Já vejo que a questão terminológica acaba por ser importante para evitar confusões como o/a MiMoo fez...MiMoo Escreveu:Não concordo... o tratamento do medo passa por dessensibilização e contra condicionamento... que pode ser resumido a dar reforço positivo na presença do estímulo que causa medo ao cão. O estímulo está em intensidade mais baixa (under threshold) para que o reforço positivo possa fazer algum efeito no cão (se o estímulo estiver em intensidade muito forte o cão está tão focado ou tão amedrontado que nem sente o que estamos a tentar dar-lhe como reforço positivo...)zeca2 Escreveu:Um dono que acarinha um cão por ele demonstrar de qualquer forma medo está a reforçar esse comportamento, precisamente o contrário do que deseja.
O medo por si não é reforçado... o que pode ser reforçado, é comportamentos que derivam desse medo (seguindo o exemplo da demonstração de comportamento agressivo). O cão não vai sentir mais medo porque lhe estamos a dar festas ou acarinhar... tanto que, se assim fosse, coisas como as thundershirts não fariam efeito...
Repare que eu não falei em "reforçar o medo" - veja o bold na sua citação. Se um cão assumir um comportamento de evitação ( cheirar o terreno, desviando as atenções, urinar-se, meter-se entre as pernas do dono) e este o acarinhar nessa altura, está a tornar esses comportamentos exitosos para o cão, e a tendência será repeti-los precisamente por isso. Quando o mais acertado seria, nestes casos, manifestar indiferença e distanciar-se do estímulo com naturalidade até uma distância da segurança para o cão.
Realmente o medo em si não pode ser reforçado, mas por manejo inapropriado, pode generalizar-se ou transformar-se em fobias.
Quanto ao resto, e refiro-me também às intervenções do lds, penso que bàsicamente estamos todos de acordo.
Quanto às razões não tenho dúvidas:Nem mais! Isto assim torna-se tão óbvio que não consigo imaginar que mirabolantes razões e misteriosas agendas fazem com que haja outro tipo de prioridades e procedimentos...
- falta de conhecimento do cão;
- tentativa de obter resultados ràpidos, mesmo que "a martelo"... quanto mais depressa "resolver" o problema, mais depressa recebo do cliente (falo de treinadores ditos "profissionais").