O que sei sobre isso é fruto da combinação de informações obtidas esparsamente e uma interpretação muito activa (chamemos-lhe assim) aplicada ao caso dos cães. Bom, sim, podemos dizer que o período de imprinting termina quando o cachorro já começa a ter algumas reservas quanto àquilo que percepciona; quando esse período termina, a assimilação de experiências novas e o contacto com estímulos estranhos já não é feita de forma imediata. No entanto, eu dificilmente lhe chamaria de medo, até porque medo tem um contexto comportamental bem definido e não coincide com o simples estranhar os objectos desconhecidos.zeca2 Escreveu:Aprendi que o período de imprinting termina quando o cachorro licita a sua primeira conduta de medo. Gostaria que o lds6 me desse a sua opinião sobre esta afirmação.
Já agora, eu retribuo com uma questão. Eu nunca ouvi falar de imprinting no caso específico dos cães (mas apenas como conceito etológico geral), e questiono-me se ele coincide plenamente com aquilo a que se convencionou chamar de "janela óptima de socialização", ou se poderão ter prazos e determinações diferentes...