Cão corre para a estrada

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

quinta fev 06, 2014 7:05 pm

rafaelmartin Escreveu:
Floripes3 Escreveu: 1º - Arranjar uma barreira que o impeça de ir para a estrada.

2º - Começar a treiná-lo quanto antes a vir quando o chamam e a aceitar sossegadamente a trela.

Sem estes dois pontos cumpridos, não conseguirá fazer nada dele.
Em relação, a essa barreira já estou a resolver isso.

Como é que o treino? O que tenho de fazer para ele me obedecer?
Recompense-o de cada vez que ele for ter consigo, seja com comida (pode usar a ração dele para teinar em vez de a colocar somente numa tigela) festinhas ou um brinquedo que ele goste. Chame-o várias vezes por dia, sempre com a mesma palavra e quando ele for ter consigo recompense-o.

Sugiro que leia alguns livros sobre treino ou consulte alguns sites para mais dicas, mas o princípio básico é que o cão faz aquilo que o recompensar mais. Se ele fizer aquilo que você pede e for recompensado por isso, ele vai fazer o que você pede. Tão simples como isso.

Isto requer várias sessões (curtas, não mais de 10 minutos) para que ele perceba o que você quer e para que perceba que vai ser recompensado. Quando ele já fizer o que você pede (seja um senta, deita ou vir à chamada) sem hesitar 10 vezes seguidas aí pode começar a reduzir a recompensa e torná-la aleatória. Metade das vezes recebe comida ou o brinquedo ou pode ir brincar com outro cão e metade das vezes não recebe nada para além de uma festinha e "bom cão".

Faça pesquisa no google e no youtube por "treino positivo" e aparece bastante material útil. Aproveite agora que ele é cachorro, pois os cachorros são como esponjas: absorvem tudo o que lhe ensinamos muito rápido e aprendem super rápido, o bom e o mau. :wink:
Responder

Voltar para “Cães”