Problema Como Socializar duas cadelas a raçada de lavrador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sexta jun 13, 2014 10:20 pm

kitttten Escreveu:Claro que nenhum cão deve viver acorrentado, mas posso garantir que duas cadelas à briga são dose, resulta quase sempre em ferimentos graves e em muitos casos em morte.
kitten, acredito que elas devem ser soltas, separadas inicialmente e sob supervisão da dona ir sendo juntas gradualmente.

sei que cães à luta assustam mas cabe à dona estancar a luta. quem não consegue, não deve ter cães.

quem acorrenta (por sistema) não deve ter cães.
An ye harm none, do what ye will
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sexta jun 13, 2014 10:36 pm

Não é mesmo nada fácil separar 2 cadelas que estão a morder-se, elas ficam completamente loucas e se forem cães de porte grande é mesmo muito complicado. Eu sei exactamente como é, não com animais de porte grande e que nunca na vida estiveram acorrentadas.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sexta jun 13, 2014 10:42 pm

kitttten Escreveu:Não é mesmo nada fácil separar 2 cadelas que estão a morder-se, elas ficam completamente loucas e se forem cães de porte grande é mesmo muito complicado. Eu sei exactamente como é, não com animais de porte grande e que nunca na vida estiveram acorrentadas.
as lutas pontuais acontecem.
cães agressivos são uma realidade
aqui, penso que acontece porque pela descrição feita, elas estão presas por sistema.

só a forista que iniciou o tópico pode esclarecer. ela pediu orientação, para mim os passos para melhorar a vida das cadelas seriam aqueles que referi.

cada caso de agressividade é um caso. alguns nunca têm solução, há cães que nunca se dão bem, às vezes a vida toda. até nos humanos vemos disso. :wink:
An ye harm none, do what ye will
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

sábado jun 14, 2014 11:47 am

Isabel36 Escreveu:Bem, o meu problema é o seguinte tenho 2 cadelas irmãs a rançadas de lavrador mas não puras que se pegam a "bulha" e não as conseguimos separar se nas as tentamos separar matam-se. E eu prendo as na corrente.
No outro dia estavam presas e eu tive pena delas e então soltei uma e mal eu a soltei fui logo correr ter com a outra e pregaram - se a "porrada" e eu queria resolver este problema se alguém me poder ajudar?
Prendê-las, com corrente ou sem ela, mantendo-as à vista uma da outra, impede-as obviamente de lutarem, mas não resolve o problema, pelo contrário, até o agrava.

Pode ser um problema de definição de hierarquias. Nestes casos, pode resultar soltá-las em terreno neutro, açaimadas ou com colar isabelino, para evitar danos irreparáveis. Se o problema fôr de hierarquia, normalmente resolve-se quando definirem "quem manda".Se a situação ficar resolvida em terreno neutro, pode repetir o processo no território comum.

Longos passeios com muitas fontes de distracção que levem à cooperação (farejar pistas, por exemplo) podem ajudar a resolver o problema.

Em último caso, o recurso a um treinador/comportamentalista, como já lhe indicaram, pode ser a solução.
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

domingo jun 15, 2014 4:36 pm

O zeca2 tem razão, pode ser a necessidade de estabelecer a hierarquia e no momento que isso acontece e é aceite por um deles, as lutas param e ocorrem avisos.

Mas, parece-me que houve várias lutas e a hierarquia não foi estabelecida. Nesse caso, não vale a pena insistir pois a adrenalina e a sensação de prazer de uma luta faz com que aumente a intensidade. O melhor é tê-las separadas, sem qualquer contacto visual uma com a outra. Só podem estar em contacto e perto uma da outra com a supervisão da dona e de um treinador/comportamentalista, uma vez que não tem conseguido resolver o problema.

Correntes não resolvem nada. São agressivos mas, devem ser bem tratados e para mim aprisionar um cão a uma corrente não me parece correto.
ASTAHOLIC
Membro Veterano
Registado: terça mar 29, 2011 4:47 pm

segunda jun 16, 2014 1:50 pm

Passear as cadelas lado a lado diariamente pode ser uma forma de diminuir essa tensão entre elas, o problema pode mesmo ser que elas não gastem a suas energias e isso desencadeia as lutas. Claro que existe também uma disputa na hierarquia e uma falta de liderança da parte dos donos.
<p>&nbsp;"Vamos agradecer aos idiotas. N&atilde;o fosse por eles n&atilde;o far&iacute;amos tanto sucesso."</p>
<p>"Sou respons&aacute;vel pelo que eu falo, n&atilde;o pelo que voc&ecirc; entende." </p>
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

segunda jun 16, 2014 3:28 pm

parece-me que houve várias lutas e a hierarquia não foi estabelecida. Nesse caso, não vale a pena insistir
A ideia com que fiquei foi que nos vários confrontos houve sempre intervenção do dono. Daí se depreende que o processo de hierarquização foi interrompido.
Responder

Voltar para “Cães”