Reforçar medo, insegurança e nervosismo. Traumas...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

segunda jun 24, 2013 10:41 am

MiMoo Escreveu:
zeca2 Escreveu:Um dono que acarinha um cão por ele demonstrar de qualquer forma medo está a reforçar esse comportamento, precisamente o contrário do que deseja.
Não concordo... o tratamento do medo passa por dessensibilização e contra condicionamento... que pode ser resumido a dar reforço positivo na presença do estímulo que causa medo ao cão. O estímulo está em intensidade mais baixa (under threshold) para que o reforço positivo possa fazer algum efeito no cão (se o estímulo estiver em intensidade muito forte o cão está tão focado ou tão amedrontado que nem sente o que estamos a tentar dar-lhe como reforço positivo...)

O medo por si não é reforçado... o que pode ser reforçado, é comportamentos que derivam desse medo (seguindo o exemplo da demonstração de comportamento agressivo). O cão não vai sentir mais medo porque lhe estamos a dar festas ou acarinhar... tanto que, se assim fosse, coisas como as thundershirts não fariam efeito...
Já vejo que a questão terminológica acaba por ser importante para evitar confusões como o/a MiMoo fez...

Repare que eu não falei em "reforçar o medo" - veja o bold na sua citação. Se um cão assumir um comportamento de evitação ( cheirar o terreno, desviando as atenções, urinar-se, meter-se entre as pernas do dono) e este o acarinhar nessa altura, está a tornar esses comportamentos exitosos para o cão, e a tendência será repeti-los precisamente por isso. Quando o mais acertado seria, nestes casos, manifestar indiferença e distanciar-se do estímulo com naturalidade até uma distância da segurança para o cão.

Realmente o medo em si não pode ser reforçado, mas por manejo inapropriado, pode generalizar-se ou transformar-se em fobias.

Quanto ao resto, e refiro-me também às intervenções do lds, penso que bàsicamente estamos todos de acordo.
Nem mais! Isto assim torna-se tão óbvio que não consigo imaginar que mirabolantes razões e misteriosas agendas fazem com que haja outro tipo de prioridades e procedimentos...
Quanto às razões não tenho dúvidas:

- falta de conhecimento do cão;
- tentativa de obter resultados ràpidos, mesmo que "a martelo"... quanto mais depressa "resolver" o problema, mais depressa recebo do cliente (falo de treinadores ditos "profissionais").
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda jun 24, 2013 2:01 pm

Atenção que não é mau reforçar comportamentos de "evitação" (eu chamo-lhes sinais de calma ou apaziguamento (calming signals or appeasing signals))! Aliás, é até bom fazê-lo. Coisas como evitar, ignorar, cheirar o chão, lamber lábios e etc., queremos que o cão o faça porque está a demonstrar ao outro cão e/ou a nós que está desconfortável com a situação. É muito mais fácil agir perante um cão que nos dá estes sinais do que um que não o faz... normalmente, os que não o fazem são aqueles que as pessoas dizem "ele atacou do nada!" (aqui também poderemos falar do não reconhecimento de sinais).
Prefiro um cão que rosne, que lamba lábios, que evite situações desconfortáveis, que cheire o chão e etc do que um em que reprimi este reportório de sinais e que ao mínimo desconforto tente autodefender-se porque previamente esses sinais não resultaram para ele escapar desse mesmo desconforto.
zeca2
Membro Veterano

segunda jun 24, 2013 2:12 pm

MiMoo Escreveu:Atenção que não é mau reforçar comportamentos de "evitação" (eu chamo-lhes sinais de calma ou apaziguamento (calming signals or appeasing signals))! Aliás, é até bom fazê-lo. Coisas como evitar, ignorar, cheirar o chão, lamber lábios e etc., queremos que o cão o faça porque está a demonstrar ao outro cão e/ou a nós que está desconfortável com a situação. É muito mais fácil agir perante um cão que nos dá estes sinais do que um que não o faz... normalmente, os que não o fazem são aqueles que as pessoas dizem "ele atacou do nada!" (aqui também poderemos falar do não reconhecimento de sinais).
Prefiro um cão que rosne, que lamba lábios, que evite situações desconfortáveis, que cheire o chão e etc do que um em que reprimi este reportório de sinais e que ao mínimo desconforto tente autodefender-se porque previamente esses sinais não resultaram para ele escapar desse mesmo desconforto.
Não estamos de acordo neste aspecto.
MiMoo
Membro Veterano

segunda jun 24, 2013 2:15 pm

zeca2 Escreveu:Não estamos de acordo neste aspecto.
Em que sentido? Prefere que um cão, apesar de sentir medo, não demonstre que o sente? Isso para mim não faz sentido...
frozenchik
Membro Júnior
Registado: sexta jun 21, 2013 3:15 pm

segunda jun 24, 2013 2:47 pm

Qual é a relação entre comportamentos e sentimentos?
Se a resposta for nenhuma, este tópico até faz algum sentido. Penso que qualquer pessoa de inteligência média percebe o sentido da frase da Charlie. Já agora, para TPC, construam um texto com 300 000 palavras sobre a capacidade de síntese (ou falta dela).
MiMoo
Membro Veterano

segunda jun 24, 2013 2:52 pm

frozenchik Escreveu:Qual é a relação entre comportamentos e sentimentos?
Um cão pode assumir postura de medo quando está com medo, no entanto se for reprimido por o fazer, poderá sentir medo e não o demonstrar.
De grosso modo: Não é por um cão não ter o rabo entre as pernas que não sente medo.
frozenchik
Membro Júnior
Registado: sexta jun 21, 2013 3:15 pm

segunda jun 24, 2013 2:58 pm

MiMoo Escreveu:
frozenchik Escreveu:Qual é a relação entre comportamentos e sentimentos?
Um cão pode assumir postura de medo quando está com medo, no entanto se for reprimido por o fazer, poderá sentir medo e não o demonstrar.
De grosso modo: Não é por um cão não ter o rabo entre as pernas que não sente medo.
E esses são os tais cães robots que a Mimo diz que atacam do nada?
MiMoo
Membro Veterano

segunda jun 24, 2013 3:05 pm

Cães que têm o reportório de sinais reprimido são cães que poderão atacar sem aviso (poderão talvez ficar mais estáticos se isso também não foi reprimido).
Novamente e de grosso modo: não expressam o que sentem e a única forma que têm para que o estímulo se afaste é a demonstração de comportamento agressivo.
zeca2
Membro Veterano

segunda jun 24, 2013 3:10 pm

MiMoo Escreveu:
Em que sentido? Prefere que um cão, apesar de sentir medo, não demonstre que o sente? Isso para mim não faz sentido...
Claro que não prefiro, até porque isso seria impossível. Ao contrário do homem, a comunicação dos cães é absolutamente honesta, logo, se um cão está inseguro, ele comunica-o sempre através da evitação preferentemente e, em caso de stress agudo, pela agressividade.

Como o objectivo não é reforçar esses comportamentos, discordo de acariciar/proteger um cão que os manifesta. A forma adequada de actuar, no meu entender, será ignorar esses comportamentos e simplesmente dar meia volta, procurando expôr o cão às mesmas situações mas em aproximações progressivas, isto é, tornando a "distância de segurança" em relação ao estímulo cada vez menor.

A recompensa nestes casos aparece, como é norma, sempre que o cão manifestar o comportamento desejado.
MiMoo
Membro Veterano

segunda jun 24, 2013 3:14 pm

zeca2 Escreveu:Como o objectivo não é reforçar esses comportamentos, discordo de acariciar/proteger um cão que os manifesta. A forma adequada de actuar, no meu entender, será ignorar esses comportamentos e simplesmente dar meia volta, procurando expôr o cão às mesmas situações mas em aproximações progressivas, isto é, tornando a "distância de segurança" em relação ao estímulo cada vez menor.
Se fizer isto sempre que o cão mostra desconforto para com um estímulo está a recompensar o comportamento... com functional reward (ou seja, com o aumento da distância entre o cão e o estímulo que causa desconforto/ medo).
Portanto, no fundo estamos de acordo ahaha :P
zeca2
Membro Veterano

segunda jun 24, 2013 3:27 pm

MiMoo Escreveu:
zeca2 Escreveu:Como o objectivo não é reforçar esses comportamentos, discordo de acariciar/proteger um cão que os manifesta. A forma adequada de actuar, no meu entender, será ignorar esses comportamentos e simplesmente dar meia volta, procurando expôr o cão às mesmas situações mas em aproximações progressivas, isto é, tornando a "distância de segurança" em relação ao estímulo cada vez menor.
Se fizer isto sempre que o cão mostra desconforto para com um estímulo está a recompensar o comportamento... com functional reward (ou seja, com o aumento da distância entre o cão e o estímulo que causa desconforto/ medo.
Portanto, no fundo estamos de acordo ahaha :P
Pois... se calhar até estamos, mas repare que eu defendo desde o início uma progressão gradual nessa aproximação, logo o caso vertente pressupõe que não houve da parte do dono essa preocupação.

Por outro lado, manifestar indiferença ante comportamentos de evitação e dar meia volta não é bem a mesma coisa do que acarinhar o cão, acho eu...

De qualquer modo, ainda bem que estamos de acordo! Estes debates não precisam de ser como os debates políticos...
MiMoo
Membro Veterano

segunda jun 24, 2013 3:48 pm

Eu adoro os desenhos desta pessoa (doggie drawings). E é mais ou menos isto que eu queria dizer com o recompensar os tais sinais de calma.

Imagem

Imagem
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

segunda jun 24, 2013 4:20 pm

zeca2 Escreveu: Repare que eu não falei em "reforçar o medo" - veja o bold na sua citação. Se um cão assumir um comportamento de evitação ( cheirar o terreno, desviando as atenções, urinar-se, meter-se entre as pernas do dono) e este o acarinhar nessa altura, está a tornar esses comportamentos exitosos para o cão, e a tendência será repeti-los precisamente por isso.
Realmente o medo em si não pode ser reforçado, mas por manejo inapropriado, pode generalizar-se ou transformar-se em fobias.
Sim, tem razão. Havia lido mal.
Quando o mais acertado seria, nestes casos, manifestar indiferença e distanciar-se do estímulo com naturalidade até uma distância da segurança para o cão.
Completamente de acordo.
Nem mais! Isto assim torna-se tão óbvio que não consigo imaginar que mirabolantes razões e misteriosas agendas fazem com que haja outro tipo de prioridades e procedimentos...

Quanto às razões não tenho dúvidas:

- falta de conhecimento do cão;
- tentativa de obter resultados ràpidos, mesmo que "a martelo"... quanto mais depressa "resolver" o problema, mais depressa recebo do cliente (falo de treinadores ditos "profissionais").
Olhe que há mais razões. Não estou apenas a pensar do ponto de vista dos treinadores. E, às vezes, olhando apenas para o ponto de vista financeiro, pode "compensar" para o treinador que a coisa dure mais; quanto mais durar, mais recebe.
E, de qualquer modo, estou a pensar nas razões que levam a que alguém pense dessa forma sem qualquer tipo de interesse financeiro; por exemplo, o que é que leva a que alguém enraíze esse tipo de pensamento do confronto forçado e tratamento de choque sem que isso lhe vá dar gratificação ou vantagem directa de qualquer tipo.
Eu acho mesmo que esses treinadores e donos "apressados" acreditam nas suas técnicas; não as fazem apenas por um interesse desse tipo.
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

terça jun 25, 2013 12:37 pm

Concordo que isto de reforçar o medo em si é um mito. Muitos donos pensam que se dermos festas quando os cães estão com medo, então estamos a reforçar o medo. Mas acho que na verdade o que está a acontecer é que o dono, ao tentar acalmar o cão que está com medo, este fica mais stressado. É como nós termos medo de algo e alguém está a tentar fazer-nos algo que mesmo que seja de boas intenções, acaba por nos piorar.

O exemplo de puxar a trela também é semelhante - imaginem que estão inseguros face a algo, e que alguém está a puxar-vos por detrás. Isto pode aumentar o stress e a ansiedade. Mas enquanto que nós humanos somos capazes de controlar e pensar melhor, os cães são mais simples no que sentem, e reagem de acordo com o que sentem.

Também concordo com a parte de que os donos não são os únicos factores que influenciam o estado dos cães. Nunca acreditei nisso de transmissão de energia, acredito também que o cão consegue é captar sinais de nervosismo dos donos; e depois, os cães são como nós - não é por ter alguém que confiamos ao nosso lado que deixamos de ter medo de certas coisas, mesmo que possamos sentir mais calmos. Logo o medo não é totalmente controlável pelo dono, embora este possa tomar acções que ajudam ou pioram a situação.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça jun 25, 2013 12:59 pm

MiMoo Escreveu:
não, pretende-se que um cão não tenha medo.
Última edição por Charlie2 em terça jun 25, 2013 3:18 pm, editado 1 vez no total.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Responder

Voltar para “Cães”