Criador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ARibeiro1990
Membro
Registado: quarta dez 26, 2012 9:00 pm

domingo abr 14, 2013 9:53 pm

E eu disse que ele tinha de viver exclusivamente disso?
Eu disse que essa conversa de mel toda em que falam no amor incondicional e blá blá blá é muito bonita mas eles estão interessados no dinheiro que os animais lhes rendem. É fazer dinheiro à custa dos animais e nada mais.
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

domingo abr 14, 2013 9:58 pm

ARibeiro1990 Escreveu:Se não rendesse não havia criadores. :wink:
Havia sim, só por amor à "arte" 8)
lunathar
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2012 3:17 pm

domingo abr 14, 2013 9:59 pm

Discordo.
Uma ninhada em condições sai muito caro!
O que dá dinheiro é fazer criandeirice ^
Vender cães sem lop sem despiste de doenças sem nada por 150/200€ apenas por serem parecidos com raça X Y ou Z
isso é quase tudo lucro até pq os gastos com a ninhada são quase 0
visto muitos cachorros saírem sem vacinas e sem desparasitações
Agora criação selectiva não dá tanto lucro quanto parece
zitapets

segunda abr 15, 2013 1:40 pm

Tópico editado. Por favor resolvam questões particulares via mensagem privada.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda abr 15, 2013 4:06 pm

Não estejam para aí a fingir! Foi a criar que todos enriquecemos à bruta.

O último Gulfstream que comprei foi pago com uma ninhada. A ver se faço outra para decorar as casas de banho com torneiras de ouro.
lunathar
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2012 3:17 pm

segunda abr 15, 2013 4:10 pm

WaterMonitor Escreveu:Não estejam para aí a fingir! Foi a criar que todos enriquecemos à bruta.

O último Gulfstream que comprei foi pago com uma ninhada. A ver se faço outra para decorar as casas de banho com torneiras de ouro.
:lol: :lol: :lol: :lol:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda abr 15, 2013 4:12 pm

Floripes3 Escreveu:Desculpem lá, mas tal texto só me dá para isto: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
X2
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

segunda abr 15, 2013 5:48 pm

Exercício para "tirar teimas":

Imagine-se o criador X, com duas cadelas reprodutoras PA, sendo que uma delas teve uma ninhada de 6 cachorros. Despesas:

1. alimentação das cadelas durante um ano (premium):
2. custos com a monta (ou alimentação do macho se fôr do canil):
3. Rx para confirmar gestação:
4. Desparasitação da cadela:
5. 1ª e 2ª vacinação dos 6 cachorros:
6. Desparasitações dos 6 cachorros:
7. Despesas burocráticas no CPC e no PACP, se fôr caso disso:
8. 3 sacos de ração para cachorros (premium):
9. custos com provas de trabalho e aptos de cria se fôr caso disso:
10. custos com 3 exposições de estrutura com a reprodutora:

Penso serem estes os custos fundamentais, mas quem se "quiser molhar" pode acrescentar outros que me tenham escapado.

Se algum criador se disponibilizar é só pôr à frente de cada item o custo aproximado... depois é só dividir por 6 e temos um valor aproximado por cachorro, só para não ter prejuizo.

Note-se que calcular custos do tempo gasto não vale... O tempo que se gasta por hobby não se deve contabilizar, na minha opinião.

Podem colaborar criadores doutras raças, eliminando os items específicos para o PA.

Esperemos por dados concretos para tirar algumas conclusões.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda abr 15, 2013 5:55 pm

Não que isto adiante porque todos sabem que nós somos milionários, mas aí falta:

- Despesas de testes (saúde) com reprodutores

- Despesas com veterinários de reprodutores e bebés quando a coisa corre mal.

- Prejuízo quando oferecemos exemplares

E de momento não me lembro de mais nada que queira partilhar com o mundo.

:lol:
zeca2
Membro Veterano

segunda abr 15, 2013 6:05 pm

Acrescentamos então o seu 1º item, que é pertinente

Quanto aos outros dois vamos partir da hipótese de que tudo corre normalmente e que não há ofertas. Distribuir o valor do cachorro oferecido pelos outros significa que não oferecemos nada - quem paga são os compradores dos outros cachorros...

Gostaria de ver valores em euros, não deve ser assim tão difícil...
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça abr 16, 2013 9:18 am

Para algumas raças, pode acrescentar inseminação e cesariana...
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça abr 16, 2013 9:19 am

haaa e aquelas maternidades XPTO com luzes e afins....
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
zeca2
Membro Veterano

terça abr 16, 2013 10:02 am

zeca2 Escreveu:Exercício para "tirar teimas":

Imagine-se o criador X, com duas cadelas reprodutoras PA, sendo que uma delas teve uma ninhada de 6 cachorros. Despesas:

1. alimentação das cadelas durante um ano (premium):
2. custos com a monta (ou alimentação do macho se fôr do canil):
3. Rx para confirmar gestação:
4. Desparasitação da cadela:
5. 1ª e 2ª vacinação dos 6 cachorros:
6. Desparasitações dos 6 cachorros:
7. Despesas burocráticas no CPC e no PACP, se fôr caso disso:
8. 3 sacos de ração para cachorros (premium):
9. custos com provas de trabalho e aptos de cria se fôr caso disso:
10. custos com 3 exposições de estrutura com a reprodutora:

Penso serem estes os custos fundamentais, mas quem se "quiser molhar" pode acrescentar outros que me tenham escapado.

Se algum criador se disponibilizar é só pôr à frente de cada item o custo aproximado... depois é só dividir por 6 e temos um valor aproximado por cachorro, só para não ter prejuizo.

Note-se que calcular custos do tempo gasto não vale... O tempo que se gasta por hobby não se deve contabilizar, na minha opinião.

Podem colaborar criadores doutras raças, eliminando os items específicos para o PA.

Esperemos por dados concretos para tirar algumas conclusões.
Bem, chegados aos números, parece que a discussão esfriou... vou dar uma ajuda, com preços estimados, porque já estou um bocado desactualizado:

1. 600
2. um bom macho - 1.000
3. 50
4. 20
5. 150
6. 30
7. 130
8. 200
10.300
11. Despistes - 100

TOTAL DE CUSTOS - 2.580 euros
CUSTO POR CACHORRO - 430 euros

É evidente que há aqui items cujo custo pode variar bastante: o custo da monta sai gratis se o cão for do criador, ou pode sair pelo dobro se o cão fôr o campeão do mundo; os despistes variam em função das doenças despistadas, mas devem ser divididos pelo nº de partos de cada cadela; no caso de cães de trabalho, um BH pode valer 600 euros, o grau 1 pode valer 2.500. A inseminação artificial, já referida, não ficará mais cara que o preço da monta. A cesariana não foi considerada, mas deve ser acrescentada aos custos naquelas raças em que tem mesmo de ser feita.

Penso que esta estimativa já deve dar uma ideia do preço mínimo expectável por cachorro, numa ninhada média. A maior ou menor nº de cachorros, o preço será menor ou maior.

Parece-me, pois, que esta é uma forma honesta e objectiva de encarar esta discussão, partindo de exemplos concretos.

Uma última nota para dizer que aceito perfeitamente que um criador tenha lucro com as ninhadas. Nas poucas que fiz "oficialmente" tive sempre um lucro razoável, que reinvestia em instalações/equipamentos, de tal forma que no global a minha fase de criador se saldou num prejuizo de alguns milhares de euros...
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

terça abr 16, 2013 10:24 am

Quanto a ser rentável ou não é algo que não me incomoda, mas este texto é de uma lamechice de primeira e dá vontade de rir. Parece Deus no céu e criadores na terra, bem vindos os que Criais mas não os que criam. Vinde descansar as rótulas magoadas e gozar o cruzeiro de luxo de que abdicaram.
Quem escreveu esta coisa?
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
zeca2
Membro Veterano

terça abr 16, 2013 10:48 am

Pois, mas este é um tema recorrente e sempre tratado com meias tintas. Como em muitos outros temas, a verdade está no centro: a criação não dá para enriquecer nem para ir à miséria... e a questão não está no lucro mas na forma honesta de criar.
Responder

Voltar para “Cães”