Enjoo no carro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

domingo mar 17, 2013 5:10 pm

lunathar Escreveu:O meu só vomitou uma vez, foi a primeira vez que andou de carro numa viagem maior (200km) vomitou para lá 3x na mesma viagem, depois para cá ja não vomitou mais e até lá também não vomita mais, limita-se a deitar e pronto esperar que chegue ao destino.
Mas os enjoos é algo que se trata facilmente com o hábito.
Uma pessoa que tenha enjoos de andar de barco, se andar de barco repetidamente aos poucos vai perdendo os enjoos do barco.
com os cães não deve ser muito diferente.
Se o cão não se porta mal no carro, simplesmente enjoa acho que é uma questão de insistir até ser algo normal para ele (:
Boa sorte
Não me parece a solução.. ele viaja cerca de 15 em 15 dias... porque eu vivo sozinho em coimbra e ao fim de semana vou a casa dos meus pais e tem obrigatoriamente que o levar.. é uma viagem de 200km e na parte mais longa é quando ele se porta melhor.

O que se passa e que ele tem muito medo das oscilações do carro. Na paret da viagem dentro da cidade, é um suplicio. Vai o tempo todo de pé e nunca relaxa.
Floripes vou procurar o video que me indicou. E quanto aos petiscos, nunca lhe dei o suficiente para enjoar. Foram apenas pequenas recompensas, para tentar fazer com que associasse a viagem a estimulos positivos, e apra que perdesse o medo. Li tb algures que embora nã seja aconselhavel os caes comerem (uma refeição inteira) antes de viajarem, por vezes uma refeição pequena, ou um petisco pode ajudar no enjoo (penso que foi no dog do bruce fogle).
Mas de qqr maneira parece me que o problema é mais o medo que o enjoo. Pk basta aproximar-me do carro com ele pela trela, mesmo que nao seja para viajar, para ele começar a salivar infinitamente.

Vou tentar encontrar o video.
diogosvp
Membro Veterano

domingo mar 17, 2013 5:14 pm

saraestrelo Escreveu:Se fosse comigo fazia assim (dá trabalho mas era o que eu faria):

- Pegar na ração dele ou em outra coisa que ele goste de comer e vai com ele até ao carro, vai recompensado o facto de ele se aproximar do carro (não vai entrar, nem o vai ligar, simplesmente ficam do lado de fora), faria isto durante 2 dias ou até ele estar completamente à vontade junto do carro;
- A etapa seguinte seria atirar uns bocadinhos de ração ou o brinquedo preferido dele para dentro do carro, à partida irá saltar voluntáriamente atrás da comida ou do brinquedo, caso não o faça, tem que voltar atrás, abrir a porta do carro e recompensar o facto de ela se aproximar (pode fazer luring, mete a comida na mão e ele vai seguir a sua mão), quando ele entrar voluntariamente para dentro do carro (sem você o forçar) passa para a etapa seguinte;
- Com ele dentro do carro, mete o carro a trabalhar, recompensa o facto de ele estar tranquilo;
- Etapa seguinte, meter o carro a trabalhar e fazer uma pequena viagem (recompensar, convém ir alguém a conduzir e outra pessoa ir atrás a recompensá-lo) ou então fazer um kong e dar-lhe.
E pronto, ele irá perceber que andar de carro é fixe e não precisa de ter medo!

Forçar a entrar no carro só piora a situação, a meu ver, há quem ache que se deve forçar e obrigar o cão a andar de carro, mas isso são pontos de vista.
Portanto aqui fica o meu conselho :)
já tentei uma abordagem muito semelhante... mas de facto se calhar o segredo esta nessas aproximações com o carro desligado primeiro.. vou tentar.. Isso e no arnês.. Que mal o vê esconde-se debaixo da mesa ou das cadeiras..
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

domingo mar 17, 2013 5:33 pm

Experimente colocar o arnês em casa e pode dessensibilizá-lo ao arnês também.
diogosvp
Membro Veterano

domingo mar 17, 2013 5:36 pm

saraestrelo Escreveu:Experimente colocar o arnês em casa e pode dessensibilizá-lo ao arnês também.
isso já tentei.. e com recurso a suborno.. mas ele mal o ve, esconde-se..
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo mar 17, 2013 5:39 pm

Arranje uma caixa de transporte. O cão além de ir muito mais protegido em caso de acidente, sente-se ele também protegido dentro da caixa.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

domingo mar 17, 2013 5:42 pm

kitttten Escreveu:Arranje uma caixa de transporte. O cão além de ir muito mais protegido em caso de acidente, sente-se ele também protegido dentro da caixa.
ia sugerir o mesmo!!
além de ser importante para a segurança do cão, é também o espaço onde ele se sente seguro! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
diogosvp
Membro Veterano

domingo mar 17, 2013 5:43 pm

kitttten Escreveu:Arranje uma caixa de transporte. O cão além de ir muito mais protegido em caso de acidente, sente-se ele também protegido dentro da caixa.
Tenho um fiat panda, e a caixa de transporte não me cabe no carro..
Comprei uma daquelas mantas que cobrem os assentos de tras de um lado ao outro, e tem um arnês e cinto de segurança..
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

domingo mar 17, 2013 6:24 pm

diogosvp Escreveu:
Tenho um fiat panda, e a caixa de transporte não me cabe no carro..
Comprei uma daquelas mantas que cobrem os assentos de tras de um lado ao outro, e tem um arnês e cinto de segurança..
hm... então não haverá hipótese de o medo que ele tem do arnês estar também a complicar as coisas?
Nem com os bancos rebatidos a transportadora cabe? (sendo um leão da rodésia, a caixa deve ser enorme, de facto...)
Mesmo que o seu cão não tenha enjoado com os petiscos que lhe deu na primeira vez, o que a Floripes lhe disse continua a ter sentido. Seja por que motivo tenha sido, o facto é que o seu cão enjoou na primeira vez que fez a viagem; e terá sido possivelmente isso que lhe fomentou o pânico que tem em relação ao carro. Eu concordo que seja muito menos uma questão de enjoo do que de medo; mas parece-me bem provável que o medo esteja associado ao enjoo.
Por último, concordo em pleno com a sugestão da saraestrelo (e com a sua resposta). Vá fazendo esse trabalho com o carro desligado. Concentre-se em retirar-lhe o medo do objecto-carro; só depois é que poderá trabalhar o medo que o Júlio terá do carro ligado. E por aí fora.
diogosvp
Membro Veterano

domingo mar 17, 2013 7:34 pm

Mateus007 Escreveu:muitas vezes é para ter atenção e como nós damos essa atenção devido aos sintomas - esses sintomas não passam... o mateus tentou as primeiras vezes depois passou.

ab
peço imensa desculpa mateus, mas não percebi absolutamente nada do que disse...
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo mar 17, 2013 8:12 pm

Acho que ninguém percebeu ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo mar 17, 2013 8:31 pm

Eu percebi:
Mateus007 Escreveu:muitas vezes é para ter atenção e como nós damos essa atenção devido aos sintomas - esses sintomas não passam... o mateus tentou as primeiras vezes depois passou.

ab
Ou seja, o que o Mateus disse é que "muitas vezes" o cão faz o que faz "para ter atenção" do dono. "E como nós damos essa atenção" que ele pretende, "esses sintomas não passam", ou seja, o cão insiste e obtém o que pretende.

O Mateus, que é o cão do forista, "tentou o mesmo nas primeiras vezes" em que foi levado a sair de carro, mas "depois passou"-lhe.

Não era assim tão difícil de perceber.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
diogosvp
Membro Veterano

domingo mar 17, 2013 9:56 pm

Pois, de facto não era.. :oops:

Mas isso da insistencia não funciona.. O meu desde as 10 semanas que passeia de carro de 15 em 15 dias.. e nada.. não ha de ser isso.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

domingo mar 17, 2013 10:06 pm

E ajuda farmacológica? Já tentou?... pode ser que usando um antiemético como (acho que não posso dizer o nome não é?)... mas falando com o veterinário é um que é especialmente aconselhado para as viagens. Pode ser que ajude... usa inicialmente, pode ser que dê para ir reduzindo a dose a ver se o cão se habitua ao carro... além disso não dá sono. Não custa nada falar com o veterinário e tentar isto... :)
Posso mandar mais informação por mp.
Boa sorte com o canito.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda mar 18, 2013 12:45 am

Tenho pensado na mesma solução para a minha cadela, pois no caso dela nem é medo do arnês ou de entrar no carro, é mesmo a coitadinha ficar enjoada com a viagem...

Aqui não se podem dizer os nomes dos medicamentos, mas alguém costuma usar este tipo de medicação em viagens?...

No caso do cão do diogosvp parece ser mais que simples enjoo. Há um objecto a despoletar reação, por si só, e isso é mais psicológico que físico.

Já experimentou levar o cão numa transporadora em vez de arnês, noutro carro que não o seu? Se tiver oportunidade, experimente, só para observar a reação do animal.
Responder

Voltar para “Cães”