Legislação sobre cães na via pública

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

domingo dez 29, 2013 3:35 pm

Floripes3 Escreveu:
MaguiC Escreveu:Estive a ver um aviso da Câmara no que respeita aos espaços verdes, a única coisa que menciona é o uso obrigatório de trela... julgo(tenho quase a certeza) que a presidente está a agir por conta própria
http://www.cm-alter-chao.pt/pt/servicos ... tarifarios -> Regulamento dos espaços verdes municipais.
Mas toda esta questão que neste caso espero ser apenas uma implicância fiquei com uma dúvida, afinal há ou não uma lei que proíbe os dejetos de animais na via pública, e que os obrigue a andar de trela na via pública? qual é?
É que como dona acho que tenho obrigação de a conhecer e de saber o que nela consta, mas não a consigo encontrar :roll:

Confesso que já noutros locais, em situações diferentes, implicaram com os cães, não é costume mas já aconteceu e gostava de conhecer a lei para a poder "esfregar" no focinho de pessoas mesquinhas e parvas com fome de conversa! :twisted:
Alter do Chão??? :o Diga-me dessas! Essa câmara, até há poucos anos, nem canil tinha! Quando havia queixas, mandavam um empregado, creio que um dos cantoneiros do lixo, apanhar os cães, que depois os levava para um descampado e ali os matava a tiro. Quando a caçadeira tinha carga, senão era mesmo à paulada. :evil:

Acho que na lei geral não há nada a respeito dos dejectos, e a prova é que a MaguiC não consegue encontrar nenhuma legislação específica. Quando há alguma regra, ela é estipulada por disposição camarária.

Se quer um conselho, deixe-se de discussões a esse respeito lá terra. Limite-se a ouvir e, no máximo, a responder que não sabe de nenhuma lei a respeito dos dejectos e que agradece que lha mostrem. Quanto menos conversas e atitudes, melhor.
O problema do canil mantém-se, e a forma de abate agora, até já é na via pública, não vamos comentar que cada vez que me lembro da-me uma raiva que não digo nada, infelizmente num meio pequeno "ninguém viu" e como não estava presente não pude formalizar a queixa :(
Em relação à questão dos dejectos continuarei a proceder como até aqui e a não os deixar para trás, mas agora que estou mais esclarecida bem que podem piar à vontadinha que não lhes ligo nenhuma (se efectivamente existisse a tal portaria e a devida sinalização no local eles nunca para lá iriam), além disso os canitos preferem andar a correr feitos doidos no meio do campo como hoje andaram :)
Só chateia é tentarem implicar de todas maneiras e feitios, mas quanto a isso as pessoas mesquinhas da terra que se dediquem ao croché que sempre fazem melhor figura porque "gente séria não tem ouvidos :twisted:

Muito obrigada a todos pelo vosso contributo :)
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo dez 29, 2013 4:06 pm

Desculpem lá a pergunta, mas qual é o gozo para o animal andar em cima da relva? As relvas costumam estar tratadas, muitas vezes relva e ervas têm carraças, qual é o gozo?
Serei só eu que não deixa as minhas irem para cima da relva?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

segunda dez 30, 2013 3:26 pm

kitttten Escreveu:Desculpem lá a pergunta, mas qual é o gozo para o animal andar em cima da relva? As relvas costumam estar tratadas, muitas vezes relva e ervas têm carraças, qual é o gozo?
Se calhar até é :lol:
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda dez 30, 2013 4:08 pm

kitttten Escreveu:Desculpem lá a pergunta, mas qual é o gozo para o animal andar em cima da relva? As relvas costumam estar tratadas, muitas vezes relva e ervas têm carraças, qual é o gozo?
ás vezes tem tiradas que eu não sei se ria ou se chore :lol:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

segunda dez 30, 2013 4:12 pm

Eu não deixo!

1º Porque podem ter carraças, pulgas etc, ou então químicos contra pragas.
2º Porque os funcionários Camarários/ou das Juntas tiveram trabalho a limpar e tratar os jardins para depois serem destruídos (relva queimada e/ou arrancada) pelos chichi dos animais ou correrias.

Um jardim púplico é de todos, não só de meia dúzia de "almas" , que acham que os seus cães têm todos os direitos, mesmo estragar...
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Charlie2
Membro Veterano

segunda dez 30, 2013 4:14 pm

desculpe mas aqui o que foi posto em causa foi o gosto do cão pela relva, não se é de um jardim público, privado ou assim assim :lol:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Aletheia
Membro Veterano

segunda dez 30, 2013 4:35 pm

Charlie2 Escreveu:desculpe mas aqui o que foi posto em causa foi o gosto do cão pela relva, não se é de um jardim público, privado ou assim assim :lol:
Foi mesmo o jardim da freguesia e espaços verdes:
MaguiC Escreveu:Hoje vivi uma situação no mínimo caricata :roll:
Estou na terrinha com os meus pais e hoje troquei o passeio no campo por um passeio no jardim da freguesia, qual não é o meu espanto quando sai uma "criatura" (que não a presidente) da junta de freguesia a berrar-me "olhe!Olhe! não deixe os cães fazerem chichi nem cocó na relva". Ora essa! "Então fazem onde no passeio fica mais bonito é?".
Começando a história do princípio os meus pais têm um litígio com a presidente da junta que já lhes fez a vida negra, a senhora acha-se Deus Todo Poderoso e é mesmo perigosa com as tretas que inventa (é assim com toda a gente e tem posto muita gente de costas voltadas aqui na terra).

Neste Verão surgiram uns papéis por baixo dos imundos chafarizes dos dois jardins da aldeia a dizer que por ordem da presidente da junta era "expressamente proibido" dar de beber aos cães nos bebedouros (imundos e não por culpa de cães nem de pombos que por aqui não os há, mas por falta de manutenção pelas identidades responsáveis) bem como a permanência dos animais na relva dos jardins, bom choveu bastante desde esta altura portanto os papéis estão mais do que desaparecidos.

Ora se não há sinalética nenhuma a proibir a permanência de cães no espaço e se eu apanho sempre os dejetos que eles fazem na via pública alguém pode implicar comigo? É que a senhora é bem capaz de inventar e de arranjar falsas testemunhas para dizer que os meus cães fizeram alguma coisa fora de sítio. (Neste Verão foi capaz de mandar abater um cão vadio a tiro na via pública :( Tenho receio de que se lembre de se vingar de nós da pior maneira :( )
Que entidades é que fiscalizam esta coisa dos dejetos? Qual a lei em vigor?
Estive a ver que por exemplo no caso das trelas o presidente da junta também pode passar multas, será que neste caso também se aplica?
Alguém tem informação sobre isto?
MaguiC Escreveu:Esta senhora foi eleita porque comprou os votos aos velhotes, (in)felizmente apesar de termos cá casa os meus pais não estão cá sempre e não votam cá :roll: :(
O problema da trela aqui "não se põe" só os solto no campo da bola que é de terra batida e o terreno pertence à Casa de Bragança e ela não pode implicar. Quando vão à vila como foi o caso de ontem vão sempre de trela e apanho sempre os cocós (não gosto de pisar o dos outros por isso não deixo o dos meus no chão) aqui e em todo o lado, o problema é a implicância e impertinência da senhora que acha que manda em tudo e que aquilo que diz é lei.
Consegui finalmente (a net aqui não é grande espingarda) consultar as normas do concelho para os jardins públicos e não encontrei nenhuma restrição/proibição aos cães com trela, nem mesmo nenhuma referência aos seus dejectos na via pública. Não existindo sinalética penso que sua exc.ª não poderá implicar com nada.
Ainda assim gostava de encontrar o DL que estipula as multas para quem deixa os dejectos dos animais na vida pública...
Existe também o respeito pelos outros utentes do espaço, como respeito pelo trabalho dos funcionários dessa autarquia.
Aprendi a encontrar.

Aletheia
Membro Veterano

segunda dez 30, 2013 4:44 pm

MaguiC Escreveu: ...Em relação à questão dos dejectos continuarei a proceder como até aqui e a não os deixar para trás, mas agora que estou mais esclarecida bem que podem piar à vontadinha que não lhes ligo nenhuma (se efectivamente existisse a tal portaria e a devida sinalização no local eles nunca para lá iriam), além disso os canitos preferem andar a correr feitos doidos no meio do campo como hoje andaram :)
Só chateia é tentarem implicar de todas maneiras e feitios, mas quanto a isso as pessoas mesquinhas da terra que se dediquem ao croché que sempre fazem melhor figura porque "gente séria não tem ouvidos :twisted:

Muito obrigada a todos pelo vosso contributo :)
Se tem possibilidade de deixar os seus cães correrem no campo de terra batida, porque insiste em levar os seus cães para o jardim publico?
Aprendi a encontrar.

Charlie2
Membro Veterano

segunda dez 30, 2013 5:03 pm

Entendeu agora Aletheia?
Aletheia
Membro Veterano

segunda dez 30, 2013 5:10 pm

Charlie2 Escreveu:
Entendeu agora Aletheia?
Não! :)

Bom Ano!
Aprendi a encontrar.

Charlie2
Membro Veterano

segunda dez 30, 2013 5:27 pm

Aletheia Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
Entendeu agora Aletheia?
Não! :)

Bom Ano!
Igualmente, que seja sempre melhor que o anterior :wink:
Última edição por Charlie2 em segunda dez 30, 2013 5:28 pm, editado 1 vez no total.
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

segunda dez 30, 2013 5:28 pm

Aletheia Escreveu: Se tem possibilidade de deixar os seus cães correrem no campo de terra batida, porque insiste em levar os seus cães para o jardim publico?
Gosto de dar possibilidade aos meus cães de explorarem vários tipos de territórios, deste modo tenho 2 cães que tanto se sabem portar bem nos jardins públicos como sabem "extravasar" no meio do campo em correrias doidas no meio da erva ou da terra batida, tenho dois cães que tanto apreciam dar um passeio educado no paredão de uma praia como correr desvairados pela areia da mesma quando não está lá ninguém... tenho 2 cães que sabem quando é que podem correr e ladrar livremente e quando têm de estar sossegados ao pé de mim, como é que eles sabem? Simples, depende daquilo que eu lhes permito fazer numas circunstâncias e noutras.
Os meus cães foram ao jardim público porque eu precisei de ir à vila e não me apeteceu ir sozinha, sendo que por acaso os meus cães estão habituados e educados a passear num jardim público, e que não estou a infrigir nenhuma regra ou lei, achei e acho por bem que por vezes também me acompanhem nos meus passeios à vila, para quem não sabe os meus cães são citadinos e também gostam de estar na "civilização" :twisted:

Em relação aos estragos na relva: tenho 2 Pinscher miniatura a quem não permito escavações em locais públicos e dos quais não ficam dejectos, posto isto, têm tanto direito a andar na relva como as crianças e como os cães vadios da vila com quem "ninguém" "implica".

Por acaso, em relação ao jardim em causa eu até concordo que os cães não vão para lá (e só deixei os meus irem e estarem "à vontade" porque estava a chover e já tinham as bexigas aliviadas pelo que a quantidade de chichi nunca seria prejudicial), esta questão toda surgiu porque não posso concordar com a impertinência das pessoas de implicarem com os meus (apenas para implicarem comigo)e não implicarem com os cães das outras pessoas ou os dos funcionários da junta que andam sozinhos nas ruas, cagam a relva toda e os donos não apanham.
Para além disso acho melhor fazerem os chichis na relva que absorve do que nos passeios, nas esquinas e nas portas, quanto aos cocós façam onde lhes apetecer porque por norma não ficam lá, a não ser que como são minúsculos eu não os encontre.

O que eu queria perceber com este tópico era que legislação existe sobre estes assuntos, não só para não me chatearem a cabeça, mas também, e principalmente, porque uma vez que tenho dois cães considero que devo estar informada sobre estes assuntos, independentemente das leis/normas que existam eu tento ter 2 coisas que considero essenciais que são bom senso e educação. Para além disso não faço aos outros aquilo que não gosto que me façam a mim.
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
Aletheia
Membro Veterano

segunda dez 30, 2013 8:32 pm

MaguiC Escreveu:
Aletheia Escreveu: Se tem possibilidade de deixar os seus cães correrem no campo de terra batida, porque insiste em levar os seus cães para o jardim publico?
Gosto de dar possibilidade aos meus cães de explorarem vários tipos de territórios, deste modo tenho 2 cães que tanto se sabem portar bem nos jardins públicos como sabem "extravasar" no meio do campo em correrias doidas no meio da erva ou da terra batida, tenho dois cães que tanto apreciam dar um passeio educado no paredão de uma praia como correr desvairados pela areia da mesma quando não está lá ninguém... tenho 2 cães que sabem quando é que podem correr e ladrar livremente e quando têm de estar sossegados ao pé de mim, como é que eles sabem? Simples, depende daquilo que eu lhes permito fazer numas circunstâncias e noutras.
Os meus cães foram ao jardim público porque eu precisei de ir à vila e não me apeteceu ir sozinha, sendo que por acaso os meus cães estão habituados e educados a passear num jardim público, e que não estou a infrigir nenhuma regra ou lei, achei e acho por bem que por vezes também me acompanhem nos meus passeios à vila, para quem não sabe os meus cães são citadinos e também gostam de estar na "civilização" :twisted:

Em relação aos estragos na relva: tenho 2 Pinscher miniatura a quem não permito escavações em locais públicos e dos quais não ficam dejectos, posto isto, têm tanto direito a andar na relva como as crianças e como os cães vadios da vila com quem "ninguém" "implica".

Por acaso, em relação ao jardim em causa eu até concordo que os cães não vão para lá (e só deixei os meus irem e estarem "à vontade" porque estava a chover e já tinham as bexigas aliviadas pelo que a quantidade de chichi nunca seria prejudicial), esta questão toda surgiu porque não posso concordar com a impertinência das pessoas de implicarem com os meus (apenas para implicarem comigo)e não implicarem com os cães das outras pessoas ou os dos funcionários da junta que andam sozinhos nas ruas, cagam a relva toda e os donos não apanham.
Para além disso acho melhor fazerem os chichis na relva que absorve do que nos passeios, nas esquinas e nas portas, quanto aos cocós façam onde lhes apetecer porque por norma não ficam lá, a não ser que como são minúsculos eu não os encontre.

O que eu queria perceber com este tópico era que legislação existe sobre estes assuntos, não só para não me chatearem a cabeça, mas também, e principalmente, porque uma vez que tenho dois cães considero que devo estar informada sobre estes assuntos, independentemente das leis/normas que existam eu tento ter 2 coisas que considero essenciais que são bom senso e educação. Para além disso não faço aos outros aquilo que não gosto que me façam a mim.
Se funcionários da autarquia disseram que não podia... Acho muito bem que proporcione várias experiências aos seus animais desde que não "perturbe" ou "estrague" o que é de TODOS.
Para resolver esta questão, talvez comprar um imóvel com jardim. Poderá
mandar relvar o espaço e colocar lá os seus cães.
Fique a saber que o chichi queima a relva, ficando esta com cor amarelada.

Aqui, o que está em causa é não querer aceitar as regras sobre as quais foi informada e pretender comprar uma guerra que é ou foi dos seus progenitores.

Em vez de vir ao fórum perguntar quais são as "regras" ditadas pela sua autarquia, deveria ir à autarquia informar-se e pedir para ver o dito documento.
Aprendi a encontrar.

PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

segunda dez 30, 2013 8:49 pm

Charlie2 Escreveu:
Entendeu agora Aletheia?

Acho que não é dificil compreender em que contexto é dada a resposta da Kitten, já que a autora do tópico deixou claro desde inicio que a relva em causa, era a de um espaço publico, daí que...

E sinceramente, a mim também me faz alguma confusão porque raio de motivo as pessoas insistem em andar com os animais em cima da relva nos espaços públicos.

Ainda mais confusão me faz, quando estas situações acontecem em locais onde até existem outros espaços, não relvados, onde se pode passear o cão.

Pessoalmente, acho que se apanha mais facilmente um "descuido" do cão num outro local que não a relva, mas diga-se em abono da verdade que (não estou a dizer que seja o caso ma MaguiC) um "descuido" no meio da relva, poupa o trabalho a muito boa gente de vergar a coluna para o apanhar... fica mais camuflado 8)

Afinal de contas, não é em vão que os jardins públicos estão bem "adubados"
<strong>Paulo Santos</strong>
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda dez 30, 2013 9:54 pm

Charlie2 Escreveu:
ás vezes tem tiradas que eu não sei se ria ou se chore :lol:
Olhe, chore se quiser, mas qual é o gozo que dá ao cão ir para cima da relva?
Além de se emporcalhar todo claro está
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”