Cane Corso com Pastor alemão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta dez 19, 2013 9:02 am

luismm Escreveu: Aproveito para vos fazer outra pergunta, e o cão d`agua?
É uma boa opção? Gosto das caracteristicas desta raça...

Queria muito arranjar uma companhia para o Óscar.
Bom Dia...

Oh Luis aqui o problema é o sexo do animal, e não a raça, percebeu?

Porquê da companhia para o Oscar?
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta dez 19, 2013 9:04 am

Fontedasbicas, não estou certa de ter entendido o que disse.

Falando em submissão, é óbvio que entre eles tem que ser estabelecida uma hierarquia, há inevitavelmente o alfa, agora isso não irá prejudicar o temperamento, a capacidade de trabalho, a relação que o cão tem com o dono…

O que poderá acontecer (em caso de inexperiência do dono) é que se o próprio não definir quem manda lá em casa (o dono) e se ambos competirem por esse lugar, então temos um problema.

Entretanto já vi que o forista pensou melhor e fez muito bem.

Não sei aconselhar em relação à raça que acabou de referir, mas independentemente da raça, face à pouca experiencia, acho que devia de optar por uma fêmea.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quinta dez 19, 2013 9:24 am

Acho que primeiro de tudo, a submissão não é perder o caracter, uma vez que existem cães naturalmente submissos e estabelecer uma hierarquia é normal em animais sociais.

Outra coisa, é importante saber qual o motivo de possíveis agressões ou avisos. Podem ocorrer quando se juntam 2 cães e não são derivados à necessidade de 1 dominar o outro.

Se for para estabelecer a hierarquia é importante ser feito logo de inicio e controlares a forma como o fazem para que não exista sangue. Se houver 1 que mostra a sua dominância, deixa estar e não protejas o outro. Muitas vezes, é por haver dúvidas sobre quem manda e haver a possibilidade de se subir na hierarquia, que são gerados conflitos.

Não é por seres que o líder que se evita o conflito entre os teus subordinados. Eles precisam sempre de estabelecer a sua ordem.
fontedasbicas
Membro Veterano

quinta dez 19, 2013 11:58 am

LFGomes Escreveu:Fontedasbicas, não estou certa de ter entendido o que disse.

Falando em submissão, é óbvio que entre eles tem que ser estabelecida uma hierarquia, há inevitavelmente o alfa, agora isso não irá prejudicar o temperamento, a capacidade de trabalho, a relação que o cão tem com o dono…

O que poderá acontecer (em caso de inexperiência do dono) é que se o próprio não definir quem manda lá em casa (o dono) e se ambos competirem por esse lugar, então temos um problema.

Entretanto já vi que o forista pensou melhor e fez muito bem.

Não sei aconselhar em relação à raça que acabou de referir, mas independentemente da raça, face à pouca experiencia, acho que devia de optar por uma fêmea.
Boas...

Por experiência própria, sempre que este problema acontecia, havia luta pela dominância... Havendo luta pela dominância, e não podendo haver três "alfas", o dominante entre os cães, "abafa" o outro... ora se o outro se deixar dominar, perde características que teria se não estivesse em confronto com outro macho... e o mesmo se passa nas fêmeas...

Claro que fez muito bem, até porque constatou o que lhe foi avisado que iria acontecer...

Ora aí está, se quiser ter dois cães, o melhor é ter mesmo uma fêmea...

Tudo isto independentemente da raça, claro!
<p>Cumprimentos </p>
fontedasbicas
Membro Veterano

quinta dez 19, 2013 11:58 am

Ressa Escreveu:Acho que primeiro de tudo, a submissão não é perder o caracter, uma vez que existem cães naturalmente submissos e estabelecer uma hierarquia é normal em animais sociais.

Outra coisa, é importante saber qual o motivo de possíveis agressões ou avisos. Podem ocorrer quando se juntam 2 cães e não são derivados à necessidade de 1 dominar o outro.

Se for para estabelecer a hierarquia é importante ser feito logo de inicio e controlares a forma como o fazem para que não exista sangue. Se houver 1 que mostra a sua dominância, deixa estar e não protejas o outro. Muitas vezes, é por haver dúvidas sobre quem manda e haver a possibilidade de se subir na hierarquia, que são gerados conflitos.

Não é por seres que o líder que se evita o conflito entre os teus subordinados. Eles precisam sempre de estabelecer a sua ordem.
Boas...

Defina submissão, por favor...
<p>Cumprimentos </p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta dez 19, 2013 12:13 pm

Se um cão se deixa submeter é porque o seu carácter é submisso e mais tarde ou mais cedo essa submissão iria surgir. Não há aí nenhuma perda de carácter, acho eu.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
fontedasbicas
Membro Veterano

quinta dez 19, 2013 12:27 pm

Floripes3 Escreveu:Se um cão se deixa submeter é porque o seu carácter é submisso e mais tarde ou mais cedo essa submissão iria surgir. Não há aí nenhuma perda de carácter, acho eu.
Boas...

Claro que sim, nesses casos... De onde não há, não consegue tirar...

Mas e os que até têm o instinto, e por força do físico ou agressividade, ou outras situações, dos outros, são submetidos? Não perdem nada?
<p>Cumprimentos </p>
LFGomes
Membro Veterano

quinta dez 19, 2013 1:13 pm

Parece-me que estamos aqui a confundir caracter com temperamento...que de acordo com a ciencia moderna e no mundo canino, são coisas muito diferentes.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
fontedasbicas
Membro Veterano

quinta dez 19, 2013 1:17 pm

LFGomes Escreveu:Parece-me que estamos aqui a confundir caracter com temperamento...que de acordo com a ciencia moderna e no mundo canino, são coisas muito diferentes.
Boas...

O cão nasce com um determinado temperamento e ao longo da sua vida, com as próprias experiências, molda aquilo a que se pode designar por carácter...
<p>Cumprimentos </p>
LFGomes
Membro Veterano

quinta dez 19, 2013 1:23 pm

Exacto Fontedasbicas, mas como acabou de referir agressividade....está geralmente atribuida ao temperamento....
Floripes3
Membro Veterano

quinta dez 19, 2013 1:23 pm

fontedasbicas Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Se um cão se deixa submeter é porque o seu carácter é submisso e mais tarde ou mais cedo essa submissão iria surgir. Não há aí nenhuma perda de carácter, acho eu.
Boas...

Claro que sim, nesses casos... De onde não há, não consegue tirar...

Mas e os que até têm o instinto, e por força do físico ou agressividade, ou outras situações, dos outros, são submetidos? Não perdem nada?
Penso que esses, não sendo de carácter submisso, manterão sempre a sua tendência para a agressividade gerada pela frustração da sua tendência genética. É daí que surgem as permanentes tentativas de se sobreporem e as lutas entre eles e de que aqui geralmente se fala. É a sua maneira de se tentarem impor. E não vejo nisso nenhuma perda de carácter, mas sim uma estratégia para ganhar a preponderância, mesmo quando aparentemente se submetem.
Última edição por Floripes3 em quinta dez 19, 2013 1:29 pm, editado 1 vez no total.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Floripes3
Membro Veterano

quinta dez 19, 2013 1:28 pm

fontedasbicas Escreveu:
LFGomes Escreveu:Parece-me que estamos aqui a confundir caracter com temperamento...que de acordo com a ciencia moderna e no mundo canino, são coisas muito diferentes.
Boas...

O cão nasce com um determinado temperamento e ao longo da sua vida, com as próprias experiências, molda aquilo a que se pode designar por carácter...
Não concordo. Carácter e temperamento são de facto duas coisas muito diferentes e tanto um como o outro são impossíveis de modificar, precisamente porque são genéticos.

A única coisa que os cães, tal como nós, aprendem a modificar, é os comportamentos a adoptar perante as situações.
fontedasbicas
Membro Veterano

quinta dez 19, 2013 1:40 pm

Floripes3 Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:
Boas...

Não concordo. Carácter e temperamento são de facto duas coisas muito diferentes e tanto um como o outro são impossíveis de modificar, precisamente porque são genéticos.

A única coisa que os cães, tal como nós, aprendem a modificar, é os comportamentos a adoptar perante as situações.
É a sua opinião e eu respeito...

Para mim, os cachorros às 7 semanas de vida, através do Teste de Campbell, revelam o seu temperamento... com a resposta aos instintos e solicitações.
O carácter vai-se moldando ao longo dos tempos com o ensino e com a própria aprendizagem do cão...

Daí que se tenham cães com "caracter difícil ou acentuado" em adultos, tendo de ser corrigidos... e ao contrário também é verdade... Os medos desaparecem com muito trabalho, fazendo cães de caracter equilibrado e "bom"...
<p>Cumprimentos </p>
LFGomes
Membro Veterano

quinta dez 19, 2013 1:43 pm

O caracter pode ser dividido em 3 grandes “traços”: docilidade, sociabilidade e curiosidade, todos eles com carga genética mas moldados através da experiência de vida do cão, isto de acordo com a cinofilia moderna.

Já o temperamento, as suas características podem ser anuladas ou potenciadas através do adestramento e aqui sim arriscaria que é impossível ensinar um cão a ser corajoso, ou a ter tenacidade por exemplo.

Moldar carácter? obviamente que é possivel.
luismm
Membro Júnior
Registado: terça out 30, 2012 7:38 pm

quinta dez 19, 2013 3:49 pm

Encontrei este artigo na Net que me respondeu a muitas perguntas, tou inclinado para um cão de água português, macho ou fêmea?

http://www.dogtimes.com.br/osegundo.htm

Eis a questão, gostava muito de ter outro macho mas essa é a decisão mais arriscada... Ainda por cima o Oscar não está castrado e já foi operado por causa da displasia... Teria que ser mesmo castrado ...

Dilema
Última edição por luismm em quinta dez 19, 2013 3:52 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”