Cocker Spainel, Comportamento Violento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quinta jun 05, 2014 10:37 am

Olá,

Estive a ler este tópico e até me deram calafrios :o

Também adoptei um cocker, com 1 ano e 10 meses, vindo de Gaia, curiosamente.
A certa altura até pensei que podem ter vindo da mesma casa :lol:
(Não tem graça nenhuma, eu sei...)

A ex-dona queria entregá-lo no canil porque ia emigrar...

Bem, o tópico do Max é público e sobejamente conhecido.
Senti tudo isso e mais alguma coisa.No nosso caso ele mordeu-nos mesmo, e temos crianças em casa ( já grandinhas, mas crianças).

Na altura eu nem sabia que os cockers dourados eram danados para a brincadeira, mas afinal não são só os lourinhos.

Mas o que lhe quero dizer é, não tenho conselhos, porque também não soube lidar com a situação, não percebo nada de comportamento animal ou educação canina, mas hoje tenho cão.
Na altura arrependia-me todos os dias de o ter trazido para casa, mas hoje agradeço cada dia.Voltava a fazer tudo para ter o Max comigo.Não desista desse pequenote.

Recebi muita pedrada neste fórum, mas também muitos conselhos.Digo-lhe que não os segui a todos, apenas os que me pareceram mais adequados, o problema é que nem sempre funcionavam...

As trocas, por exemplo, nunca funcionaram.Até uma pedra numa ocasião foi motivo de suor em gota!

Fomos seguindo um bocadinho o coração, outro bocadinho o instinto, outro bocadão também foram as dicas e conselhos de um treinador.

O Max já está connosco há 2 anos e meio, e nunca mais tivemos mordidelas desde há 1 ano e meio.É um refilão, só faz o que quer, e quando come quer privacidade.

Todos os dias quando chego a casa e sou recebida por ele com os brinquedos na boca para mos dar, me lembro destes tempos, em que jurava que ele nunca ia mudar

Boa sorte com o seu metralha, e espero que esta história tenha um final como o meu.

:D :D
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quinta jun 05, 2014 12:37 pm

é sobejamente conhecido que qualquer cocker spaniel se amansa com um bom prato de massa com almondegas, às luz das velas e ao som de musica italiana.

foi assim que a Dama tolerou o Vagabundo.

honestamente, não li nada de assustador em relação ao comportamento dele.
têm um caracter vincado o que é normal, principalmente nesta fase da adolescência.

o cão não tem que ter acesso à casa toda. fechem as portas até ele ser atinado.

quando ( se ) ele se passar de novo, com um osso/chinelo/brinquedo qualquer não vale de nada medir forças.
tenha uma semi estranguladora à mão e leve-o à rua para arrefecer.

no passeio é que se treina, cria laços.

ele não confia em vocês e acima de tudo ainda não vos tem laços de grande afectividade, ainda!!!

em casos extremos, morder os donos nunca é aceitável, não demostrem medo ou estão completamente f******, ele vai fazer gato e sapato da vossa vidinha.

gritar não adianta, gesticular também não, apertá-lo idem... é sangue frio, pouca confiança até ele perceber quem manda e em ultimo recurso uma lamparina bem assente no lombo, mas a seco, sem ralhar sem nada. ele rosna, leva, acabou o paleio.

só que isto não pode ser metodo recorrente, é uma salvita. método é treina-lo, com rotina, "senta, deita, pára, fica, ninho! NÂO, LINDO" todos aprendem ele vai aprender também!

na rua... muito passeios. boa sorte.
os cães cheiram literalmente as nossas reações fisicas ao medo, nunca se encolham... o sangue frio também se treina, a gente chega lá.

boa sorte.
An ye harm none, do what ye will
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta jun 05, 2014 1:18 pm

é sobejamente conhecido que qualquer cocker spaniel se amansa com um bom prato de massa com almondegas, às luz das velas e ao som de musica italiana.

foi assim que a Dama tolerou o Vagabundo.
a partir tudo :lol:
na rua... muito passeios. boa sorte.
os cães cheiram literalmente as nossas reações fisicas ao medo, nunca se encolham... o sangue frio também se treina, a gente chega lá.
E este é um EXCELENTE exercício para a vida, não só para ter um canito bem comportado :wink:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta jun 05, 2014 2:42 pm

Charlie 2 não me expliquei bem: a minha cadela foi um pesadelo que durou praticamente 18 anos. O problema não era a comida, era mais o facto de ela ter uma agressividade como nunca voltei a ver. E sem motivos.

Ela tanto podia tentar morder se a tirássemos do lixo, como atacar selvaticamente uma pessoa a quem minutos antes tinha saltado para o colo com a maior doçura do mundo e a quem adorasse.

Os seus maiores inimigos vivos eram crianças, mesmo que estivessem do outro lado da rua, e todo e qualquer cão. Pessoas dentro do elevador era para atacar sem aviso.

Toda a família sem excepção, primos afastados incluidos (e não estou a gozar) foram mordidos. Nenhum de nós tem medo de cães, todos temos experiência e das nossas vidas tinham feito parte cães dos mais diversos tamanhos. Nunca tínhamos visto nada assim.

Quando ela tinha dois anos de idade o veterinário sugeriu-me a eutanásia e disse-me que ela era doida. E era, mas nós não o fizemos.

Durante estes 17 anos e tal vimo-nos na contingência ridícula de termos de fechar o nosso cão (ainda por cima era mínima de tamanho) cada vez que lá ia alguém a casa. Na família isto só tinha acontecido, e apenas com estranhos, com o PA da infância do meu marido que era de uma linha de trabalho do exército porque o meu sogro era militar.

Tudo isto para explicar que não se tratava de inexperiência, medo ou incapacidade de disciplinar/educar um cão: há animais doidos!
Jeca20
Membro
Registado: terça mai 06, 2014 1:25 am

quinta jun 05, 2014 3:33 pm

Netherwing Escreveu:... honestamente, não li nada de assustador em relação ao comportamento dele. têm um caracter vincado o que é normal, principalmente nesta fase da adolescência.
Boas, pessoalmente também não li nada de assutador. Tenho um cocker dourado há três anos e nunca tive problemas. Sim, tem uma personalidade muito forte, mas desde de pequenina que foi ensinada a respeitar as regras cá em casa. Faz as suas necessidades na sua "wc", não desarruma nada de nada e principalmente sabe respeitar o nosso "NÃO". Sabe distinguir quando estamos virados para a brincadeira e quando estamos a sério...
Claro que quando chegou não conhecia nada e testou os nossos limites e foi aí que tivemos logo que impor as nossas regras.
Ela também não gosta que se mexa na comida, principalmente quando damos ossos, mas quando acaba de comer vai a sua vida e vemos a limpar a sujeira que fez e nem refila.

Gosto bastante desta raça e como já disse nunca tive problemas. Como qualquer cão que acaba de chegar, o seu está a tentar ver qual a sua posição, agora cabe a você mostrar que é o dono!
Tenha muita paciência!

Aqui fica uma foto da minha menina :)

Imagem
"Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais" - Immanuel Kant
Charlie2
Membro Veterano

quinta jun 05, 2014 4:50 pm

WaterMonitor Escreveu:Charlie 2 não me expliquei bem: a minha cadela foi um pesadelo que durou praticamente 18 anos. O problema não era a comida, era mais o facto de ela ter uma agressividade como nunca voltei a ver. E sem motivos.

Ela tanto podia tentar morder se a tirássemos do lixo, como atacar selvaticamente uma pessoa a quem minutos antes tinha saltado para o colo com a maior doçura do mundo e a quem adorasse.

Os seus maiores inimigos vivos eram crianças, mesmo que estivessem do outro lado da rua, e todo e qualquer cão. Pessoas dentro do elevador era para atacar sem aviso.

Toda a família sem excepção, primos afastados incluidos (e não estou a gozar) foram mordidos. Nenhum de nós tem medo de cães, todos temos experiência e das nossas vidas tinham feito parte cães dos mais diversos tamanhos. Nunca tínhamos visto nada assim.

Quando ela tinha dois anos de idade o veterinário sugeriu-me a eutanásia e disse-me que ela era doida. E era, mas nós não o fizemos.

Durante estes 17 anos e tal vimo-nos na contingência ridícula de termos de fechar o nosso cão (ainda por cima era mínima de tamanho) cada vez que lá ia alguém a casa. Na família isto só tinha acontecido, e apenas com estranhos, com o PA da infância do meu marido que era de uma linha de trabalho do exército porque o meu sogro era militar.

Tudo isto para explicar que não se tratava de inexperiência, medo ou incapacidade de disciplinar/educar um cão: há animais doidos!
eu sei, a cadela da minha tia era igual, arrganhava o dente a tudo, além de caçar qualquer coisa que mexesse no quintal. Eu resolvi isso com um reforço positivo no focinho, mas acredito que haja casos e casos.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Jeca20
Membro

quinta jun 05, 2014 5:38 pm

Charlie2 Escreveu: eu sei, a cadela da minha tia era igual, arrganhava o dente a tudo, além de caçar qualquer coisa que mexesse no quintal. Eu resolvi isso com um reforço positivo no focinho, mas acredito que haja casos e casos.
Reforço Negativo?
"Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais" - Immanuel Kant
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quinta jun 05, 2014 6:46 pm

Jeca20 Escreveu:
Charlie2 Escreveu: eu sei, a cadela da minha tia era igual, arrganhava o dente a tudo, além de caçar qualquer coisa que mexesse no quintal. Eu resolvi isso com um reforço positivo no focinho, mas acredito que haja casos e casos.
Reforço Negativo?
Ironia?

:wink:
Charlie2
Membro Veterano

quinta jun 05, 2014 6:48 pm

Jeca20 Escreveu:
Reforço Negativo?
também é dos que defende que num não se toca nem com uma flor?
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta jun 05, 2014 7:29 pm

Jeca20 Escreveu:
Reforço Negativo?
Castigo positivo
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Charlie2
Membro Veterano

quinta jun 05, 2014 7:31 pm

maraya Escreveu:
Jeca20 Escreveu:
Reforço Negativo?
Castigo positivo
a ser negativo só mesmo para a minha mão, o cão só aprende a não arrebitar cachimbo e pronto, daí a 2 segundos tá novo. Obviamente (espero ter deixado isso implícito), que a palmada é em último caso, não vá a ironia tecê-las :lol:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Jeca20
Membro

quinta jun 05, 2014 8:39 pm

Onde isto já vai.. Não perguntei com ironia nem sou "daqueles" que não dá uma palmada quando é necessário, perguntei porque na minha opinião é um reforço negativo.. Mesmo quando digo ""NÃO" ou dou uma "palma" no lombo, na minha opinião, é um reforço negativo, mostro desagrado em determinada situação. Para mim um reforço positivo é quando dou uma recompensa ou simplesmente digo "LINDO".. Mas pronto é a minha opinião vale o que vale!
Charlie2
Membro Veterano

quinta jun 05, 2014 8:44 pm

Jeca20 Escreveu:Onde isto já vai.. Não perguntei com ironia nem sou "daqueles" que não dá uma palmada quando é necessário, perguntei porque na minha opinião é um reforço negativo.. Mesmo quando digo ""NÃO" ou dou uma "palma" no lombo, na minha opinião, é um reforço negativo, mostro desagrado em determinada situação. Para mim um reforço positivo é quando dou uma recompensa ou simplesmente digo "LINDO".. Mas pronto é a minha opinião vale o que vale!
eu simplifico. Para mim uma palmada é uma palmada, e um elogio é um elogio. simples.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Jeca20
Membro

quinta jun 05, 2014 8:46 pm

Charlie2 Escreveu: eu simplifico. Para mim uma palmada é uma palmada, e um elogio é um elogio. simples.
Exactamente! E para mim uma palmada é um reforço negativo e um elogio é um reforço positivo, simples. Por isso é que fez-me confusão quando disse que "reforço positivo"...
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta jun 05, 2014 9:04 pm

Jeca20 Escreveu:Onde isto já vai.. Não perguntei com ironia nem sou "daqueles" que não dá uma palmada quando é necessário, perguntei porque na minha opinião é um reforço negativo.. Mesmo quando digo ""NÃO" ou dou uma "palma" no lombo, na minha opinião, é um reforço negativo, mostro desagrado em determinada situação. Para mim um reforço positivo é quando dou uma recompensa ou simplesmente digo "LINDO".. Mas pronto é a minha opinião vale o que vale!
Palmadas não são reforço negativo mas sim castigo positivo :wink:
É reforço aquilo que aumenta a probabilidade de o comportamento voltar a see repetido
É castigo aquilo que diminui a probabilidade do comportamento voltar a ser repetido
Positivo é a adição de algo e negativo é retirar algo.

Existem quatro quadrantes: reforço positivo, reforço negativo, castigo positivo e castigo negativo

Um reforço negativo seria por exemplo retirar a pressão nos quartos traseiros do cao (quando ele se senta
Um castigo positivo seria por exemplo dar uma palmada ao cão

:wink:

(Acho que não me enganei, mas se alguém vir um erro nas definições avise)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Responder

Voltar para “Cães”