Embalsamar o meu cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Movit
Registado: domingo ago 31, 2014 11:41 pm

segunda set 01, 2014 5:28 pm

botas96 Escreveu:Olhe que só por ser rafeiro não quer disser que não haja mais iguais.

Isso é um erro.

Pessoalmente, fiz 400 km para ter um cão (neste caso, uma cadela) igual ao botas e entretanto consegui localizar mais 7 no país (uns a 40km outros a 400km). Ainda há menos de um mês vim um anuncio em faro (8º). Vou apadrinhando um deles.
No meu caso, tem o mesmo porte, as mesmas cores, as mesma marcações e um temperamento muito mas muito aproximado, níveis de energia espectáculo (anda pela serra 7 horas se for preciso, e só crasha quando chega ao carro) e a mesma vocação (caça), o drive é um bocado diferente do botas mas para mim está muito bom. (não foi iniciada, o que apanha é casual, mas acredito que com treino foca-se mais, pois o prey está lá, mais redireccionado para a bola mas está lá).
Ela já entrou em competições e agora estou a ponderar pistagem.
Como o que se deve fazer ao escolher um cão foi totalmente obliterado por esse factor, desdobrei-me em esforços para providenciar tudo o que era necessário para o seu bom desenvolvimento e certificar que teria outro cão (cadela) como ele.
Actualmente estou muito satisfeito com a escolha e com o resultado, e já tenho uma ideia das áreas geográficas onde começar a procurar outro quando a altura chegar.
E estamos a falar de um animal com características recessivas, logo muito menos comuns e difíceis de achar.
Não sei como é o seu rafeiro, mas se pesquisar bem e com paciência, ainda encontra uma mão cheia deles por aí.
Uma coisa posso-lhe afirmar com segurança, vou ter sempre e pelo menos um botas na minha vida até ao fim dos meus dias, apesar de rafeiro.

Outra coisa, nos primeiros dias é o seu rafeiro, é o seu rafeiro de volta, mas distancie-se disso, promova o bom e natural desenvolvimento dele para conseguir evoluir por onde isso for (dê-lhe espaço para ser o que for).
Comigo nunca houve o problema de comparações, se tivesse tido um diferente é que estava sempre a comparar, mas isso é uma coisa pessoal, pode não ser a mesma coisa consigo.
Portanto arregace as mangas e comece a pesquisar.
O botas será sempre o botas, mas a minha pilha galinhas é um espectáculo, são iguais mas há nuances que os torna diferentes.
Qual deles o melhor?
Não sei, só sei que continuo a gostar.

Obrigado pelo seu testemunho.

Eu não quero encontrar um igual, quero é ficar com uma recordação física dele. A mim não me interessa as características física de um cão ou de qualquer outro animal que um dia vier a ter, gosto de qualquer um, até prefiro aqueles que são considerados "feios", porque são esses que as pessoas menos gostam e por isso agradecem-nos a dobrar.

Só quero ficar com uma recordação física dele, e sim enterrar um ser vivo a mim faz-me confusão, pode ser natural, mas faz-me confusão imaginar ser comido por insectos.

Cumprimentos.
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

segunda set 01, 2014 9:38 pm

O meu pai tem um pássaro embalsamado (não percebo nada de aves para saber qual é :oops: ). Esteve muitos anos connosco e era um animal muito querido para ele.
Foi um trabalho feito cá, muito bem feito por sinal. Até o colocaram em cima de um ramo, para dar mais realismo. Mas sempre achei aquilo muito mórbido. Os olhos eram o que mais me assustava, era mesmo estranho. Ainda bem que teve o bom senso de o mudar da sala para o sótão :lol:

Posso tentar saber quem fez o trabalho Movit :)
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

segunda set 01, 2014 11:09 pm

E que tal uma fotografia ?!

:)
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
pinkyone
Membro
Registado: quinta ago 21, 2014 11:31 am
Lilith(gata)
Eve(Gata)
Bugsy(esquilo)

terça set 02, 2014 1:04 am

Ai credo , olhar para um animal que nos fez felizes durante tantos anos, com quem partilhamos uma vida, ali , morto sem responder.
Um objecto de decoração , não conseguia.
SeitaLouca
Membro
Registado: quinta ago 07, 2014 11:37 am

terça set 02, 2014 9:37 am

pinkyone Escreveu:Ai credo , olhar para um animal que nos fez felizes durante tantos anos, com quem partilhamos uma vida, ali , morto sem responder.
Um objecto de decoração , não conseguia.
Acho que deve haver pessoas que não tratam o cão como um amigo, um companheiro.

Eu por exemplo, não me incomoda nada embalsamar um pássaro, ou um rato... são animais com os quais não estabeleço nenhuma "intimidade".

Um cão para mim é como uma pessoa. Seria incapaz de ficar a olhar para um ente querido embalsamado. Pelos vistos há muita gente que vê um cão como eu vejo um gafanhoto.... XIÇA!
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

terça set 02, 2014 10:43 am

Movit Escreveu:Eu relação ao ser desumano, eu acho mais desumano um animal ou uma pessoa serem comidos pelos insectos, que é o que acontece quando alguém é enterrado.
Enterrados somos todos, excepto se formos cremados ou se formos para um jazigo.
Mas, claro tem todo o direito de pertencer à religião Zoroastriana (Parsi) e considerar que enterrar uma pessoa não é uma boa prática religiosa. Mas como sabe, os Parsis que vivem no Ocidente e que não têem dinheiro para pagar a trasladação (por exemplo para a India), deixaram de praticar os rituais funebres que a religião impõe.

Mais ainda, se o seu cão só tem 9 anos, começar a pensar na morte dele prematuramente é morbido, pois a esperança média de vida (dependendo da raça) dum cão bem tratado pode ir até aos 14 - 17 anos.
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

terça set 02, 2014 11:54 am

Movit Escreveu:
dreamdog Escreveu:Procure na net por taxidermia em Portugal, aparecem-lhe uns quantos resultados no google...
Se o valor a pagar não é problema e se o animal tem 9 anos, ainda deve ter um tempo para pesquisar.
Isso acaba por ser como comprar um cão de raça... Se quer o trabalho bem feito, o melhor é mesmo deslocar-se junto de quem faz o trabalho e ver o resultado final (o que eu considero um bom trabalho, pode não ser considerado por si). Deve é ver mais que um profissional para poder fazer comparações.

Mas pode ser que apareça alguém por ai que lhe dê uma ajuda melhor
Obrigado pela resposta.

Eu estive a pesquisar e segundo percebi bem, a taxidermia e o embalsamento são duas coisas diferentes. Na taxidermia apenas se aproveita a pele do animal, enquanto que o embalsamento aproveita-se quase tudo, retira-se o sangue com uma máquina e depois injecta-se uma substância que vai conservar os orgãos vitais do animal.

Já tentei pesquisar no google mas não encontro ninguém em Portugal. Há uns tempos fiz esta mesma pesquisa e encontrei mas agora não consigo encontrar nada. Se tiverem conhecimento em Espanha digam também. Mas não pode ser muito longe porque um ser vivo deve ser embalsamado até 12 horas após a sua morte.
O embalsamamento que se faz aos cadáveres em alguns países, não é duradouro.

Se quer conservar o animal sem ser com taxidermia, a única hipótese mais ou menos viável é a liofilização.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça set 02, 2014 2:08 pm

Exacto, a única forma de preservar um cadáver é pela via da taxidermia, o embalsamamento não preserva os tecidos e não é usado no contexto deste tópico...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

SeitaLouca
Membro
Registado: quinta ago 07, 2014 11:37 am

terça set 02, 2014 2:29 pm

Estamos sempre a aprender lol

Eu sempre chamei embalsamar a tudo o que fosse preservar o animal. Tenho pássaros embalsamados sem os orgãos internos evidentemente. Sempre chamámos assim. Mas pronto há que evoluir :) Esperemos que no bom sentido ;)

Mas também não é a semântica que está em discussão, digo eu. É o acto em si...
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

terça set 02, 2014 8:09 pm

SeitaLouca Escreveu:Estamos sempre a aprender lol

Eu sempre chamei embalsamar a tudo o que fosse preservar o animal. Tenho pássaros embalsamados sem os orgãos internos evidentemente. Sempre chamámos assim. Mas pronto há que evoluir :) Esperemos que no bom sentido ;)

Mas também não é a semântica que está em discussão, digo eu. É o acto em si...
O que devia estar em discussão era onde encontrar alguém que faça o procedimento, foi esse o intuito do autor do tópico pelo menos...

Tudo o resto é off-topic, o autor quer lá discutir se é correcto ou não.
É uma decisão pessoal, por mais que possa ser mórbida para uns, e há que respeitar em vez de andar discutir se o dono trata o animal como companheiro ou amigo (entre outras coisas) só porque tomou esta decisão.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça set 02, 2014 9:13 pm

Tumbleweed Escreveu:O embalsamamento que se faz aos cadáveres em alguns países, não é duradouro.

Se quer conservar o animal sem ser com taxidermia, a única hipótese mais ou menos viável é a liofilização.
Liofilização? Não quereria dizer mumificação?

A liofilização parece-me estar bem longe do que o forista pretende, uma vez que os corpos depois de liofilizados ficam reduzidos a pó.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça set 02, 2014 9:16 pm

Movit Escreveu:...Eu estive a pesquisar e segundo percebi bem, a taxidermia e o embalsamento são duas coisas diferentes. Na taxidermia apenas se aproveita a pele do animal, enquanto que o embalsamento aproveita-se quase tudo, retira-se o sangue com uma máquina e depois injecta-se uma substância que vai conservar os orgãos vitais do animal.

Já tentei pesquisar no google mas não encontro ninguém em Portugal. Há uns tempos fiz esta mesma pesquisa e encontrei mas agora não consigo encontrar nada. Se tiverem conhecimento em Espanha digam também. Mas não pode ser muito longe porque um ser vivo deve ser embalsamado até 12 horas após a sua morte.
A mumificação parece-me o mais viável por enquanto. Permite conservar o corpo, mas o aspecto deste fica muito alterado. Nunca mais iria rever o seu cão, apenas uma carcaça engelhada e escura. E nem sei se cá ou em Espanha se faz.

Veja aqui os processos de conservação dos corpos, pelo menos os que estão na moda nos Estados Unidos: http://hypescience.com/8-formas-de-ente ... do-comuns/
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

terça set 02, 2014 10:27 pm

Movit Escreveu:
dreamdog Escreveu:Procure na net por taxidermia em Portugal, aparecem-lhe uns quantos resultados no google...
Se o valor a pagar não é problema e se o animal tem 9 anos, ainda deve ter um tempo para pesquisar.
Isso acaba por ser como comprar um cão de raça... Se quer o trabalho bem feito, o melhor é mesmo deslocar-se junto de quem faz o trabalho e ver o resultado final (o que eu considero um bom trabalho, pode não ser considerado por si). Deve é ver mais que um profissional para poder fazer comparações.

Mas pode ser que apareça alguém por ai que lhe dê uma ajuda melhor
Obrigado pela resposta.

Eu estive a pesquisar e segundo percebi bem, a taxidermia e o embalsamento são duas coisas diferentes. Na taxidermia apenas se aproveita a pele do animal, enquanto que o embalsamento aproveita-se quase tudo, retira-se o sangue com uma máquina e depois injecta-se uma substância que vai conservar os orgãos vitais do animal.

Eu falei em taxidermia porque achei que era o mais indicado para o objectivo que você pretende, evitando costuras mal feitas e acrescentos de pele/pelo que podem não ficar la muito bonitas..

Veja estas páginas e tente entrar em contacto com as pessoas:
https://www.facebook.com/taxidermiaemba ... ures/about
http://codigopostal.ciberforma.pt/dir/5 ... ermia-lda/
http://www.anunciosclassificados.com.pt ... a_Odivelas

O primeiro faz ambos os serviços, já no ultimo parece que só se dedica a aves. Mas sendo um meio pequeno em Portugal pode ser que através do contacto com esses profissionais consiga obter mais contactos :) Em tempos conheci alguém que gostava de embalsamar peças de caça que podia ajudar neste assunto, mas não sei quando irei estar com essa pessoa novamente:/

Quanto à discussão gerada à base de gostos e opiniões pessoais, posso dizer que já vi dois ou três cães preservados eternamente e não achei nada de outro mundo ... Um deles estava numa adega com peças de caça, no meio de uma tainada o dono começou a contar as histórias de cada animal, inclusive do melhor cão que teve :)
Responder

Voltar para “Cães”