Cão de guarda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quinta jan 01, 2015 11:56 am

migua7 Escreveu:Eu não disse Q ia deixar o cão preso , sozinho ,... Entre muitas coisas absolutamente estupidAs que pessoas que não percebem nada de cães rsponderam a esta minha pergunta , enfim. Apenas queria saber qual a vossa opinião para um cão de guarda para alerta ,... Eu tenho alarme tenho dois rafeiros do Alentejo , apenas queria saber a raça q achavam melhor para isso , tenho os aos dois, "guardam" a quinta e tenho um excelente relação com eles .
"Correm o risco de fugir" :o um cão quando está a passear tem mais riscos de fugir mas pronto , "o cão não vai passear" , primeiro vão passear , e segundo um cão numa quinta precisa de passear diariamente quando já tem um terreno enorme para isso . Só me riu com vocês meu Deus
Hein???

Se tem 2 rafeiros do alentejo precisa de um terceiro para quê?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
LPipas
Membro
Registado: quarta ago 20, 2014 9:56 pm

quinta jan 01, 2015 7:01 pm

Eu não disse Q ia deixar o cão preso , sozinho ,... Entre muitas coisas absolutamente estupidAs que pessoas que não percebem nada de cães rsponderam a esta minha pergunta
Pois não, não disse. As coisas que aqui se disseram de ''estúpidas'' foram ditas (falo por mim) por pessoas que já viram muita coisa se passar nesta arca, e outra você é que não sabe que raça escolher para SI ,para a SUA casa, para a SUA vida e qual se adequa mais a SI e ao SEU tipo de vida etc e nós é que não percebemos nada de cães, pois claro compreende-se 8)
Eu tenho alarme tenho dois rafeiros do Alentejo.
Então já têm três elementos para lhe guardarem a quinta, compre um cruzado de pinscher que acho que são terríveis para lhe guardar a casa desta vez.
"Correm o risco de fugir" Surprised um cão quando está a passear tem mais riscos de fugir mas pronto
Sim claro, aliás mais depressa fogem de ao pé dos donos do que de uma quinta que pode ou não ter vedação (e atenção que já ouvi falar de casos de cães que pulam as vedações e muros)
Só me riu com vocês meu Deus
Não se preocupe com isso, a maioria dos user's da Arca também acham piada a pessoas bastante sábias em cães mas que depois vêm perguntar coisas do género do seu tópico 8)
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta jan 02, 2015 12:14 am

Faz-me imensa impressão que tanta gente seja tão esclarecida e tão conhecedora do mundo em geral e depois desconheçam a realidade deste país. Numa terra em que a Norte, Centro ou Sul, a escassos minutos de uma cidade se encontrem locais onde não há esgotos, onde metade das pessoas não tem água canalizada ou electricidade, onde redes de telemóvel não existem, onde várias vezes por ano não há telefone por diversos motivos (incêndios, furto dos fios de cobre, falta de investimento da PT no arranjo/manutenção das caixas exteriores) admiram-se da necessidade de haver cães cuja função principal seja guardar?!

E de que mentes iluminadas surge o raio de teoria de que um bicho seja infeliz a fazer um trabalho para o qual a sua raça foi apurada desde há centenas de anos e que necessite de treino para guardar o seu território e os bens que lá existem?!

E desde quando um cão de guarda de uma quinta e que portanto tem que fazer o seu patrulhamento está preso todo o dia durante toda a vida?!

Pois já sei, moro noutro planeta, onde tudo é diferente. Ai santa paciência!
Maria João
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta jan 02, 2015 12:05 pm

Investimento é a palavra chave.

Há uma coisa com que discordo profundamente. Mais concretamente, com teorias de lamark

Da mesma maneira que um cão de caça não faz o seu trabalho só porque é de caça, há que treiná-lo, seja de que tipo for.
p.e.
Você pega num pointer , ou num braco ou num cocker sem qualquer treino, vai com ele para o mato, além de não apanhar nada ainda pode acabar com ele morto, porquê? Por não faz o aponte como deve ser, "atropela" a presa em vez de a levantar e como não vai esperar pela indicação do caçador vai estar na linha de tiro e quanto ao cobro da peça, esqueça, não lhe vai dar.
O mesmo se aplica a todos, quer fazer paragem ao javali? ir às lebres? ao texugo ou raposa? Então vá lá com cães que de caça só tem o nome e vá ver o que lhe pode acontecer. É que consoante a presa os cães podem ficar lá e você também (no caso do navalheiro), o cão pode entrar numa toca e não conseguir sair (daí a razão de ser das madrigueiras, não é só para treinar o cão mas também o caçador)
Com os cães de guarda é a mesma coisa, já não lhe estou a falar que há muitos tipos de guarda mas há que treiná-lo não só para a guarda mas também para a sobrevivência e vou-lhe dar um exemplo práctico.
Havia há muito tempo atrás um P.A. linha de trabalho, feroz, numa quinta, o cão guardava como poucos (experiência própria) além de ter sido treinado pela G.N.R. ainda levou uns upgrades de uns familiares e isso impediu que se deixa-se envenenar. Posteriormente, já houve muitos cães nessa quinta, dobermans, rotts, serra da estrelas, etc. Uns ao mesmo tempo outros avulso, e onde eles estão agora?
Como o investimento não foi tão grande, morreram todos envenenados.
Não é só escolher um cão e espetá-lo numa quinta ou no mato e a coisa acontece como que milagre, não há cães instantâneos, isto do é só juntar água é para as sopas. Aqui se quiser a boquinha doce tem que fazer por isso, ou seja, ninguém nasce ensinado.
botas96
Membro Veterano

sexta jan 02, 2015 12:17 pm

Ó amigo, olhe depende de muita coisa, eu pessoalmente teria outras coisas mas já que tem dois rafeiros e um alarme não sei qual o problema.
O que tem não lhe faz o trabalho?
Junte-lhe uns mais rápidos para entreter o bandido e dar tempo a esses molengões para chegar lá.
E treine os cães devidamente e não perca o pé.
JackTheRott
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

sexta jan 02, 2015 1:10 pm

Bingo...
mjoaomarques Escreveu:Faz-me imensa impressão que tanta gente seja tão esclarecida e tão conhecedora do mundo em geral e depois desconheçam a realidade deste país. Numa terra em que a Norte, Centro ou Sul, a escassos minutos de uma cidade se encontrem locais onde não há esgotos, onde metade das pessoas não tem água canalizada ou electricidade, onde redes de telemóvel não existem, onde várias vezes por ano não há telefone por diversos motivos (incêndios, furto dos fios de cobre, falta de investimento da PT no arranjo/manutenção das caixas exteriores) admiram-se da necessidade de haver cães cuja função principal seja guardar?!

E de que mentes iluminadas surge o raio de teoria de que um bicho seja infeliz a fazer um trabalho para o qual a sua raça foi apurada desde há centenas de anos e que necessite de treino para guardar o seu território e os bens que lá existem?!

E desde quando um cão de guarda de uma quinta e que portanto tem que fazer o seu patrulhamento está preso todo o dia durante toda a vida?!

Pois já sei, moro noutro planeta, onde tudo é diferente. Ai santa paciência!
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta jan 02, 2015 1:44 pm

Mesmo. 8)
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

sábado jan 03, 2015 8:34 pm

Um cão de guarda não precisa de treino? Esta frase por si só é ridícula...

Por essa ordem de ideias os border collie não necessitam de treino para pastoreio, os pastores belgas malinois não necessitam de treino para defesa, e por aí fora...

As raças foram selecionadas para determinada funcionalidade, mas não nascem com a aprendizagem feita, o seu potencial tem que ser explorado por treino específico.

Para começar necessitam de treino básico de socialização e obediência, e depois de treino para pelo menos não aceitarem comida de estranhos e para não fugirem da propriedade.

E um cão largado na quinta não é feliz se passar 23 horas e 30 minutos do dia sozinho. Precisa de estimulação mental, de passeio, de exercício, de brincadeira. Precisa de criar ligação com o dono para fazer um trabalho capaz. Gostaria que me esclarecessem porque é que os cães das quintas têm tanta tendência para fugir e ver o mundo lá fora...

Com muita pena minha já tenho assistido a muitas eutanásias de ditos cães de guarda, que se soltaram e foram morder algum transiente. Quem se lixa é sempre o mesmo infelizmente, e depois leem-se coisas destas vindas de pessoas que supostamente deveriam saber um pouco mais do assunto que o Ti Jaquim que comprou um Serra à beira da estrada em Manteigas, enfim...
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

sábado jan 03, 2015 8:59 pm

ZezinhoManel Escreveu:Gostaria que me esclarecessem porque é que os cães das quintas têm tanta tendência para fugir e ver o mundo lá fora...
Porque normalmente não são cães de raça de guarda mas sim simplesmentre rafeiros de porte mais ou menos grande?
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

sábado jan 03, 2015 9:19 pm

Não. Eu respondi à minha questão no mesmo post, para bom entendedor meia palavra basta :wink:
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

domingo jan 04, 2015 8:09 am

Cão de quinta que se solta blá blá ... A mim parece-me a descrição perfeita de um rafeiro grande que passa a vida agarrado à corrente no quintal, esses não duvido que causem problemas. Cão de guarda (a sério) do seu território não sofre desses apelos de liberdade e de conhecer o mundo.

Obviamente que, como qualquer cão, um cão de guarda precisa de treino de obediência básica, mas isso está muito longe de ser considerado "treino de guarda"
botas96
Membro Veterano

domingo jan 04, 2015 11:55 am

Cão de guarda a sério recebe treino senão é só mais um cão
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

domingo jan 04, 2015 2:33 pm

botas96 Escreveu:Cão de guarda a sério recebe treino senão é só mais um cão
Está a dizer que um cão de guarda e um outro cão qualquer têm o mesmo insitinto de guarda se os 2 não tiverem qualquer treino?

Pedro
botas96
Membro Veterano

domingo jan 04, 2015 3:38 pm

Tudo o que tinha a disser já está postado.
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

domingo jan 04, 2015 4:08 pm

botas96 Escreveu:Tudo o que tinha a disser já está postado.
dizer

De resto... ok obrigado e bom ano

Pedro
Responder

Voltar para “Cães”