"Mutilação"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

everblue
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães Catarina e Jack; Gatos Loki, Ema e Lara; Peixes

segunda jan 05, 2004 9:17 pm

Vaso Escreveu:
everblue penso que não seja voce a senhora que esteve cmg no veterinario, nao é pois nao?
é que tb me parece que me está a atacar.

Não foi minha intenção atacar ninguém, apenas me surpreendeu que comparasse dois actos cirúrgicos com motivações tão diferentes... e não, com toda a certeza não era eu que estava no veterinário. Além de ser de longe, tenho dois gatos castrados já há muito tempo, não é de agora...

Já agora, fiquei curiosa com a pergunta da Mai-Mai, é "vulgar" ver cães com orelhas e caudas cortadas, mas realmente pareceu-me ouvir falar há uns tempos que não era permitido... mas não seria só eticamente?

Enfim, como em tudo o que diz respeito aos animais, cada dono sabe de si e não há lei que valha. Numa perspectiva um pouco absurda, podemos argumentar que é preferível cortar orelhas do que abandonar, isso é verdade...
<p>Elsa Oliveira
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda jan 05, 2004 9:51 pm

Numa perspectiva um pouco absurda, podemos argumentar que é preferível cortar orelhas do que abandonar, isso é verdade...
nada, mesmo. o max foi um "felizardo". cortaramlhe as orelhas, e cauda. depois, levou com presente um piparote para a estrada. não devem ter gostado do efeito. esqueceram-se dos olhos. :roll: :roll:
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda jan 05, 2004 9:56 pm

everblue Escreveu: Já agora, fiquei curiosa com a pergunta da Mai-Mai, é "vulgar" ver cães com orelhas e caudas cortadas, mas realmente pareceu-me ouvir falar há uns tempos que não era permitido... mas não seria só eticamente?
Não, a proibição é legal.Portugal aderiu à convenção comunitária que o estabelece.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
ciclone
Membro Veterano
Registado: sexta jan 02, 2004 9:52 am

segunda jan 05, 2004 10:18 pm

Desculpem mas eu acho que se aceitamos os piercings nos sitios mais esquesitos nos humanos porque criticar as orelhas cortadas?

Quanto à castração, já acho que é o mesmo que a fazer aos humanos, como acontece em certas tribos africanas que praticam a castração femenina.

No entanto acho ue cada um tem direito a ter os seus conceitos, e desde que não seja em desfavor do animal, seja o mais certo.
CasadeAnaval
Membro Veterano

segunda jan 05, 2004 10:32 pm

ciclone Escreveu:

Quanto à castração, já acho que é o mesmo que a fazer aos humanos, como acontece em certas tribos africanas que praticam a castração femenina.
A excisão do clítoris que causa a morte de n mulheres todos os anos e é usada como forma de repressão. Olha que PORRA de exemplo :o
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda jan 05, 2004 11:22 pm

:o :o :o :o isto agora será o quê? defesa da tradição? que eu saiba, o que é tradicional não é necessariamente bom. dar como exemplo uma barbaridade destas :o :o :o e porque não aceitar/defender outras tantas? aqui, muito perto de nós e voltando aos animais, por exemplo, as touradas.
quanto ao uso do piercing .... cada um faz do seu corpo o que quiser. até mutilá-lo. mas porque tem de o fazer aos outros, inclusivé animais?
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

segunda jan 05, 2004 11:25 pm

ciclone Escreveu: Desculpem mas eu acho que se aceitamos os piercings nos sitios mais esquesitos nos humanos porque criticar as orelhas cortadas?
Caso não saiba uns simples brincos na orelhas são formas de piercing... piercings são aplicações de metal na carne... A grande maioria das mulheres que o/a rodeiam usam piercings... Extraordinário, não é???

Que eu saiba um piercing nada tem a ver com mutilação. Um piercing acrescenta algo ao ser humano não lhe retira nada nem o mutila em coisa nenhuma e, além disso, sendo estético, o ser humano é livre de o colocar, se assim o entender...

Mas, adiante:
Cortar orelhas, caudas e falangetas, (retirar as unhas não é só extraí-las mas sim amputar as pontas dos dedos) É MUTILAÇÃO SIM e cruel... E tentar comparar este tipo de mutilação com castração e esterilização é querer aliviar a consciência de quem a pratica e tapar o sol com a peneira.

Castrar evita ninhadas, transmissão de doenças e comportamentos territorias.

Esterilizar evita ninhadas, tumores mamários e do útero entre outros...

Mutilar - cortar orelhas e caudas - apenas alimenta o ego dos donos dos desgraçados animais. Aliás se é como se diz, os cães só eram mutilados para evitar cortes e feridas nas caçadas e que eu saiba nenhum destes animais é usado na caça, logo concluo que os mutilam só para evitar que se magoem nas esquinas dos móveis da sala...

Felizmente que já é proibido mutilar os animais pena é que só seja no papel...
CasadeAnaval
Membro Veterano

segunda jan 05, 2004 11:33 pm

http://dossiers.publico.pt/dossier.asp?id=967

Para o sr que defendeu a excisão feminina...
Vaso
Membro
Registado: quinta out 16, 2003 3:10 am

terça jan 06, 2004 1:25 am

Pois eu continuo a gostar de ver algumas raças de orelha ou rabo cortado pois é esse o padrao da raça, isto desde que seja feito por pessoas especializadas para que o animal nao sofra muito , pois o sofrer axo que é inevitavel.

Agora isso das unhas (dedos) já sou totalmente de desacordo com isso.

Mas enfim não podemos ter todos a mesma opiniao, apesar de ser um ser vivo que esteja em jogo....

Aproveito para dizer que qq intervenção cirurgica que vá desde cortar caudas , orelhas , dedos , castrar, furar pele ou carne para por adornos de metal ou de qq material ,... isso para mim é tudo mutilação, pois implica furar ou cortar a carne.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 06, 2004 1:26 am

Cortar orelhas, caudas e falangetas, (retirar as unhas não é só extraí-las mas sim amputar as pontas dos dedos) É MUTILAÇÃO SIM e cruel... E tentar comparar este tipo de mutilação com castração e esterilização é querer aliviar a consciência de quem a pratica e tapar o sol com a peneira.
Castrar evita ninhadas, transmissão de doenças e comportamentos territorias.
Sinceramente, cada vez mete-me mais nojo ouvir pessoas a falar do que não percebem.

Castrar evita comportamentos territoriais ? Ah pois evita, mas diga-me, qual é o mal desses comportamentos territoriais ?
O caracter do cão não é composto, em parte, pelo instinto territorial ?

Mas que porra, mania que querem manipular o cão, tirar-lhe todo o caracter e instinto. Será que ainda não perceberam, que assim deixam de ter um cão em casa, e passam a ter um controlo remoto ? Bom, às tantas, é o que esses totos querem ..

É cruel cortar as orelhas a determinadas raças ? Ignorando o factor estetico (mt discutivel) e o factor funcional (como o Gonçalo já descreveu e muito bem - todo o corte tem a sua razão), afirmo e reafirmo que cruel é ignorar o cão como animal. Cruel é ignorar os seus instintos, transforma-lo num animal amorfo, sem força de vontade ...

Paciencia, para estes defensores de animais, que não sabem corno do que falam, já não há !

Querem esterilizar, esterilizem. Querem castrar, castrem. Querer retirar as unhas para o cão nao correr o risco que as encravar, retirem. Agora, não admito, nem de perto nem de longe, que retirem o direito à liberdade de movimentos de uma pessoa. Isso nunca meus amigos !

Já agora pergunto, a quem é contra o corte das orelhas, o que dizem da selecção das raças ? São contra ou a favor ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

terça jan 06, 2004 1:52 am

CindelP Escreveu:não admito, nem de perto nem de longe, que retirem o direito à liberdade de movimentos de uma pessoa. Isso nunca meus amigos !
Só se está a esquecer de um PEQUENO PORMENOR: é que a sua liberdade TERMINA onde começa a do animal... (o desgraçado do animal que lhe caia nas mãos tb não lho admitiria, nem de longe nem de perto, SE PUDESSE)

Só leu que a castração evita os comportamentos territoriais pq só esses lhe interessam, não é??
Pq não leu aquela parte que diz que evita ninhadas (dezenas, centenas, milhares de animais nas ruas ao frio, à fome e ao abandono) e previne doenças que se transmitem pela dentada e que se desenvolvem nos orgãos reprodutores????

E quanto ao corte das orelhas, diga-me qual é a utilidade dele para um animal DOMÉSTICO, que vive entre 4 paredes e que só sai acompanhado e a trela para os passeios diários??? Sim, diga-me qual é a utilidade...

Quanto a padrões... tb não concordo... os padrões quem os estipulou foi o Homem e se são bárbaros pq não alterá-los??? Ou vamos ficar a ver os outros evoluir e nós na cepa torta?!?!?!?!?... Podemos sempre voltar uns anos atrás e readmitir a pena de morte... Porque não??? 3º mundo por 3º mundo, assumamo-nos como tal...

E quanto ao significado de Mutilação, dêem as voltas que quiserem mas ele é só um:
Mutilação, s.f. Acto ou efeito de mutilar; corte.
Mutilar, v.tr. Cortar (uma parte qualquer do corpo)
Mutilado, adj. e s. m. Privado (por corte) de uma parte do corpo.
in Novo Dicionário Lello de Língua Portuguesa
Vaso
Membro
Registado: quinta out 16, 2003 3:10 am

terça jan 06, 2004 2:09 am

Realmente dicionario LELLO.
Penso que não vou comentar mais sobre este assunto , pois existem pessoas com ideias bastante diferentes e que eu apesar de nao concordar as respeito.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça jan 06, 2004 2:48 am

Vaso Escreveu: Realmente dicionario LELLO.

:o eeeeeeee?????????????????? Não conhece os Dicionários Lello Universal???

Ok...Já vi que não...Não se incomode.... :roll: :roll:
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
ciclone
Membro Veterano
Registado: sexta jan 02, 2004 9:52 am

terça jan 06, 2004 8:25 am

Meus caros,

Primeiro os pircings são todos os orificios~"não naturais" feitos a qualquer ser, as orelhas furadas nas meninas que nascem logo (1 ano ou 2) também não respeita a opinião delas, pois não? E se os animais podessem expressar a sua opinião? As meninas de tenra idade também não expressão a sua opinião?

Quanto ao Sr. Ou Sra., desculpem, que expressou a opinião sobre o assunto, eu sou mão de 5 filhos entre os 21 e 10 e tenho vários furos nas orelhas, piercings se lhe quiser chamar, e foi por minha vontade a partir dos 21 anos. E não sei se já teria maturidade para o fazer :p

Qunato à castração, se é usada como forma de repressão, nos animais também não é? Serve para lhes moldar o comportamento para comonidade dos donos, tal e qual como em africa......para comonidade dos "maridos" :evil:

Mas cada um tem direito à sua opinião e se todos tivessem a mesma isto seria o paraiso :D

Mas as opiniões podem ser expressas sem agressividade e sem se tentar, ou parecer, que se est´´a a impor e que os outros são mongos....não é? É tudo uma questão de saber viver e diplomacia.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 06, 2004 9:24 am

Ora viva,
Li aqui coisas como " A nossa liberdade termina onde começa a do Animal", "A Castração evita ninhadas", "Esterelizar evita doenças", "os padrões foram inventados pelo homem e são barbaros"......bem...não sei se me ria ou se me chateie......
Vamos lá ver , entre estas frases escolhidas, o que se pode dizer sobre cada um destes pontos.
A nossa liberdade termina onde começa a do Animal
No tempo em que os animais falavam, a D. Miquelina tinha um gato chamado Pantufas. O raio do Pantufas era danado pelas gatas e passava a vida a espalhar o seu perfume lá por casa. A D. Miquelina farta dos maus cheiros e das fugas constantes do meliante gato, decidiu que o melhor era castrá-lo. Mas, como é uma senhora respeitadora e justa, nunca lhe passaria pela cabeça que a sua liberdade pudesse entrar em conflito com a liberdade do Pantufas, e antes de marcar a operação teve uma conversa com ele:
- Pantufitas, como tu andas sempre por aí a vadiar e a encher a casa de mau cheiro, estou a considerar esterelizar-te...o que pensas tu disto?
- MIAAAUU#%$"&@ FFFFSSSSSSSSS (*)
(*) Não traduzimos a resposta em virtude deste forum ser frequentado por crianças menores de idade.
Ora bem.....a liberdade dos animais é o quê exactamente? É poderem escolher o que querem: Cortar ou não as orelhas, ser ou não castrados? Fará sentido em falar em poder de decisão ou escolha DO ANIMAL? Bem.....para mim não faz qualquer sentido, e isto não é mais do que uma manifestação do 'Sindroma do Rato Mickey'. Mas, mesmo para quem esta suposta Liberdade faz sentido, como pode invocà-la como argumento para não admitir o corte de orelhas e não a invoca para a castração? Será que a escolha de um cão não seria reproduzir-se e ter o maior numero de crias possível?
Isto da vontade de se reproduzir leva-nos ao segundo argumento:
A Castração Evita Ninhadas
Mas quem é que quer evitar ninhadas afinal, somos nós ou os cães. Dizemos que evitar ninhadas é bom para os cães, mas porquê somos nós a decidir isso? Um cão em estado selvagem não tem ninguém para o controlar, é a natureza que o controla. O instinto e a vontade dizem-lhe que se deve reproduzir o mais possível , e é isso que está 'certo' aos seus olhos. O que nós queremos ( e eu ACHO BEM) é controlar a população canina para não termos cães vadios, eventualmente doentes e transmissores de doenças. Se repararmos bem, um cão vadio ( excepto se for maltratado gratuitamente por pessoas crueis) não sofre mais nem menos do que um Lobo ou um leão ou qualquer outro animal que vive em estado selvagem (passa fome, tem doenças, luta para comer, sobrevive, reproduz-se e morre). Porquê interferir? Será que é mesmo pelos cães, ou será por nós? É porque os cães sofrem, ou porque nós OS VEMOS (ao contrário dos Lobos e dos Leões) sofrer?
Penúltimo argumento: Esterelizar evita doenças
Ora bem....se eu cortar um braço, de certeza que nunca terei problemas de reumático nele, mas não é por isso que vou cortá-lo. É obvio que se removermos o utero a uma cadela ela não terá certamente problemas futuros no utero. Quanto a outras doenças.....pode até diminuir a possibilidade de ter algumas, mas não as evita. E se começássemos a remover partes do nosso corpo para evitar futuras doenças às tantas não eramos mais do que um retalho.

At last.... os padrões foram inventados pelo homem e são barbaros

Foram estes padrões barbaros, inventados por uns senhores muito maus, que fizeram com que hoje chegassem até nós as variedades de raças que conhecemos. Se não se tivessem inventado estes padrões "barbaros", hoje ninguém saberia o que é um Pastor Alemão, um Boxer, um S. Bernardo, um Dobermann, etc. Raças simplesmente não existiriam. Sei que para muitos isto não importa nada, mas eu sou dos que concorda com a frase de assinatura do "casadiscães": "O cão de raça é um monumento vivo ao homem e à sua história".

Que não se entenda com isto que eu sou contra a esterelização, antes pelo contrário. Mas assumo que é feita para NOSSA conveniência e não na do animal. Nesta base parece-me que quem a pratica não tem qualquer moral ou legitimidade para criticar quem mande cortar a cauda ou as orelhas ao seu animal. Pessoalmente, não tenho qualquer problema em esterelizar ou castrar um animal meu, mas não faria o corte de orelhas ou cauda. No entanto, isto é a minha opção pessoal e eu respeito quem tenha outras.

Abraços
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”