Como abordar... Um criador?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Marrod
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 7:51 pm

quinta mar 28, 2013 8:03 pm

LuisSB Escreveu:Quando se diz "ia cair na ignorância de comprar no OLX" não se percebe realmente a intenção desta afirmação. Pois não sei qual é a ignorância.

Quanto ao tópico em si, não me pronunciei porque uma das primeiras coisas que pergunto quase sempre é quanto custa. O que pode estar errado, mas como valorizo demasiado o meu tempo, não costumo andar com garndes subterfúgios. E nunca odptaria uma postura de pedinte, como se tivesse que ficar agradecido por aceitarem o meu dinheiro.

Já percebi que os criadores não gostam. Mas como sou eu a pagar, temos pena... Talvez seja por isso que aprecio tanto o OLX e as lojas de animais e etc.
Eu também gosto muito de lojas para comprar objectos...

Como para mim animais não são objectos....deve ser por isso que aprecio tão pouco lojas de animais, e que aprecio tanto BONS CRIADORES.
E atenção que em lojas eles são bastante mais caros.

PS - e não, não sou criadora... nem tenho ligação nenhuma a criadores.
Simplesmente gosto de ver animais bem tratados, e detesto vê-los tratados como mercadoria barata...
Marrod
Membro

quinta mar 28, 2013 8:16 pm

LuisSB Escreveu:
Marrod Escreveu:
LuisSB Escreveu:Quando se diz "ia cair na ignorância de comprar no OLX" não se percebe realmente a intenção desta afirmação. Pois não sei qual é a ignorância.

Quanto ao tópico em si, não me pronunciei porque uma das primeiras coisas que pergunto quase sempre é quanto custa. O que pode estar errado, mas como valorizo demasiado o meu tempo, não costumo andar com garndes subterfúgios. E nunca odptaria uma postura de pedinte, como se tivesse que ficar agradecido por aceitarem o meu dinheiro.

Já percebi que os criadores não gostam. Mas como sou eu a pagar, temos pena... Talvez seja por isso que aprecio tanto o OLX e as lojas de animais e etc.
Eu também gosto muito de lojas para comprar objectos...

Como para mim animais não são objectos....deve ser por isso que aprecio tão pouco lojas de animais, e que aprecio tanto BONS CRIADORES.
E atenção que em lojas eles são bastante mais caros.

PS - e não, não sou criadora... nem tenho ligação nenhuma a criadores.
Simplesmente gosto de ver animais bem tratados, e detesto vê-los tratados como mercadoria barata...
Ninguém disse o contrário. Também aprecio animais bem tratados. Mas também gosto de saber logo o preço à cabeça. Como quem paga sou eu gosto de escolher à vontade.
Mas olhe que os criadores que tenho contactado , tirando num caso, disseram-me logo o preço à cabeça. E digo-lhe que numa loja é bem mais caro, e nem LOP entregam. Mas não compra um bom PA por menos de €600.
Numa loja, como eles ficam com comissão pela venda, paga cerca de 900€ ou mais, e nem LOP têm.
Para não falar em problemas de falta de socialização...etc.. Um cachorro de um mês deve estar junto da mãe e dos irmãos, e não fechado num aquário dentro de uma loja.
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

sexta mar 29, 2013 11:52 am

É preciso realçar que, antes de se preocupar com a abordagem ao criador, deve informar-se o mais possível sobre a raça, o seu estado actual, os principais problemas de saúde que a afligem. Deve também saber exactamente para que quer o cachorro que vai comprar.

Adquirir um cachorro PA envolve sempre um risco quanto à sua qualidade futura, já que no acto da compra não vê exactamente como ele vai ser quando adulto. Há algum acordo em que físicamente os cachorros às 8 semanas mostram mais fielmente as características estruturais que terão no futuro, a partir daí o seu crescimento acelerado pode mascarar de algum modo essas características. Daí que as 8 semanas sejam a altura ideal para a visita ao criador.

Questões a colocar ao criador:

- pedir LOPs dos pais da ninhada, documento de aptidão para criar, se fôr sócio do PACP, certificações de provas de trabalho, certificações de despiste de displasia;

- observação pessoal dos progenitores . ou da mãe se o pai fôr de outro canil - tendo em atenção sobretudo o seu carácter - descarte a compra se observar nervos frágeis e taras a ele associadas -

- observação pessoal das condições de higiene em que são mantidas a mãe e a ninhada, bem como a sua relação com o criador - descarte a compra se verificar indiferença ante a presença do criador ou, ainda pior, reacções de evitação; os cachorros devem ser vivos, de aparência saudável, pelo lustroso, sem remelas e sem hérnias umbilicais. Se estiver interessado num macho, verifique se ainda tem os testículos ocultos.

- observação atenta da ninhada sem a presença da mãe ou do criador - como interagem, quem são os mais dominantes na ninhada, quem são os mais tímidos - não se deixe levar pela pena e descarte estes últimos; atire para o meio da ninhada um trapo e veja se "lutam" pela sua posse, quem são os que a conseguem mais vezes; coloque-lhes a comida perto e veja quem chega primeiro à taça.

- peça para separar dois ou três dos que mais lhe agradaram e repita a observação nos mesmos termos; terá assim uma ideia de qual, entre os que escolheu, lhe oferece mais garantias de vitalidade e bom temperamento; bata palmas e veja os que se assustam e os que vêm investigar, curiosos - opte por estes.

- se o carácter dos pais fôr correcto, não escolha, sobretudo se fôr neófito, o mais dominante, mas o segundo -será um cão dominante mas ao mesmo tempo capaz de submeter-se no futuro, portanto mais maleável e menos problemático.

- Feita a observação e a escolha, coloque estas questões ao criador:

- preço - dependendo do nº de cachorros da ninhada e das despesas com a monta, um preço razoável poderá estar numa zona entre os 400 e os 1.000 euros;

- garantias por escrito quanto a displasia da anca e do cotovelo e outras doenças - o ideal é que o criador lhe devolva o dinheiro ou lhe dê outro cachorro com as mesmas condições de partida, ficando para si a decisão de decidir quanto ao destino do cachorro que compra - devolução ou manutenção. A garantia deve ser dada por escrito.

- informe o criador que o cachorro vai ser levado a exposições - tente que o criador lhe devolva parte do dinheiro se não obtiver pelo menos um MB. Por escrito.

- peça a opinião do criador quanto a alimentação e outros cuidados de higiene e sanitários.

Mais importante que tudo o resto - tente fazer-se acompanhar na visita de um amigo conhecedor da raça e em quem confie.

Como já lhe disseram, não escolha na primeira visita - visite vários criadores, tenha calma, tome o seu tempo. Afinal, está a adquirir um amigo para os próximos 10 anos.
Marrod
Membro

sexta mar 29, 2013 12:48 pm

zeca2 Escreveu:É preciso realçar que, antes de se preocupar com a abordagem ao criador, deve informar-se o mais possível sobre a raça, o seu estado actual, os principais problemas de saúde que a afligem. Deve também saber exactamente para que quer o cachorro que vai comprar.

Adquirir um cachorro PA envolve sempre um risco quanto à sua qualidade futura, já que no acto da compra não vê exactamente como ele vai ser quando adulto. Há algum acordo em que físicamente os cachorros às 8 semanas mostram mais fielmente as características estruturais que terão no futuro, a partir daí o seu crescimento acelerado pode mascarar de algum modo essas características. Daí que as 8 semanas sejam a altura ideal para a visita ao criador.

Questões a colocar ao criador:

- pedir LOPs dos pais da ninhada, documento de aptidão para criar, se fôr sócio do PACP, certificações de provas de trabalho, certificações de despiste de displasia;

- observação pessoal dos progenitores . ou da mãe se o pai fôr de outro canil - tendo em atenção sobretudo o seu carácter - descarte a compra se observar nervos frágeis e taras a ele associadas -

- observação pessoal das condições de higiene em que são mantidas a mãe e a ninhada, bem como a sua relação com o criador - descarte a compra se verificar indiferença ante a presença do criador ou, ainda pior, reacções de evitação; os cachorros devem ser vivos, de aparência saudável, pelo lustroso, sem remelas e sem hérnias umbilicais. Se estiver interessado num macho, verifique se ainda tem os testículos ocultos.

- observação atenta da ninhada sem a presença da mãe ou do criador - como interagem, quem são os mais dominantes na ninhada, quem são os mais tímidos - não se deixe levar pela pena e descarte estes últimos; atire para o meio da ninhada um trapo e veja se "lutam" pela sua posse, quem são os que a conseguem mais vezes; coloque-lhes a comida perto e veja quem chega primeiro à taça.

- peça para separar dois ou três dos que mais lhe agradaram e repita a observação nos mesmos termos; terá assim uma ideia de qual, entre os que escolheu, lhe oferece mais garantias de vitalidade e bom temperamento; bata palmas e veja os que se assustam e os que vêm investigar, curiosos - opte por estes.

- se o carácter dos pais fôr correcto, não escolha, sobretudo se fôr neófito, o mais dominante, mas o segundo -será um cão dominante mas ao mesmo tempo capaz de submeter-se no futuro, portanto mais maleável e menos problemático.

- Feita a observação e a escolha, coloque estas questões ao criador:

- preço - dependendo do nº de cachorros da ninhada e das despesas com a monta, um preço razoável poderá estar numa zona entre os 400 e os 1.000 euros;

- garantias por escrito quanto a displasia da anca e do cotovelo e outras doenças - o ideal é que o criador lhe devolva o dinheiro ou lhe dê outro cachorro com as mesmas condições de partida, ficando para si a decisão de decidir quanto ao destino do cachorro que compra - devolução ou manutenção. A garantia deve ser dada por escrito.

- informe o criador que o cachorro vai ser levado a exposições - tente que o criador lhe devolva parte do dinheiro se não obtiver pelo menos um MB. Por escrito.

- peça a opinião do criador quanto a alimentação e outros cuidados de higiene e sanitários.

Mais importante que tudo o resto - tente fazer-se acompanhar na visita de um amigo conhecedor da raça e em quem confie.

Como já lhe disseram, não escolha na primeira visita - visite vários criadores, tenha calma, tome o seu tempo. Afinal, está a adquirir um amigo para os próximos 10 anos.
Excelente descrição.
Muito obrigada! Aprendi uma série de coisas!
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sexta mar 29, 2013 1:39 pm

Boas...

Excelente como sempre o JCSousa... Grande abraço e Boa Páscoa...!!!

Escaparam só umas coisitas...

1. Não é preciso ser sócio do PACP, ou da agora renascida Associação, para ter exames radiológicos...

2. Um criador conscensioso terá o teste de Campbell feito e mostrará os resultados por cachorro, não vendo necessidade e exactidão na repetição de parte do teste...

3. Nunca o criador poderá garantir um MB numa exposição, se a escolha for do comprador... Todos sabemos como são díspares as morfologias de uma ninhada...

O resto... cinco estrelas... Reforçando eu, que demore mesmo muito tempo, e leia muito sobre a raça e sobre o acasalamento efectuado... Características dos pais e exemplos anteriores do mesmo acasalamento... e depois, sempre precisa... Sorte!

Marrod, compra um bom PA por menos de 600€, sim senhor!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

sexta mar 29, 2013 2:54 pm

Boa Páscoa para si também, amigo.

Quanto ao tema:

1. Nunca disse tal coisa, disse apenas que, caso fosse sócio, lhe fosse pedido o apto de cria;

2. O criador pode ter feito o teste de Campbell, mas eu acho que ele não deve ser feito por alguém que o cachorro conheça; daí a alternativa.

3. Concordo, mas se lhe perguntar se acha que vai ser um PA bonito e ele responder que sim, então já faz sentido...

Oftopic: então a APCPA ressuscitou? Ando mesmo fora do meio...

Abraço.
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sexta mar 29, 2013 3:07 pm

zeca2 Escreveu:...

Oftopic: então a APCPA ressuscitou? Ando mesmo fora do meio...

Abraço.

É mesmo isso... Parece que andam aí umas tentativas de refundação... Agora que o PACP tem novos Órgãos, surge a tentativa de refundação(acho que a palavra está na moda) da Associação...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Cariocando
Registado: sábado nov 03, 2012 8:28 pm

sexta mar 29, 2013 11:07 pm

Obrigado a todos pelas respostas. Fiquei bastante elucidado devido a certas respostas (uau!), muito obrigado, informação concisa e clara.

Já tinha lido, como disse, uns tópicos inamomíveis aqui na Arca acerca do LOP, despistes de certas doenças, classificação em provas e exposições, ou seja, já sabia o que procurar, mas aprender nunca é demais.

Bom, vim aqui para dizer que já contactei os criadores, uns via email, outros via telefónica, e por agora ficaram agendadas duas visitas, a dois criadores distintos. Sei que ambos são muito bons, considerados naquilo que fazem, e, perante duas visitas que me vão parecer excelentes, com cães de linhagens excelentes, nem sei como escolher. Mas bom, se tudo o resto estiver ok, como julgo que vai estar (despistes, LOPs, higiene, classificações, etc.) acho que vou ter que escolher o que mais me agradar, mas mais visitas farei.

Ah, e não referi nada do preço, como me aconselharam aqui. Vou deixar que seja o criador a puxar o tema, embora, por agora, isso não seja nem a minha décima preocupação/pensamento.

Estou ansioso e nervoso. Desejem-me boa sorte :)
Marrod
Membro

sexta mar 29, 2013 11:14 pm

Cariocando Escreveu:Obrigado a todos pelas respostas. Fiquei bastante elucidado devido a certas respostas (uau!), muito obrigado, informação concisa e clara.

Já tinha lido, como disse, uns tópicos inamomíveis aqui na Arca acerca do LOP, despistes de certas doenças, classificação em provas e exposições, ou seja, já sabia o que procurar, mas aprender nunca é demais.

Bom, vim aqui para dizer que já contactei os criadores, uns via email, outros via telefónica, e por agora ficaram agendadas duas visitas, a dois criadores distintos. Sei que ambos são muito bons, considerados naquilo que fazem, e, perante duas visitas que me vão parecer excelentes, com cães de linhagens excelentes, nem sei como escolher. Mas bom, se tudo o resto estiver ok, como julgo que vai estar (despistes, LOPs, higiene, classificações, etc.) acho que vou ter que escolher o que mais me agradar, mas mais visitas farei.

Ah, e não referi nada do preço, como me aconselharam aqui. Vou deixar que seja o criador a puxar o tema, embora, por agora, isso não seja nem a minha décima preocupação/pensamento.

Estou ansioso e nervoso. Desejem-me boa sorte :)
Boa sorte na escolha do cachorro! :)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mar 29, 2013 11:22 pm

Eu não disse para não abordar o preço... claro que deve perguntar, só não o deve fazer como primeira questão ou abordagem.

óbvio que o preço é importante para toda a gente e não faz sentido estar a namorar uma ninhada se não se tem budget para a aquisição ou esta não é negociável para um valor comportável para o comprador.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Cariocando
Registado: sábado nov 03, 2012 8:28 pm

sexta mar 29, 2013 11:45 pm

Não estava a falar de si, dinodane, mas do user fontedasbicas. Nenhum dos dois me disse para não abordar, mas apenas para não ser a primeira coisa.

Eu estabeleci um preço, até aos 1100€. Não creio que seja pouco, mas vi um criador que no próprio site tinha indicado o preço (de uma ninhada mais antiga, de há 2 ou 3 anos, julgo) e pedia 2000€ por cachorro. Portanto, era essa a minha dúvida, se seria muito ou pouco o preço que estabeleci. Claro que dinheiro para despesas com o animal, e eventuais despesas que nao se estejam à espera (infortunios, doenças inesperadas, acidentes, etc. que exijam contas avultadas no vet), mas para mim dar mais de 1100€ por um exemplar que quero, essencialmente, para pet, parece-me demais.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta mar 29, 2013 11:59 pm

Se tem esse budget para "gastar", penso que nem terá de se preocupar muito com o preço do cão, salvo algumas raças, poucas, os preços praticados rondam entre os 600€ e os 1000€, claro dependendo das raças e da qualidade do cão, mas para o seu objectivo, pet, penso que isso chegará e sobrará! :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Responder

Voltar para “Cães”