Melhoramento da raça?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta mar 07, 2014 9:21 pm

0Janita0 Escreveu: "melhorar a raça".
Eu acho que a questão começa justamente com o que esta expressão define. E aqui tanto há o estalão de raça, como as ideias individuais das pessoas, se bem que se tende a "exagerar" as características dominantes, desprezando por completo a indicação do estalão. Sem que seja penalizado pelos juízes, no seio da cunicultura.

Por exemplo, na raça que me apaixona, Cavalier King Charles Spaniel, existe uma "bitola" no que diz respeito a narizes achatados, que é a raça "King Charles Spaniel" (um cão parecido, mais pequeno e com nariz (bem) mais curto) e não há grande interesse em aproxima-lo deste, pelo que não tenho visto aberrações neste sentido.

O mesmo já não posso dizer, no que diz respeito ao tamanho dos cães e dos seus focinhos (mais compridos). Menos bonitos, esteticamente "desvirtuados" mas o que mais me incomoda é o tamanho e peso dos cães. Vejo cães cada vez maiores e as pessoas esquecem-se que o cavalier é um toy. E não há qualquer interesse em aproximar o seu tamanho de um cocker!

Sei que quase ninguém dá importância a esta questão e que isto não é penalizado em concurso. Mas deveria ser. Isto na minha opinião, que reconheço ser uma minoria. Pequenina.

E como esta questão, há outras.
No entanto de nada serve ter ideias próprias, se quem dita a tendência e poderá ter alguma responsabilidade na evolução das linhas, não se preocupa com estas questões...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mar 07, 2014 10:49 pm

Só tenho a dizer que nem o Mastim Napolitano nem o Dogue de Bordéus são braquicefálicos, não no sentido em que o termo é usado neste tópico... para englobarmos essas raças no mesmo patamar que pugs, boules, bulldogs e gatos persas tipados então temos que falar também de outras raças como o ChowChow, o Terranova ou o Chihuahua, entre outras. Há braquicefálicos, há dolicocefálicos, há mesocefálicos e depois há o extremo...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

sábado mar 08, 2014 7:23 am

Charlie2 Escreveu:eu vi, mas lá está, acho que nestas coisas cada um vê o que quer. uns vêem sempre animais saudáveis belos e brincalhões, outros vêem animais em sofrimento a ser manipulados contra vontade (na expo) e raças completamente desfigurdas.
É mesmo, cada um vê o que quer. Você, por exemplo, só vê desgraças. Até consegue topar quando um Whippet está com medo só por olhar para a cauda entre as pernas :lol:
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado mar 08, 2014 11:13 am

-Tambor- Escreveu:
Charlie2 Escreveu:eu vi, mas lá está, acho que nestas coisas cada um vê o que quer. uns vêem sempre animais saudáveis belos e brincalhões, outros vêem animais em sofrimento a ser manipulados contra vontade (na expo) e raças completamente desfigurdas.
É mesmo, cada um vê o que quer. Você, por exemplo, só vê desgraças. Até consegue topar quando um Whippet está com medo só por olhar para a cauda entre as pernas :lol:
uii, isso foi uma discussão que deu pano para mangas!! :lol: :lol: :lol:
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
0Janita0
Membro Veterano
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

sábado mar 08, 2014 11:29 am

dinodane Escreveu:Só tenho a dizer que nem o Mastim Napolitano nem o Dogue de Bordéus são braquicefálicos, não no sentido em que o termo é usado neste tópico... para englobarmos essas raças no mesmo patamar que pugs, boules, bulldogs e gatos persas tipados então temos que falar também de outras raças como o ChowChow, o Terranova ou o Chihuahua, entre outras. Há braquicefálicos, há dolicocefálicos, há mesocefálicos e depois há o extremo...
Nos termos em que é usado no fórum não, não são considerados braquiceálicos, mas na realidade não deixam de o ser. É tristíssimo ver cães de porte gigante (ou qualquer outro porte mesmo) com narinas estenóticas e a respirar de forma esforçada pela boca...
E sim, podem-se incluir neste tópico todas as raças que mencionou, aliás, se vir o vídeo, verá que a maioria dos que enumerou aparece lá ;)
JonnnyBoy
Membro
Registado: domingo set 16, 2012 11:54 pm

sábado mar 08, 2014 8:14 pm

qual é o topico que se discute o pedigree dgos exposed?
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado mar 08, 2014 8:34 pm

O Janita aprendeu agora o significado de "estenóticas", não foi?
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
0Janita0
Membro Veterano
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

sábado mar 08, 2014 9:18 pm

indigo003 Escreveu:O Janita aprendeu agora o significado de "estenóticas", não foi?
Não, já conheço há bastante tempo (uns 3 anos pelo menos), porquê?
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

domingo mar 09, 2014 9:43 am

-Tambor- Escreveu:
Na realidade quem viu desgraças foram vocês. Eu posso ter tido a minha opinião e a minha visão, ma quem não perdeu tempo a partilhar, a ameaçar e a tecer comentários e opiniões (maioritariamente no facebook) foram, na sua grande maioria, criadores e amigos de criadores. Isto para mim diz logo muita coisa, mas lá está, eu só vejo desgraças. Não me importo nadinha porque acho que imagens valem mais que mil palavras e se o meu trabalho levantou este «bruá» que pelos vistos ainda hoje continua, então há uma data de gente, mas mesmo muita, com esqueletos no armário, e quando são os criadores a perder a postura em minutos e com uma imagem que não foi manipulada, então podem argumentar o que quiserem, que já perderam a razão.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
-Tambor-
Membro Veterano

domingo mar 09, 2014 10:04 am

LOL a sua intenção foi clara pelos comentários que fez ao álbum antes dos tais criadores começarem a intervir, escusa agora de vir deitar poeira para os olhos dos parvos. Aliás, a própria escolha do preto e branco não é inocente. De resto, nota-se que a Charlie de cães percebe muito pouco, a começar na cauda do galgo e a acabar nas caras de coitadinhos. Lá está, às vezes não basta passar uns minutos com eles, é preciso viver com eles. Posso-lhe garantir que qualquer dos meus cães, se eu pegar na máquina e lhes tentar tirar fotografias, também fazem cara de coitadinhos (isto quando pura e simplesmente não se põem na alheta). Segundo a sua visão a conclusão será simples: não gostam de estar em casa :lol: Claro que não terá nada a ver com o facto de terem uma máquina apontada, que para eles deverá parecer uma coisa bué esquisita só com um (grande) olho, isso seria demasiado trivial e não daria jeito nenhum, não é mesmo?
-Tambor-
Membro Veterano

domingo mar 09, 2014 10:10 am

E quanto á expressão dos animais, eu não precisei de seleccionar nada. Era tanto animal em crate, a dormir, ou com aquele ar de sofrimento e enfado, que foi difícil escolher algumas fotos, entre as muitas que tirei.

E tem a lata de vir dizer que quem viu desgraças fomos nós? :roll:
Charlie2
Membro Veterano

domingo mar 09, 2014 11:39 am

-Tambor- Escreveu:E quanto á expressão dos animais, eu não precisei de seleccionar nada. Era tanto animal em crate, a dormir, ou com aquele ar de sofrimento e enfado, que foi difícil escolher algumas fotos, entre as muitas que tirei.

E tem a lata de vir dizer que quem viu desgraças fomos nós? :roll:
sim, eu posso ter a minha opinião, mas as maiores manifestações vieram de criadores e amigos de... foram dos insultos a mim e á minha família até ameaças físicas. uma tristeza mesmo.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Charlie2
Membro Veterano

domingo mar 09, 2014 11:46 am

-Tambor- Escreveu:LOL a sua intenção foi clara pelos comentários que fez ao álbum antes dos tais criadores começarem a intervir, escusa agora de vir deitar poeira para os olhos dos parvos. Aliás, a própria escolha do preto e branco não é inocente. De resto, nota-se que a Charlie de cães percebe muito pouco, a começar na cauda do galgo e a acabar nas caras de coitadinhos. Lá está, às vezes não basta passar uns minutos com eles, é preciso viver com eles. Posso-lhe garantir que qualquer dos meus cães, se eu pegar na máquina e lhes tentar tirar fotografias, também fazem cara de coitadinhos (isto quando pura e simplesmente não se põem na alheta). Segundo a sua visão a conclusão será simples: não gostam de estar em casa :lol: Claro que não terá nada a ver com o facto de terem uma máquina apontada, que para eles deverá parecer uma coisa bué esquisita só com um (grande) olho, isso seria demasiado trivial e não daria jeito nenhum, não é mesmo?
Oh Tambor, Se reparar em metade das fotos os cães não estão a olhar para mim.
Quanto á cauda do galgo, essa foto foi retirada, porque eu própria concluí que não acrescentava nada ao trabalho e foi a única foto que considerei tendenciosa.
Quanto a perceber pouco de cães, errado. Vivo com cães desde que nasci (e com cães de passado desconhecido há uns anitos), agora posso não perceber tanto com a Tambor de cães de expos. Mas lhe garanto que ali não havia espaço para pedir ao cão para fazer pose, era snapshot e levar cotoveladas de criadores e outros fotógrafos. Aliás cheguei a um ponto em que desisti de fotografar mais, não por causa dos animais mas porque não se conseguia respirar ali no meio.
Mas de qualquer maneira não tneho qualquer problema em admitir que não gosto de exposições, não gosto de caricaturas de cães, não gosto de ver secadores em barda a puxar e repuxar o pelo do animal até ficar liso, detestei ver um bull terrier a urinar sangue e o dono preocupado com o facto de isso lhe ir manchar o pelo e sim, continuo a achar que as expos, ja desde a época vitoriana não são mais que o reflexo do ego da maioria dos donos. Há excepções, mas poucas.
E vito que o meu contributo para este tópico está dado, fico-me por aqui. Acho que este tipo de discussões vai dar sempre nisto, e as evidências vão sempre ser negadas por quem não as quer ver.
Charlie2
Membro Veterano

domingo mar 09, 2014 12:00 pm

indigo003 Escreveu:chamar às suas fotografias "trabalho" é um insulto para os restantes fotógrafos...
curiosamente tive um feedback muito positivo deste trabalho, de fotógrafos amigos e profissionais, mas cada um com a sua opinião. Há interesse em torná-lo numa exposição até :wink:
-Tambor-
Membro Veterano

domingo mar 09, 2014 12:04 pm

Charlie2 Escreveu: Oh Tambor, Se reparar em metade das fotos os cães não estão a olhar para mim.
Obviamente não estão a olhar para si, quando um cão se sente desconfortável/ameaçado desvia o olhar (o facto de se viver com cães não significa que, de facto, se VIVA com cães, como se comprova)

É evidente que não pode gostar de exposições porque simplesmente não as compreende, e isso começa por também não compreender as raças de cães e porque é que cada uma tem a construção que tem (lembro-me de há uns tempos ter ficado muito surpreendida por haver vários tipos de caça, que necessitam de cães com características diferentes, porque para si caça é pum, pum e mais nada). Também há muita "arte" por aí a que muita gente acha muita piada e grandes idolatrias e etc e que a mim não me diz nada (para não dizer outras coisas).

Este tipo de discussão dá sempre nisto porque os das "evidências" gostam muito de falar daquilo que desconhecem. E não duvido que até vejam elefantes cor.-de-rosa, basta meterem na cabeça que vão ver elefantes cor-de-rosa...
Responder

Voltar para “Cães”