Olhem só onde isto já chega.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sexta abr 26, 2013 1:11 pm

indigo003 Escreveu:mas isso ja tem a ver com o conceito de domesticacao! ao domesticar o cao, tornamo nos responsaveis por, de acordo com a nossa consciencia, fayer as melhores opcloes para eles!

o resto sao opinioes! :wink:
Nem mais!

O maior erro acerca das noções de "ordem natural" e afins tem a ver com acharmos que essa ordem é uma coisa que já está estabelecida, que é imutável, e sobre a qual o homem não tem influência. É claro que cultura e natureza são conceitos opostos, mas a evolução cultural influência a própria evolução natural (e o inverso também, claro). Ora, o simples argumento de que a ordem natural é X, logo, tudo o que se faça depois vai contra a ordem natural é falacioso "por natureza".
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sexta abr 26, 2013 1:35 pm

é isso.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta abr 26, 2013 1:39 pm

Fiquei :evil: - :evil: - :evil: - :evil: - :evil: - :evil: com isto tudo por várias razões (já conhecidas para alguns) e a diversos níveis. Vou só nomear mais um.
Uma pessoa tenta aceder a informação para formar, fundamentar e decidir por um juízo (seja ele o que for, sobre o que for) e acaba lobotomizada por propaganda Goebbeliana, quando branqueiam, desdramatizam e querem fazer crer que uma acção de carácter definitivo, com os efeitos que tem, são previsíveis.O que não é bem assim.
Nunca emprenhem pelos ouvidos, sejam muito críticos e nunca embarquem em "cantigas"/cruzadas. Procurem sempre o melhor para o vosso canideo em particular
Mais uma vez, repito.
Se o quiserem fazer, faça-no, no mínimo dos mínimos após o 1º cio e com o canídeo já "aberto"(já maturado fisicamente psicologicamente) e mesmo assim façam figas.
diogosvp
Membro Veterano

sexta abr 26, 2013 1:51 pm

LuisSB Escreveu:
Certamente, mas ainda não foi capaz de alterar totalmente a sua fisiologia. Quando privamos um ser vivo, seja domesticado ou não, de um órgão estamos a provocar alterações na sua fisiologia, com repercussões ao nível do comportamento, que, por mais estudadas que sejam, serão sempre incompletas tendo em conta a evolução do animal enquanto ser vivo.

Sou muito céptico no que toca a querer interferir demasiado na ordem natural das coisas... tanto mais que os bichos raramente conseguem queixar-se ou, pelo menos, nós não os conseguimos entender.
Quanto ao nivel fisiológico não sei, porque não sou veterinário ou coisa que se pareça, mas a nivel fisionómico ja o alterou muito. Basta olhar para um pincher e um mastim inglês para perceber.
diogosvp
Membro Veterano

sexta abr 26, 2013 2:04 pm

Botas, não se zangue. Eu não tenho os dados aqui comigo, mas a ideia que tenho é que a esterilização das fêmeas antes do primeiro cio, reduz em muito a probabilidade de incidência de tumores mamários. Mas posso estar errado, nunca tive fêmeas e como tal não ando muito informado a esse respeito.

No caso deste meu cão, o júlio que está com quase 7 meses, foi esterilizado por aconselhamento do veterinário e do treinador. Como os meus pais tem um arraçado de boxer com pit bull, ambos acharam melhor esteriliza-lo antes de estando o minimo possivel sob influência hormonal, para evitar futuras disputas na presença de femeas por exemplo. Eu até me oponho um bocado a esterilização de machos, ate porque em termos de saude, não há grandes mais valias, mas como ambos recomendavam, fi-lo. Espero não me vir a arrepender...

Agora, sem zangas e sem chatices, será que alguem me pode explicar calmamente quais as eventuais consequências de o ter feito tão cedo.? Sei que me devia ter-me informado melhor antes, mas como me disseram que quanto mais cedo melhor, confiei.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta abr 26, 2013 2:25 pm

Segundo estudos que li, e não faço a mínima ideia onde estão porque foi um criador americano que me mandou há anos, as consequências de o ter castrado cedo são terríveis, macabras, capazes de desencadearem uma catástrofe mundial, ou seja, não são nenhumas.
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

sexta abr 26, 2013 2:53 pm

Encontrei mais um "paper científico" da Universidade de Ultrecht na Holanda, ou seja, é um "pouco" mais imparcial.

http://www.ivis.org/proceedings/scivac/ ... n.pdf?LA=1

Vou tentar encontrar mais.

Entretanto...Sabiam que uma coelha não ovariohisterectomizada tem 80% de probabilidade de vir a desenvolver tumor uterino (carcinoma)? :o
Última edição por ZezinhoManel em sexta abr 26, 2013 3:31 pm, editado 1 vez no total.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sexta abr 26, 2013 3:11 pm

Eu sou a favor da castração (caso não se tenha interesse em reproduzir o animal). Se está lá é para ser usado, se não é usado não está lá para fazer nada. Sempre tive cães não castrados e sempre que cheiravam alguma bitcha com o cio era choradeira, queriam ir queriam ir queriam ir. Se me fugiam obedeciam à chamada mas depois era outra vez choradeira. Entravam em stress, pegavam-se com cães com que eram amigos desde sempre (depois da dita cuja já não estar com o cio voltavam a dar-se bem).
O que agora tenho castrei-o. Continua a ser um cão sociável, adora pessoas e crianças e caso passe por uma cadela com o cio não está nem aí. É excelente para mim e é excelente para ele. Escusa de passar por esse tipo de ansiedade. Não lhe alterou a personalidade nem o nível de actividade; muito menos lhe alterou o apetite (continua a comer ração normal) ou aumentou de peso.
Quanto aos estudo que para aí anda dos "long term effects...", "I don't buy it". Primeiro porque as raças escolhidas para estudar a incidência de certos tipos de patologias já são, por si só, predispostas. Segundo, porque não é um estudo sobre cães com a mesma linhagem. Ou seja, o estudo seria mais válido caso estivessem a comparar irmãos com genética semelhante... caso contrário há muita variabilidade no estudo.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sexta abr 26, 2013 3:52 pm

Cada vez há mais e mais opiniões contrárias sobre variadíssimos temas, seja este ou seja outro...
É impossível chegarem à opinião mais correta. Hoje já nada é tão objetivo assim, mesmo a ciência que era considerada tão objetiva, agora já se pode ver que é bem subjetiva.

Eu sou a favor da esterilização(exceto para CRIADORES daqueles que merecem ser chamados assim), seja em fêmeas seja em machos, mas depois do 1º cio, ou 2º cio até, depende, eu acho que o animal deve estar perfeitamente desenvolvido antes de ser esterilizado/castrado.

Como tudo na vida há que haver vantagens e desvantagens e cabe ao dono analisar ambas para decidir qual a melhor opção.

Não me arrependo de ter escolhido a esterilização para a minha Pucca, nunca vi cadela tão saudável com quase 4 anos, tudo o que foi tendo, coisinhas de nada ou nada apenas foram causadas pela "mãe/dona galinha - EU", engordou muito a partir da esterilização mas é super ativa de for incentivada, seja a caminhar, seja a correr e mesmo gorda mantem-se saudável, e hei sempre de esterilizar/castrar cães meu!
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

sexta abr 26, 2013 11:45 pm

Para mim está a ser extremamente difícil formar uma opinião quanto a este assunto.
Desde que adoptei a Kaya que tenho pensado neste assunto e até hoje não consegui chegar a uma conclusão.Será melhor esterilizar? Mas porque é que hei-de mexer no que está bem? Não sei...
diogosvp
Membro Veterano

sábado abr 27, 2013 9:11 am

kat149 Escreveu:Para mim está a ser extremamente difícil formar uma opinião quanto a este assunto.
Desde que adoptei a Kaya que tenho pensado neste assunto e até hoje não consegui chegar a uma conclusão.Será melhor esterilizar? Mas porque é que hei-de mexer no que está bem? Não sei...
Kat, eu sou da opinião que nos cães não se deve mexer, por não desenvolver grande benefícios para a saúde. No caso das fêmeas é diferente. Há estudos que dizem que as fêmeas esterilizadas podem têm regra geral uma esperança média de vida mais longa (cerca e 1,5/2 anos) uma vez que reduz muito a probabilidade de vir a desenvolver tumores mamários, e elimina outros tumores comuns como no útero e ovários, e ainda um tipo de infeção do útero que costuma ocorrer em cadelas de idade avançada, a piometra.

no caso das cadelas acho preferível. nos machos ja não tenho tanta certeza..
miukita76
Registado: segunda set 17, 2012 1:53 pm

sábado abr 27, 2013 9:31 am

É pá agora fiquei um pouco assustado com o que li aqui,pois eu tenho uma cocker spaniel e ia mandar castrá-la ela já fez o primeiro cio,mas depois do que li aqui fiquei sem saber,em abono da verdade também ainda não falei com a veterinária mas já agora sendo eu um leigo nestes assuntos quais sãos as vantagens e desvantagens em termos gerais claro.
Responder

Voltar para “Cães”