Será que os cães tem sentimentos?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

domingo out 27, 2013 5:06 pm

indigo003 Escreveu:os cães ficama a olhar para o chão todos encolhidos e com ar de culpado mas não é por perceberem o que fizeram mas sim pela mudança na postura corporal e no tom de voz dos donos!!

não humanizem demais os vossos cães! :wink:

Boas...

X3
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

domingo out 27, 2013 5:14 pm

indigo003 Escreveu:os cães ficama a olhar para o chão todos encolhidos e com ar de culpado mas não é por perceberem o que fizeram mas sim pela mudança na postura corporal e no tom de voz dos donos!!

De facto, mas também não necessitamos de os estupidificar.

Até porque sabes bem que isto não é assim tão linear.

Se em alguns casos é exactamente como referiste, noutros, claramente eles sabem que fizeram mal.

O meu cão, desde que tem uma cadela nova cá em casa, deu em marcar território.

Se eu entro em casa (mesmo antes de ver o que ele tenha eventualmente feito) ele já está à porta, aos saltos, à minha espera, mas caso tenha feito uma mijinha, nem sai do quarto e mesmo que o chame, ele não vem.

Quando vou ter com ele, está com aquele ar de coitadinho de mim que vou levar uma "lamparina"

Há muito por explorar nesta área e se bem que na maior parte dos casos os humanizamos demasiado, não são raras as vezes que ao fugir da humanização os estamos a estupidificar.
<strong>Paulo Santos</strong>
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

domingo out 27, 2013 5:37 pm

Se chamo o Tedy com voz de má de raspanete ,ele não vem ,mas se eu digo exatamente as mesmas palavras com com voz de meiguinha de cuchi ,cuchi ,ele vem todo contente . A Tuga ela é obediente ate de chinelo na mão rrrsss . Mas eu reparo que quando ralho ao Tedy ele fica de bico ,fica todo enrolado e não me liga nenhuma.
O chinelo é a palavra ameaçadora aqui em casa ,olha o chinelo ,vou buscar o chinelo rrrrrrrrrrrrssssssss
Se eles tem sentimentos por mim ,eu não sei ,mas sei que eu tenho sentimentos por eles .
"O homem justo ,cuida dos seus animais"
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

domingo out 27, 2013 9:49 pm

PauloSantos1 Escreveu:
De facto, mas também não necessitamos de os estupidificar.

Até porque sabes bem que isto não é assim tão linear.

Se em alguns casos é exactamente como referiste, noutros, claramente eles sabem que fizeram mal.

O meu cão, desde que tem uma cadela nova cá em casa, deu em marcar território.

Se eu entro em casa (mesmo antes de ver o que ele tenha eventualmente feito) ele já está à porta, aos saltos, à minha espera, mas caso tenha feito uma mijinha, nem sai do quarto e mesmo que o chame, ele não vem.

Quando vou ter com ele, está com aquele ar de coitadinho de mim que vou levar uma "lamparina"

Há muito por explorar nesta área e se bem que na maior parte dos casos os humanizamos demasiado, não são raras as vezes que ao fugir da humanização os estamos a estupidificar.
Exacto, há casos e casos. o certo é que são muito poucos os donos de cães que conseguem ler e interpretar a expressão corporal de um cão, entendendo o animal na sua totalidade.

tb te dou o exemplo da Yasha. a minha dogue é doida por manteiga, ataca pacotes de manteiga como se não houvesse amanhã! quando chegamos a casa ela vem a correr cumprimentar-nos... a não ser que tenha havido chacina de um pacote de manteiga. nesse caso ela fica deitadinha, com o focinho brilhante e lambuzado. e eu nunca ralhei com ela porque nunca a consegui apanhar com a boca na botija, mas de alguma forma ela sabe que aquilo é errado.
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

domingo out 27, 2013 11:04 pm

A primeira vez que a minha cadela ficou "sem mim" parecia absolutamente normal, quando voltou para ao pé de mim esteve uma semana amuada, não queria nada comigo.
Agora quando falta alguém cá em casa ao fim de 2 dias "passam o limite" e começa o stress dos meus cães, alertas para qualquer movimento e som que venha das escadas do prédio.
Se os cães têm sentimentos sim têm!
E percebem perfeitamente quando são amados e respeitados, quando são injustiçados, quando algo não está bem, etc.
Eles têm sentimentos sim e são peritos em perceber os nossos sentimentos também, às vezes percebem-nos melhor do que nós próprios!
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda out 28, 2013 11:09 am

Alegria, afecto, ansiedade, medo, terror, confiança, agressividade... são o quê? Estados de alma? Emoções? Sentimentos...?

Claro que os cães têm sentimentos. E expressam-nos os mesmos com tanta clareza...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

carlaved
Membro
Registado: terça jul 19, 2011 11:32 am

segunda out 28, 2013 9:28 pm

Claro que os cães têm emoções, ou pelo menos algumas emoções. Claro que não as tê tão desenvolvidas com aso humanos. Não precisavam disso no caminho da evolução.
Mas existe um diferença palpável entre sentimentos e emoções.
Eu acho que é mias emoção do que sentimentos.
A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser avaliados
pelo modo como os seus animais são tratados. Mahatma Gandhi
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

segunda nov 04, 2013 6:30 pm

Estes cães não veêm os donos há meses...

http://vitaminl.tv/video/726?ref=fpfv

Digam lá que não têm sentimentos...
<p>"Quando se &eacute; capaz de lutar por animais, tamb&eacute;m se &eacute; capaz de lutar por crian&ccedil;as ou idosos. N&atilde;o h&aacute; bons ou maus combates, apenas o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que n&atilde;o podem se defender." Brigitte Bardot </p>
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

segunda nov 04, 2013 7:23 pm

Nem demais nem de menos :b o que é certo é que a Kaya uma vez roeu-me uma peça de roupa. Sai do banho e encontro aquilo esfarrapado no corredor. Peguei e chamei-a. Já vinha encolhida. Mostrei-lhe aquilo e disse com a voz mais dura que consegui (sem lhe gritar) "O que é isto? És feia, não gosto de ti! Eu não sou mais tua dona e tu vais pro canil, acabou estou muito triste".
Ela deitada no chão de barriga pro ar... nunca mais me roeu nada xD ahah :lol:
Responder

Voltar para “Cães”