"E, também como é evidente, comece em casa, com o ambiente controlado, e com elevada probabilidade de sucesso nas primeiras vezes: ou seja, não ponha um bocado de comida à frente dele e diga "deixa", porque ele vai comer a comida e vai "queimar" o comando. Existem tutoriais pela net fora, mas se lhe interessar posso descrever os passos noutra mensagem."
Se pudesse ajudar neste ponto ficava bastante agradecido.
Como evitar que os cães comam porcarias do chão
Moderador: mcerqueira
Quanto a patos, é sempre complicado gerir, eles não são bons a fugir, e muitos estão dentro de água... aí vai depender da tendência do seu cão ir para dentro de água, etc. etc. O melhor é mesmo não soltá-lo perto de lagos com patos.fradik Escreveu:Óptimo post pela excelente análise que fez do meu cão, apenas pelo que tenho escrito aqui. Realmente ele tem um forte instinto de caça pois a perseguição a pombos e patos são um problema que lido e corrigo diáriamente com ele na rua e nos jardins.
Quanto aos pombos, é mais fácil. Eles acabam por levantar vôo, pelo que, nesse caso, eu juntava-me a ele na festa. "Olha um pombo... 'bora lá... e corria com ele atrás dos pombos". (lembro-me de ter lido esta dica há uns tempos (em relação a esquilos), e de facto, a médio prazo melhora imenso o controlo que temos, pois ele passa a ver-nos como compinchas de brincadeira e não como desmancha-prazeres; se eu encontrar esse texto, eu coloco aqui o link); assim fica mais fácil de obter resposta quando nós dizemos que não é para perseguir... por oposição a dizermos sempre, sempre que não é para ir. Não sei se me expliquei bem.
Bom, aí tudo depende do grau de controlo que o fradik tem sobre essa actividade. E, se, como diz, o seu cão só começa quando o fradik dá a ordem, e termina mal o fradik diz para terminar, então comece a generalizar essa actividade para situações com mais distracções. Se apenas mantém essa actividade em casa, ele pode ser mestre nisso, mas assim que chega lá fora, ele nem sequer vai transpor o que aprendeu em casa para a rua, e vai entrar noutro "modo". Vá fazendo a transição, mas não comece com o nível de exigência que já tem dentro de casa. Não vá já para o parque onde tem muitas distracções. E vá começando com trela para impedir que ele seja recompensado por acções inconvenientes.A brincadeira de esconder coisas em casa (ração, biscoitos, etc) já a faço desde que ele é pequenino e inclusive tenho andado a pensar se essa brincadeira não será a causa do problema que lido agora na rua. Em casa mostro-lhe os biscoitos, digo para ele ficar quieto, vou esconder pela casa todo e dou a ordem de "busca" quando já tiver tudo escondido. Não falha um e ele fica quieto até eu dizer que ele pode ir procurar!
Sim, ele tem aspecto de pastor, de onde deverá todo esse instinto de presa. Mas o importante não são os ancestrais e as parecenças; o importante é o comportamento que ele, de facto, tem. Ele até poderia parecer um galgo; se ele tem esse instinto todo, então trate-o desse modo.Quando a ser um cão de caça, pelo aspecto não parece. Ele foi adoptado da rua com 2 meses e parece-me ter mais parecenças com um cão pastor do que outra coisa qualquer. O vet disse-me que ele tem kker coisa de PA (Focinho e Orelhas que nesta foto estão para baixo mas já levantaram). Posto-lhe aqui uma foto do meu cão para perceber do que falo.
Pois, isso aí já é mais comum. O papel é atraente enquanto objecto, provavelmente mais ainda quando há uma rajada de vento que o torna objecto em movimento. Mas assim que chega na boca, não só não tem sabor como nem dá muito para afiar o dente...Quanto ao largar sempre, não, ele não larga sempre. Se forem papeis e coisas assim larga, mas ossos por exemplo já tenho mais dificuldades e tenho de ir lá abrir-lhe a boca para ele largar.
Se não tem problemas em retirar-lhe o que quer que seja da boca, menos mau. Mas tenha cuidado com isso; se o seu cão começa a prever que o fradik lhe vai retirar da boca o osso que ele acabou de colher, ele pode tentar engoli-lo, por reflexo, e isso pode pô-lo em problemas.
Mais uma vez, a melhor forma de evitar este problema é antecipar-se. Enquanto o seu cão ainda tem este hábito bem aceso, vá controlando ao máximo os passeios, e vá "botando o olho" no passeio sempre com uns metros de antecedência; quando passar por alguma tentação, redirija a atenção dele para si, e evite que ele reforce o hábito. Um pouco mais para a frente, quando sentir que já tem um "deixa" (por antecipação, e não um "larga", ok?) minimamente seguro, passe para a rua e, quando vir um objecto melindroso, diga o comando, e caso ele passe sem investir sobre o objecto, recompense. Quanto mais fortes e memoráveis, e quanto mais frequentes forem as recompensas, mais rápido o hábito vai desaparecer.
Pelo que já entendi, ele já terá algum nível de aprendizagem, pelo que não será, propriamente, começar do zero, ainda assim vou fazer isto como se fosse do zero; fica ao critério do fradik começar por onde vir que se ajusta melhor ao seu caso.fradik Escreveu:"E, também como é evidente, comece em casa, com o ambiente controlado, e com elevada probabilidade de sucesso nas primeiras vezes: ou seja, não ponha um bocado de comida à frente dele e diga "deixa", porque ele vai comer a comida e vai "queimar" o comando. Existem tutoriais pela net fora, mas se lhe interessar posso descrever os passos noutra mensagem."
Se pudesse ajudar neste ponto ficava bastante agradecido.
0. Tente fazer o exercício antes da refeição; assim, ele terá mais interesse pela comida que terá para lhe oferecer; assim, pode simplesmente usar a própria ração, e evitar usar coisas mais apetitosas mas menos saudáveis. Aliás, até pode substituir a refeição pelos pedaços de ração que vai usar. Meça a quantidade que normalmente iria dar de jantar ao seu cão, mas não a ponha no prato. Deixe-a no copo e vá usando no exercício. Se, no fim, sobrar, pode colocar no prato, claro.
1. Pegue num pedaço de ração, deixe-o cheirar, e diga "deixa" (se já usa esta palavra para outro comando, como parece ser o caso, use outra palavra qualquer; pelo cão até pode usar 'Japão', 'garfo' ou alface'; mas, por si, convém que seja algo que lhe saia naturalmente...). Enquanto o seu cão estiver a cheirar, lamber, mordiscar, não abra a mão. Assim que ele parar, abra-a. No princípio, abra a mão (recompense) ao mínimo gesto que indicie um afastamento.
2. A dada altura o seu cão já se vai afastar da sua mão automaticamente. Isto é bom, claro, mas certifique-se que diz sempre o comando, espera um pouco, e depois é que lhe dá o pedaço. Lembre-se que o intuito não é ensinar o seu cão a afastar-se, mas fazê-lo entender o significado do comando.
3. Assim que vir que isto está minimamente solidificado, vá aumentando o grau de exigência. Primeiro aumento: peça um tempo cada vez maior entre o afastamento e a abertura da sua mão. Faça isto sistematicamente e não faça grandes avanços de uma vez.
4. Segundo aumento: deixe a mão aberta e repita o procedimento dos pontos 1 e 2. Se com a mão fechada o seu cão já aguentava 15 segundos, com a mão aberta não espere tanto tempo; volte a estipular um período muito curto entre a acção (desejada) do seu cão e a dádiva do pedaço de ração. Ah, mantenha uma distância razoável para poder ter tempo de fechar a mão caso o seu cão invista para colher o pedaço.
5. Faça o mesmo, mas com uma distância mais curta.
6. Ponha o pedaço de ração no chão e repita os procedimentos. Uma nota; há quem defenda que, nesta fase, nunca se deva deixar o cão comer o pedaço quando ele está no chão. Assim, quando for para "soltar" o seu cão e deixá-lo comer, pegue no pedaço de ração e faça-o comer da sua mão. A ideia é não habituá-lo a apanhar coisas do chão. Eu tenho as minhas dúvidas que isto seja assim tão linear, mas, como a ideia será aplicar isto tudo justamente para evitar que ele apanhe coisas do chão, então nada como cumprir essa recomendação. Mal não fará, certamente.
7. Repita várias vezes o ponto 6, em situações diferentes, com pessoas diferentes; generalize ao máximo.
8. Assim que vir que isto está solidificado, substitua os pedaços de ração por algo mais tentador. E vá sempre subindo a "parada"; cada vez as coisas apresentadas serão mais apetitosas e em maior quantidade, a distância mais curta, o dono mais longe, e o tempo de espera será maior.
9. Vá começando a praticar na rua, começando do ponto 1.
Mas não tem de começar na rua só nesta altura. Por exemplo, quando estiver na fase 3 ou 4, pode começar a fase 1 na rua.
10. Mesmo que a dada altura deixe de praticar isto com muita frequência, nunca dê o comportamento como adquirido, e, assim só em jeito de lembrança, vá fazendo este exercício de vez em quando.
Isto porque, quando se acha que um comportamento foi "aprendido", a aprendizagem pára, e, invariavelmente, o comportamento vai degenerando lentamente. Tal como um comportamento indesejado tende a perder a frequência se não for cultivado e praticado, o mesmo acontece com os comportamentos desejáveis.
Alho NÃO!!!!!! É TÓXICO!!!! Assim como a cebola!! Pode provocar uma anemia!!! ...........diogosvp Escreveu:ha um exercicio fácil e com o qual os cães aprendem rápido.
Pegar naquelas salsichas para churrasco, fazer-lhe um tunel com aquelas ferramentas de tirar os caroços a fruta e rechear com algo que o cão não goste como gomos de limão, cascas de laranja, alho, malaguetas, especiarias, etc. Convem experimentar primeiro e ver qual é o sabor que ele menos gosta.. já me aconteceu ter cães que adoram piri-piri e malaguetas por exemplo (com exte último foi alho). Depois tapa as extremidades para o cão não cheirar o interior.
Depois sempre que for a rua esconde previamente a salsicha num sitio. Passa lá com o cão e dá lhe a ordem "NÃO". se ele comer na mesma, vai sentir um sabor repulsivo e vai começar a associar o NÃO do dono a algo que não presta... Rapidamente aprendem a não comer...
Conheço um labrador que os donos tentaram com tudo o que podiam... a última foi pimenta rosa (disseram que nenhum cão gostava) e o cão devorou e queria mais. O melhor mesmo é ensinar o cão a prestar atenção ao dono, ensinar o larga (dizer larga mesmo antes do cão ter seja o que for na boca); com muita insistência e paciência o cão vai lá e aprende. Eu uso técnicas de reforço positivo quando o cão larga o que lhe interessa e passa a olhar para mim, resulta.
Editado: peço desculpa por ter repetido informação, eu li que alguém tinha usado alho para o cão não comer porcaria e saltou-me a tampa

Só quero acrescentar uma coisa... cuidado na praia com os peixes e etc... muitas vezes no meio dessa bichadara está também um anzol...
a sério? não fazia ideia..Alho NÃO!!!!!! É TÓXICO!!!! Assim como a cebola!! Pode provocar uma anemia!!! ...........

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Se é tóxico ou não, não faço ideia. Mas quando a Bulldog de uns amigos tentou fazer um auto-refogado ingerindo alho, cebola e louro, foi direitinha para o vet. E mal.
Ena que mistelga! xD pois...WaterMonitor Escreveu:Se é tóxico ou não, não faço ideia. Mas quando a Bulldog de uns amigos tentou fazer um auto-refogado ingerindo alho, cebola e louro, foi direitinha para o vet. E mal.
LOL sim, peço desculpa se a minha resposta saiu meia torta, mas era para não passar despercebida!

Todas as plantas da família alium são tóxicas para cães e gatos. Acho que há uns tópicos sobre isso. Onde também se fala do chocolate, café, álcool, xilitol, uvas (ainda com mecanismo desconhecido) e abacate (se a memória não me está a falhar)
Na altura, pelo que entendi são sempre tóxicas... mas eu sempre dei uns restos de arroz cozinhado para nós (que obviamente leva cebola) aos meus piquenos (não se deve dar blá blá, I know) e nunca tive problemas com isso. (Tento sempre tirar ao máximo separar as cebolas e os alhos... mas há sempre um pedacinho outro que acaba por ir)Lourenca Escreveu:Eu li o mesmo. Só nao cheguei a perceber se no caso do alho e cebola, só sao tóxicas cruas ou também cozinhadas.
Acho que é uma questão de intoxicação aguda e não crónica...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Obrigada pelas dicas que aqui deram, a Vicky aprendeu à custa de uns puxões de trela (antes da asneiras) e de umas palmadecas (depois da asneira), e consegui que percebe-se uma ordem "levanta o nariz do chão" (para evitar que ela apanhe) e hoje mesmo solta resulta (quase) sempre, é uma ordem extensa e não sei exatamente a parte que ela percebe mas resulta LOL
Se for apanhada em flagrante larga.
Já o senhor Simba já entende o não mexe/ levanta o nariz do chão mas se me apanha distraída e ralho com ele engole tudo o que tiver na boca, principalmente se me aproximar dele, pelo que temos de treinar o "deixa".

Já o senhor Simba já entende o não mexe/ levanta o nariz do chão mas se me apanha distraída e ralho com ele engole tudo o que tiver na boca, principalmente se me aproximar dele, pelo que temos de treinar o "deixa".

<p class="MsoNormal">"Quanto mais conheço os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? não, não podia, não era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcança... mas sempre quando menos se espera! </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini “pestes” a Vicky e o Simba!</p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? não, não podia, não era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcança... mas sempre quando menos se espera! </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini “pestes” a Vicky e o Simba!</p>
Boas!
Tambem estou com esse problema.
Não sei o q fazer mais...
Estou a ponderar seriamente chamar dois treinadores cá a casa para me ajudarem.
O meu cachorro, cerca de 5 meses, come praticamente tudo do chão.
Anda sempre com trela, puxo quando vejo algo q ele possa pegar mas logo a frente faz igual... Parece q cada vez ta pior
Tambem estou com esse problema.
Não sei o q fazer mais...
Estou a ponderar seriamente chamar dois treinadores cá a casa para me ajudarem.
O meu cachorro, cerca de 5 meses, come praticamente tudo do chão.
Anda sempre com trela, puxo quando vejo algo q ele possa pegar mas logo a frente faz igual... Parece q cada vez ta pior

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 17, 2011 8:40 pm
Recentemente acolhi duas cadelas de rua. Elas no início queriam sempre ir para tudo o que era caixote do lixo, apanhavam coisas do chão para comer, nem que fossem pedras e papéis.. tudo. Só quando as tive percebi a quantidade de lixo que existe no chão das ruas...
Inicialmente o que fiz foi alimenta-las antes dos passeios.. não muita quantidade. Estar sempre atenta ao comportamento delas e ao chão. Quando se preparavam para comer algo, dava um puxão na trela e dizia "NÃO".
Agora, passados 2 meses, uma já passa por porcarias no chão e nem liga.. a outra ainda necessita de um pouco mais de treino.
Quando as solto para correrem tento que elas se foquem sempre em mim e que não se afastem muito longe, para que não comam nada sem eu ver. Ao longe o "NÃO" já começa a funcionar bem.
Mas como cada cão é um cão, não sei se isto resultará consigo. Bpa sorte!
Inicialmente o que fiz foi alimenta-las antes dos passeios.. não muita quantidade. Estar sempre atenta ao comportamento delas e ao chão. Quando se preparavam para comer algo, dava um puxão na trela e dizia "NÃO".
Agora, passados 2 meses, uma já passa por porcarias no chão e nem liga.. a outra ainda necessita de um pouco mais de treino.
Quando as solto para correrem tento que elas se foquem sempre em mim e que não se afastem muito longe, para que não comam nada sem eu ver. Ao longe o "NÃO" já começa a funcionar bem.
Mas como cada cão é um cão, não sei se isto resultará consigo. Bpa sorte!
"Saving just one dog won't change the world, but surely it will change the world for that one dog"