Ladrar à mesa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AMarinaMP
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2013 7:30 pm

domingo mar 17, 2013 4:41 am

Obrigada pelos vossos comentários. :)

Por hoje só tivemos oportunidade de fazer uma refeição com o Pixel por perto, e não foi em casa como de costume, foi em casa da minha irmã, onde pedimos que todos ignorassem se o Pixel ladrasse durante a refeição.
Ele fez algumas tentativas de conseguir atenção, ladrou e pulou para os nossos colos, mas não com a mesma persistência que costuma ter em casa.

Mas realmente quase sempre por causa de família ou dos amigos raramente se consegue manter a estratégia até ao fim, seja ela qual for, principalmente quando há crianças pequenas, como foi o caso... por mais que os adultos tentassem ignorar os latidos do Pixel, o meu sobrinho de 3 anos achava mais piada dizer-lhe "chiu!" :?

Mesmo assim o Pixel não foi tão chato como é de costume cá em casa só com nós 2, que é com quem ele tem mais confiança é com quem ele tem tendência para abusar, mas acho que foi porque estava num lugar diferente que acabou por se demover e se distrair com outras coisas que eram, para ele, novidade lá por casa da minha irmã.

Tenho a certeza que se tivéssemos em casa os 2 com ele a tentar fazer uma refeição na mesa de jantar, como sempre, o drama tinha sido maior! :?

Mas pronto... vamos tentar continuar com a técnica de o ignorar por mais uns dias, até ver se ele se cansa e perde o mau hábito. Recompensaremos sempre com um miminho se ele não ladrar.
Esperemos que funcione e depressa... porque não sei quem é que pode desesperar primeiro com os latidos: nós ou os nossos vizinhos! :| lol

Como é que aguento? Não sei se aguento, mas estou disposta a tentar de tudo, e a verdade é que acredito no potencial do meu cão, e sei que ele tem o poder de fazer tudo valer a pena.

Se não funcionar, teremos certamente de mudar de estratégia. :roll:

Obrigada pelo apoio.

Tudo de bom
:wink:
<p>"Pixel, prometo ser-te fiel,&nbsp;mimar-te e alimentar-te, vacinar-te e desparazitar-te,&nbsp;passear-te e educar-te, amar-te e respeitar-te, na sa&uacute;de e na doen&ccedil;a, at&eacute; que a morte nos separe!"&nbsp; =)&nbsp;&nbsp;
Adoptar &eacute; um compromisso s&eacute;rio. Seja respons&aacute;vel, tenha a certeza na hora de dizer "sim".</p>
AMarinaMP
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2013 7:30 pm

domingo mar 17, 2013 5:28 am

Cara Marianamar

Compreendi bem o que quis dizer e os comportamentos que descreveu, na verdade até me revejo na maioria deles e punha-os em pratica de uma forma muito semelhante com a minha antiga amiguinha, a Sashsa, mas era muito diferente, ela era uma cadela já adulta quando a adoptamos, e que conhecia mais ou menos os comandos e as ordens básicas... o Pixel é um cachorro que a única coisa a que respondia minimamente quando veio cá para casa era o assobiar. Tudo o resto é brincadeira!! x_x

Ralhar com um cachorro pode revelar-se muito frustrante porque ele simplesmente não entende e acha que tudo é um desafio para uma nova brincadeira. Por isso é que neste caso dos latidos à mesa eu preciso mesmo de uma estratégia que funcione e que o faça perceber o que queremos.

Ao final de 2 meses connosco, o Pixel já começa a conhecer mais comandos e a perceber melhor quando é que estamos a brincar e quando nem por isso, mas mesmo assim há muitas vezes que não é fácil fazê-lo entender as regras e os limites.

Ele nem sempre teve este comportamento expansivo à hora da refeição, atenção! Só há cerca de uma semana para cá é que tem começado com este mau hábito... algo deve ter provocado este comportamento nele, mas francamente não estou a ver o que possamos ter feito para que ele mudasse.

Desde que o adoptamos que nunca mostrava interesse nenhum na nossa comida, não nos ligava nenhuma às refeições, ou dormia ou brincava com os brinquedos dele, e nós adorávamos isso nele, porque a nossa amiguinha anterior, a Sasha, era uma gulosa incontrolável, cheia de maus hábitos dos primeiros donos, e raramente nos deixava comer fosse o que fosse sem pedinchar. :x

Provavelmente alguém da familia/amigo já deu um mau exemplo ao Pixel... (é muito provável...) ao dar-lhe qualquer coisa da nossa comida que estaria em cima da mesa à refeição e isso fez despertar a curiosidade dele sobre a nossa comida e agora não só ladra porque quer a nossa atenção como também me parece que ladra para reclamar alguma coisa (a nossa comida) que ele acha que também tem direito! :?

Enfim... fora esta situação o Pixel não é de vocalizar muito... como até é comum da raça ele raramente ladra. Nem quando tocam à campaínha ele ladra. Às vezes reage a alguns sons da televisão, que ele adora assistir, mas coisa pouca.

Quando ralhávamos com ele, às vezes "enfrentava-nos" e protestava com um latido ou outro mas já tem sido cada vez mais raro. Temos mostrado mais alguma firmeza e já acata melhor os nossos ralhetes quando faz algum disparate: baixa a cabeça e as orelhas e já muito raramente nos ladra.

Claro que queremos que ele perceba que em casa pode ladrar o minimo, porque incomoda-nos a nós e aos vizinhos, e que está mais à vontade na rua quando vamos passear que acontece todos os dias, várias vezes e geralmente por cerca de 40 ou 60 minutos, mas mesmo assim ele na rua não ladra, durante as brincadeiras é muitíssimo raro ladrar.

Também tenho para mim que poderia resultar melhor incentiva-lo a nem começar a ladrar na hora da refeição, com biscoitos de x em x segundos ou com um brinquedo/osso que o mantivesse entretido por algum tempo, mas para começar vamos tentar adoptar a técnica do desprezo nos proximos dias... queremos ver como ele entende e reage, e se de facto não estiver a surtir efeito adoptaremos então alguma estratégia que passe por um reforço positivo, a ver se ele percebe a mensagem.

Obrigada pelo apoio. =)
Cumprimentos
<p>"Pixel, prometo ser-te fiel,&nbsp;mimar-te e alimentar-te, vacinar-te e desparazitar-te,&nbsp;passear-te e educar-te, amar-te e respeitar-te, na sa&uacute;de e na doen&ccedil;a, at&eacute; que a morte nos separe!"&nbsp; =)&nbsp;&nbsp;
Adoptar &eacute; um compromisso s&eacute;rio. Seja respons&aacute;vel, tenha a certeza na hora de dizer "sim".</p>
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

domingo mar 17, 2013 7:55 pm

lds6, boas sugestões. :) Pessoalmente faço algo semelhante à sugestão de premiar de vez enquando e no final da refeição, pois gosto muitas vezes de partilhar algumas coisas com o meu rapaz (desde que não seja algo que possa fazer mal). Costumo dar mais no final da refeição, e quando ele está calmo, para reforçar comportamentos mais calmos e o senta/deita.
Responder

Voltar para “Cães”