Esterilização: sim ou não!
Moderador: mcerqueira
Conheço veterinários que são contra a esterilização em geral e que não se deva a exigências de saúde e veterinários que a defendem.
Que as associações e entidades mais ou menos estatais a defendam perante a enormidade de animais abandonados e sem controlo, não é de admirar, fazem o seu papel e tentam minimizar aquilo que é um flagelo social.
Que se defenda a esterilização a todo o custo de animais com dono é desresponsabilizar as pessoas em relação aos animais que adoptam ou compram e cegá-las para a problemática. Desresponsabilização essa que depois leva a novos abandonos e a todo o restante cortejo de problemas.
Que as associações e entidades mais ou menos estatais a defendam perante a enormidade de animais abandonados e sem controlo, não é de admirar, fazem o seu papel e tentam minimizar aquilo que é um flagelo social.
Que se defenda a esterilização a todo o custo de animais com dono é desresponsabilizar as pessoas em relação aos animais que adoptam ou compram e cegá-las para a problemática. Desresponsabilização essa que depois leva a novos abandonos e a todo o restante cortejo de problemas.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Comparação infeliz. Aos humanos ninguém vai esterilizá-los para não andarem atrás das fêmeas, para não terem pseudo-gravidezes nem para prevenir doenças que tanto podem surgir como não. É só mesmo em caso de graves problemas de saúde, e mesmo assim em último caso.homeless Escreveu:...passar-lhe-ia pela cabeça vir aqui discutir uma possível histerectomia sua ??
...
Ou seja, está a dizer que as pessoas que esterilizam os seus animais vão acabar por abandona-los pois o procedimento é um ato de desresponsabilização?Floripes3 Escreveu:Que se defenda a esterilização a todo o custo de animais com dono é desresponsabilizar as pessoas em relação aos animais que adoptam ou compram e cegá-las para a problemática. Desresponsabilização essa que depois leva a novos abandonos e a todo o restante cortejo de problemas.

<p> </p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Então se as alterações hormonais provocam uma mudança do comportamento, não tem nada de psicológico?-Tambor- Escreveu:Tortura? Nunca teve cadelas pois não? E o termo correcto é pseudo-gestação, não tem nada de psicológico.homeless Escreveu: já agora.... imagine a "tortura" que deve ser para uma cadela ter cios sucessivos e nunca cruzar.
levou a gravidez psicológica.
Compreendo a opinião quem não considera a hipótese em beneficio da saúde do seu animal, agora afirmar que não é torturante é mentira, e tanto o é para os animais como para os donos!
<p> </p>
E duvida que o abandono é um acto de irresponsabilidade?Geight Escreveu:Ou seja, está a dizer que as pessoas que esterilizam os seus animais vão acabar por abandona-los pois o procedimento é um ato de desresponsabilização?Floripes3 Escreveu:Que se defenda a esterilização a todo o custo de animais com dono é desresponsabilizar as pessoas em relação aos animais que adoptam ou compram e cegá-las para a problemática. Desresponsabilização essa que depois leva a novos abandonos e a todo o restante cortejo de problemas.
Claro que a esmagadora maioria dos donos de animais esterilizados não os vai abandonar por isso, mas a desresponsabilização crescente através do facilitismo na posse dos animais tende para tal. Um dono que não quer ter maçadas com o seu animal abandona-o mais facilmente do que aquele que está consciente do implica tê-lo. Basta dar uma vista de olhos aos tópicos das adopções para o verificar.
Não, se são alterações hormonais o que tem isso de psicológico?Geight Escreveu:Então se as alterações hormonais provocam uma mudança do comportamento, não tem nada de psicológico?-Tambor- Escreveu:Tortura? Nunca teve cadelas pois não? E o termo correcto é pseudo-gestação, não tem nada de psicológico.homeless Escreveu: já agora.... imagine a "tortura" que deve ser para uma cadela ter cios sucessivos e nunca cruzar.
levou a gravidez psicológica.
Compreendo a opinião quem não considera a hipótese em beneficio da saúde do seu animal, agora afirmar que não é torturante é mentira, e tanto o é para os animais como para os donos!
Estou com a Tambor, nunca teve cadelas inteiras pois não? Os cios para as minhas não são tortura nenhuma e para mim como dona também não!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Basicamente também é isto que penso!Floripes3 Escreveu:
(...) Aos humanos ninguém vai esterilizá-los para não andarem atrás das fêmeas, para não terem pseudo-gravidezes nem para prevenir doenças que tanto podem surgir como não. É só mesmo em caso de graves problemas de saúde, e mesmo assim em último caso.
Últimamente, ouvir falar em prevenção de cancro da prostata como motivo de esterilização dos machos, parece-me a roçar o ridículo! Nomeadamente pela taxa de incidência, parece-me uma medida desproporcionada e claramente um negócio veterinário, num mercado que tem cada vez menos quota de mercado para cada um deles.
Já para não falar que, ao pensar em adoptar uma fêmea, gata ou cadela, praticam-se preços de 120 euros para cima. Não dá para ajudar sem ser começar por 120 euros + vacinas?
Lembro-me que se fosse assim, no tempo dela, a minha falecida avó nunca teria tido um gato...
Não sou contra a esterilização, em especial de gatos e gatas, já que são mais destemidos e se lançam de sitios altos, mas é todo um assunto que dá muito que pensar.
Já pela minha cadela, eu responsabilizo-me, guardo e controlo.
Ora, são alterações hormonais que desencadeiam todo um processo, quer a nível físico (p.e. produção de leite), quer a nível psicológico (p.e. transformar os brinquedos em crias).kitttten Escreveu:Não, se são alterações hormonais o que tem isso de psicológico?
Estou com a Tambor, nunca teve cadelas inteiras pois não? Os cios para as minhas não são tortura nenhuma e para mim como dona também não!
Para os donos, os machos a rondarem a cadela não é uma chatice? E a sujidade que inevitavelmente acaba por existir?
Para os cães inteiros que não reproduzem, acabam por ficar frustrados por não acasalarem.
Só faltam os da brigada "anti-natura" mas para esses o meu conselho é reproduzirem os seus animais, não há nada mais natural que isso.

Ah, talvez já tenha tido tantas cadelas inteiras como você, não se preocupe que eu também sei do que falo.
<p> </p>
Floripes, quando falei no procedimento estava a referir-me à esterilização.Floripes3 Escreveu:E duvida que o abandono é um acto de irresponsabilidade?
Claro que a esmagadora maioria dos donos de animais esterilizados não os vai abandonar por isso, mas a desresponsabilização crescente através do facilitismo na posse dos animais tende para tal. Um dono que não quer ter maçadas com o seu animal abandona-o mais facilmente do que aquele que está consciente do implica tê-lo. Basta dar uma vista de olhos aos tópicos das adopções para o verificar.
Acho o que diz um absurdo, pois não vejo qualquer tipo de ligação entre a esterilização e o abandono. As próprias estatísticas também confirmam que a grande parte dos animais abandonados não está esterilizado... Agora existem talvez mais casos pois as pessoas que tinham cães de raça e os deixam para trás por causa da crise e da emigração tenham a preocupação de os esterilizar para os afastar de possíveis criadeiros que não os tratariam da melhor forma.
<p> </p>
E insiste?Geight Escreveu: Ora, são alterações hormonais que desencadeiam todo um processo, quer a nível físico (p.e. produção de leite), quer a nível psicológico (p.e. transformar os brinquedos em crias).

A primeira resolve-se muito facilmente fazendo cumprir a lei que diz que os bobis devem andar atrelados na via pública, e a segunda com um balde de água e esfregona (que deve estar à mão de qualquer maneira para quem tem animais em casa).Geight Escreveu:Para os donos, os machos a rondarem a cadela não é uma chatice? E a sujidade que inevitavelmente acaba por existir?
Pelos relatos aqui contados, se calhar o melhor é esterilizar mesmo. Os animais foram feitos para procriarem. Quando tal não se vai verificar, fica tudo desregularizado.fteixeira Escreveu:Desde que tenho a minha cadela (há 2 anos) que muito pensei e reflecti sobre este tema: esterilizar ou não. Após muito pensar, analisar, discutir, ler, etc, decidi não o fazer! Até aqui tudo bem, o problema é que após o 2º e 3º cio, ela desenvolveu pseudogestação e é aí que começo novamente a ter dúvidas... Quando decidi não esterilizar, não sabia que isso iria acontecer... Deixei passar o período ideal ou desejável para a esterilização, no entanto, custa-me imenso submetê-la a uma operação que considero invasiva e contra natura... No entanto, as pseudogestações preocupam-me... Tenho receio que influenciem possíveis tumores mamários ou risco de piómetra. Sei que há alguns foristas aqui que conservam as suas cadelas inteiras e gostaria de saber se as mesmas também passam por esta situação (pseudociese) e se nesse caso reconsiderariam...
A situação é esta, peço que não me venham falar de ninhadas, risco de gravidez, sujidade, etc, que nada disso está em causa.
A única coisa que me preocupa é a saúde da minha cadela, pois a decisão que tomar será apenas para o bem dela... Obrigada a todos!
Não se faça de estúpido porque já provou que o não é.Geight Escreveu:Floripes, quando falei no procedimento estava a referir-me à esterilização.Floripes3 Escreveu:E duvida que o abandono é um acto de irresponsabilidade?
Acho o que diz um absurdo, pois não vejo qualquer tipo de ligação entre a esterilização e o abandono. As próprias estatísticas também confirmam que a grande parte dos animais abandonados não está esterilizado... Agora existem talvez mais casos pois as pessoas que tinham cães de raça e os deixam para trás por causa da crise e da emigração tenham a preocupação de os esterilizar para os afastar de possíveis criadeiros que não os tratariam da melhor forma.
Mas eu explico-me melhor: também não me estava a referir à esterilização em si. Do que eu falava era da atitude geral, que leva a facilitar as coisas para os donos, e em vez de os consciencializar dos deveres que se assumem quando se adopta um animal para companhia, ou seja lá para o que for.
"Não quero uma cadela porque nas alturas do cio me suja a casa toda", dizem eles. E logo se apresenta o grande remédio: "Se a esterilizarem já não tem esse problema". E depois solta-se a cadela na rua porque já não há problema, já não terá bebés. E se o animal desaparecer, paciência. Ou, se engordar demasiado e ficar feia, empandeira-se para.
"Não quero que o cão ladre e me roa a mobília, nem ande a fazer xixi contra os móveis, nem a ladrar aos outros cães quando saio com ele": "A castração resolve isso". E quando a castração não resolve nada, rua com o bicho... E assim por diante. Dispõe-se levianamente dos animais em função do próprio egoísmo e não encarando-os como aquilo que são: animais com comportamentos e necessidades próprias da espécie.
Percebeu agora o que eu disse?
E o que é que julga que acontece e sempre aconteceu?botas96 Escreveu:Para a brigada do natural e do anti natural uma pergunta.
Já imaginaram como seria o planeta se todo o ser vivo de cada uma das espécies procriasse?
Ia ser bonito, ia.
Procriação só é para alguns, os mais aptos.
Não seja parvo.
A procriação sempre foi só para alguns. E eu quero que seja para os meus.
O problema é que, pelos vistos, as cadelas que não procriam nem são esterilizadas sofrem de gradidez psicológica e complicações ao nível do seu aparelho reprodutor.
Concluindo: Não esterilizar cães, apenas cadelas.
O problema é que, pelos vistos, as cadelas que não procriam nem são esterilizadas sofrem de gradidez psicológica e complicações ao nível do seu aparelho reprodutor.
Concluindo: Não esterilizar cães, apenas cadelas.