Urgente

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda abr 29, 2013 6:15 pm

Porque sei qual o aspecto dos pais quando vamos ver a ninhada e qual o aspecto dos respectivos filhos aos seis meses é que respondi que pode ser da idade.

Frutas são maçãs e pêras; legumes são cenouras e nabos. Lavados e crus. Mas temos que habituar desde pequenos. No entanto damos sempre, sempre ração topo de gama adequada à idade.

A minha fêmea entre os 6 e os 18 meses, mais coisa menos coisa, era esquelética e feia. Viveu o resto da vida toda com 70 quilos, não era gorda, era sim do tamanho de um macho. Também teve que ver com a esterilização, mas a verdade é que os pais eram muito grandes.

O meu macho também teve uma época feia mas como tinha a cabeça brutal e o pêlo mais duro dos castanhos, disfarçava mais. Pesou sempre em adulto entre 63/65 quilos. O pai era grande, mas a mãe era uma fêmea bastante pequena.
lunathar
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2012 3:17 pm

segunda abr 29, 2013 6:17 pm

suplementação humana é aconselhável apenas a partir dos 19 anos
Nos cães não é muito diferente, ao estar a suplementar o seu cachorro ainda faz com que ele cresça brutalmente num curto período de tempo o que para os ossos e articulações não é de todo o mais agradável.
Se acha que ele está muito magrinho carregue um pouco na ração, vá ao vet e veja se ele tem parasitas, pode também apresentar magreza devido aos parasitas, faça exercício regular para ele ganhar massa muscular, faça brincadeiras de tracção com ele
Deixe-o crescer ao ritmo dele
Meta aqui umas fotos para comparar sff

Tenha calma não se precipite em nada
WaterMonitor
Membro Veterano

segunda abr 29, 2013 6:31 pm

No tempo em que os meus Terranova foram bebés ainda era pior. Os "suplementos" que toda a gente dizia para darmos era ... cálcio.

O meu vet passava-se com a teoria do cálcio porque nós dávamos excelente ração e não era necessário, sendo sim prejudicial ao crescimento.

Como respeito o meu vet, borrifei-me nas teorias do treinador e nunca dei nada. Só lhes dava a fruta e os legumes porque serviam como guloseimas. Se bem que eles ao princípio odiassem o nabo. :lol: :lol: :lol:

O mais audacioso exótico que fiz, com conhecimento do vet, foi pôr um iogurte natural sem açúcar em cima da ração na pior fase alimentar que eles tiveram. Mas aí nem isso resultava.
Scarlet3
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 7:15 pm

segunda abr 29, 2013 7:00 pm

Cenouras deve fazer muito bem, a minha cadela fica a pedinchar com o olhar quando estamos a preparar alguma :) Eu não sei se alface será bom dar a um cão, mas ela conseguiu apanhar uma que deixei na bancada por momentos e comecou a comer xD
WaterMonitor
Membro Veterano

segunda abr 29, 2013 7:04 pm

Lava a cenoura muito bem e dá. Não lhes faz mal algum e é bem melhor que algumas guloseimas de cão.

Também pode dar pão integral bem duro que não faz mal e ajuda a limpar os dentes. Foi o meu vet que me ensinou.

Não sou nada ousada nas coisas que dou, muito pelo contrário, mas se o meu vet diz que posso ...
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda abr 29, 2013 10:43 pm

Aqui vai um lamiré.

http://www.passodotrem.com.br/pub/texto.php?codigo=15

http://www.bichoonline.com.br/artigos/aa0031.htm

http://www.sobracibr.org/dicas/article.php?id=035

http://petcare.com.br/blog/vitaminas-e- ... plementos/

Resumo da conclusão.
o que diz aqui é que, salvo indicação médica.
Deve-se dar ração boa, que tem mais que o suficiente, sendo a administração de suplementos de vitaminas e de cálcio desaconselhável. Passo a citar, algumas passagens de alguns dos respectivos sites

"Cães jovens de raças grandes alimentados com excesso de cálcio (3.3% s/matéria seca), com fósforo em níveis normais (0.9%) ou elevados (3%, para manter equilíbrio na relação), tiveram aumento significativo na incidência de doenças relacionadas aos ossos. Estes filhotes aparentemente eram incapazes de se protegerem contra os efeitos negativos do excesso crônico de cálcio. Além disso, ingestão crônica de cálcio aumentaram a freqüência e gravidade de doenças do sistema ósseo."

" Verdades e Mentiras

Cães de raças grandes necessitam de mais cálcio do que cães de raças pequenas
mentira
Cães de raças grandes toleram menos o excesso de cálcio que cães de raças pequenas. O cálcio de suas dietas deve estar entre 1 e 1,4% da ração.

Cães de raças grandes devem crescer magros, sem excesso de peso ou gordura
verdade
Uma taxa muito acelerada de crescimento e o excesso de gordura e peso corporal predispõe estes animais a problemas de desenvolvimento ósseo.
(...)
Uma supernutrição pode fazer com que meu animal consiga uma maior estatura quando adulto
mentira
A estatura final do animal é determinada geneticamente. Se recebe alimentação insuficiente ele acabará menor pois não conseguirá crescer, mas o inverso não ocorre. Se superalimentado durante o crescimento ele estará mais predisposto a ter vários problemas de saúde
(...)"
WaterMonitor
Membro Veterano

terça abr 30, 2013 1:41 pm

A minha pergunta vai um nadinha mais longe: já comprou o cão? 8)
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

terça abr 30, 2013 2:43 pm

botas96 Escreveu:Aqui vai um lamiré.

http://www.passodotrem.com.br/pub/texto.php?codigo=15

http://www.bichoonline.com.br/artigos/aa0031.htm

http://www.sobracibr.org/dicas/article.php?id=035

http://petcare.com.br/blog/vitaminas-e- ... plementos/

Resumo da conclusão.
o que diz aqui é que, salvo indicação médica.
Deve-se dar ração boa, que tem mais que o suficiente, sendo a administração de suplementos de vitaminas e de cálcio desaconselhável. Passo a citar, algumas passagens de alguns dos respectivos sites

"Cães jovens de raças grandes alimentados com excesso de cálcio (3.3% s/matéria seca), com fósforo em níveis normais (0.9%) ou elevados (3%, para manter equilíbrio na relação), tiveram aumento significativo na incidência de doenças relacionadas aos ossos. Estes filhotes aparentemente eram incapazes de se protegerem contra os efeitos negativos do excesso crônico de cálcio. Além disso, ingestão crônica de cálcio aumentaram a freqüência e gravidade de doenças do sistema ósseo."

" Verdades e Mentiras

Cães de raças grandes necessitam de mais cálcio do que cães de raças pequenas
mentira
Cães de raças grandes toleram menos o excesso de cálcio que cães de raças pequenas. O cálcio de suas dietas deve estar entre 1 e 1,4% da ração.

Cães de raças grandes devem crescer magros, sem excesso de peso ou gordura
verdade
Uma taxa muito acelerada de crescimento e o excesso de gordura e peso corporal predispõe estes animais a problemas de desenvolvimento ósseo.
(...)
Uma supernutrição pode fazer com que meu animal consiga uma maior estatura quando adulto
mentira
A estatura final do animal é determinada geneticamente. Se recebe alimentação insuficiente ele acabará menor pois não conseguirá crescer, mas o inverso não ocorre. Se superalimentado durante o crescimento ele estará mais predisposto a ter vários problemas de saúde
(...)"
Não me leve a mal, mas, deixe lá o cão crescer normalmente e não lhe de suplementos nenhuns (a minha opinião apenas..). Se o veterinário diz que ele está bem confie nele... Se não confia no veterinário (até porque os veterinários acabam por não perceber nada de estatura de raças em si, e analisam as estatura de um modo geral..) fale com alguém entendido na raça (alguém que tenha bastantes anos de criação ou experiência dessa raça) e analisem o cão. Isto faz-me lembrar a diferença de opiniões entre alimentar um labrador com LB e normal e os efeitos na estatura do mesmo .
WaterMonitor
Membro Veterano

terça abr 30, 2013 4:19 pm

O cão vai crescer normalmente e até é capaz de ficar do tamanho de um elefante porque não há limite para a imaginação de cada um.
Responder

Voltar para “Cães”