Primeiro Cão - Dicas relevantes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Coleman
Membro Júnior
Registado: terça jun 04, 2013 6:11 pm

quarta jun 05, 2013 5:17 pm

Lool bem , é com cada história. Estou a ver que vou ter um desafio e pêras!!!

Mas já agora caros colegas, qual era a cor e sexo do cão?

Tinham Afixo?

Existem estudos científicos que relacionam a cor do Cocker e a tendência para a agressão.

A minha será azul ruão, e é uma fêmea. É diferente de um macho, cor dourado , e de cruzamentos não seleccionados (típico de "pseudo criadores").

Supostamente, é uma raça extremamente gentil, doce, brincalhona e inteligente.

Antes queria um Pug, mas são muito parados e gosto de passear e correr com os cães, não gosto de ficar quieto.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta jun 05, 2013 5:33 pm

Coleman Escreveu:Apesar de ser necessário mão firme, é "possível" para primeiro cão?

A questão da mordedura pelo que tenho conhecimento não é tão comum na cor azul ruão, e no sexo feminino. No entanto, refere-se a mordeduras às pessoas de fora ou inclusivamente ao meu círculo mais próximo e a mim próprio enquanto dono? Geralmente é uma raça associada a níveis de agressividade muito baixos e a uma grande lealdade para com o dono.

Estamos a falar da mesma firmeza para com um cão de guarda ou esta raça é muito sensível com a firmeza?

Obrigado
Claro que é possível para 1º. cão.
O sexo aqui é indiferente em relação à agressividade, há no entanto quem indique que a agressividade está associada à cor dourada.
Eu tive vários cockers ao longo de vários anos, tive só sólidos, pretos e 1 macho dourado, nunca tive um cocker agressivo. Todos os meus cães foram sempre animais equilibrados e dóceis, no entanto como lhe disse anteriormente teimosos, muito teimosos, como aliás é apanágio da maior parte dos cães de caça.

A firmeza em relação à educação de um cão tem que ser a mesma, seja ele grande ou pequeno, um dos grandes erros que eu tenho visto cometer é deixar os pequenos fazerem tudo o que lhes dá na bolha e depois ninguém lhes põem a mão.

Como lhe disse, mão firme, boa socialização, escolher muito bem o criador, ver bem como são os pais e habituá-lo desde muito pequeno a ser escovado para que o "desgraçado" do groomer que lhe for tratar do pelo não fique com um bocado a menos ;)
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta jun 05, 2013 8:22 pm

Peço desculpa se vou ser "javarda" a dar o nome às cores... mas já não me lembro muito bem da denominação correcta.
Cockers conheço/conheci 4:
- 1 dourado: nunca o vi agressivo, quer para pessoas, quer para outros animais. Super equilibrado e calmo. Veio de um criador fixe.
- 1 tricolor: Um cabeça no ar, estrambulhado e pateta... mas nada agressivo. Dá sinal sempre que alguém passa perto do jardim dele mas é só garganta... só não o acho equilibrado porque é um pouco medroso (falta de sociabilização??). Veio de uma loja de animais.
- 1 preto e branco mas o preto não é sólido (será russo?? é neste que a denominação me escapa): com a mesma personalidade que descrevi do anterior (igualmente medroso). Veio de uma loja de animais.
- 1 dourado: horrível... agressivo com cães, agressivo com outras pessoas e com os donos (os miúdos da casa dos donos tinham medo do cão e acho que os donos também). Felizmente já não cá anda (morte natural), porque os donos andavam com ele solto... Não sei qual foi a origem deste.

Acho que tudo depende da linhagem e do dono. :)
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta jun 06, 2013 1:34 pm

Coleman, a minha cadela era de um dourado avermelhado, quase da cor de um Setter. Era mínima para a raça.

Tinha LOP e Afixo mas já não me lembro do nome porque isto passou-se há uns anos.

Não foi propriamente o meu primeiro cão, mas foi o primeiro que era só meu. Isto passou-se numa época muito má para a raça, que tinha enorme popularidade, e os cruzamentos eram feitos à balda. Era, a meu ver, uma situação semelhante à que hoje se passa com os Labradores.

Só para lhe dar uma ideia de que não estou a exagerar na sua agressividade, o veterinário recomendou a eutanásia quando ela tinha cerca de 2 anos.
Coleman
Membro Júnior

quinta jun 06, 2013 6:01 pm

Mas todo esse comportamento não é comum, certo? É que pelos testemunhos é impressionante, até porque escolhi a raça principalmente pelo temperamento associado à mesma.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta jun 06, 2013 6:07 pm

Não sei dizer.

Para ser completamente honesta já vi Cockers adoráveis e já vi doidos como a minha.

O meu sobrinho (hoje um homem) recebeu aos 12 anos um Cocker preto que nunca na vida mordeu ninguém. Meigo, obediente, só tinha dois vícios: fugir de casa para o quartel dos bombeiros (vá-se lá saber porquê) e odiar o carteiro. Mesmo assim nunca lhe mordeu.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quinta jun 06, 2013 7:49 pm

Coleman Escreveu:Mas todo esse comportamento não é comum, certo? É que pelos testemunhos é impressionante, até porque escolhi a raça principalmente pelo temperamento associado à mesma.
Não é um comportamento comum não, por isso lhe disse escolha muito bem o criador, veja os pais e tente interagir com eles, logo verá se algum demonstra agressividade.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Coleman
Membro Júnior

quinta jun 06, 2013 8:24 pm

Faz sentido procurar na ninhada aquele que responder ao meu estímulo (diga-se assobios por exemplo) ou aquele que nem reage e fica mais no seu cantinho? À priori qual será mais calmo e obediente?

Deve existir alguma técnica para apurar esses detalhes de personalidade que confesso que desconheço visto ser o meu 1º cão.

No entanto perguntarei tambem ao criador
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quinta jun 06, 2013 9:04 pm

Pode usar o teste de campbell :) (mesmo assim não é 100% fiável); escolha um intermédio, nem tanto ao mar, nem tanto à terra por assim dizer.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta jun 06, 2013 9:08 pm

Coleman Escreveu:Faz sentido procurar na ninhada aquele que responder ao meu estímulo (diga-se assobios por exemplo) ou aquele que nem reage e fica mais no seu cantinho? À priori qual será mais calmo e obediente?

Deve existir alguma técnica para apurar esses detalhes de personalidade que confesso que desconheço visto ser o meu 1º cão.

Há, sim. Chama-se Teste de Campbell e os criadores fazem-nos à ninhada por volta das três ou quatro semanas.

Informe-se junto do criador que escolher e se o vir hesitar, se ele lhe der uma resposta evasiva ou mesmo for franco e lhe disser que desconhece o teste, pense melhor se lhe vai comprar algum cachorro.

Se quiser saber mais sobre o teste de Campbell, procure na Net, há muita informação sobre ele.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quinta jun 06, 2013 9:10 pm

Coleman Escreveu:Faz sentido procurar na ninhada aquele que responder ao meu estímulo (diga-se assobios por exemplo) ou aquele que nem reage e fica mais no seu cantinho? À priori qual será mais calmo e obediente?

Nada como ser o criador a escolher, ele é que conhece os cachorros portanto ele deverá aconselhar qual o que mais se adequa ao que pretende fazer com o cão.
Responder

Voltar para “Cães”