Tive um gato que também morreu com insuficiência renal. Levámos o tratamento até ao ponto em que já não havia retorno e ele ia começar a sofrer (mais)Floripes3 Escreveu:Não sei quem foram os vets que disseram tal coisa, mas o que descreve num cão de 14 anos indica claramente insuficiência renal. Todos os restantes sinais - fraqueza nas pernas, etc. - eram claramente consequência da IR.Kiki1990 Escreveu:...Ele tinha 14 anos, era rafeiro, mas sempre teve muita vida. Desde o verão de 2012 que notamos uma grande diferença nele...começou a ficar muito parado, bebia agua excessivamente ao ponto de beber uma tigela cheia e se nos a enchêssemos ele bebia novamente de seguida, e deixou de aguentar a bexiga, fazia xixi ao subir para as camas/sofás, ao levantar-se, etc. Fomos ao vet onde nos disseram que era velhice, e que ele estava a ficar incontinente.
...
Infelizmente, a IR que aparece nas idades avançadas não tem cura porque se deve a uma degenerescência dos rins: "cansados" e gastos, começam a funcionar mal, até que morrem. E com eles morre o indivíduo. Tudo o que se faça é apenas paliativo, prolonga um pouco a vida e alivia momentaneamente o sofrimento, mas não tem outra saída.
Por isso, sim, pode dizer-se que ele morreu "envenenado" pelos detritos que os rins em falência já não conseguiam filtrar e lançavam no sangue.

Perguntámos qual poderia ser a causa e ela apontou 2 suspeitas:
-Informou-nos que há certas rações que podem provocar doenças principalmente em rins (referiu principalmente a Friskies e marcas brancas)
-Perguntou se ele ingeria ervas da rua pois os insecticidas que põem nos jardins provocam falência dos órgãos aos animais.
E o que é certo é que ele comia erva que a minha avó apanhava no Parque da Cidade.
Desde então, nunca mais arriscámos, temos sempre um vaso com ervinhas plantadas de sementes compradas na tremoceira. A ração: Eukanuba e alguns "miminhos".
Ás vezes vejo os jardineiros com um depósito às costas e a pulverizar um químico. Abordei um à semanas atrás e ele garantiu-me que só punha nos passeios para as ervas não crescerem entre as pedras da calçada.
Eu quando tiver um cão não vou arriscar: Não vai comer nada que encontre no chão e vou sempre limpar as patinhas dele antes de entrar em casa para que não as lamba nem haja propagação de nada.
Nunca fiando...