o mesmo daquela malta que vê pits e diz: Ui isso é raça violenta, atacam os donos, bla bla bla...PauloSantos1 Escreveu:tiaguit0 Escreveu:Saudações,
Gostaria de saber a opinião de alguém que tenha um Rottweiler ou que esteja informado, me sabe dizer se essa raça é de facto violenta ou tudo isso não passa de um mito?
Um abraço
Qual é mesmo o objectivo desta questão ?
Rottweiler - violento: sim ou não
Moderador: mcerqueira
Última edição por Charlie2 em segunda abr 21, 2014 3:13 pm, editado 1 vez no total.
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
rpoeiras, não sei indicar quais é que poderão ser as caraterísticas mas, vamos supor que é de proteção da matilha/dono, dominância, força de mandíbula, tamanho das orelhas e cauda.
Se eu for um criador e quiser selecionar essas características, poderei fazê-lo. E qual vai ser o resultado final? Terei uma raça mais agressiva?
Não sei qual a história por detrás dos rottweileres mas, pode acontecer a seleção destas caraterísticas sejam elas de comportamento ou física. Nesse caso, tendo em conta a importância da raça e a constante associação de que uma raça é para caça, a outra é para pastor e a outra é para defesa, não se pode chegar à conclusão de que uma raça pode ser potencialmente mais perigosa do que outra?
Como já tinha afirmado, continuo a achar que se dá demasiada importância à raça e à sua "genética", levando a expetativas falhadas por donos que esperam que o cão venha já "feito" e pronto a ser utilizado.
Se eu for um criador e quiser selecionar essas características, poderei fazê-lo. E qual vai ser o resultado final? Terei uma raça mais agressiva?
Não sei qual a história por detrás dos rottweileres mas, pode acontecer a seleção destas caraterísticas sejam elas de comportamento ou física. Nesse caso, tendo em conta a importância da raça e a constante associação de que uma raça é para caça, a outra é para pastor e a outra é para defesa, não se pode chegar à conclusão de que uma raça pode ser potencialmente mais perigosa do que outra?
Como já tinha afirmado, continuo a achar que se dá demasiada importância à raça e à sua "genética", levando a expetativas falhadas por donos que esperam que o cão venha já "feito" e pronto a ser utilizado.
Ressa, não se percebe muito bem do que é que anda à procura, mas vou dar o benefício da dúvida e achar que é só mesmo uma questão de erro de perspectiva e desconhecimento básico.Ressa Escreveu:Então e a genética?
Não foram selecionados ao longo dos tempos aqueles que mostravam características mais agressivas?
Ou será que a genética não é o fator mais importante?
PS: É apenas uma provocação em relação a outro tópico.
Então vamos lá:
A genética em nada muda a ideia de que os donos são responsáveis (activa ou, na maior parte das vezes, passivamente) pela agressividade que os seus cães acabam por ir desenvolvendo. Nem tanto por "transmitir" a agressividade, mas por falta de socialização, falta de ensino no controlo de impulsos, falta de estimulação mental e de actividade física enriquecedora, etc.
Agora, a genética?, pergunta a Ressa; pois bem parece-me clarinho como água: um cão geneticamente com maior propensão a desenvolver comportamentos considerados agressivos terá maior probabilidade de efectivar esses comportamentos do que um outro que não transporte essa herança genética e tenha a mesma educação que o primeiro. E essa herança é possível de ser controlada na criação. Claro? ou ainda não?
ãh?! esta aqui é mesmo sintomática.Não foram selecionados ao longo dos tempos aqueles que mostravam características mais agressivas?
Seleccionados os que demonstravam mais agressividade?!? Leia o estalão da raça e aponte-me lá onde é que estão as directrizes que definam um critério de selecção baseado na agressividade, por favor.
Se há coisa que eu achava que era, mais ou menos, de conhecimento comum era que um dos traços vincados da raça rottweiler era, justamente, o equilíbrio do temperamento. Talvez não seja assim tão "conhecimento comum", afinal.
Ou estará simplesmente a confundir "capacidade de protecção" com "agressividade"?
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm
lds6 Escreveu: Ressa, não se percebe muito bem do que é que anda à procura, mas vou dar o benefício da dúvida e achar que é só mesmo uma questão de erro de perspectiva e desconhecimento básico.
É só mesmo de conversa, nada mais.
Cada vez mais me convenço que, o maior foco de desinformação sobre as raças, e até mesmo sobre os animais em geral, são exactamente os fóruns dedicados a estes.
<strong>Paulo Santos</strong>
-
- Membro
- Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm
Boa tarde Ressa,
Vejo e vi muitos mais caniches/poodles com comportamentos agressivos e problemas comportamentais com elevada possibilidade de serem perigosos do que Rottweiler's, Pitbull ou todas as outras raças PP juntas.
A minha conclusão é, não é a raça que torna o animal mais potencialmente perigoso, é o humano que passa por seu dono!
Só um aparte sobre a genética e o cão vir já "feito" e pronto a ser utilizado, conheci na Alemanha um criador de Rottweiler's com linhagens para trabalho especial (guias de cegos e deficientes motores), algo de extremo e que tudo está em jogo, desde a genética a muito mais coisas, mas mesmo assim só 2 em cada 10 cachorros de ninhadas seleccionadas chega a ser "apto" para começar o treino e desses, alguns ficam pelo meio do treino. Acontece neste caso e em muitos outras raças, e em muitos outros tipos de trabalho ou finalidade do cão. A Genética é sem dúvida um trunfo e uma forma de reduzir o fracasso na obtenção do que se espera, mas a taxa continua a ser pequena, mas sempre muito maior do que se não houvesse em consideração o "sangue" dos pais!
Cumprimentos,
Ricardo
Vamos supor que as características são de comportamento e que que esteja a seleccionar para ter animais com mais instinto protector. Já existem linhagens de rottweiler's com esse "apuramento" e com isso não quer dizer que sejam agressivos, o apuramento é feito para uma predisposição comportamental. Se podem vir a ter mais predisposição a serem "agressivos" em comparação com outros linhagens com outros "fins" e em iguais condições e meio ambiente...sim é provável! Mas não se esqueça que o problema aqui são as condições e meio ambiente.Ressa Escreveu:rpoeiras, não sei indicar quais é que poderão ser as caraterísticas mas, vamos supor que é de proteção da matilha/dono, dominância, força de mandíbula, tamanho das orelhas e cauda.
É curioso que fale nisso, existem linhagens de Rottweiler's que foram seleccionadas para pastoreio (ainda existe), para defesa e para fins "especiais" (cães guias, etc). Apesar de saber que não foi isso que quis dizer, não considero nenhuma delas potencialmente perigosas, sendo que as linhagens para "protecção", "defesa" e afins, são mais susceptíveis de serem mal educadas, ou seja, tem "limites" mais curtos dos disparates que os donos poderão "criar" na sua educação.Ressa Escreveu: Não sei qual a história por detrás dos rottweileres mas, pode acontecer a seleção destas caraterísticas sejam elas de comportamento ou física. Nesse caso, tendo em conta a importância da raça e a constante associação de que uma raça é para caça, a outra é para pastor e a outra é para defesa, não se pode chegar à conclusão de que uma raça pode ser potencialmente mais perigosa do que outra?
Vejo e vi muitos mais caniches/poodles com comportamentos agressivos e problemas comportamentais com elevada possibilidade de serem perigosos do que Rottweiler's, Pitbull ou todas as outras raças PP juntas.
A minha conclusão é, não é a raça que torna o animal mais potencialmente perigoso, é o humano que passa por seu dono!
As expectativas falhadas continuam a ser culpa dos futuros donos a comprar um cão como se fosse...bem...como se não fosse nada, porque geralmente eu quando compro algo, informo-me antes sobre o seu funcionamento e se me "serve", algo que nem para as mais simples coisas as pessoas o fazem, quanto mais acreditar que o façam com um animal...que deveria de ter muito mais consideração e peso na consciência.Ressa Escreveu: Como já tinha afirmado, continuo a achar que se dá demasiada importância à raça e à sua "genética", levando a expetativas falhadas por donos que esperam que o cão venha já "feito" e pronto a ser utilizado.
Só um aparte sobre a genética e o cão vir já "feito" e pronto a ser utilizado, conheci na Alemanha um criador de Rottweiler's com linhagens para trabalho especial (guias de cegos e deficientes motores), algo de extremo e que tudo está em jogo, desde a genética a muito mais coisas, mas mesmo assim só 2 em cada 10 cachorros de ninhadas seleccionadas chega a ser "apto" para começar o treino e desses, alguns ficam pelo meio do treino. Acontece neste caso e em muitos outras raças, e em muitos outros tipos de trabalho ou finalidade do cão. A Genética é sem dúvida um trunfo e uma forma de reduzir o fracasso na obtenção do que se espera, mas a taxa continua a ser pequena, mas sempre muito maior do que se não houvesse em consideração o "sangue" dos pais!

Cumprimentos,
Ricardo
-
- Membro
- Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm
Na sua grande maioria foram para cães de trabalho (policia, militares) em defesa, busca de droga, tinha muitos na busca e salvamento. Acabaram por fazer os mais variadíssimos trabalhos, todos eles tinham um temperamento fantástico e muito equilibrado. Também os vendia para cães de companhia!Ressa Escreveu:rpoeiras, boa resposta.
Já agora uma questão, o que é que normalmente acontece aos cães que não são selecionados?
No caso dos cães que ficavam a meio do treino "especial" já tinha entre os 12 e os 18 meses, eram colocados em famílias adoptivas, algumas já tinham sido famílias de acolhimento, mas são cães em que se arranjava logo casa para eles! Cheguei a ter o prazer de treinar um deles para IPO e fez o nível III! Um cão brilhante...!!!
Cumprimentos,
Ricardo
exacto, muitas vezes as pessoas confundem o instinto de protecção e guarda do rott com agressividade!
o rott é u cão territorial na sua maioria, não é preciso muito para se tornar um cão de guarda e muitos deles nem precisam de treino para isso (a minha n foi treinada mas conhece as pessoas do prédio e a essas n ladra a estranhos da logo sinal) claro que não se pode comparar ao nivel de guarda de um cão treinado.
mas falando do que tenho em casa, a minha cadela parece uma bébé, bruta mas uma bébé dentro de casa, basta dizer que é amigo e esta td bem já na rua fica atenta quando vê pessoas a andarem de forma mais bruta.
numa praia fluvial aqui a beira onde agora só vão cães pq aquilo ta em obras teve la a brincar e adora cães mais pequenos já com um macho da raça dela quando ele se aproximou muito ela deu um "rosnar" como quem diz não te estiques para impor os limites dela.
o rott é u cão territorial na sua maioria, não é preciso muito para se tornar um cão de guarda e muitos deles nem precisam de treino para isso (a minha n foi treinada mas conhece as pessoas do prédio e a essas n ladra a estranhos da logo sinal) claro que não se pode comparar ao nivel de guarda de um cão treinado.
mas falando do que tenho em casa, a minha cadela parece uma bébé, bruta mas uma bébé dentro de casa, basta dizer que é amigo e esta td bem já na rua fica atenta quando vê pessoas a andarem de forma mais bruta.
numa praia fluvial aqui a beira onde agora só vão cães pq aquilo ta em obras teve la a brincar e adora cães mais pequenos já com um macho da raça dela quando ele se aproximou muito ela deu um "rosnar" como quem diz não te estiques para impor os limites dela.
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Sasha99,
Na qualidade de dona de um macho (já falecido) que se apaixonou perdidamente por uma Rott sei bem o que a sua cadela quis dizer com a rosnadela.
Eu e ele batíamos recordes de velocidade na pista de obediência se ela fosse à frente...
Muita pancada apanhou ele da Naomi! E nunca, mas nunca perdeu a fixação ou ripostou. Ficava a fazer olhos melosos para ela enquanto eramos gozados os dois

Na qualidade de dona de um macho (já falecido) que se apaixonou perdidamente por uma Rott sei bem o que a sua cadela quis dizer com a rosnadela.
Eu e ele batíamos recordes de velocidade na pista de obediência se ela fosse à frente...
Muita pancada apanhou ele da Naomi! E nunca, mas nunca perdeu a fixação ou ripostou. Ficava a fazer olhos melosos para ela enquanto eramos gozados os dois

WaterMonitor Escreveu:Sasha99,
Muita pancada apanhou ele da Naomi! E nunca, mas nunca perdeu a fixação ou ripostou. Ficava a fazer olhos melosos para ela enquanto eramos gozados os dois![]()
a minha Sasha é uma matulona mas prefere os baixotes n sei xD
ela já foi "atacada" por 3 pequenotes que andavam a solta, 2acanichados e um suposto yorkshire e ela apenas ficou a olhar! não a devem ter magoado pq não houve sangue e se a magoassem ela metia-lhes uma pata em cima! mas com cães do tamanho dela ou maiores gosta de se armar em dominante

nas aulas bem que todos tinham mt respeito por ela e ela nunca atacou outro cão, bastava olhar...bicha do demonio

já com os meus primos é uma babysitter de excelência

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.
Sasha99 Escreveu:WaterMonitor Escreveu:Sasha99,
Muita pancada apanhou ele da Naomi! E nunca, mas nunca perdeu a fixação ou ripostou. Ficava a fazer olhos melosos para ela enquanto eramos gozados os dois![]()
ela já foi "atacada" por 3 pequenotes que andavam a solta, 2acanichados e um suposto yorkshire e ela apenas ficou a olhar! não a devem ter magoado pq não houve sangue e se a magoassem ela metia-lhes uma pata em cima! mas com cães do tamanho dela ou maiores gosta de se armar em dominante![]()
nas aulas bem que todos tinham mt respeito por ela e ela nunca atacou outro cão, bastava olhar...bicha do demonio![]()
Isso deve ser coisa de Rottweiler!!

pois n sei, se calhar é msm xDElianarags Escreveu:Sasha99 Escreveu:WaterMonitor Escreveu:Sasha99,
ela já foi "atacada" por 3 pequenotes que andavam a solta, 2acanichados e um suposto yorkshire e ela apenas ficou a olhar! não a devem ter magoado pq não houve sangue e se a magoassem ela metia-lhes uma pata em cima! mas com cães do tamanho dela ou maiores gosta de se armar em dominante![]()
nas aulas bem que todos tinham mt respeito por ela e ela nunca atacou outro cão, bastava olhar...bicha do demonio![]()
Isso deve ser coisa de Rottweiler!!As duas fêmeas que referi numa resposta anterior tinham uma fixação com o Afonso que mais parecia uma novela mexicana
...quando o Samuel ia as aulas de obediência, também levava o Afonso, e as "gajas" levavam as aulas atras do puto pequeno
ela tem uma personalidade que é qualque coisa, só quem a conhece é que sabe bem como ela é. coisa mais resmungona mas mais meiga ao msm tempo mas vira fera se mexem cmg ou com alguém de quem ela gosta.
uma cadela de 50kg mas que mais parece uma cachorra a dar os bons dias ao meu namorado xD
até parece que o conhece desde sempre
tenho um amigo que a conhece de bebe e sempre que ele ca vem andam os 2 pelo chão a batatada

muito bruta, defensora do espaço dela para com estranhos e muito independente menos para descer mesas

rottweiler varios cães num só!

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
O meu macho não era Rott, era um Terranova taradão por fêmeas.
E amava aquela Rott que era bem mais pequena que ele. Mas a Naomi não correspondia e queria era que ele fosse morrer longe.
E amava aquela Rott que era bem mais pequena que ele. Mas a Naomi não correspondia e queria era que ele fosse morrer longe.

lá esta, se o seu fosse pequenino ela ia gostar deleWaterMonitor Escreveu:O meu macho não era Rott, era um Terranova taradão por fêmeas.

Li há tempos uma entrevista ao Presidente do Rottweiler Clube de Portugal. Pode ser que seja interessante para si. Ele é treinador e com certeza que será das melhores pessoas para o ajudar nas suas questões:
https://www.doglink.pt/noticias/fomos-c ... e-portugal
https://www.doglink.pt/noticias/fomos-c ... e-portugal