Cara Marianamar
Compreendi bem o que quis dizer e os comportamentos que descreveu, na verdade até me revejo na maioria deles e punha-os em pratica de uma forma muito semelhante com a minha antiga amiguinha, a Sashsa, mas era muito diferente, ela era uma cadela já adulta quando a adoptamos, e que conhecia mais ou menos os comandos e as ordens básicas... o Pixel é um cachorro que a única coisa a que respondia minimamente quando veio cá para casa era o assobiar. Tudo o resto é brincadeira!! x_x
Ralhar com um cachorro pode revelar-se muito frustrante porque ele simplesmente não entende e acha que tudo é um desafio para uma nova brincadeira. Por isso é que neste caso dos latidos à mesa eu preciso mesmo de uma estratégia que funcione e que o faça perceber o que queremos.
Ao final de 2 meses connosco, o Pixel já começa a conhecer mais comandos e a perceber melhor quando é que estamos a brincar e quando nem por isso, mas mesmo assim há muitas vezes que não é fácil fazê-lo entender as regras e os limites.
Ele nem sempre teve este comportamento expansivo à hora da refeição, atenção! Só há cerca de uma semana para cá é que tem começado com este mau hábito... algo deve ter provocado este comportamento nele, mas francamente não estou a ver o que possamos ter feito para que ele mudasse.
Desde que o adoptamos que nunca mostrava interesse nenhum na nossa comida, não nos ligava nenhuma às refeições, ou dormia ou brincava com os brinquedos dele, e nós adorávamos isso nele, porque a nossa amiguinha anterior, a Sasha, era uma gulosa incontrolável, cheia de maus hábitos dos primeiros donos, e raramente nos deixava comer fosse o que fosse sem pedinchar.
Provavelmente alguém da familia/amigo já deu um mau exemplo ao Pixel... (é muito provável...) ao dar-lhe qualquer coisa da nossa comida que estaria em cima da mesa à refeição e isso fez despertar a curiosidade dele sobre a nossa comida e agora não só ladra porque quer a nossa atenção como também me parece que ladra para reclamar alguma coisa (a nossa comida) que ele acha que também tem direito!
Enfim... fora esta situação o Pixel não é de vocalizar muito... como até é comum da raça ele raramente ladra. Nem quando tocam à campaínha ele ladra. Às vezes reage a alguns sons da televisão, que ele adora assistir, mas coisa pouca.
Quando ralhávamos com ele, às vezes "enfrentava-nos" e protestava com um latido ou outro mas já tem sido cada vez mais raro. Temos mostrado mais alguma firmeza e já acata melhor os nossos ralhetes quando faz algum disparate: baixa a cabeça e as orelhas e já muito raramente nos ladra.
Claro que queremos que ele perceba que em casa pode ladrar o minimo, porque incomoda-nos a nós e aos vizinhos, e que está mais à vontade na rua quando vamos passear que acontece todos os dias, várias vezes e geralmente por cerca de 40 ou 60 minutos, mas mesmo assim ele na rua não ladra, durante as brincadeiras é muitíssimo raro ladrar.
Também tenho para mim que poderia resultar melhor incentiva-lo a nem começar a ladrar na hora da refeição, com biscoitos de x em x segundos ou com um brinquedo/osso que o mantivesse entretido por algum tempo, mas para começar vamos tentar adoptar a técnica do desprezo nos proximos dias... queremos ver como ele entende e reage, e se de facto não estiver a surtir efeito adoptaremos então alguma estratégia que passe por um reforço positivo, a ver se ele percebe a mensagem.
Obrigada pelo apoio. =)
Cumprimentos
<p>"Pixel, prometo ser-te fiel, mimar-te e alimentar-te, vacinar-te e desparazitar-te, passear-te e educar-te, amar-te e respeitar-te, na saúde e na doença, até que a morte nos separe!" =)
Adoptar é um compromisso sério. Seja responsável, tenha a certeza na hora de dizer "sim".</p>