Primeiro Cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PDCouto
Membro Júnior
Registado: terça out 29, 2013 10:08 am

quinta out 31, 2013 4:16 pm

Hesito, justamente por causa dessas considerações todas sobre as horas, que também já as fiz, não tenha dúvidas.

E hesito mais porque conheço casos em que o animal passa exactamente pelo mesmo, sem problemas relevantes, sendo a família e o animal felizes.

Quem trabalha a tempo inteiro com um horário normal - 8h + 2 para almoço e viagens - nunca pode então ter um cão... :cry:

~
roquesoares Escreveu:Boas!!!

Já que pede opinião a minha é que não!!!

Um cão não é um brinquedo (sei que está ciente disso, senão não colocava a pergunta) e como tal terá de ir à rua gastar energia e fazer necessidades, quer faça sol, chuva, vento ou frio. Sendo um cão novo será também preciso perder tempo a ensinar e impor as suas regras.

Pelo que pergunto a que horas trabalha e a que horas se levantará para tratar de si e do seu cão? E à noite a que horas chega, o que tem de preparar (jantar, roupa, loiça,ver televisão, etc) e a que horas irá passear o seu cão durante o tempo que ele necessita?

Vejo a coisa complicada e a exigir muito de si para ter um cão, seja grande ou pequeno, novo ou velho, enérgico ou letárgico.

E ainda não falei nas férias, nem em possíveis complicações, etc...

Pense bem e deixe para uma altura em que tenha mais condições e/ou uma maior estabilidade.

Até à próxima!!!!
O horário de ausencia normal é 8:30 - 19h. Portanto, isto dá passeio matinal, passeio à chegada, passeio depois do jantar e/ou nocturno.

Ao fim de semana é outra história claro. Férias vem connosco, passamos férias numa quinta.
Netherwing Escreveu:se o animal vai estar só durante 9 a 10 horas consecutivas, tendo o dia 24, sobram-lhe 14 h em casa com companhia dos donos. sendo que cerca de 8 serão passadas pelos humanos a dormir, sobram 6 horas diárias de contacto humano.
se dessas 6 horas retirar o tempo necessário para as tarefas humanas diárias ( higiene, refeições, algum lazer, organização da casa,etc ) ficará com cerca de duas horas diárias disponíveis para o seu cão.

ainda que tivesse uma varanda, seria no mínimo cruel deixar o animal fechado na varanda tantas horas seguidas. o stress causado no bicho é imenso.
os cães pequenos sofrem ainda mais com stress, ansiedade e solidão.

a acumulação deste stress reflete-se depois em destruição pela casa, latidos incessantes durante a noite e dia, não assimilação de treino de higiene e obediência, entre outros problemas.

o problema não é ser um apartamento ou uma gigantesca casa com jardim... o problema é sempre a disponibilidade do dono para o cão, que neste caso simplesmente não existe. é humanamente impossível com tanto tempo de ausência.
boa sorte
Parece-me mesmo que não vai ser desta.
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quinta out 31, 2013 4:29 pm

tenho cão desde que me casei - saía de casa às 8 da manhã, e chegava pelas 19h30. Foi uma cadela feliz, viveu 12 anos, a maldita doença cardíaca levou-a cedo demais, ia de férias sempre comigo, ou então ficava com os avós que também a adoravam.
Agora tenho 2 cães, saio pelas 7h30 e o meu filho chega com o pai pelas 17h00. Lamento, mas para eu pp ter de comer e para lhes dar tudo o que eles precisam, tenho de trabalhar - não nasci rica infelizmente.

Ficam com a casa toda aberta para eles, escusado será dizer.
Essa de não poder ir a casa, e terem de estar acompanhados, é muito relativo - eles habituam-se aos hábitos da casa!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
PDCouto
Membro Júnior
Registado: terça out 29, 2013 10:08 am

quinta out 31, 2013 4:49 pm

É que fico "como o tolo no meio da ponte"... tanto vejo opiniões tão contraditórias.

Por outro lado pergunto-me, não é melhor para um cão ter uma família do que estar numa gaiola ou num abrigo?

Também acho que vai depender muito do cão e da sua personalidade.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta out 31, 2013 5:21 pm

PDCouto Escreveu:É que fico "como o tolo no meio da ponte"... tanto vejo opiniões tão contraditórias.

Por outro lado pergunto-me, não é melhor para um cão ter uma família do que estar numa gaiola ou num abrigo?

Também acho que vai depender muito do cão e da sua personalidade.

É evidente que sim.
Se tem condições económicas para ter um cão, e se está disposto a abdicar do seu tempo com ele para passeios, miminhos, brincadeiras e afins. Tenha um cão.

No caso do canil onde estão as meninas que lhe mostrei, só lá vão voluntárias que também trabalham, têm vida em casa e animais em casa, o tempo é mínimo, vão lá para limpar, infelizmente os patudos têm poucos mimos e atenção. Por isso qualquer um estaria melhor numa casa com donos (:
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta out 31, 2013 5:27 pm

Netherwing Escreveu:se o animal vai estar só durante 9 a 10 horas consecutivas, tendo o dia 24, sobram-lhe 14 h em casa com companhia dos donos. sendo que cerca de 8 serão passadas pelos humanos a dormir, sobram 6 horas diárias de contacto humano.
se dessas 6 horas retirar o tempo necessário para as tarefas humanas diárias ( higiene, refeições, algum lazer, organização da casa,etc ) ficará com cerca de duas horas diárias disponíveis para o seu cão.

ainda que tivesse uma varanda, seria no mínimo cruel deixar o animal fechado na varanda tantas horas seguidas. o stress causado no bicho é imenso.
os cães pequenos sofrem ainda mais com stress, ansiedade e solidão.

a acumulação deste stress reflete-se depois em destruição pela casa, latidos incessantes durante a noite e dia, não assimilação de treino de higiene e obediência, entre outros problemas.

o problema não é ser um apartamento ou uma gigantesca casa com jardim... o problema é sempre a disponibilidade do dono para o cão, que neste caso simplesmente não existe. é humanamente impossível com tanto tempo de ausência.
boa sorte
ora bem :wink:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
DoggyLover
Membro Veterano
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

quinta out 31, 2013 7:13 pm

sofiaabreulopes Escreveu:tenho cão desde que me casei - saía de casa às 8 da manhã, e chegava pelas 19h30. Foi uma cadela feliz, viveu 12 anos, a maldita doença cardíaca levou-a cedo demais, ia de férias sempre comigo, ou então ficava com os avós que também a adoravam.
Agora tenho 2 cães, saio pelas 7h30 e o meu filho chega com o pai pelas 17h00. Lamento, mas para eu pp ter de comer e para lhes dar tudo o que eles precisam, tenho de trabalhar - não nasci rica infelizmente.

Essa de não poder ir a casa, e terem de estar acompanhados, é muito relativo - eles habituam-se aos hábitos da casa!
Subscrevo :wink:
roquesoares
Membro
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

quinta out 31, 2013 10:10 pm

Boas novamente!!!

Só dei a minha opinião, que neste caso foi a primeira menos positiva, mas apenas com o prepósito de alertar para alguns problemas.

Eu próprio estou longe de ser um dono exemplar, embora tenha criado algumas rotinas e tenha outras condições, como por exemplo:

- Tenho uma moradia cercada onde o terreno tem à volta de 800m2
- Tenho 2 cadelas esterilizadas
- 4ª feiras, 6ª feiras, sabados e domingos vão comigo às vacas e correm cerca de 6 a 8 Km em cada um dos dias, quer faça sol ou chuva
- Não tenho qualquer tipo de preocupação com necessidades das cadelas
- Passam cerca de 98% do tempo das suas vidas soltas dentro da propriedade

Como vê não é perfeito, mas não é nada mau. Tenho de admitir que nas 2,3 e 5ª feira pouco mais faço do que dar comida de manha antes de sair.

Este é o meu exemplo e por isso fiz as considerações no comentário anterior.

Até à próxima!!!
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta nov 01, 2013 12:12 am

sofiaabreulopes Escreveu:tenho cão desde que me casei - saía de casa às 8 da manhã, e chegava pelas 19h30. Foi uma cadela feliz, viveu 12 anos, a maldita doença cardíaca levou-a cedo demais, ia de férias sempre comigo, ou então ficava com os avós que também a adoravam.

Assino por baixo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”