Ajuda sobre comportamento de Cocker

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça mai 07, 2013 1:43 pm

É possível que a cadela não esteja minimamente treinada (dado o contexto anterior à nova casa).

Se estiver treinada.

Como a rotina foi certamente alterada, é necessário que ela assimile a nova rotina, até isso acontecer é preciso tempo e paciência.

Se ela não estiver treinada de todo, comece do zero.

"Se deparar com qualquer coisa no chão (xixi ou cócó) não o repreenda,mesmo que seja dois ou três minutos depois, ignore e limpe.
Pois ele não vai perceber porque está a levar o correctivo.
Se o apanhar no acto ou prestes a fazer (há que saber ler o cão) repreenda com um não firme (sem gritar) e mande-o ou ponha-o no sitio já reservado para esse efeito. (há fraldas ou resguardos guardados para esse tipo de coisas nos supermercados).
Se necessário, reforce esse comportamento com recompensas (biscoitos para cão, um bocado de carne cozinhada sem sal, etc).
Há que ter paciência e calma,pode demorar algum tempo e essa associação poderá ser feita em várias vezes, pode não ser à primeira. Especialmente agora que o cão não percebe o que quer, só sabe que está sempre a ser repreendido e talvez tenha problemas ou venha a adquirir problemas de auto confiança, porque não sabe se o que faz é bom ou mau. E isso é torna-lo fraco. "

Quanto à tão necessária educação.

Vá com ela até a cama, ou até ao quarto, mande-a subir para ou entrar, deixe-a instalar e depois mande-a descer ou sair, quando se instalar novamente, repita, mande-a subir ou entrar e depois repita o inverso. Ela
não vai fazer isso à primeira nem à segunda, nem à terceira.
Ela possivelmente vai fazer birrinha, etc.
Haja paciência, dedicação e perseverança.
Ela eventualmente irá aprender e fará só quando o dono solicitar.
Uma barreira psicológica ergue-se da mesma maneira e da mesma forma, firmes e prementes nãos associados a uma caixa de cartão p.e. fazem maravilhas, assim quando a coisa estiver no lugar, não passam e nem se chegam.
Vá lubrificando a coisa.

quanto ás unhas.

"Pelo menos aos fins de semana ou sempre que possa, dê um valente complemento de exterior, utilize os jardins ou parques da sua área, normalmente, estão carregados de cheiros e de coisas porreiras para descobrir,a isso pode juntar uma brincadeira com bolas, paus,recompensas, etc. (para ele ir buscar).
Tente fazer uso do instinto e tire partido disso para poder proporcionar desafios mentais.
Pessoalmente tiro partido do ambiente que me rodeia (sementes de plátano,pinhas fechadas,paus,pedras,etc) fiscalize é com cuidado os objectos naturais para ver se não tem coisas nocivas (p.e. lagarta do pinheiro, se as sementes estão fechadas e de alguma maneira oferecem robustez). Acho que são muito mais apelativos para eles do que objectos de borracha (pelo cheiro).
Poderá ir também à praia utilizar os dotes de natação ou de corrida do seu cão
Quando não puder fazer isso, tenta dar no mínimo, duas horas diárias ao cão em passeios e exercício."

Ensine o comando, nunca deixe uma ordem por cumprir, senão é o princípio do fim.
Seja diligente na educação do canídeo e na segurança do vosso mini meu, tolerância zero para acidentes ou distracções.

E isto que diz.
"so que ela mal ve um movimento meu ou do meu namorado, fica logo de orelhas no alto, nariz apontado, rabo a abanar e poe-se logo de pe a correr em direcçao a pessoa q se levantou! "

É bom, muito bom, chama-se seguimento.

boa sorte.
Responder

Voltar para “Cães”