indigo003 Escreveu:os cães ficama a olhar para o chão todos encolhidos e com ar de culpado mas não é por perceberem o que fizeram mas sim pela mudança na postura corporal e no tom de voz dos donos!!
não humanizem demais os vossos cães!
Boas...
X3
Moderador: mcerqueira
indigo003 Escreveu:os cães ficama a olhar para o chão todos encolhidos e com ar de culpado mas não é por perceberem o que fizeram mas sim pela mudança na postura corporal e no tom de voz dos donos!!
De facto, mas também não necessitamos de os estupidificar.indigo003 Escreveu:os cães ficama a olhar para o chão todos encolhidos e com ar de culpado mas não é por perceberem o que fizeram mas sim pela mudança na postura corporal e no tom de voz dos donos!!
Exacto, há casos e casos. o certo é que são muito poucos os donos de cães que conseguem ler e interpretar a expressão corporal de um cão, entendendo o animal na sua totalidade.PauloSantos1 Escreveu:
De facto, mas também não necessitamos de os estupidificar.
Até porque sabes bem que isto não é assim tão linear.
Se em alguns casos é exactamente como referiste, noutros, claramente eles sabem que fizeram mal.
O meu cão, desde que tem uma cadela nova cá em casa, deu em marcar território.
Se eu entro em casa (mesmo antes de ver o que ele tenha eventualmente feito) ele já está à porta, aos saltos, à minha espera, mas caso tenha feito uma mijinha, nem sai do quarto e mesmo que o chame, ele não vem.
Quando vou ter com ele, está com aquele ar de coitadinho de mim que vou levar uma "lamparina"
Há muito por explorar nesta área e se bem que na maior parte dos casos os humanizamos demasiado, não são raras as vezes que ao fugir da humanização os estamos a estupidificar.
Nem demais nem de menos :b o que é certo é que a Kaya uma vez roeu-me uma peça de roupa. Sai do banho e encontro aquilo esfarrapado no corredor. Peguei e chamei-a. Já vinha encolhida. Mostrei-lhe aquilo e disse com a voz mais dura que consegui (sem lhe gritar) "O que é isto? És feia, não gosto de ti! Eu não sou mais tua dona e tu vais pro canil, acabou estou muito triste".indigo003 Escreveu:os cães ficama a olhar para o chão todos encolhidos e com ar de culpado mas não é por perceberem o que fizeram mas sim pela mudança na postura corporal e no tom de voz dos donos!!