Esterilização

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta abr 09, 2014 11:03 am

fontedasbicas Escreveu:
LFGomes Escreveu: Acho que já sabe a resposta. Submeter um animal a uma operação, tirar-lhe um órgão, só para não ter que andar a limpar ou a afastar os cães quando vai à rua, na minha opinião é de um egoísmo sem tamanho.
Isso de prevenir doenças é conversa de quem quer fazer dinheiro no Vet.
Felicidades
Boas...

X2

Sempre tive cadelas inteiras e nunca andei com matilhas de cães atrás...
Já presenciei lutas entre fêmeas, e nada que uma separação física não acabasse... aliás, conhecendo nós minimamente os nossos cães, sabemos que os cios vêm lá, logo há que precaver...
Quanto à operação por motivos de doença... completamente de acordo!
O resto? O resto como já alguém disse, são "peners"...
Opinião dada!
E quando não estamos presentes?? E quando NÃO HÁ maneira de as manter separadas???
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
rpoeiras
Membro
Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm

quarta abr 09, 2014 11:06 am

mliza Escreveu::D

Eu não sei o que a Tambor achou, mas defendeste bem o teu ponto de vista :wink:
Obrigado mliza! :D
-Tambor- Escreveu: Eu achei mal Very Happy
:cry:
LFGomes Escreveu: O Ricardo, quer comparar fazer uma cirurgia com dar ração? Ou colocar uma pipeta? Mete as coisas no mesmo nível? Sério? E essa expressão de dar nas orelhas não sei a quem se referiu mas de certeza que não foi à minha pessoa. As suas comparações são tão fora do contexto que nem vale a pena o trabalho de argumentar.
Mais, se anda a seguir maus exemplos aqui na arca, reconsidere. Não lhe fica nada bem esse tipo de intervenções como a que teve em relação ao meu post pois sempre lhe respondi com educação, aliás, como é habitual na minha pessoa.
Cumprimentos,
Bom dia, :D
Exma LFGomes, se lhe faltei ao respeito, por favor indique-me onde para eu poder corrigir a minha educação!
Eu contribui com uma opinião da mesma maneira que voce! E já agora, onde é que o egoísmo tem niveis?
Dar nas orelhas é um conselho que me foi dado, tal e qual como disse no meu post, aconselho-a a reler.
As minhas comparações foram de egoísmo, termo que Vossa Excelência colocou no seu post..."egoísmo sem tamanho. " e todas elas são de egoísmo sem tamanho...não damos é conta delas por...comodismo!
Seguir maus exemplos...deixe lá...eu aprendo com os meus erros, não se preocupe! :wink:
LFGomes Escreveu: Acho que fui clara quanto aos 2 motivos que para mim são prova de egoísmo mas vou repetir: “andar a limpar ou a afastar os cães quando vai à rua”.
Não falei em lutas, nem quando as pessoas têm em casa um casal, em outros motivos, falei em 2, são aqueles e ponto final.
Agora voltando ao tópico...a criadora do tópico (a mliza) falou nesses dois motivos, mas a esterilização que é o tema do tópico, não se resume nem sequer na sua maioria a esses 2 motivos.
LFGomes Escreveu: Sempre tive cadelas inteiras, vão à rua e levo um pau na mão e qual é o problema? E não venham com histórias porque nunca bati em nenhum cão, basta mexer o pau q eles piram-se.
E quando não era um pau era um spray qualquer que metia no ar e eles já não vinham atras.
Qual é o problema? Incitamento á violência!!! :lol:
Estou a brincar consigo... :lol: ...faça como fez com o "pau" basta mexer nele que eles piram-se! :lol: :lol:

Agora vou ser produtivo para o tópico, a minha opinião?!
Não tenho opinião formada, sou contra tudo o que é egoísmo humano, mas tenho um defeito...sou comodista, mas nunca nas esterilizações...tive várias cadelas e cães (2 Pastores belgas (femeas), 2 rottweilers (femea e macho) e 1 SRD (femea)) nenhum(a) foi esterilizada(o), e nenhum(a) teve problemas, neste momento tenho 1 Amstaff resgatada do canil que devido á obrigação de cumprimento da lei teve que ser esterilizada.
As esterilizações na sua maioria tem outros motivos do que os que foram aqui postos, nomeadamente o "controle populacional"....
Cumprimentos,

Ricardo
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quarta abr 09, 2014 11:19 am

TheOne Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:
LFGomes Escreveu: Acho que já sabe a resposta. Submeter um animal a uma operação, tirar-lhe um órgão, só para não ter que andar a limpar ou a afastar os cães quando vai à rua, na minha opinião é de um egoísmo sem tamanho.
Isso de prevenir doenças é conversa de quem quer fazer dinheiro no Vet.
Felicidades
Boas...

X2

Sempre tive cadelas inteiras e nunca andei com matilhas de cães atrás...
Já presenciei lutas entre fêmeas, e nada que uma separação física não acabasse... aliás, conhecendo nós minimamente os nossos cães, sabemos que os cios vêm lá, logo há que precaver...
Quanto à operação por motivos de doença... completamente de acordo!
O resto? O resto como já alguém disse, são "peners"...
Opinião dada!
E quando não estamos presentes?? E quando NÃO HÁ maneira de as manter separadas???
Bem, o meu amigo, não pensou que iria ter dois animais cá em casa sem pensar primeiro em condições para esses dois animais, pois não? Quanto à sua primeira pergunta, julgo que a resposta está implícita no primeiro "post"... "sabemos que os cios estão a chegar..." ao que acrescento... mais coisa menos coisa...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

quarta abr 09, 2014 11:29 am

rpoeiras Escreveu: As esterilizações na sua maioria tem outros motivos do que os que foram aqui postos, nomeadamente o "controle populacional"....
Outra treta. Só faria sentido as esterilizações para "controle populacional" no caso de cães errantes. Mas como não devem existir cães errantes ... Para cães com donos há muitas maneiras de se evitarem ninhadas indesejadas sem passar pela mutilação.
rpoeiras
Membro

quarta abr 09, 2014 11:32 am

-Tambor- Escreveu:
rpoeiras Escreveu: As esterilizações na sua maioria tem outros motivos do que os que foram aqui postos, nomeadamente o "controle populacional"....
Outra treta. Só faria sentido as esterilizações para "controle populacional" no caso de cães errantes. Mas como não devem existir cães errantes ... Para cães com donos há muitas maneiras de se evitarem ninhadas indesejadas sem passar pela mutilação.
Claro que sim!! :lol:
TheOne
Membro Veterano

quarta abr 09, 2014 11:59 am

fontedasbicas Escreveu:
Bem, o meu amigo, não pensou que iria ter dois animais cá em casa sem pensar primeiro em condições para esses dois animais, pois não? Quanto à sua primeira pergunta, julgo que a resposta está implícita no primeiro "post"... "sabemos que os cios estão a chegar..." ao que acrescento... mais coisa menos coisa...
Que condições?? Ter uma bola de cristal e prever que 2 cadelas se iam pegar em cio quando já havia tido cadelas sem problemas alguns???

E a resposta está implícita?? Qual resposta, a de como as separar se estivermos ausentes a trabalhar por exemplo?!?!?
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
fontedasbicas
Membro Veterano

quarta abr 09, 2014 12:14 pm

TheOne Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:
Que condições?? Ter uma bola de cristal e prever que 2 cadelas se iam pegar em cio quando já havia tido cadelas sem problemas alguns???

E a resposta está implícita?? Qual resposta, a de como as separar se estivermos ausentes a trabalhar por exemplo?!?!?
Bola de cristal? Então não sabia(agora já sabe) que a co-existência de duas fêmeas pode ser problemática como a co-existência de dois machos?

Então prevendo que aí vem o cio, e sabendo que pode haver problemas, não toma providências?
<p>Cumprimentos </p>
TheOne
Membro Veterano

quarta abr 09, 2014 1:12 pm

fontedasbicas Escreveu:
TheOne Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:

Bola de cristal? Então não sabia(agora já sabe) que a co-existência de duas fêmeas pode ser problemática como a co-existência de dois machos?

Então prevendo que aí vem o cio, e sabendo que pode haver problemas, não toma providências?
É claro que sabia, no entanto não é uma regra, há sempre a possibilidade de isso não acontecer, e sendo que uma das cadelas era, e é, uma São Bernardo, uma raça naturalmente pacífica e tolerante, eu não ia adivinhar que algo de semelhante se iria passar, mas ainda bem que o Sr. António Pato tem esse "dom" da adivinhação. Para além do mais, é mais frequente haver problemas entre fêmeas só "porque sim" do que só nos cios, não sabia disso?? Se as cadelas eram sempre pacíficas entre elas, era obviamente imprevisível que no cio se iam pegar... É que caso não perceba, durante 11 meses e meio por ano, elas conviviam pacificamente...

E qual foi a parte em que eu digo que não tinha possibilidade de as separar fisicamente que não percebeu???

JBranquinho
Membro Veterano
Registado: quarta dez 14, 2011 6:42 pm

quarta abr 09, 2014 1:33 pm

Eu concordo que a cirurgia possa não ser agradavel mas no entanto, falo por mim e penso que por todos que visitam este forum, gostamos imenso dos nossos amigos e damo-lhes o que podemos do melhor que podemos e fazemos aquilo que pensamos ser o melhor para eles muitas das vezes sacrificando-nos a nós proprios.
Será assim tão egoismo fazer essa cirurgia para poder evitar possiveis ninhadas de cães SRD que depois irão para o canil fazer numero? Ou para evitar que nasçam cães que depois não terão as melhores condições para nascer?

Eu quando era miudo também fui operado (uma cirurgia apenas estetica) ou seja, era opcional tal como a castração e no entanto também não tinha sequer idade para saber o que era melhor para mim e os meus pais decidiram por mim. Neste caso eles serão os filhos que não têm capacidade de decisão, nem sabem o que é melhor para eles, no entanto poupa-las a periodos de clausura na altura do cio, gravidezes desnecessárias, agressividades e lutas entre outras coisas, em certos casos pode ser o melhor.

Andar a afastar outros cães ou ter um pouco de cuidado também não custa nada a ninguem é certo mas ja fazemos tanto por eles se isso melhorar a nossa vida e a deles também não sou contra. A minha NAO é esterelizada pois tenho-me limitado a ter cuidado mas também ainda não passei por nenhum desses problemas, mas se algum dia tiver maiores complicações não descartarei a hipotesse.
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade."<strong>
<p align="right"> Leonardo Da Vinci </p>
</strong></strong></strong></strong></strong>
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta abr 09, 2014 1:52 pm

Então agora pergunto eu, depois de esterilizadas as cadelas deixaram de ser agressivas 1 com a outra?
É claro que não ...

Eu já disse "n" vezes e vou repetir, tenho neste momento 3 cadelas adultas e 1 cachorra com 8 semanas, das 4 1 está esterilizada por razões médias, as outras estão inteiras. Não tenho mais nem menos brigas desde que esterilizei e atenção que a que foi castrada era e é a mais dominante, nunca passeei com matilhas de cães atrás e mesmo que isso acontecesse as minhas cadelas não vão à rua soltas, logo dificilmente eu permitiria que algum cão a cruzasse.

Estou de acordo com quem diz que a castração é um acto não de egoismo, mas de comodismo para não ter que limpar e ter cuidado.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quarta abr 09, 2014 2:30 pm

Eu já disse "n" vezes e vou repetir, tenho neste momento 3 cadelas adultas e 1 cachorra com 8 semanas...
Sim, julgo que o forum inteiro já sabe :wink:
fontedasbicas
Membro Veterano

quarta abr 09, 2014 3:21 pm

TheOne Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:
TheOne Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:

É claro que sabia, no entanto não é uma regra, há sempre a possibilidade de isso não acontecer, e sendo que uma das cadelas era, e é, uma São Bernardo, uma raça naturalmente pacífica e tolerante, eu não ia adivinhar que algo de semelhante se iria passar, mas ainda bem que o Sr. António Pato tem esse "dom" da adivinhação. Para além do mais, é mais frequente haver problemas entre fêmeas só "porque sim" do que só nos cios, não sabia disso?? Se as cadelas eram sempre pacíficas entre elas, era obviamente imprevisível que no cio se iam pegar... É que caso não perceba, durante 11 meses e meio por ano, elas conviviam pacificamente...

E qual foi a parte em que eu digo que não tinha possibilidade de as separar fisicamente que não percebeu???
Boas...

O sr. António Pato não tem o dom da adivinhação, e ainda bem... porque se tivesse... Oh meu deus quanta adivinhação haveria por aqui... Mas para adivinhar o quê? Que duas cadelas juntas, mais tarde ou mais cêdo, vai dar ***? Isso não não é preciso "adivinhar"... Já está "adivinhado" há muito tempo! e mais... é exactamente pelos cios, pelas duas terem cios, é que se pegam, ao contrário dos machos que será, talvez pela dominância, digo eu a adivinhar...
E qual foi a parte de não ter condições para ter duas cadelas que não percebeu? Não saber dos seus comportamentos ou não ter espaço físico para as ter? Adivinhe lá...
<p>Cumprimentos </p>
Menoita
Membro
Registado: segunda fev 04, 2013 4:36 pm

quarta abr 09, 2014 4:12 pm

TheOne Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:
TheOne Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:

Se não tinha possibilidade de as separar fisicamente não tinha condições para as ter, por isso não as tinha... :o
Pela mesma lógica, eu, cujo unico acesso à minha casa é através de escadas, tou tramado, dado que na eventualidade dos meus cães terem problemas de locomoção, as escadas vão ser um problema, e eu não vou ter condições para mudar de casa, nem retirar as escadas. Dou-me conta tarde de mais que não posso ter cães!
rpoeiras
Membro

quarta abr 09, 2014 4:14 pm

kitttten Escreveu:Então agora pergunto eu, depois de esterilizadas as cadelas deixaram de ser agressivas 1 com a outra?
É claro que não ...

Eu já disse "n" vezes e vou repetir, tenho neste momento 3 cadelas adultas e 1 cachorra com 8 semanas, das 4 1 está esterilizada por razões médias, as outras estão inteiras. Não tenho mais nem menos brigas desde que esterilizei e atenção que a que foi castrada era e é a mais dominante, nunca passeei com matilhas de cães atrás e mesmo que isso acontecesse as minhas cadelas não vão à rua soltas, logo dificilmente eu permitiria que algum cão a cruzasse.

Estou de acordo com quem diz que a castração é um acto não de egoismo, mas de comodismo para não ter que limpar e ter cuidado.
Boa tarde,
Faz a pergunta e dá a resposta... errada, pelo contexto! Duas cadelas deixam de ser agressivas na ALTURA DO CIO com a esterilização!
Em relação ás suas cadelas, a cadela mais dominante não fez uma lobotomia, fez uma esterilização, logo o "instinto" de por as outras na "linha" vai continuar! O que poderia eventualmente acontecer era, ao não esterilizar e em época de cio a cadela dominante estando com o cio e sentindo que outra está no cio, se pegasse mais vezes e em alguns casos ferozmente, em sinal que só a fêmea "Alfa" poderia procriar! :wink:
Cumprimentos,

Ricardo
Menoita
Membro
Registado: segunda fev 04, 2013 4:36 pm

quarta abr 09, 2014 4:28 pm

Voltando ao tema do tópico, eu esterilizei sempre os meus cães e continuarei a fazê-lo desde que tenham saúde para isso.
Confesso que é principalmente para meu comodismo que o faço, mas quase tudo o que fazemos hoje em dia com os nossos cães acabam por o ser tb.
A minha cadela acompanha-me praticamente em todos os momentos do meu dia, sendo que estando no cio não o poderia fazer. No meu caso, e como ela anda solta no meu local de trabalho, bastaria algum cliente deixar a porta entreaberta e eu distrair-me a atendê-lo para haver o risco de ela fugir ou algum cão entrar.
É também uma segurança quando preciso de viajar e preciso de a deixar alguns dias com alguém.
Relativamente a problemas e complicações em esterilizações, felizmente com os meus cães nunca tive nenhum. Por segurança peço sempre para se fazerem análises antes da cirurgia para verificar se está tudo ok e minimizar os riscos.
Na associação de proteção animal com que colaboro, já acompanhei várias dezenas de esterilizações, e os casos de problemas que encontrei foi um cão que teve um pequeno derrame, e 2 cadelas que precisaram de ser novamente suturadas por ruptura de pontos.
Responder

Voltar para “Cães”