter lop e ser uma provavel srd parecido com boxer,raria tambem problemas de saude...que naquela situaçao o minimo seria parasitas em tal quantidade que até poderiam sair pelas orelhas!!! :o

Além de estar a contribuir para que essas pessoas continuassem a fazer esse negócio com os animais.
Como se costuma dizer: tira-se um cabelo branco, nascem mais dois ou três!
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

quarta mar 06, 2013 12:56 pm

__dani__ Escreveu:
Pirata02 Escreveu:no verão passado estive numa feira enorme na qual vendiam animais de todo genero e feitio...claro esta que cães também... havia uma boxer (ou arraçada,sabe-se lá :|) estava numa "gaiola" com mais dois caes ao sol,sem agua e nem comida...enfim...uma miseria...estava a venda por 200euros... confesso que fiquei com uma pena enorme dos animais e talvez (caso não tivesse o meu cão) talvez até a comprasse para tirar pelo menos uma vida inocente de lá...mas claro que ao comprar teria a perfeita noçao que para além de nao ter lop e ser uma provavel srd parecido com boxer,raria tambem problemas de saude...que naquela situaçao o minimo seria parasitas em tal quantidade que até poderiam sair pelas orelhas!!! :o

Além de estar a contribuir para que essas pessoas continuassem a fazer esse negócio com os animais.
Como se costuma dizer: tira-se um cabelo branco, nascem mais dois ou três!
sei que nao seria correcto e estaria (como diz e bem :wink:) a contribuir para tal...mas que custa...custa! :(
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta mar 06, 2013 3:57 pm

A postura da maioria custa-me a entender, mas aceito que é porque conheço o meio.

Adorei escolher os meus cães, vibrei com o processo todo e ... diverti-me para caramba.

A distância tornava-se uma festa e lá íamos não sei quantos da famelga para ver ninhadas no Algarve ou em Gaia. Dava igual. Difícil era dominar a minha sogra que achava sempre que íamos trazer logo ali um bebé e gostava de todos os que via.

Falar com os criadores, ouvir as suas explicações, ver os cães adultos de que obviamente se orgulhavam, foram experiências excelentes.

Se quiser comprar um maço de tabaco, aí sim vou à loja e compro ao balcão. Se quiser comprar um livro, vou à net e encomendo.

Hoje não tenho pachorra para bebés, mas suspeito que se dissesse à minha sogra "vou comprar um Mastiff", ela começava logo a esconder mantinhas na mala ...
sviegas
Membro Júnior
Registado: domingo jan 09, 2011 3:43 pm

quarta mar 06, 2013 4:29 pm

Por vezes não é só falta de informação. É teimosia mesmo!!
Por exemplo, tenho um colega que quer um cão de raça X porque essa raça tem as características que se adaptam à sua vida. Até aí tudo bem, mas quando lhe perguntei se já tinha contactado com criadores e visto os pais para escolher bem, ele disse-me que não pretendia gastar muito dinheiro num cão, e que LOP e testes de despistagem não eram importantes. Tentei "abrir-lhe a cabeça" e convencê-lo que criadeiros não eram boa escolha e se queria um cão realmente de raça teria que investir, não oferecer dinheiro a pessoas que tentam enganar os pobres com "cães de raça". Se era para ter um cão qualquer, seria melhor adotar num canil ou associação... Ainda assim, não consegui demovê-lo de visitar criadeiros. Teimoso!!!
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quarta mar 06, 2013 4:48 pm

Boas...

Há uns tempos atrás eu achava que era ignorância, falta de informação, sei lá...

Hoje eu acho que é uma questão cultural... e aí, ou se tem ou nunca se vai ter!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
estevez
Membro
Registado: terça ago 21, 2012 9:10 am

quarta mar 06, 2013 11:01 pm

__dani__ Escreveu:
margoustink Escreveu:
__dani__ Escreveu:Claro que há pessoas que optam pelo mais barato, mas nem sempre isso está em causa. Já vi cães em lojas sem LOP, a um preço mais alto do que muitos criadores praticam. E há quem os compre. Portanto nesses casos, não é o preço que conta, é mesmo a falta de informação.
Em especial por impulso. A pessoa que compra em loja, muitas vezes, nem conhece a raça propriamente, ela quer o cão. Tem dinheiro e compra.
Exactamente!

foi precisamente numa dessas lojas que vi há umas semanas um bulldog inglês sem lop por 1000 e tal euros...
__dani__
Membro Veterano

quinta mar 07, 2013 12:23 am

estevez Escreveu:
__dani__ Escreveu:
margoustink Escreveu:
__dani__ Escreveu:Claro que há pessoas que optam pelo mais barato, mas nem sempre isso está em causa. Já vi cães em lojas sem LOP, a um preço mais alto do que muitos criadores praticam. E há quem os compre. Portanto nesses casos, não é o preço que conta, é mesmo a falta de informação.
Em especial por impulso. A pessoa que compra em loja, muitas vezes, nem conhece a raça propriamente, ela quer o cão. Tem dinheiro e compra.
Exactamente!

foi precisamente numa dessas lojas que vi há umas semanas um bulldog inglês sem lop por 1000 e tal euros...
Eles vendem à consignação na maioria dos casos, e duplicam o valor do cachorro para obterem 50% de lucro. Ou seja, esse criadeiro pediu por ele 500€

Mas o mais incrível, é que há quem compre, e mais incrível ainda é que há quem compre a esse preço, NA HORA, sem entrar na loja com a intenção de comprar um cão!
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

quinta mar 07, 2013 11:32 pm

sviegas Escreveu:Por vezes não é só falta de informação. É teimosia mesmo!!
Por exemplo, tenho um colega que quer um cão de raça X porque essa raça tem as características que se adaptam à sua vida. Até aí tudo bem, mas quando lhe perguntei se já tinha contactado com criadores e visto os pais para escolher bem, ele disse-me que não pretendia gastar muito dinheiro num cão, e que LOP e testes de despistagem não eram importantes. Tentei "abrir-lhe a cabeça" e convencê-lo que criadeiros não eram boa escolha e se queria um cão realmente de raça teria que investir, não oferecer dinheiro a pessoas que tentam enganar os pobres com "cães de raça". Se era para ter um cão qualquer, seria melhor adotar num canil ou associação... Ainda assim, não consegui demovê-lo de visitar criadeiros. Teimoso!!!
Para os teimosos contra o LOP, poderiamos alertar que sem o LOP não se sabe se os cachoros são filhos de cruzamento de pai com filha; de mãe com filho ou entre irmãos, o que provoca alterações genéticas e um aumento de doenças hereditárias.
Mais ainda, com LOP existe limites de utilização dos reprodutores: tempo entre ninhadas, idade dos progenitores, etc.
Responder

Voltar para “Cães”