Valente relato, parabéns…
Quanto a senhora estridente, deve ter pensado que com aquele aglomerado todo de pessoas a favor dela, que se calhar iria conseguir uma indemnização qq chamando as autoridades… enfim! Como diria um user por aqui: muita falta de hombridade é o que é!

Até acredito que se tenha assustado e enfim, mas também tem que ter em atenção por onde anda! Se os cães a tivessem perseguido e atirado ao chão com um empurrão nas costas já via alguma explicação para aquele circo todo, mas segundo o relato não! Estavam ambas as criaturas (de 2 e de 4 patas) em movimento e embateram porque não se viram! Neste caso foram 2 cães, mas podia ter sido um carro, uma bicicleta, uma mota, uma criança, uma bola, etc. e ainda digo mais, ainda bem que foram cães porque se não podia não estar cá para contar como foi!
Também solta a minha, principalmente quando (diga-se raramente) encontro outro cão que possa brincar (que geralmente são o dobro dela). Até então nenhum incidente a apontar, mas já aconteceu passar pessoas a correr e quando vêm os cães soltos abrandam, desviam-se e continuam a vida delas… e a minha patuda tem a péssima mania de querer a atenção de tudo e todos e atira-se às pessoas (já está melhor, mas é coisa que ainda tenho que limar. Mas também as pessoas não ajudam e em vez de me ouvirem e não lhe fazerem festas, não! Ainda a põe mais excitada… já cheguei a dizer “o cão morde” sendo ela o ser mais afetuoso deste mundo, para evitar que lhe façam festas e a deixem naquele estado caótico de euforia).
Esta situação é discutível? É!
Mas enquanto não houver parques próprios para cães não me parece decente não os deixar conviver irmamente nos espaços verdes, claro que como tudo na vida é necessário bom senso e cumprir regras de coexistência, mas acidentes acontecem!