Raw food

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Noimal
Membro
Registado: domingo mai 17, 2015 9:01 pm

domingo jul 26, 2015 5:05 pm

So vou responder porque o topico merece, porque se nao nem perdia o meu tempo...

"Lá por conseguirem procriar, não quer disser que comam a mesma coisa, uma coisa nada tem a ver com a outra, uma coisa é *** outra coisa é comer"
Nao tem nada a ver pois nao? Entao indique somente 2 especies que consigam procriar (nem precisa de originar descendencia fertil) e que nao tenham uma alimentação parecida.

"No Mundo há muitas espécies iguais e semelhantes com dietas diferentes." Pois existem, mas todas tem o mesmo tipo de alimentação. Todos os humanos tem o mesmo tipo de alimentaçao, todos sao omnivoros, existem e diferentes tipos dietas, dieta mediterranica, dieta americana, etc.
Querem ver que um americano e um portugues tem uma alimentaçao completamente diferente?

"O lobo, o lobo, e porque não o coiote, a raposa, ou o chacal?" Sei la, se calhar porque o ADN do cao e praticamente igual ao do lobo e nada tem a ver com o coiote,raposa ou chacal. Se calhar porque o cão e um descendente de uma especie de lobo antiga....

"Já agora, como é tão entendido em lobologia, a qual subespécie de lobo se refere?" Porra, é preciso mesmo indicar uma coisa que se procura no google em 5s? Mas eu faço a vontade, e o lobo-cinzento.

"Há muito lobo por aí e todos comem coisas muito diferentes, com dietas diferentes uns dos outros. " Mais uma vez, dietas diferentes, o mesmo tipo de alimentação. Que eu saiba so existem lobos carnivoros, mas secalhar estou enganado e existem por ai uns lobos herbivoros ou omnivoros....

"Já agora, só por curiosidade, que género de cão tem? "
Neste momento um Serra da Estrela.

"E qual das dietas lhe dá? " Raçao Orijen, dar RAW food a um bicho adulto deste tamanho requer ter uma arca congeladora so para ele, alem de que dar raçao da muito menos trabalho. O preço entre dar uma raçao orijen e raw food e praticamente igual. A raçao Orijen ainda tem 20% HC mas e a menor quantidade de HC que existe em raçoes, houvesse outra com o preço semelhante sem qualquer HC e seria essa a escolha.

" Vá comer a mesma coisa que um(a) halterofilista sem você o ser para ver onde vai parar, mas porque não?" Nao sei proque vai buscar exemplos de coisas sobre as quais claramente nao sabe muito. Sabe no que consiste geralmente uma dieta de um halterofilista? Hidratos Carbono ( aveia, pao integral, arroz integral, massa, legumes, frutos secos) + proteina/gordura animal ( whey, carne brancas, carnes vermelhas, peixe, ovo, queijo fresco).
Isto e uma alimentaçao tipica de um omnivoro, mais saudavel e com um bocado mais de proteina, se eu comer isto nao me vai acontecer nada, alias por acaso vai, vou ficar mais saudavel....
Agora, vou indicar o obvio so porque sim, ja vi que o amigo gosta de pegar em argumentos parvos e aposto que isto vinha logo no post seguinte! Se comer as quantidades de comida de um halterofilista de 100kg ai ja vou começar a ficar gordo, mas ninguem esta a dizer para um cao de 20kg comer a quantidade de comida que um lobo de 40kg come.

"Até são da mesma raça e tudo, se quiserem até conseguem ter descendência. " Pois sao, e a alimentaçao e igual a nossa, ou os halterofilista evoluem para carnivoros com o treino?

"Se você não vê mal em dar de alimento coisas estragadas, também não vou ser eu a explicar-lhe. " Pois nao, como pode explicar algo que nao faz sentido? Secalhar pensa que um cao que come comida crua tem no estomago o mesmo pH que um humano nao?

"Para quê ir dar à minha cadela comida de lobo, se há algo muito mais próximo dela em tudo como é o caso de cães silvestres, esses, eu posso imitar." Vamos chamar as coisas pelos nomes, caes silvestres = caes vadios sem contacto humano, a alimentaçao deles e igual a qualquer cao vadio. Se acha que comer restos e uma alimentaçao saudavel...

" quando vêm com a história do lobo por poderem procriar entre si e que são a mesma coisa (não o são) fico logo sem vontade."
Engraçado que ninguem disse que o lobo e o cao sao a mesma coisa, apenas que sao ambos animais carnivoros, o facto de prociarem entre si e so para tornar ainda mais evidente que tanto o cao como o lobo tem o mesmo sistema digestivo, um sistema digestivo tipico de um animal carnivoro.
Ninguem anda a dar a mesma comida que um lobo come na natureza, apenas a tentar imitar as quantidades de proteina/gordura/ HC (que sao irrelevantes)/vitaminas/osso.

A alimentaçao de um animal carnivoro consiste basicamente em proteina/gordura animal.

Agora se o cao e um animal carnivoro e um carnivoro come essencialmente proteina/gordura animal, o que e que um cao deve comer? A mim parece-me obvio...
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda jul 27, 2015 11:59 am

Noimal, concordo consigo, para bem do tópico vamos continuar esta discussão.
Vamos pôr de lado a Orijen (rodinhas auxiliares) e o facto que não está a dar o que o lobo come ao seu cão, você mesmo o diz no final.
Há mais factores a contemplar numa dieta biológica equilibrada e apropriada, para o nosso cão tais como: Comportamentos e hábitos. (e já nem vou tocar (, desgaste físico, períodos de carência por vários factores, etc).
Vamos aos cães.
Basicamente, você tem um molosso de fabrico nacional tão ou mais pesado que um lobo, eu tenho uma rafeira de 15/16 kilos, portanto, logo à partida e num cenário hipotético iriam ter presas diferentes. Não só a fonte nutricional é diferente, mas o facto de ser um complemento de uma dieta ou a base de uma dieta também tem as suas diferenças. Portanto não será só a quantidade que importa.
Além disso o lobo é um mau exemplo, pois tem muita variação, uma alcateia pequena de certeza que não tem a mesma dieta de uma alcateia grande (mais à base de caça grossa), um lobo solitário também tem uma dieta diferente.
Para mim, escolheu mal o seu lobo, o cinzento tem presas que cá não há, se quer seguir um lobo, que siga o exemplo do lobo ibérico (além do território habitual ser mais compacto, 15 a 20km dia, alimenta-se de presas de cá há muito, muito tempo.)
Outra diferença capital entre o cão e o lobo é que quando as cadelas entram no cio, chegam a acertá-los umas com as outras (competição), numa alcateia, há um casal Alfa e a fêmea tem a habilidade de suprimir o cio das outras, pois só os Alfas de uma alcateia reproduzem.
O que me leva aos meus próximos pontos. (que eu ainda não tenho respostas.)
Qual o impacto duma alimentação de lobo, em canídeos castrados e esterilizados? (o metabolismo é diferente).
Qual o papel que a nossa cadela ou cão desempenhará numa matilha? (Os mais fracos comem por último, logo o melhor da carcaça já foi)
Serão castrados ou esterilizados/sem grandes apetências aceites numa matilha ou descartados?
Muitos dos nossos cães levam uma vida solitária, ao invés em matilha, não será mais apropriado seguir o exemplo de canídeos selvagens de hábitos solitários? Para mim, é de certeza.
Há uns aninhos havia cá um tópico de prey model raw, o dito acabou como muitos acabam. Na altura, eu procurava respostas, deixou-me mais confuso ainda, A história do lobo, o lobo isto e o lobo aquilo, fui investigar por mim e o que à partida fazia sentido deixou logo de fazer. Uma pessoa vai ao engano, porque a realidade é simples, de um lado há uma máquina colossal com estudos nutricionais efectuados (rações), do outro há vozes isoladas e mal informadas cuja estrutura máxima são grupos do facebook e alguns são facciosos e de se evitar. (porque lhes falta o complemento científico?)
Pessoalmente ando interessado nos cães silvestres, pois além de serem mais próximos à minha cadela do que qualquer outro canídeo selvagem. Sem ser os porcos, se lesse tudo, eles é coelhos, raposas e ginetes, portanto, toca.
Outro animal que me interessa mais (à falta de melhor) é a raposa, território mais pequeno (1.8 a 2.5km2 dia, ou seja, máximo 10km), dieta composta de pequenos roedores, coelhos, aves, peixe, frutos, insectos, portanto, nada de caça grossa e maioritariamente toca.
O exemplo de halterofilista, também está enganado, o ficar gordo é o menos, já para não falar em injecções, eles comem proteína e gordura à barda, uma pessoa se ingerir o mesmo sem levantar ferro é uma questão de tempo até problemas mais sérios surgirem.
Quando um cão tiver +- 10 anos é que se vai ver a *** que se fez. E aí é tarde demais.
Eu gosto do biológico, já escolhi um estilo e tudo, quando acabar a minha pesquisa, acaba-se a ração de vez e mudo-me definitivamente, mas digo-lhe isto, quando o fizer, não terei dúvidas quanto ao equilíbrio e o apropriado para o cão em questão. (apesar de estar ciente de não poder responder a todas as perguntas, porque os meus recursos são infinitamente mais limitados que um gigante multinacional).
E mais, para bem de qualquer cão aconselho a realização de hemogramas e bioquímicas regulares (2x por ano) para ver como a "carroça" anda. Independentemente da comida biológica ou ração.
Eu faço-as e ainda não me arrependi.
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

segunda jul 27, 2015 12:48 pm

Caros

Nos últimos 100 anos CRIARA-se centenas de raças.

Os cães são domesticados há pelo menos 10000anos! 10.000! Os que sobreviveram foram os que se adaptaram à dieta semi-omnívora... Não se entende qual poderá ser a dúvida!

Eu ainda estou à espera que os iluminados deste fórum indiquem um link sobre um estudo " a sério" sobre o efeito da quantidade de proteínas na alimentação canina.

Tendo em conta que MUITOS cães sofrem na velhice de problemas renais alguma ligação haverá com os seus hábitos alimentares...Ainda não percebi o quê, mas não desisto!
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta fev 04, 2016 5:12 pm

Aproveito este tópico para colocar uma questão:

Deixei ontem a nossa cadela de 4 meses fechada no gatil às 9h da manhã com 1 joelho de vaca crú congelado. Às 18h15 quando cheguei a casa e a fui buscar o joelho de vaca não estava em lado nenhum. Ela não o pode ter enterrado, não encontrei qualquer evidência nesse sentido, acham que ela poderá ter comido aquilo? Achei que ossos tão grande eles não conseguiam espedaçar e comer, estou enganada?
Responder

Voltar para “Cães”