Eu acho que a questão começa justamente com o que esta expressão define. E aqui tanto há o estalão de raça, como as ideias individuais das pessoas, se bem que se tende a "exagerar" as características dominantes, desprezando por completo a indicação do estalão. Sem que seja penalizado pelos juízes, no seio da cunicultura.0Janita0 Escreveu: "melhorar a raça".
Por exemplo, na raça que me apaixona, Cavalier King Charles Spaniel, existe uma "bitola" no que diz respeito a narizes achatados, que é a raça "King Charles Spaniel" (um cão parecido, mais pequeno e com nariz (bem) mais curto) e não há grande interesse em aproxima-lo deste, pelo que não tenho visto aberrações neste sentido.
O mesmo já não posso dizer, no que diz respeito ao tamanho dos cães e dos seus focinhos (mais compridos). Menos bonitos, esteticamente "desvirtuados" mas o que mais me incomoda é o tamanho e peso dos cães. Vejo cães cada vez maiores e as pessoas esquecem-se que o cavalier é um toy. E não há qualquer interesse em aproximar o seu tamanho de um cocker!
Sei que quase ninguém dá importância a esta questão e que isto não é penalizado em concurso. Mas deveria ser. Isto na minha opinião, que reconheço ser uma minoria. Pequenina.
E como esta questão, há outras.
No entanto de nada serve ter ideias próprias, se quem dita a tendência e poderá ter alguma responsabilidade na evolução das linhas, não se preocupa com estas questões...