Pastor Alemão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quarta mar 05, 2014 11:51 pm

kitttten Escreveu:As cadelas não podem estar esterilizadas para participar em expo, nem os machos castrados.
Isto. :wink:

Se bem que há quem passe cadelas esterilizadas em expos, sendo as raças de pêlo comprido mais fácil de esconder. Mas como a dinodane disse também sendo a maioria dos expositores criadores não faz grande sentido passar cadelas esterilizadas...

Pedro
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

quinta mar 06, 2014 6:58 am

Não sei porque não. Aqui há uns anos, em Inglaterra, havia uma Sheltie castrada que "papava" tudo. É publicidade ao afixo, é uma validação do trabalho do criador, é uma confirmação dos pais como reprodutores.
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quinta mar 06, 2014 11:07 am

-Tambor- Escreveu:Não sei porque não. Aqui há uns anos, em Inglaterra, havia uma Sheltie castrada que "papava" tudo. É publicidade ao afixo, é uma validação do trabalho do criador, é uma confirmação dos pais como reprodutores.
Porque lá está.. apesar do estrelato todo, e da publicidade ao afixo, a cadela nunca serviria para uma das funções que um criador procura..Evoluir a raça!
Se a cadela tinha bons genes e era um exemplar "exemplar" (desculpando a redondância) era (ou deveria ser) de todo o interesse do criador seguir a linhagem a partir da mesma.

Mesmo que outro criador estivesse interessado na cruza, não ia adiantar mostrar os pais ou as irmãs inteiras porque é aquela cadela que dá cartas... e isto da criação, se em 5 ninhadas nascer um campeão "daqueles" o criador pode-se considerar um predestinado :lol: , e se essa cadela era assim tão boa perde-se uma boa oportunidade...

Mas como tinha dito antes, apesar de não ser permitido, existe cadelas esterilizadas em ringue. Principalmente as que, apesar de pertencerem a um afixo, são de proprietários "normais", e que só andam em ringue por simples carolice ou desporto :wink:

Pedro
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta mar 06, 2014 11:35 am

Bom Dia...

Ao ler este último post do Pedro, lembrei-me de uma máxima de um dos maiores criadores alemães do Cão de Pastor Alemão... WALTER MARTIN.

Dizia ele, que se tu quiseres iniciar a criação bem, deverás escolher um criador que tenha os "bons sangues", e comprar-lhe uma fêmea... Pode até ser a mais fraquinha... De certeza, será, pois ninguém te vai vender a melhor mas para ti, o que interessa é a carga genética desse animal... Essa cachorra irá acasalar com um macho seleccionado, e daí sairão cães bem formados e quiçá, um campeão...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
-Tambor-
Membro Veterano

quinta mar 06, 2014 1:01 pm

ElMariachi Escreveu:
-Tambor- Escreveu:Não sei porque não. Aqui há uns anos, em Inglaterra, havia uma Sheltie castrada que "papava" tudo. É publicidade ao afixo, é uma validação do trabalho do criador, é uma confirmação dos pais como reprodutores.
Porque lá está.. apesar do estrelato todo, e da publicidade ao afixo, a cadela nunca serviria para uma das funções que um criador procura..Evoluir a raça!
Se a cadela tinha bons genes e era um exemplar "exemplar" (desculpando a redondância) era (ou deveria ser) de todo o interesse do criador seguir a linhagem a partir da mesma.

Mesmo que outro criador estivesse interessado na cruza, não ia adiantar mostrar os pais ou as irmãs inteiras porque é aquela cadela que dá cartas... e isto da criação, se em 5 ninhadas nascer um campeão "daqueles" o criador pode-se considerar um predestinado :lol: , e se essa cadela era assim tão boa perde-se uma boa oportunidade...
Para já, ninguém esteriliza cadelas "porque sim" (sei que há aí uns maluquinhos da faca em riste, mas o pessoal da criação não é assim), se um criador apresenta uma cadela esterilizada é porque houve alguma coisa a correr mal. Segundo, o facto de um cão ser XPTO não quer dizer que seja um bom reprodutor (quantos campeões há por aí que não produzem nada de jeito). Muitas vezes vale mais usar/esperar por um irmão/irmã do cão XPTO que por um filho dele.

Eu por acaso conheço um caso bem real, não exactamente igual mas parecido. Uma cadela XPTO, com mais de 15 títulos de Campeão e sempre candidata a ganhar a raça em qualquer exposição em qualquer país que entrasse. Perguntaram um dia à dona quando é que ela parava as exposições para fazer uma ninhada. A dona respondeu: "Está lá em casa a irmã dela e é ela quem tem as ninhadas". O que é certo é que hoje em dia não há ninguém que não conheça esta criadora e graças a essa fama já tem cães em vários países da Europa. Perdeu? Ganhou?
-Tambor-
Membro Veterano

quinta mar 06, 2014 1:03 pm

Ah, e não há nada nos regulamentos que proiba a participação de cadelas castradas. Aliás, pagava para ver alguém identificar uma cadela esterilizada a olhómetro :lol:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 06, 2014 1:09 pm

Exactamente. A não ser que a cirurgia seja muito recente, não se consegue ver...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

safira92
Membro
Registado: segunda jan 27, 2014 1:28 pm

quinta mar 06, 2014 3:04 pm

a minha chow chow fez operação a 5 meses e nao se nota a costura
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quinta mar 06, 2014 7:25 pm

Eu normalmente consigo detectar por apalpaçao, ainda a uns tempos detectei numa cadela (durante o banho). Essa cadela foi encontrada e a dona dava-lhe a pilula :roll: (ja a tinha à anos).

Entretanto por causa da minha "descoberta" fizeram uma eco para confirmar e de facto estava esterilizada.

Mas acredito que o método da costura possa influenciar,e ha casos em que possa não notar.
Responder

Voltar para “Cães”