Rosna e morde com 3 meses...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta set 24, 2014 10:15 am

O melhor é mantalizar-se para a esfregona e balde durante uns tempos.

Só depois de ela se ter desenvolvido o suficiente e estar à vontade com o exterior é que vai fazer o que pretende, até lá tenha paciência.

Arranje um local específico lá em casa para ela fazer as necessidades e começe a treina-la.
SeitaLouca
Membro
Registado: quinta ago 07, 2014 11:37 am

quarta set 24, 2014 11:17 am

Melsushi Escreveu:Ola...

A minha cadelinha com 3 meses rosnou me e mordeu me este domingo porque lhe peguei ao colo...

Ja lhe tinha pegado ao colo varias vezes, inclusivamente ela esteve em casa ate a semana passada quando levou a ultima dose das vacinas e ia sempre ao colo para o carro e do carro para o vet...

Ja tive muitos caes e é a primeira vez que isto me acontece...

Desde que veio ca para casa que sou eu que a alimento, que a levo ao vet, que trato de tudo o que se relacione com ela, e tenho andado a treina-la e ela ja senta, deita, busca e tras objectos(na maior parte brinquedos e bolas) e inclusive ensinei lhe a tocar um sino de cada vez que quer ir a rua fazer as necessidades...

Tb ja consegui quase inibir a mordida, ate porque tenho tres fillhos e o passatempo favorito dela era mordiscar os calcanhares aos miudos...

Ja li varios blogs e artigos na net, mas como a estou a educar com o reforço positivo nao me parecem bem muitos deles em que aconselham a castigar e ate mesmo a bater... :

Qual lhes parece a melhor soluçao para rosnadelas e mordidelas?

Obrigado
3 meses é um cachorro :o :o :o :o :o :o :o
É lixado ser cão. Tome conta das crianças, não vá a fera mordê-las. :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
Melsushi
Membro Júnior
Registado: segunda set 22, 2014 1:54 pm

quarta set 24, 2014 2:48 pm

LFGomes Escreveu:O cão tem que se deixar manusear e em momento algum virar-se ao dono. Tendo 15 ou 60kgs.
Entao o que e que faço para a corrigir quando me rosna e morde? Castigo? Nao lhe ligo? Bato??? :evil:
Melsushi
Membro Júnior

quarta set 24, 2014 2:53 pm

SeitaLouca Escreveu:
Melsushi Escreveu:Ola...

A minha cadelinha com 3 meses rosnou me e mordeu me este domingo porque lhe peguei ao colo...

Ja lhe tinha pegado ao colo varias vezes, inclusivamente ela esteve em casa ate a semana passada quando levou a ultima dose das vacinas e ia sempre ao colo para o carro e do carro para o vet...

Ja tive muitos caes e é a primeira vez que isto me acontece...

Desde que veio ca para casa que sou eu que a alimento, que a levo ao vet, que trato de tudo o que se relacione com ela, e tenho andado a treina-la e ela ja senta, deita, busca e tras objectos(na maior parte brinquedos e bolas) e inclusive ensinei lhe a tocar um sino de cada vez que quer ir a rua fazer as necessidades...

Tb ja consegui quase inibir a mordida, ate porque tenho tres fillhos e o passatempo favorito dela era mordiscar os calcanhares aos miudos...

Ja li varios blogs e artigos na net, mas como a estou a educar com o reforço positivo nao me parecem bem muitos deles em que aconselham a castigar e ate mesmo a bater... :

Qual lhes parece a melhor soluçao para rosnadelas e mordidelas?

Obrigado
3 meses é um cachorro :o :o :o :o :o :o :o
É lixado ser cão. Tome conta das crianças, não vá a fera mordê-las. :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
Muito grata pela ironia...É sempre agradavel ver que ha quem tenha bom humor por aqui...
Eu sei que e um cachorro, nao e nenhuma fera...
E as crianças ja sao crescidas, ja tivemos varios caes em casa, sabem, (na maior parte das vezes) como lidar com um cao pequeno...
A duvida é como reagir ao rosnar e a mordida?Mesmo com tres meses ja ferram...
E li por aqui tanto conselho dispar que apenas pretendo dicas para acabar com este comportamento...
Última edição por Melsushi em quarta set 24, 2014 10:53 pm, editado 1 vez no total.
suprem0
Membro Veterano
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

quarta set 24, 2014 2:57 pm

Melsushi Escreveu:
LFGomes Escreveu:O cão tem que se deixar manusear e em momento algum virar-se ao dono. Tendo 15 ou 60kgs.
Entao o que e que faço para a corrigir quando me rosna e morde? Castigo? Nao lhe ligo? Bato??? :evil:
Quando rosna, dá uso ao comando "NÃO" que deve ser dos primeiros a ser ensinado para o cão não repetir tal atitude. E assim que o cão assimile o comando e não repita, recompensa com um biscoito por ex.

Num cão com 3 meses está mais do que a tempo.
Caso conseidere que não há melhorias, aconselho seriamente a apostar num treinador.
Melsushi
Membro Júnior

quarta set 24, 2014 3:03 pm

botas96 Escreveu:O melhor é mantalizar-se para a esfregona e balde durante uns tempos.

Só depois de ela se ter desenvolvido o suficiente e estar à vontade com o exterior é que vai fazer o que pretende, até lá tenha paciência.

Arranje um local específico lá em casa para ela fazer as necessidades e começe a treina-la.
Isso da esfregona nao me incomoda, eu ja limpava bastante pois somos muitos ca em casa...

Desde que chegou que lhe tenho posto daqueles tapetes absorventes, umas vezes acerta outras nao...

Ando inclusivamente a ensinar lhe a tocar uma sineta junto a porta quando precisa de ir a rua e ja consegui que o fizesse duas vezes numa semana...Nao e muito mas ja e um avanço...
Melsushi
Membro Júnior

quarta set 24, 2014 3:06 pm

suprem0 Escreveu:
Melsushi Escreveu:
Quando rosna, dá uso ao comando "NÃO" que deve ser dos primeiros a ser ensinado para o cão não repetir tal atitude. E assim que o cão assimile o comando e não repita, recompensa com um biscoito por ex.

Num cão com 3 meses está mais do que a tempo.
Caso conseidere que não há melhorias, aconselho seriamente a apostar num treinador.
Reforço positivo, portanto...

É o que tenho vindo a fazer...

Obrigado supremo!
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta set 24, 2014 5:00 pm

Olhe, eu disse isso porque você referiu que não ia andar com um cão ao colo de 15 kgs.
Não sabe, eu já tive que levar em braços um que pesava bem mais, infelizmente, para o adormecer. Mas adiante…
Vamos lá reflectir um pouco em relação à linguagem canina, ou displays.
O cão comunica com o mundo à sua volta, envia sinais, rosnar por exemplo. Mas a comunicação só é bem sucedida se tiver efeitos naquilo que pretende, de outra forma não podemos chamar comunicação.
Assim:
Bobi rosna= dona põe o cão no chão = comunicação ok
Bobi rosna= dona NÃO põe o cão no chão= comunicação não ok
Logo, esse comportamento não a vai levar a fazer o que ele pretende.
Como disse, deve associar o colo, por fases, com situações positivas (guloseimas por exemplo)
Se ele rosna e morde em outras situações, vamos ver quais. Quer brincar? Direcione a mordida para um brinquedo.
Quando protege a comida: vamos dar comida á mão, vamos fingir comer do comedouro dele etc
Se vai ensinar o comando Não e depois recompensa, pressupõe que ele cometa a asneira para o recompensar quando pára. É isto?
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Melsushi
Membro Júnior

quarta set 24, 2014 6:40 pm

LFGomes Escreveu:Olhe, eu disse isso porque você referiu que não ia andar com um cão ao colo de 15 kgs.
Não sabe, eu já tive que levar em braços um que pesava bem mais, infelizmente, para o adormecer. Mas adiante…

Eu tb ja tive, ha cerca de 20 anos, de levar a minha primeira cadela, uma cocker spaniel preta de 12 anos,a cadela mais doce que tive ate hoje para ser adormecida, por isso sei o que é...

Assim:
Bobi rosna= dona põe o cão no chão = comunicação ok
Bobi rosna= dona NÃO põe o cão no chão= comunicação não ok
Logo, esse comportamento não a vai levar a fazer o que ele pretende.

Desculpe, mas nao percebi a analogia...Se ela rosna e eu a ponho no chao comunicaçao ok???Da parte de quem é que a comunicaçao fica ok?Pensei que tinha de contrariar este comportamento...

Se vai ensinar o comando Não e depois recompensa, pressupõe que ele cometa a asneira para o recompensar quando pára. É isto?

Sim, claro, e nesse caso como se faz? Nao se recompensa?
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta set 25, 2014 8:28 am

Melsushi Escreveu: Desculpe, mas nao percebi a analogia...Se ela rosna e eu a ponho no chao comunicaçao ok???Da parte de quem é que a comunicaçao fica ok?Pensei que tinha de contrariar este comportamento...

Sim, claro, e nesse caso como se faz? Nao se recompensa?
Da parte do cão, ele é que está a emitir sinais. E tem que contrariar, para que ele saiba que se rosnar não vai ter o que quer (comunicação não ok).

Indiquei-lhe como proceder na minha ultima intervenção.

Boa sorte
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Sheeva22
Membro
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

quinta set 25, 2014 10:01 am

O rosnar pode ter sido por tantos motivos...
Primeiro tente entender o que ele quer dizer com o rosnar. Se ainda não o pegou ao colo e ele ainda não voltou a rosnar nem sabe se é algo sério ou se foi realmente dor que tinha e que já passou.
Há cães que rosnam por insegurança, outros por agressão, outros por desconforto outros por tudo e por nada e para cada uma delas existe uma maneira de agir.
Exemplo: se o cão está a rosnar por dor/desconforto e voçê continua não vai ter o resultado que quer e so esta a piorar as coisas.
Se o cão está a rosnar por insegurança, secalhar nem foi para si o rosnar. Há cães que rosnam quando os donos lhes pegam porque estão com medo de algo exterior e quando sentem que o dono está por tras sentem-se mais fortes e fartam-se de rosnar e ladrar.
Se o cão estava a rosnar por agressão a si então ai a medida já é outra (mas duvido muito porque o cão só tem 3 meses, mas...)
Primeiro tente ver de onde vem o rosnar para se poder opinar com algum sentido...
Melsushi
Membro Júnior

quinta set 25, 2014 3:19 pm

Tenho lhe pegado ao colo estes ultimos dias e nao rosnou mais...

Obrigado pelos conselhos a todos! :)
Yohanan
Membro
Registado: terça jul 20, 2004 10:46 am

quinta set 25, 2014 3:58 pm

Boas,

Como têm referido, aqui no tópico, quando a cachorra rosnar, uso o comando "não", não lhe faça nada e ninguém a pode tocar, até ela voltar à normalidade, ou seja, calma.

Você tem treinado o cão para treino de obediência, mas antes de treinar a obediência tem que ter em atenção a dois aspetos, que são: educação e disciplina.

Esses dois aspetos, a mãe do cachorro dá-lhes logo à nascença e agora parte de nós, humanos dar continuidade a esses aspetos.

Gostava de saber se já viu algum artigo sobre uma matilha, ou outro conjunto desse tipo, para ver como se comporta o resto do grupo, com o líder... Todos eles sabem quem é o líder, para ninguém disputar aquele lugar, até chegar o momento, em que algum membro, se apercebe que o líder já está velho e tem que haver mudança no líder, logo nasce a disputa, a batalha para ver qual dos dois é o líder e quem vencer, é o líder.

Provavelmente, deve ter tocado nalguma ferida ou então ela quer assumir-se como líder mas para saber que a cachorra quer ser líder, existe maneiras de saber através do comportamento dela e do seu, por exemplo, tente pegar-lhe e virá-lo de barriga para cima, para ver quanto tempo a cachorra consegue ficar nessa posição. Se ficar nessa posição, durante 30 seg., ela é calma e submissa se ela levantar-se logo é porque ela pretende ser líder.

Espero ter ajudado!
<p>Abra&ccedil;o</p>
<p>Jo&atilde;o Oliveira</p>
Melsushi
Membro Júnior

quinta set 25, 2014 4:19 pm

Yohanan Escreveu:Boas,

Como têm referido, aqui no tópico, quando a cachorra rosnar, uso o comando "não", não lhe faça nada e ninguém a pode tocar, até ela voltar à normalidade, ou seja, calma.

Você tem treinado o cão para treino de obediência, mas antes de treinar a obediência tem que ter em atenção a dois aspetos, que são: educação e disciplina.

Esses dois aspetos, a mãe do cachorro dá-lhes logo à nascença e agora parte de nós, humanos dar continuidade a esses aspetos.

Gostava de saber se já viu algum artigo sobre uma matilha, ou outro conjunto desse tipo, para ver como se comporta o resto do grupo, com o líder... Todos eles sabem quem é o líder, para ninguém disputar aquele lugar, até chegar o momento, em que algum membro, se apercebe que o líder já está velho e tem que haver mudança no líder, logo nasce a disputa, a batalha para ver qual dos dois é o líder e quem vencer, é o líder.

Provavelmente, deve ter tocado nalguma ferida ou então ela quer assumir-se como líder mas para saber que a cachorra quer ser líder, existe maneiras de saber através do comportamento dela e do seu, por exemplo, tente pegar-lhe e virá-lo de barriga para cima, para ver quanto tempo a cachorra consegue ficar nessa posição. Se ficar nessa posição, durante 30 seg., ela é calma e submissa se ela levantar-se logo é porque ela pretende ser líder.

Espero ter ajudado!
Assim que entrei de ferias, tres meses antes de a Mel vir ca para casa, começei a ler este forum...e outros...e artigos na net que nunca me tinham despertado a atençao...

Fiz lhe, inclusivamente o teste de Campbell as sete semanas, que me pareceu inconclusivo pois tanto dava dominancia como submissao...Ali nos 50/50...

Ela deixa fazer tudo, desde escovar, dar a pata, dou lhe de comer a mao, tiro lhe ossos e brinquedos da boca...Banho ainda nao sei a reaççao pois so foi levar a ultima vacina ha dez dias e estou a espera que venha o shampoo que encomendei da afinitty...Foi so dessa vez que me mordeu...

Treino a todos os dias por 15 mins e ate ja aprendeu a tocar um sino para ir a rua...

Virada de barriga para cima aguenta a tarde toda, entao com festinhas ate adormece... :)
Yohanan
Membro
Registado: terça jul 20, 2004 10:46 am

quinta set 25, 2014 8:20 pm

Boas,
Deduzo que tenha tocado num sítio que lhe aleijava ou então, outro motivo qualquer, tente pegar nela mas agora previna algum ataque desse gênero, ou seja, utilize alguma coisa almofada ou algo idêntico para a proteger, quando pegar nela, esteja calma e afirme o que está a fazer porque você é a líder e essa menina tem que sujeitar essa posição e à ideia do líder. Caso volte a fazer esse gesto, só tem que dar o comando firme "não" e repetir este exercício, intervalado, 3 a 4x ao dia e em cenários diferentes...
<p>Abra&ccedil;o</p>
<p>Jo&atilde;o Oliveira</p>
Responder

Voltar para “Cães”