Estudo - Impactes da castração em Labradores e Golden

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

terça jul 15, 2014 11:03 pm

Para que fique esclarecido, apenas me limitei a copiar e a colar o texto conforme o encontrei. Daí ter as aspas e a fonte ;)

Quanto ao objecto de estudo em si, não tenho grande opinião formada. Apenas que há casos em que se justifica e outros não. Mas como nós ou é tudo ou nada, esses casos valem o que valem.

Ainda não li o estudo todo, mas pelo menos o numero de amostra é significativo para poder ser um estudo credível.
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

terça jul 15, 2014 11:10 pm

Eu acredito que há casos em que as intervenções se justifiquem, só não acredito é em mutilações para controlar a população de cães e gatos.

Assim como tb não concordo com a ideia "ah vamos capar o cão pq ele é demasiado agressivo pode ser que acalme" é pá não concordo mas cada um é livre de fazer o que bem entender.

Agora em casos de necessidade para evitar males maiores, o que tem de ser tem de ser.

Agora reparem bem criamos um problema população excessiva, e como resolvemos
?
Castramos e esterilizamos lool .

Qualquer dia com o problema da Natalidade que o pais enfrenta os nossos ilustres governantes ainda vão fazer passar uma lei que obrigue todos os casais que vivam em situação de casados ou união de facto a procriarem no prazo máximo de 2 anos :D

Ahhh e quem não cumprir com a lei perde o direito á reforma

Reparem já fizeram com as raças PP dai até chegar a nós é só um passo :D :D
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quarta jul 16, 2014 9:02 am

Já tinha lido alguns estudos a duvidar dos benefícios da castração/esterilização na saúde dos cães.

Em relação ao comportamento, não vi qualquer estudo sério sobre o assunto, apenas uma catrefada de artigos de opinião.

Os cães e os gatos são animais domésticos e é um problema o seu abandono. Como é que se controla a população de animais abandonados?

Nos cães os problemas podem não ser tão graves, uma vez que são facilmente apanhados e como são considerados potencialmente perigosos, a reação dos municípios tem sido capturá-los. O mesmo já não acontece com os gatos.

Mesmo assim, no caso dos cães em cidades é difícil criarem-se matilhas e haver reprodução. Antes disso, já foram capturados. Mas como será no campo ou em zonas onde se podem isolar de zonas urbanas? Como é que se evita a sua reprodução e todas as consequências que dai advém?

Quem vive na cidade poderá não ser um problema e há muita gente que gosta de alimentá-los e fazer umas festinhas mas, em zonas rurais a situação muda. Quantos animais de gado foram atacados por matilhas de cães? Quantas vezes o ICNF não pagou indemnizações a pastores porque afinal o gado não tinha sido atacado por lobos mas sim, cães? Qual o impacto que tem em determinados ecossistemas? Quanto é que se gastou nos Açores para retirar gatos de algumas das suas ilhas?

Claro que primeiro de tudo devia-se mudar as pessoas e não deviam abandonar os seus animais mas, fazem-no. Há quem diga que devia ser permitido o abate mas, quantas vezes é que isso não acontece? Quem é que não conhece histórias de pessoas que tem crias dos seus animais e "livram-se" do excesso?

Em termos imediatos e práticos o que fazer para diminuir o impacto da existência de animais domésticos abandonados? Tendo em conta que fomos nós humanos que os criamos.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta jul 16, 2014 9:20 am

Este estudo não me surpreende.
Se a natureza fez cães e gatos desta forma, como é que podem insistir que arrancando pedaços aos animais, eles ficariam melhor? Só quem fica melhor e que ganha com isto, é quem vai enchendo os bolsos.
Animais abandonados, situações específicas de saúde, impossibilidade de separar os animais…aceito… agora por comodismo não.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

quarta jul 16, 2014 9:23 am

Ressa Escreveu: Como é que se controla a população de animais abandonados?
É fazer uma lei de forma a que só se possam abandonar animais castrados :roll:

(para os AF que frequentam este fórum, a frase acima é ironia, claro. A população de animais abandonados controla-se penalizando severamente o abandono, duh)
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quarta jul 16, 2014 9:32 am

Eu tenho um casal de cães que utilizo para caça.
Fartei-me deles, só apanham lagartixas. Por isso, levei-os para o meu monte favorito e larguei-os.

O meu vizinho denunciou-me e paguei uma multa ou fui preso (a lei é demasiado severa). Os cães nunca foram encontrados.

Os cães estão felizes da vida a procriar e apanhar umas cabritas. Para além disso, como gostam de fazer uns km, vão encontrando outros cães que são bons para lagartixas. Como chegou a primavera, toca a dar umas cambalhotas.

A penalização e lei severa diminui os abandonos mas, não acaba com eles. Quando há, como evitar a reprodução se eles estão no meio de nenhures e ninguém se dá ao trabalho de andar dias atrás deles?
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

quarta jul 16, 2014 10:53 am

Lá está, é só permitir o abandono de cães esterilizados :roll:
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quarta jul 16, 2014 6:00 pm

icecosta Escreveu:Olhe sempre me opos contra as castrações e esterilizações generalizadas, mas os amiguinhos dos animais contrapoem sempre com os aspectos beneficos das ditas cirurgias, dou 3 ou 4 posts até aparecer alguem a apontar o dedo á credibilidade do estudo.
Os "amiguinhos dos animais" estão fartos dos casos de ninhadas "acidentais" em cães com dono, porque as pessoas acham que os animais gostam/precisam de acasalar pelo menos uma vez na vida, ou porque "isso não se faz aos bichinhos" ou "não sei como ela saltou o muro", agora imagine dos casos de ninhadas que nascem nas ruas todos os dias.
Como é que alguém pode ser contra as esterilizações nestes casos? Neste país as pessoas não são responsáveis com os da própria espécie quanto mais com outra espécie. Se queremos acabar com os milhares de animais que se vêm nas ruas deste país há mesmo que esterilizar, continuar a sensibilizar donos para a responsabilidade crescente e para acabar com o abandono, mas esterilizar, sim, sem dúvida.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta jul 16, 2014 7:00 pm

Não tenho nada a favor, nem contra a castração.

No meu caso continuarei a castrar os meus animais. Não sou criadora, não pretendo ter ninhadas e já tive a minha dose de piómetras. É egoísmo? Pode ser.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta jul 16, 2014 10:16 pm

bhess Escreveu:
icecosta Escreveu:Olhe sempre me opos contra as castrações e esterilizações generalizadas, mas os amiguinhos dos animais contrapoem sempre com os aspectos beneficos das ditas cirurgias, dou 3 ou 4 posts até aparecer alguem a apontar o dedo á credibilidade do estudo.
Os "amiguinhos dos animais" estão fartos dos casos de ninhadas "acidentais" em cães com dono, porque as pessoas acham que os animais gostam/precisam de acasalar pelo menos uma vez na vida, ou porque "isso não se faz aos bichinhos" ou "não sei como ela saltou o muro", agora imagine dos casos de ninhadas que nascem nas ruas todos os dias.
Como é que alguém pode ser contra as esterilizações nestes casos? Neste país as pessoas não são responsáveis com os da própria espécie quanto mais com outra espécie. Se queremos acabar com os milhares de animais que se vêm nas ruas deste país há mesmo que esterilizar, continuar a sensibilizar donos para a responsabilidade crescente e para acabar com o abandono, mas esterilizar, sim, sem dúvida.
x2
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
icecosta
Membro Veterano

quinta jul 17, 2014 7:49 am

Fácil de responder, meus amigos é moralmente condenável no minimo.
Reparem bem, essa desculpa dos acidentes aplica-se tb a nós as nossas classes mais baixas procriam como coelhos e nimguem se lembra de os castrar ou esterilizar ( :idea: ) .

Não podemos agir como se fossemos donos do mundo ( que basicamente é o que fazemos sempre )

Claro já sei na prática dá mais trabalho e não fica feito á 1ª andar a conscencializar as pessoas, e depois vai existir sempre alguma falha.
Mas é muito melhor do que andar a esterilizar os animais todos.
Excepto prós vets esses ficavam com menos um bocado de trabalho mas pronto...

Agora nós como seres imperfeitos que somos ( e preguiçosos ) claro vamos sempre argumentar do fundo da nossa sapiencia que não, mais vale esterilizar os bichos todos pq senão é o fim do mundo ( que eles não andam cá á milhares de anos como nós)

Ohhh pois quisemos divertir-nos á custa dos nossos pets e agora castramos e esterilizamos mas não teem mal nenhum num custa nada, palhaçada meus caros olhem pró estudo e reparam na quantidade de problemas que surgiu nos animais pensem um bocado porra

O Fim não justifica os meios.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta jul 17, 2014 9:28 am

Fácil de responder, meus amigos é moralmente condenável no minimo.
Reparem bem, essa desculpa dos acidentes aplica-se tb a nós as nossas classes mais baixas procriam como coelhos e nimguem se lembra de os castrar ou esterilizar ( Idea ) .
e depois vieram as comparações parvas...
Ohhh pois quisemos divertir-nos á custa dos nossos pets e agora castramos e esterilizamos mas não teem mal nenhum num custa nada, palhaçada meus caros olhem pró estudo e reparam na quantidade de problemas que surgiu nos animais pensem um bocado porra
que finalizaram com pérolas :roll: :roll:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
icecosta
Membro Veterano

quinta jul 17, 2014 10:45 am

Pronto tá bem a mutilação sistemática dos animais é que está certa ok, já não digo mais nada.
WaterMonitor
Membro Veterano

quinta jul 17, 2014 1:26 pm

Divertir não seria bem a palavra que eu utilizaria. Claro que me divirto imenso com os meus animais, mas acho que os tenho porque gosto deles, porque a sua presença me dá felicidade.

Também me divirto imenso com o Facebook, e não estou a ironizar, mas se me desse 1/4 do trabalho que os animais dão, já não punha lá as teclas há anos.

A questão da esterilização, pelo menos para mim, nada tem a ver com divertimento (o pós-operatório pode ser do pior) ou mutilação. Tem a ver com razões práticas da vida de cada um. Acho que no caso dos donos responsáveis é um assunto que a cada um diz respeito. No caso dos irresponsáveis deveria ser obrigatório, mas isso é utópico.
WaterMonitor
Membro Veterano

quinta jul 17, 2014 5:51 pm

Subscrevo.
Responder

Voltar para “Cães”