Cão sem trela, senhora no chão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sofiape
Membro Júnior
Registado: segunda mai 06, 2013 3:59 pm

segunda mai 06, 2013 10:53 pm

Muito complexa mesmo, andray. O que estava a pedir desta senhora era um comportamento completamente racional. Mas as pessoas so são racionais quando o emocional não entra ao barulho. E a choraminguice do minorca nesses momentos, ainda que escassos, era tudo o que existia no universo e além. Depois, mudou de registo, já era fofinho e um amor. Somos todos um bocado assim, uns mais do que outros.

A senhora não viu o cão, e o cão ia a olhar para trás e fugir do outro e apanhou-a em cheio na lateral. Eu das poucas vezes que corro também só vejo o chão a subir e a descer e o meu cérebro não tem oxigénio suficiente nem para me desviar de uma árvore :P
Papeldoll
Membro
Registado: segunda abr 30, 2012 9:06 pm

segunda mai 06, 2013 11:00 pm

Mateus007 Escreveu:boa tarde,

a psp podia no maximo fazer um auto de ocorrência - agora, multas é mais dificil

a junta pode sim punir o infractor com uma coima e como se faz?

ab
A junta não pode punir nada.
Pode chamar a GNR ou PSP e depois eles decidem o que fazer.
sofiape
Membro Júnior

segunda mai 06, 2013 11:06 pm

O fiscal da câmara pode fazê-lo, e ele anda por lá muitas vezes. Quanto à psp e gnr suponho que também, apesar de o agente ter dito que só no caso de caes potencialmente perigosos é que é obrigatório andar com trela. Não sei se ele desconhecia a lei, ou se não lhe apeteceu passar multas.
Papeldoll
Membro

segunda mai 06, 2013 11:14 pm

sofiape Escreveu:Não levo a mal, cbraga :) como disse, é uma questão sobre a qual existem diversas opiniões, dependendo das perspectivas de vida e das próprias experiências.
Há muitos cães, muitas pessoas, muitos contextos. A lei é uma. Incomoda-me não poder soltar o cão? Sim. Incomoda-me incomodar alguém? Pois claro. Para mim, é um eterno dilema "moral". Suponho que também seja uma questão de hábito. Para algumas pessoas, é normal o cão sair sempre de trela, seguro, e correr que nem um louco apenas ao fim de semana longe da civilização. É a vida...
O problema é a mentalidade das pessoas e do nosso estimado país que acham que a criação de espaços para os cães é uma estupidez.
Há uma coisa aqui que me irrita.O presidente da Junta manda vir com as pessoas que levam os cães a passear ao Parque aqui próximo diz que recebe queixas todas as semanas ..as pessoas (somos uns 20 ) disponibilizaram se para contribuirem na construção de um espaço para os animais e respectivos donos estarem à vontade sem ser chatiados.E quando dizemos contribuir era fazer tudo ,desde a montagem do espaço à respectiva manutenção,só seria necessário fornecerem um espaço vazio sem utilidade para eles (que aqui não faltam).Não querem,não aceitam a proposta.Contudo todas as semanas queixa se do "pessoal dos cães " porque ter ali os cães pode trazer problemas para a saúde pública.. mas segundo sei permitiu a uma pessoa que tem aqui uma quinta,passear o Cavalo pela zona do parque INFANTIL onde são deixados cocós gigantes porque a senhora que o monta não vai descer para apanhar.
No dia seguinte as crianças andam lá a jogar à bola e caem em cima das bostas de cavalo e vêm culpar os cães...(o pessoal dos cães não frequenta essa zona)
Enfim ...Portugal no seu melhor!
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda mai 06, 2013 11:15 pm

Eu lamento estas situações quando as "vítimas" são racionais, apesar de, tal como a Watermonitor, achar divertido :twisted: , mas quando começam com histerismos e sede de fama e de idiotice, só me apetece mandar uma bujarda no focinho e dar-lhes uma razão para berrar... 8)

Ah, e adorei o texto!! :D

Com os anos e a prática vai perceber que há riscos que não compensam, dão muitas dores de cabeça e stress... :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda mai 06, 2013 11:18 pm

sofiape Escreveu:O fiscal da câmara pode fazê-lo, e ele anda por lá muitas vezes. Quanto à psp e gnr suponho que também, apesar de o agente ter dito que só no caso de caes potencialmente perigosos é que é obrigatório andar com trela. Não sei se ele desconhecia a lei, ou se não lhe apeteceu passar multas.
É a eterna mania de apenas punir quem ousa ter um cão de raça PP... a Lei é muito clara, TODOS os cães são obrigados a usar trela OU açaime, como disse e muito bem... Se o seu cão fosse um PP e os danos fossem os mesmos, a esta hora tinha o seu cão no canil com dias contados para o abate... :roll: É o país que temos... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Papeldoll
Membro

segunda mai 06, 2013 11:24 pm

sofiape Escreveu:O fiscal da câmara pode fazê-lo, e ele anda por lá muitas vezes. Quanto à psp e gnr suponho que também, apesar de o agente ter dito que só no caso de caes potencialmente perigosos é que é obrigatório andar com trela. Não sei se ele desconhecia a lei, ou se não lhe apeteceu passar multas.

Ah!
O fiscal da câmara não é a junta de freguesia.
E para passar uma multa tem que a fundamentar e rezar para que não seja contestada,por isso não se deu ao trabalho,provavelmente...
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

terça mai 07, 2013 1:08 am

Bem que situação, sinceramente pelo que relatou acho que as pessoas exageraram muito, apesar de compreender que uma senhora ficou um pouco magoada, mas afinal não ficou gravemente ferida, nem a sua patuda era agressiva!!! o meu Rufus é muito pequeno, mas acredito se fosse grande faria muitos "estragos" de empurrões e isso como aconteceu com a sua patuda, pois eu solto-o para ele correr, num sitio quase deserto, ele parece uma lebre, e quando vê algum cão e brinca com ele fica estérico :lol: :lol:
nbraganca
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 8:50 am

terça mai 07, 2013 7:51 am

Bom dia. Eu também sou dos que quando podem soltam os patudos. Tenho sempre atenção às pessoas que podem aparecer ou a outros patudos que não conheço e não sei como se vão dar. E por conhecer o meu cãopanheiro só o solto quando o jardim está vazio ou só com gente que conheço. Isso porque há pouco tempo fui literalmente atropelado pelo patudo. Estava distraído e ele andava a correr atrás de outro patudo. Só o vi quando o primeiro me passou uma razia, e o meu não... acertou-me em cheio. Foram 40 quilos contra quase 80 meus... e os 40 ganharam por KO. E digo-vos uma coisa, mesmo sem arranhões andei uma semana dorido...
HMenezes
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm

terça mai 07, 2013 9:01 am

Valente relato, parabéns…
Quanto a senhora estridente, deve ter pensado que com aquele aglomerado todo de pessoas a favor dela, que se calhar iria conseguir uma indemnização qq chamando as autoridades… enfim! Como diria um user por aqui: muita falta de hombridade é o que é! :lol:
Até acredito que se tenha assustado e enfim, mas também tem que ter em atenção por onde anda! Se os cães a tivessem perseguido e atirado ao chão com um empurrão nas costas já via alguma explicação para aquele circo todo, mas segundo o relato não! Estavam ambas as criaturas (de 2 e de 4 patas) em movimento e embateram porque não se viram! Neste caso foram 2 cães, mas podia ter sido um carro, uma bicicleta, uma mota, uma criança, uma bola, etc. e ainda digo mais, ainda bem que foram cães porque se não podia não estar cá para contar como foi! 8)

Também solta a minha, principalmente quando (diga-se raramente) encontro outro cão que possa brincar (que geralmente são o dobro dela). Até então nenhum incidente a apontar, mas já aconteceu passar pessoas a correr e quando vêm os cães soltos abrandam, desviam-se e continuam a vida delas… e a minha patuda tem a péssima mania de querer a atenção de tudo e todos e atira-se às pessoas (já está melhor, mas é coisa que ainda tenho que limar. Mas também as pessoas não ajudam e em vez de me ouvirem e não lhe fazerem festas, não! Ainda a põe mais excitada… já cheguei a dizer “o cão morde” sendo ela o ser mais afetuoso deste mundo, para evitar que lhe façam festas e a deixem naquele estado caótico de euforia).

Esta situação é discutível? É!
Mas enquanto não houver parques próprios para cães não me parece decente não os deixar conviver irmamente nos espaços verdes, claro que como tudo na vida é necessário bom senso e cumprir regras de coexistência, mas acidentes acontecem! :roll:

<p class="MsoNormal">O que n&atilde;o nos mata, fortalece-nos!</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça mai 07, 2013 1:42 pm

Aí é que está The One. Nunca me passaria pela cabeça soltar os meus cães porque um ligeiro encosto numa pessoa dava direito a novela mexicana. E os meus nem sequer são PP, são meramente grandes.

Mas pronto, se tivesse a certeza absoluta que dava gritaria e chavascal, até pensava duas vezes.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça mai 07, 2013 3:03 pm

Ao ler este texto, que adorei, diga-se, dei comigo a imaginar-me na situação. E fiquei frustradissima.É que se fosse com o meu cão , a esta hora eu não estaria aqui a ironizar e a rir-me. Porque de certeza absoluta que o fulano estava confinado a algum canil e já tinha aparecido no telejornal das oito.
Mundo cão, este!
Sofia
sofiape
Membro Júnior

terça mai 07, 2013 4:07 pm

nicosa Escreveu:Ao ler este texto, que adorei, diga-se, dei comigo a imaginar-me na situação. E fiquei frustradissima.É que se fosse com o meu cão , a esta hora eu não estaria aqui a ironizar e a rir-me. Porque de certeza absoluta que o fulano estava confinado a algum canil e já tinha aparecido no telejornal das oito.
Mundo cão, este!
Mas eu fiquei frustradissima, na altura. Houve uma altura, mais para o fim, em que quase me vieram as lágrimas aos olhos. O relato está amenizado sim, porque descrever situações frustrantes e muito desagradáveis de uma forma mais humoristica é a minha maneira de ventilar.
Aconteceu com uma lab baixota e atirar para o gorducho e com cara de pató. Se fosse o seu, então, nem quero imaginar.

Tenho mesmo muita pena que não existam parques dog friendly; pelo menos eu não conheço nenhum. Já alguém aqui mencionou que existem noutros países.
Cães também contribuem para a saúde pública, dão-nos mais anos de vida :D
Responder

Voltar para “Cães”