Braco alemão na cidade?
Moderador: mcerqueira
Caro Luís,
Na zona do jardim da estrela e jardim do Salazar existe um grande número de cães que diariamente (de manhã e final de tarde) convivem uns com os outros e fazem bastante exercício (1 hora de manhã e duas ao fim da tarde). Neste grupo existem bracos hungaros, perdigueiros, braco alemão, etc etc.
É possível ter um cão feliz caso esteja disposto a perder algumas horas por dia com ele. São cães com muita energia e que precisam de correr muito. Caso tenho essa disponibilidade e interesse penso que não haja problema. Se vir que a sua vida não o permite ou que não está para sacrificar tantas horas do seu día com ele não escolha essa raça.
Desculpe meter o bedelho onde não sou chamado mas existem milhares de cães em canis e para adoção. Porque escolher um cão assim quando pode ajudar os que realmente precisam? Eu cá tenho dois adoptados.
Obrigado
Na zona do jardim da estrela e jardim do Salazar existe um grande número de cães que diariamente (de manhã e final de tarde) convivem uns com os outros e fazem bastante exercício (1 hora de manhã e duas ao fim da tarde). Neste grupo existem bracos hungaros, perdigueiros, braco alemão, etc etc.
É possível ter um cão feliz caso esteja disposto a perder algumas horas por dia com ele. São cães com muita energia e que precisam de correr muito. Caso tenho essa disponibilidade e interesse penso que não haja problema. Se vir que a sua vida não o permite ou que não está para sacrificar tantas horas do seu día com ele não escolha essa raça.
Desculpe meter o bedelho onde não sou chamado mas existem milhares de cães em canis e para adoção. Porque escolher um cão assim quando pode ajudar os que realmente precisam? Eu cá tenho dois adoptados.
Obrigado
Quanto ao jardim da estrela cada vez é mais dificil ter lá cães soltos por causa das multas. Geralmente a partir das 19h30/20h00 é possível e costumam estar lá sempre uns 15 cães a correr que nem uns doidos. Agora na altura do verão fica cada vez mais dificil pois há mais pessoas. As pessoas têm ido mais para o jardim do salazar logo ali em baixo.
Como outro user já disse tenha atenção aos patos e outras coisas mais apetitosas para um cão dessa raça. Eduque-o muito bem e não corra riscos.
Pense bastante antes de tomar a decisão final.
Como outro user já disse tenha atenção aos patos e outras coisas mais apetitosas para um cão dessa raça. Eduque-o muito bem e não corra riscos.
Meus Caros,
Renovo o agradecimento pela vossa disponibilidade e pelos vossos conselhos.
Vou fazer um ponto de situação.
O meu objectivo é ter um braco cachorro (macho, a partir das 8 semanas, segundo a vossa recomendação).
Atendendo à minha vida profissional, terei disponibilidade para, em regra, dar-lhe diariamente cerca de 1h15 minutos de exercício (entre a manhã e a noite), para além das habituais saídas de curta duração.
Aos fins-de-semana, poderei reforçar este tempo de exercício, aumentando-o para mais horas (2/3 ao dia).
Desde há muito que quero um braco, porque sempre li e sempre me disseram que são cães divertidos, muito inteligentes (fáceis de educar) e dóceis com as pessoas.
No entanto, tenho ainda algumas dúvidas:
- São cães "destruidores" enquanto cachorros? Isto porque, por exemplo, soube há dias que uma conhecida minha foi buscar dois border collie's cachorros e tem a casa feita num oito;
- Do ponto de vista da energia, o braco é muito (repito, muito) diferente do labrador, do perdigueiro português ou do pointer inglês?
- É ou não possível, apesar da natureza "tumultuosa" do braco, acostumbrá-lo a uma vida menos activa (isto é, sem caça nem actividade frequente no campo), sem deixar por isso de ser disciplinada e exercitada, de maneira a que a sua personalidade se desenvolva correctamente?
Cumprimentos,
Luís MRV
O meu objectivo é ter um braco cachorro (macho, a partir das 8 semanas, segundo a vossa recomendação).
Atendendo à minha vida profissional, terei disponibilidade para, em regra, dar-lhe diariamente cerca de 1h15 minutos de exercício (entre a manhã e a noite), para além das habituais saídas de curta duração.
Aos fins-de-semana, poderei reforçar este tempo de exercício, aumentando-o para mais horas (2/3 ao dia).
Desde há muito que quero um braco, porque sempre li e sempre me disseram que são cães divertidos, muito inteligentes (fáceis de educar) e dóceis com as pessoas.
- São cães "destruidores" enquanto cachorros? Isto porque, por exemplo, soube há dias que uma conhecida minha foi buscar dois border collie's cachorros e tem a casa feita num oito;
- Do ponto de vista da energia, o braco é muito (repito, muito) diferente do labrador, do perdigueiro português ou do pointer inglês?
- É ou não possível, apesar da natureza "tumultuosa" do braco, acostumbrá-lo a uma vida menos activa (isto é, sem caça nem actividade frequente no campo), sem deixar por isso de ser disciplinada e exercitada, de maneira a que a sua personalidade se desenvolva correctamente?
Cumprimentos,
Luís MRV
Olá Luís,LuisMRV Escreveu:Meus Caros,
Cumprimentos,
Luís MRV
Honestamente 1h15 diária parece-me pouco exercício para a raça.
Quanto ao serem destruidores vai depender de cão para cão e da educação que lhe conseguir dar. Acostumbrá-lo a uma vida menos activa do que ele precisa não me parece uma decisão correta para esta raça.
É bastante diferente dos labradores em termos de energia, acho que nem é comparável. Relativamente aos outros dois, anda ela por ela.
Pense bem antes de decidir, pois repito, é uma raça que precisa mesmo de muito exercício pois caso não o tenha vai descarregar a sua energia em outras coisas, nomeadamente na sua casa.
Obrigado
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am
fradik Escreveu:Olá Luís,LuisMRV Escreveu:Meus Caros,
Cumprimentos,
Luís MRV
Quanto ao serem destruidores vai depender de cão para cão e da educação que lhe conseguir dar. Acostumbrá-lo a uma vida menos activa do que ele precisa não me parece uma decisão correta para esta raça.
É bastante diferente dos labradores em termos de energia, acho que nem é comparável. Relativamente aos outros dois, anda ela por ela.
Pense bem antes de decidir, pois repito, é uma raça que precisa mesmo de muito exercício pois caso não o tenha vai descarregar a sua energia em outras coisas, nomeadamente na sua casa.
Obrigado
já agora estou curiosa em que é que diferem em termos de actividade do labrador? o labrador é um cão de caça (de cobrar mais precisamente) apesar do aspecto atarracando são muito activos e necessitam de muito exercício porque senão podem transformar a casa num 8. eu por experiência própria posso estar horas a brincar, correr atirar bolas, etc á minha saphira e ela não se cansa (canso-me eu primeiro lol). o Braco difere muito destas características comportamentais ? nunca conheci nenhum a fundo dai a curiosidade

No geral... versão curta e grossa.
Um braco treinado.
Detecta a presa, faz a paragem, o caçador posiciona-se, dá o comando, o cão levanta a presa e espera pelo tiro, em seguida vai buscar a presa e dá ao caçador.
um braco que não esteja treinado
Detecta a presa e levanta a presa. Não espera pelo caçador e se apanhar a presa, não dá ao caçador.
já agora e só por curiosidade, quem foram os pais da saphira?
Um braco treinado.
Detecta a presa, faz a paragem, o caçador posiciona-se, dá o comando, o cão levanta a presa e espera pelo tiro, em seguida vai buscar a presa e dá ao caçador.
um braco que não esteja treinado
Detecta a presa e levanta a presa. Não espera pelo caçador e se apanhar a presa, não dá ao caçador.
já agora e só por curiosidade, quem foram os pais da saphira?
(off-topic: O jardim mais pequeno chama-se Jardim de Maria Elisa de Sousa Pedroso, salvo erro; se quiser um nickname, acho de melhor tom chamar-lhe Jardim da Imprensa, como muita gente chama. Se ninguém já chama Ponte Salazar, porquê denominar assim um jardim que nem sequer tem esse nome oficial?)fradik Escreveu:Quanto ao jardim da estrela cada vez é mais dificil ter lá cães soltos por causa das multas. Geralmente a partir das 19h30/20h00 é possível e costumam estar lá sempre uns 15 cães a correr que nem uns doidos. Agora na altura do verão fica cada vez mais dificil pois há mais pessoas. As pessoas têm ido mais para o jardim do salazar logo ali em baixo.
In topic:
quanto ao negrito:
É só uma questão de ajustar os horários, e ir um pouco mais tarde para o jardim; a partir das 20:30/21:00, no verão, já não anda por lá muita gente...
Mas isso dos 15 cães a correr por lá, bom... tenha cuidado nos exemplos que segue...
Brincar todos os dias com os mesmos cães, no mesmo sítio, à mesma hora não só não serve propósitos de socialização, como acaba por aborrecer os cães, que acabam por sentir necessidade de se entreter com outras coisas. Muitas pessoas cedem à tentação de fazer isso porque parece a melhor forma de gastar as energias do seu cão. E o que é facto é que parece resultar nos primeiros dias; mas acaba por saturar, os problemas surgem, e os donos recusam-se a pensar na causa desses problemas, e insistem...
Quanto à questão de ser um cão de caça e precisar de exercício, etc. Ouça, um cão de caça não tem de caçar realmente para despender a sua energia. Mas também não basta qualquer exercício; correr por correr, mesmo que canse momentaneamente o cão, não o vai desgastar da forma correcta. Invente jogos para o seu cão que estimulem os instintos de caça: institua um bom jogo de fetch (mesmo que um braco seja cão de parar e não de recobro), esconda objectos pela casa e faça-o procurar, etc. No mais, além de ser um cão de caça, um braco é um cão, pelo que há brincadeiras mais ou menos universais que também pode ir praticando e fomentando.
A maior parte dos cães de caça que andam por aí não passam a vida a caçar. Muitas vezes, fazem-no uma vez por semana, e até menos. Pelo que, se cumprir a tal hora e um quarto de exercício, desde que seja intenso e, sobretudo, qualificado (isto é, não basta correr por correr), e se a esses 75 minutos juntar alguns passeios curtos ao longo do dia, e se, ainda para mais, houver uma ou duas sessões mais longas de fim-de-semana, esteja tranquilo, é suficiente, perfeitamente suficiente. Agora... vai notar quando houver falhar no plano, isso vai. Se o cumprir, esteja tranquilo.LuisMRV Escreveu: - É ou não possível, apesar da natureza "tumultuosa" do braco, acostumbrá-lo a uma vida menos activa (isto é, sem caça nem actividade frequente no campo), sem deixar por isso de ser disciplinada e exercitada, de maneira a que a sua personalidade se desenvolva correctamente?
O único braco alemão de um caçador que eu conheço é um pobre de um cão. Vai à caça no máximo uma vez por semana, e no resto dos dias fica a ladrar no terraço... Isso da caça não é coisa linear.
Ui, ui!LuisMRV Escreveu:
Adoptar dois cachorros ao mesmo tempo é sempre dose; dois cachorros Border Collie, ao mesmo tempo, bom, é tirar a senha para um internamento por esgotamento! A surpresa era se a casa estivesse intacta, isso sim.

Qualquer cachorro tem um potencial destrutivo, e quanto mais energética for a raça, maior é esse potencial. Mas repare, é apenas "potencial"; com a educação ajustada e com a gestão do ambiente muito muito bem pensada, esse potencial pode ser minimizado para níveis completamente comportáveis.
Por isso, o meu conselho: invista na investigação acerca da raça, claro, mas invista ainda mais na informação acerca da educação de um cachorro. Isso sim vai ser determinante para "poupar" a sua casa e os seus bens.
vanerodrigues Escreveu:fradik Escreveu:Olá Luís,LuisMRV Escreveu:Meus Caros,
Cumprimentos,
Luís MRV
Obrigado
já agora estou curiosa em que é que diferem em termos de actividade do labrador? o labrador é um cão de caça (de cobrar mais precisamente) apesar do aspecto atarracando são muito activos e necessitam de muito exercício porque senão podem transformar a casa num 8. eu por experiência própria posso estar horas a brincar, correr atirar bolas, etc á minha saphira e ela não se cansa (canso-me eu primeiro lol). o Braco difere muito destas características comportamentais ? nunca conheci nenhum a fundo dai a curiosidade
Já tive um labrador, um golden e um perdigueiro. Por mais que me diga o contrário e que depende de cão para cão, não há sequer comparação entre o nível de "actividade" de uma raça para outra.
Concordo consigo e aprendi com o erro. Habituei o meu cachorro (agora com 8 meses) a ir diariamente a um destes dois jardins e já percebi que ultimamente o interesse dele é menor. Felizmente no fim de semana levo-o sempre a fazer trecking comigo em sítios diferentes ou a praa e ele fica bem divertido. Durante a semana ando a variar entre caminhadas longas ao fim da tarde e diferentes jardins de modo a não o saturar.lds6 Escreveu:(off-topic: O jardim mais pequeno chama-se Jardim de Maria Elisa de Sousa Pedroso, salvo erro; se quiser um nickname, acho de melhor tom chamar-lhe Jardim da Imprensa, como muita gente chama. Se ninguém já chama Ponte Salazar, porquê denominar assim um jardim que nem sequer tem esse nome oficial?)fradik Escreveu:Quanto ao jardim da estrela cada vez é mais dificil ter lá cães soltos por causa das multas. Geralmente a partir das 19h30/20h00 é possível e costumam estar lá sempre uns 15 cães a correr que nem uns doidos. Agora na altura do verão fica cada vez mais dificil pois há mais pessoas. As pessoas têm ido mais para o jardim do salazar logo ali em baixo.
In topic:
quanto ao negrito:
É só uma questão de ajustar os horários, e ir um pouco mais tarde para o jardim; a partir das 20:30/21:00, no verão, já não anda por lá muita gente...
Mas isso dos 15 cães a correr por lá, bom... tenha cuidado nos exemplos que segue...
Brincar todos os dias com os mesmos cães, no mesmo sítio, à mesma hora não só não serve propósitos de socialização, como acaba por aborrecer os cães, que acabam por sentir necessidade de se entreter com outras coisas. Muitas pessoas cedem à tentação de fazer isso porque parece a melhor forma de gastar as energias do seu cão. E o que é facto é que parece resultar nos primeiros dias; mas acaba por saturar, os problemas surgem, e os donos recusam-se a pensar na causa desses problemas, e insistem...
Quanto à questão de ser um cão de caça e precisar de exercício, etc. Ouça, um cão de caça não tem de caçar realmente para despender a sua energia. Mas também não basta qualquer exercício; correr por correr, mesmo que canse momentaneamente o cão, não o vai desgastar da forma correcta. Invente jogos para o seu cão que estimulem os instintos de caça: institua um bom jogo de fetch (mesmo que um braco seja cão de parar e não de recobro), esconda objectos pela casa e faça-o procurar, etc. No mais, além de ser um cão de caça, um braco é um cão, pelo que há brincadeiras mais ou menos universais que também pode ir praticando e fomentando.
Quantos aos exemplos dos outros cães também concordo, a maioria não são para seguir.
Quanto disse que acho pouco tempo 1h15 diária para um braco alemão é porque nem sempre, na cidade, se consegue que essa hora seja de qualidade.
Eu, trabalhando das 9h30 ás 18h30 (horário exemplificativo), tal como o user Luis parece fazer e como eu faço nunca optaria por uma raça assim para ter em casa. Mas pronto, são escolhas e é apenas a minha opinião.
Mais uma vez, agradeço os contributos.
De facto, passo uma grande parte do dia fora de casa. Tenho os fins de tarde/princípio da noite e os fins de semana livres para me dedicar a um cão.
Disseram-me há tempos que o braco francês é menos exigente do ponto de visto do exercício que os demais bracos (o alemão, o weimaraner ou o viszla, por exemplo), sendo na mesma um cão muito inteligente, curioso e dócil.
Se assim for, poderá ser uma opção para me introduzir no mundo dos bracos e para, num futuro próximo, partir para o braco alemão...
De facto, passo uma grande parte do dia fora de casa. Tenho os fins de tarde/princípio da noite e os fins de semana livres para me dedicar a um cão.
Disseram-me há tempos que o braco francês é menos exigente do ponto de visto do exercício que os demais bracos (o alemão, o weimaraner ou o viszla, por exemplo), sendo na mesma um cão muito inteligente, curioso e dócil.
Se assim for, poderá ser uma opção para me introduzir no mundo dos bracos e para, num futuro próximo, partir para o braco alemão...
Luís,LuisMRV Escreveu:Mais uma vez, agradeço os contributos.
É tudo uma questão de querer. Eu à 1 ano acordava às 09h00, agora acordo às 7h30 para eles poderem passear 1h30 antes de eu ir trabalhar. Saia do trabalho ás 18h30 e ia beber um copo, ao ginásio, etc. Agora vou passear os meus cães. São diferenças na rotina diária que as pessoas têm de se mentalizar que para terem um cão feliz são necessárias.
Se tiver gosto, querer e dedicação claro que é possível. Pense é que vai assumir um compromisso para uma década e que nos primeiros meses quando são cachorros é tudo muito giro, mas não se pode esquecer que eles também se tornam adultos, envelhecem e podem vir a ter problemas de saúde.
Não estou a querer fazer juízos de valor ou a dizer que o Luís não o vai fazer. Apenas não sei se já teve cães e as implicações que isso tem na vida das pessoas. É apenas um alerta, e com a raça que pretende ainda mais.
Caso decida por ter o cão ainda nos vamos cruzar ai nos jardins.

Boa sorte na sua escolha.
lds6 Escreveu:Essa conhecida sua vive em campo de ourique?LuisMRV Escreveu: