procuro escola com treino de defesa de dono.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

terça fev 11, 2014 12:36 pm

Como já disse antes, uma as funções que o cão desempenha cabalmente é a de guarda e protecção do dono. Nem todas as raças (e dentro de cada raça, nem todos os indivíduos) têm a carga instintiva que lhes possibilitem uma protecção eficaz. Mas se a têm, uma das melhores maneiras de minimizar problemas é precisamente adestrá-los nesse treino específico. O cão passará assim a ser controlado pelo dono e não obedecerá aos seus instintos descontroladamente: aprenderá a morder e largar à ordem, a imobilizar ou vigiar qualquer possível agressor. Não treinar um cão com forte instinto protector, isso sim, é ter uma arma que não se controla e pode portanto causar problemas sérios. Reprimir simplesmente um cão deste tipo é frustrá-lo. Tudo se resume à escolha do cão/raça. Quem quer o animal para fazer festinhas deve pensar nisso antes de escolher o cão.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça fev 11, 2014 1:16 pm

zeca2 Escreveu:Como já disse antes, uma as funções que o cão desempenha cabalmente é a de guarda e protecção do dono. Nem todas as raças (e dentro de cada raça, nem todos os indivíduos) têm a carga instintiva que lhes possibilitem uma protecção eficaz. Mas se a têm, uma das melhores maneiras de minimizar problemas é precisamente adestrá-los nesse treino específico. O cão passará assim a ser controlado pelo dono e não obedecerá aos seus instintos descontroladamente: aprenderá a morder e largar à ordem, a imobilizar ou vigiar qualquer possível agressor. Não treinar um cão com forte instinto protector, isso sim, é ter uma arma que não se controla e pode portanto causar problemas sérios. Reprimir simplesmente um cão deste tipo é frustrá-lo. Tudo se resume à escolha do cão/raça. Quem quer o animal para fazer festinhas deve pensar nisso antes de escolher o cão.
X2
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

terça fev 11, 2014 2:48 pm

Concordo mas, não evita que a ferramenta cão seja destruída após a sua utilização.
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

terça fev 11, 2014 3:43 pm

Eu tenho uma rafeira, e nao a escolhi para proteccao. E como nao quero que ela tenha problemas (e eu também, mas os dela seriam maiores), também nao quero que "proteja" sem autorizacao... Daí ter pensado se treinar a cadela para "defesa" seria uma boa ideia para a nao ter a defender espontaneamente.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça fev 11, 2014 4:07 pm

Concordo que um cão bem treinado é muito mais " controlável".
Não sei se esse tipo de treino existe. Pelo menos " oficialmente".
Nem sei que tipo de cão tem ( embora desconfie :twisted: ) nem sequer o que entende por " defesa do dono" e o que pretende com essa "defesa".
Sabe? Os cães " bué da maus" cada vez mais têm de obedecer a regras apertadas e, normalmente, quando as coisas correm mal, o cão é que paga.
E umas aulas de defesa pessoal ? :lol: :lol:
Sofia
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

terça fev 11, 2014 4:08 pm

Ressa Escreveu:Concordo mas, não evita que a ferramenta cão seja destruída após a sua utilização.
Um cão é sempre a modos que uma ferramenta, na medida em que é útil para o dono. Foi o interesse mútuo que levou à domesticação o lobo. Quanto ao "ser destruída", será realmente se o cão não estiver devidamente controlado através do treino específico para essa função. É por isso que defendo o treino de protecção, em vez de deixar o cão seguir descontroladamente os seus instintos.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça fev 11, 2014 4:19 pm

zeca2 Escreveu:
Um cão é sempre a modos que uma ferramenta, na medida em que é útil para o dono.
Seria interessante que, a esta altura, o forista que abriu o tópico partilhasse connosco que " marca" de " ferramenta" tem e qual o tipo de proteção que pretende.
Passa-me pela ideia uma infinidade de " utilidades" que esse tipo de treino possa ter para um rapaz de 14 anos.
Sofia
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

terça fev 11, 2014 4:21 pm

O treino é fundamental para controlar o cão, ponto final.

A responsabilidade do dono é escolher o tipo de treino que protege o cão de ir parar ao canil caso ataque alguém. Neste caso penso que uma forma de o dono se sentir protegido e salvaguardar o cão é treiná-lo a ladrar de uma forma ameaçadora, mas sem tocar no atacante.

O atacante não sabe se o cão está treinado para morder ou apenas para ladrar. Acredito que não vá arriscar caso veja um pastor alemão, um pit ou outro qualquer cão de porte considerável a ladrar e a mostrar os dentes. É uma forma de o cão cumprir a função e ao mesmo tempo estar protegido para não morder em ninguém de forma a ir parar ao canil.

Acredito que não seja fácil treinar o cão desta forma, mas nenhum treino é fácil, todos requerem tempo e dedicação.

Escolas não sei indicar nessa zona, mas o conselho é o mesmo para qualquet tipo de treino: escolher uma escola onde se sinta bem, onde o cão seja treinado de preferência pelo dono ou sempre à frente deste e onde o bem-estar do cão esteja sempre em primeiro lugar, o que implica não utilizar métodos que causem dor ou desconforto no animal.
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

terça fev 11, 2014 4:39 pm

Também acho fundamental o treino para controlar o cão.

Ele aprende e nós também.

Mas não deixo de dar razão num ponto. Por mais razão que o dono tenha de dar ordem para atacar (defender o dono, por exemplo...) um agressor/assaltante, no final das contas, a culpa é do dono e o cão vai pagar bem caro.

Até nos dias correntes, bater num assaltante, o prejudicado é o justo e não o injusto.

No caso dos cães...acho que não estou errado...digo eu.

Cumpts
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça fev 11, 2014 10:36 pm

Um cão que morda à ordem ou sem ordem, tem sempre o mesmo fim: Canil. Eu como preservo demais os meus, prefiro sociabilizá-los e não permitir que mordam, mesmo se algo de mal me acontecer, do que pensar que um dia o meu cão foi abatido porque "mordeu à ordem" para me defender.... Aliás, em 90% das vezes as pessoas afastam-se de mim apenas pelo aspecto dos cães, mesmo sendo eles altamente sociáveis e simpáticos. :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
RitaTSilva
Membro
Registado: terça fev 11, 2014 5:29 pm

terça fev 11, 2014 10:57 pm

O forista que iniciou este tópico não mencionou que o cão dele tem tendência a defendê-lo, antes pelo contrário, acredito mais que este sr tenha um dos terriers mais detestados pela sociedade (digo-o pelo seu historial de posts) e queira ter protecção garantida pelo cão, just in case (espero eu). Se este sr quisesse ter um cão educado, obediente e sobretudo controlado teria requisitado informação sobre uma escola de treino e obediência e não uma escola de "defesa do dono"... Digo eu, que acredito que há maneiras e maneiras de dizer as coisas.
Eu seria incapaz de treinar a minha cadela para me defender por motivos simples: no país em que estamos um cão a defender o dono é para a comunicação social e autoridade policial apenas um cão a atacar alguém e que vai ser encaminhado para abate, a não ser que tenha a sorte de ser um Zico. Eu é que sou o animal racional e tendo consciência de tudo isto era incapaz de expor a minha cadela ao risco de me ser retirada e abatida... Como já foi dito aqui e subscrevo, que tal antes umas aulas de defesa pessoal? Defende tu o teu cão, ele não é uma arma.
eriicaaa
Membro
Registado: quarta dez 19, 2012 2:40 pm

quinta fev 13, 2014 11:15 pm

Eu acho que nao devemos falar sem saber -.-
so porque quer um treino de defesa ja e ladrao e mafioso LOL
sandondo
Membro
Registado: terça out 15, 2013 11:46 am

sexta fev 21, 2014 3:06 pm

bem que tourada que aqui vai: so tenho a dizer isto:

tenho um pastor alemão. com instintos muito apurados de defesa o objectivo do treino que procuro é controlar/ direccionar esses instintos.

até porque ja tive situações desagradaveis de noite, em que fui confrontada por "pessoas" e tinha que estar com um olho no cão e outro na pessoa com que me confrontava, para nao dizer que depois desses episodios o cão neste momento á noite, não pode ver estranhos, num raio de 10 metros de mim.

quanto a tudo o que disseram, estou informada de toda a informação legal em relação a este assunto: e caso não saibam, se for em situação de auto-defesa e tendo o cão este treino posso usa-lo sem consequencias para mim ou para o cão. (informei-me com uma esquadra de policia, e sobre os procedimentos legais que tinha que ter, como tinha que ter o cao registado, certificado do treino, etc)

procuro o treino apenas numa vertente de controlo do animal

nao façam filmes e obviamente nao tenho 14 anos nem problemas psicologicos como foi aqui mencionado.
sandondo
Membro

sexta fev 21, 2014 3:16 pm

obviamente que nao tenciono usar o cao nunca, ninguem gosta mais dele do que eu, e como disse é mais complicado ter o cao da forma que tenho neste momento do que com o treino que pretendo (uma destas noites arrebentou a estranguladora de tanta força que fez e estava a ver que a conversa ia azedar)
sandondo
Membro

sexta fev 21, 2014 3:24 pm

alias, até acho que loucos são os donos que confiam cegamente nos seus caes de porte grande, pelo menos os que mostram algum "instinto de defesa" e nao os treinam para serem caes controlados nesse aspecto, ai é que esta o verdadeiro perigo!
Responder

Voltar para “Cães”