O meu problema com os champôs é que não sou eu que dou banho porque ele não gosta do secador, daí ir todos os meses à groomer para fazer a manutenção do pêlo (porque também não deixa escovar as patinhas, o malandro) que inclui sempre banho.
Mas reparei agora ao ler o site do Pulvex que quando se dá banhos ao cão é suposto reaplicar a pipeta passadas 48h sob o risco de a protecção ter sido removida no banho. Nunca tive esta precaução pois pensava que só tinha de me preocupar com não dar 48h antes e depois de um banho.
Alias na bula do Advantix só dizem se tiver dar banho com champô para dar com pelo menos 2 semanas de antecedência da aplicação da pipeta para manter a eficácia.
Em todo o caso reparei que o Pulvex não tem imidaclopride e tem uma concentração maior de permetrina:
fonteO Imidaclopride é um ectoparasiticida pertencente ao grupo dos compostos cloronicotinilos.
Quimicamente, pode ser classificado como uma nitroguanidina cloronicotinilo. O imidaclopride é eficaz contra a pulga adulta e seus estadios larvares.
(...)
A Permetrina pertence à classe dos insecticidas e acaricidas piretróides do tipo I, actuando também como repelente. (...)
Na associação de ambas as substâncias activas foi demonstrado, em ensaios laboratoriais, que o imidaclopride actua como um activador dos gânglios nervosos nos artrópodes e por conseguinte aumenta a eficácia da permetrina.
O medicamento veterinário proporciona uma actividade repelente (impede a fixação/picada e consequente alimentação) contra carraças, mosquitos e flebótomos, prevenindo portanto a ingestão de sangue pelos parasitas repelidos e reduzindo assim o risco de doenças caninas de tRansmissão vectorial.
Lendo isto fico com a ideia que é normal a pulga ter aparecido no cão (pensei que fosse repelida) e portanto o Advantix na realidade não perdeu eficácia.
Além disso parece que o Advantix é, em teoria, mais eficaz que o Pulvex.
Em todo o caso tenho de reaplicar a pipeta mas tenho de esperar 7 dias (não se deve dar mais que 1 pipeta por semana). Vou falar com o veterinário sobre o assunto e ver se ele recomenda que vá variando ou não entre as duas pipetas.