Humanização dos Cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

sexta jan 17, 2014 9:49 pm

Humanizar um pouco o nosso animal de estimação é inevitavel. Afinal, eles vivem com humanos. Mesmo que quisesse que fosse de outra maneira, não seria capaz.
Quanto ao se será ou não correcto, os animais dormirem na cama dos donos ou sentarem-se nos sofás, depende apenas da vontade dos donos.
Pessoalmente, não me incomoda nada, até gosto, que durmam na minha cama e utilizem o
sofá
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
danniela
Membro
Registado: sábado out 20, 2012 11:00 pm

sexta jan 17, 2014 11:02 pm

Cão é cão e humano é humano. Somos distintos e é assim que deve ser. Tenho 5 cães (2 cadelas e 3 cães). Todos vindos da rua e canis municipais.
Tento trata-los como cães. Andam sempre soltos(moro numa quinta) e alguns andam dentro de casa .
dormem onde querem em casa.
Apesar de viver numa quinta com bastante espaço, todos os dias dou uma volta com eles pelo campo.
Brinco muito com eles mas nunca me esqueço que são cães. São diferentes de mim. Respeito-os e eles respeitam-me.
Eles existem na minha vida não para me fazerem feliz mas o contrário. Existem para eu OS fazer felizes.
Não sou dona deles, pois eles não propriedade minha. São meus amigos e é assim que os trato.
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

sábado jan 18, 2014 12:19 am

danniela Escreveu:Cão é cão e humano é humano. Somos distintos e é assim que deve ser. Tenho 5 cães (2 cadelas e 3 cães). Todos vindos da rua e canis municipais.
Tento trata-los como cães. Andam sempre soltos(moro numa quinta) e alguns andam dentro de casa .
Apesar de viver numa quinta com bastante espaço, todos os dias dou uma volta com eles pelo campo.
Brinco muito com eles mas nunca me esqueço que são cães. São diferentes de mim. Respeito-os e eles respeitam-me.
Eles existem na minha vida não para me fazerem feliz mas o contrário. Existem para eu OS fazer felizes.
Não sou dona deles, pois eles não propriedade minha. São meus amigos e é assim que os trato.

Eu sou dona dos meus cães. Isto é, sou responsável pelo bem estar deles, assim como pelos estragos que poderão fazer.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

sábado jan 18, 2014 1:18 pm

Humanização de cães ...
Eu a partir do momento que vejo fotos destas em que donos metem uma meia no cu do cão com um penso higiénico já acredito em tudo baaaah

https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =3&theater
danniela
Membro
Registado: sábado out 20, 2012 11:00 pm

sábado jan 18, 2014 1:57 pm

Pois Aletheia repito : EU NÃO SOU DONA dos meus animais. não tenho posse neles.
Eles estão comigo porque querem e não porque são obrigados. TODOS eles já tiveram oportunidade de fugir mas não o fazem.
Trato e cuido deles. Sou responsavel por eles mas DONA????
Não. AMIGA, isso sim.
E tento não os humanizar. Eles não merecem isso.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sábado jan 18, 2014 2:20 pm

Floripes3 Escreveu:A humanização do cão passa menos pelas farpelas e mimos do que por lhe atribuir e exigir comportamentos próximos ou similares aos dos humanos.

Criticar o dormir na cama dos donos e com estes é precisamente uma dessas humanizações: está-se a atribuir ao cão um comportamento e um pensamento que não é o dele, mas sim o dos donos. Quando o faz, o cão não está a procurar mimos infantis nem, por outro lado, a dominar seja o que ou quem for: está simplesmente a juntar-se à matilha num sítio que reconhece como o seu ninho. Procura a segurança e o calor dos seus, e não havendo outros cães na casa, são os humanos que ele encara como matilha.

Claro que os cães não gostam de farpelas, pois não lhes reconhecem qualquer utilidade nem têm qualquer noção de vaidade, como nós. Ao impor-lhes o casaquinho, o lacinho, até as botinhas, estamos a projectar nele a nossa própria vaidade e a anular a sua condição de animal.

Todas as regras que impomos aos nossos cães são exactos reflexos daquilo que impomos a nós próprios. Escandalizamo-nos quando os vemos cheirar o traseiro uns dos outros por imediata comparação connosco próprios, cujo reconhecimento dos outros é feito através do olhar, e não através do olfacto, como neles; as necessidades são para se fazer na rua, tal como nós as fazemas em sítio determinados e específicos, mas depois, na rua, não lhes permitimos que as façam nos sítios que eles, enquanto animais, entendem como apropriados; ficamos repugnados quando eles se esfregam em porcarias e vamos a correr limpá-los porque não entendemos o que isso representa para o animal; e assim por diante.

Todos os nossos comportamentos para com os cães são humanizadores, o que também não significa que muitos deles não sejam necessários para um bom convívio entre as duas espécies, das quais uma, nós, os humanos, é dominante sobre todas as outras.
e sendo assim está tud dito :wink:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Charlie2
Membro Veterano

sábado jan 18, 2014 2:22 pm

danniela Escreveu:Cão é cão e humano é humano. Somos distintos e é assim que deve ser. Tenho 5 cães (2 cadelas e 3 cães). Todos vindos da rua e canis municipais.
Outra dica excelente;)
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Charlie2
Membro Veterano

sábado jan 18, 2014 2:24 pm

dreamdog Escreveu:Humanização de cães ...
Eu a partir do momento que vejo fotos destas em que donos metem uma meia no cu do cão com um penso higiénico já acredito em tudo baaaah

ah então foi asism que o Rubynho resolveu o problema rapidamente,,,, :roll:
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sábado jan 18, 2014 3:29 pm

Charlie2 Escreveu:
dreamdog Escreveu:Humanização de cães ...

ah então foi asism que o Rubynho resolveu o problema rapidamente,,,, :roll:
que poluição visual fg, até doi os olhos de ver o resto das fotos =X
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado jan 18, 2014 6:47 pm

Ora deixa cá ver..
A minha cadela é mimada? É! Mas obedece a comandos básicos e cumpre os mínimos indispensáveis. Quando está com "excesso de mimo" são-lhe retirados alguns privilégios, como o de ir para o sofá.

Vai para o sofá, quando quer, desde que eu esteja no sofá também. Senão tem várias camas pela casa, pode usá-las se quiser (Apesar de preferir estar colada ás minhas pernas).

Não dorme na minha cama. Já aconteceu em ocasiões de excepção (como por exemplo quando tive esta semana o novo cachorro 1 noite cá em casa, em que ele ficou na cozinha e ela teve o privilégio de subir um pouco na hierarquia. Ou no verão em que aconteceu 2/3 noites). Por sistema, não dorme. Porque eu não quero, porque também aprecio a minha privacidade. Por outro lado, eu também não durmo de sapatos na cama, pelo que os sapatos de cão (vulgo, patas) ficam mesmo é no chão.

Tenho capas para a chuva e camisolas para o frio. Só são usados nestas ocasiões. Quando está junto ao aquecedor, se não lhe vestir uma camisola para o último xixi, constipa-se, pois claro! Inclusivamente, tem sapatos, já que ela pertence aquele tipo de cães que não gosta de molhar as patas. Mas na verdade, são um descanso, porque chego a casa e tiro-lhe os sapatos e já está! Não preciso de lhe limpar as patas enlameadas. Noutras alturas do ano, vai á rua e na volta limpa as patas numa toalha. Quase sempre. Isto não é para humanizar a cadela. Mas para manter o meu pequeno caos organizado!!!

Não lhe faço festas de aniversário, embora lhe possa comprar um osso no talho, como "especial de corrida".

Fora isto é um cão! Brinca com bolinhas, gosta de banhos de sol e lambisca porcarias na rua quando me apanha distraída, como qualquer cão.

Quanto á foto do cão com a fralda... Se o cão for idoso, incontinente ou estiver com uma diarreia apocalíptica... em casa talvez seja mesmo uma boa opção. Porque não?! E um grande aplauso para as pessoas que resolvem os seus problemas domésticos com soluções criativas.
(quando é só porque o cão é bebé - vi agora - já não vale o que eu disse! É só imaturidade por parte do dono do tópico "chega")
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado jan 18, 2014 9:04 pm

Não passa de um puto parvo na idade em que todos eles são parvos.

Tenho pena é do cão, coitado, não merecia tal dono. Nenhum merece.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sueska
Membro Veterano
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

domingo jan 19, 2014 3:21 am

Pois os meus caes andam por onde lhes apetece e se estamos na sala eles tb estao nos sofas e debaixo das mantas ou nos nossos colos. Mas se os mandar para o chao eles vao, mas como nao me incomoda e alias ate me da prazer te.los perto de mim,nao me importo. As vezes vao para a nossa cama. Mas dormem sempre na cozinha onde esta a cama deles.
Nao vestem roupas porque uma é peluda,nao precisa e o outro apesar de ter pelo muito curto odeia roupas. So tem uma blusa e so visto quando estao quase 50graus negativos. Nao critico as roupas desde que o cao nao se importe. O meu sente.se mesm9 mal de roupas e a cadela da minha sogra adora!
Mas dou beijos nos meus caes e nao me importo nada que me lambam a cara. Ao colo nao andam,so no sofa.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo jan 19, 2014 6:07 pm

Ando sempre com os meus cães ao colo. Sempre! Não importa que pesem um bocadinho, é pra não molharem as patas. E dormem sempre na minha cama porque são tão pequeninos... 8)

Agora a sério, concordo com o que a Floripes diz naquela parte "A humanização do cão passa menos pelas farpelas e mimos do que por lhe atribuir e exigir comportamentos próximos ou similares aos dos humanos."

Quanto a andarem sempre comigo claro que andam, basicamente porque querem e porque isso não me chateia nada é normal. Todos os meus cães foram assim e quem tem DAs sabe que ainda é pior do que com outras raças porque são mais colantes. Os pelos dá-me igual porque tenho gatos, Persas e Exóticos, e andam pela casa. Na Primavera dá pra construir um DA novo por dia só com a recolha diária de pelos de cão e gato.

Mas não lhe aplico sentimentos e/ ou pensamentos humanos. Falo com eles não porque entendam as todas as minhas palavras mas porque entendem o tom e alguns sons.

E coloco fatos feitos pela minha cunhada, tipo mantas dos cavalos, quando na minha zona arrefece demasiado. No meu velhote tem que ser pela idade, nos DAs porque não têm subpelo. O velhote gosta, porque tem frio, os DAs não se queixam, nem tentam tirar. Cão que cala consente!
Charlie2
Membro Veterano

domingo jan 19, 2014 6:59 pm

O velhote gosta, porque tem frio, os DAs não se queixam, nem tentam tirar. Cão que cala consente!
:lol: :lol:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

segunda jan 20, 2014 9:37 am

Eu concordo que a humanização dos cães está na atribuição de sentimentos/comportamentos humanos num cão e não tanto nas chamadas "mariquices".

No meu caso tenho um cão velhote, um caniche (as imbecilidades que oiço na rua por isso), que é mimado mas não ao ponto de dominar em casa ou fazer tudo o que quer.
Ele sempre foi habituado a colo mas raramente andava ao colo, agora que é velho e não deve subir/descer escadas (ele consegue, mas o vet não quer por causa de um problemas que já teve) pelo que anda ao colo quando tem de subir escadas (descer ainda vou deixando um pouco, se vir que não há perigoso de ele falhar o degrau). Por estas coisas já ouvi bocas de que "ando sempre a proteger o cão", mas entra por um ouvido e sai por outro. A saúde dele está em primeiro, e se ele é um perigo para ele próprio ao subir escadas então evito que ele o faça.

Em relação a sofá e camas, ele tem 2 sitios para dormir que são dele e que usa mais no Verão. Contudo no Inverno ele tem frio e prefere ir dormir para cima dos edredons que estão no sofá e na minha cama (ele não tem acesso às restantes camas) porque é mais quentinho. Eu deixo e se quiser ir para o sofá ou dormir na cama, simplesmente pego nele e meto-o no sítio onde quer que ele fique (e ele deixa). Isto se calhar é humanizar para alguns, para mim é simplesmente dar mais conforto ao cão que já está velhote e anda mais friorento. Além disso, ele não larga pêlo ;)

No que diz respeito às roupas, sendo um caniche ele não tem sub-pêlo logo depende inteiramente do tamanho do pêlo actual. Infelizmente não consigo manter o pêlo dele muito longo pois começa a criar nós (aqui é culpa de uma educação incompleta, ele não deixa pentear as patinhas e a barriga) portanto anda muitas vezes com o pêlo num tamanho intermédio mas insuficiente para o aquecer devidamente agora que anda velho e está com menos 1Kg do peso ideal. Por esse motivo visto-lhe uma camisola de malha em casa, e nota-se que ele prefere tê-la vestida (estou como a Watermonitor, cala entao consente :lol: ). Depois para a rua, quando está muito vento e/ou a chover visto por cima um impermeável/corta-vento (é muito fininho, não faz volume) embora o pêlo dele seja óptimo para a chuva (ele sacode-se e passados uns minutos já está seco!). Isso ele já não gosta muito (ele gosta de chuva) mas não arrisco que ele apanhe alguma infecção pulmonar com a idade que tem.
Mais uma vez, esta "mariquice" de roupas pode ser considerado humanizar mas para mim é só dar conforto ao animal agora que está um pouco mais frágil com a idade.
Groomings e afins acho que é OBRIGATÓRIO para esta raça pelo que neste caso não se pode dizer que é humanizar o cão.

Por último, eu respeito o meu cão pelo cão que é. Se ele faz asneira é repreendido e não caio naquela de "oh, ele está-se a encolher porque está arrependido"... isso sim, é humanizar o cão! Esse tipo de comportamentos no cão é simplesmente ele a tentar acalmar-nos por perceber que estamos "alterados", não tem nada haver com sentimentos de culpa/remorso.

Eu acho que humanizo muito pouco o meu cão e, que muitas vezes, quem critica estas acções (pegar ao colo, grooming, roupas, etc) é quem mais humaniza os cães. Eu tenho vizinhos que acham o meu cão um mariquinhas e mimado mas que depois saem-se com frases como "ah estou a pensar em arranjar uma namorada para o meu cão, coitadinho ele precisa e sente-se sozinho" ou "o tipo quando se quer vingar faz xixi na minha cama!". :roll:
Responder

Voltar para “Cães”