Basset Hound 1 mês e meio - ração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lmpb
Registado: segunda fev 15, 2016 8:10 pm

terça fev 16, 2016 10:15 pm

Mas se isso é assim tão preto no branco quanto isso como é que nenhum dos dois veterinários me confirmou isso?

Não é dúvidar de ninguém nem nada mas fico confusa.
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

terça fev 16, 2016 10:52 pm

Qualquer pesquisa que faça sobre este assunto lhe vai dizer que todos os cachorros devem ser entregues entre as 8 e as 12 semanas, nunca antes!
Em relação aos barulhos caseiros a que eles devem ser habituados antes das 12 semanas...um criador em condições tem a ninhada dentro de casa, junto da familia, ou muito perto desta!

Um basset hound nao é um cao de grande porte, é de porte medio! A RC tem mil raçoes especificas para as diferentes raças, tambem deve ter para BH!

Contrariamente ao que disseram anteriormente, o cachorro nao deve ter a ração à disposição, deve ser habituado a comer a horas certas. Com 1/5 meses deverá comer 4 vezes por dia a quantidade certa em relação ao peso.
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

quarta fev 17, 2016 7:52 am

lmpb Escreveu:
St0pAF Escreveu:Ainda há gente a comprar cães com mês e meio????? Tristeza ...
Diz-me pff a chave do próximo euromilhões. Está visto que temos adivinho.

Quem diz o que quer ouve o que não quer, não sei se já tinhas ouvido dizer.
Tanta arrogância por parte de quem necessita de ajuda...!!!!!! :roll:
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Aletheia
Membro Veterano

quarta fev 17, 2016 7:53 am

Repetido
Última edição por Aletheia em quarta fev 17, 2016 5:19 pm, editado 1 vez no total.
Aprendi a encontrar.

jdhome
Membro Júnior
Registado: segunda fev 11, 2008 11:23 pm
Bobby...(17-09-1998 / 17-03-2015)
Lady.....(27-03-2015)

quarta fev 17, 2016 8:49 am

lmpb Escreveu:Boa noite...
Hoje fui ao veterinário e recomendaram-me uma ração da Royal Canin que é própria para cachorrinhos até aos 2 meses.

A minha dúvida é após os dois meses qual a ração ideal para lhe dar? Gostava de continuar com a Royal Canin, e o site tiendanimal está com boas promoções para a Maxi Junior, que penso é na qual a cadelinha se encaixa, uma vez que em adulto deve passar dos 25kg e por isso considerada de raça grande, mas essa ração diz que só é recomendada entre os 5 e os 14 meses, portanto fico na duvida qual deveria ser a ração indicada a dar após os 2 meses.

Outra dúvida que tenho é a quantidade de ração que lhe devo dar e quantas vezes por dia.

Obrigado desde já.
Não digo que Royal Canin não seja boa mas pelo preço prefiro

Kennels` Favourite Super Premium Puppy & Junior Salmon & Rice 12,5kg/€ 49,00, é só procurar.

Não sei é se posso aqui por o link da loja, mas eles dão apoio gratuito em nutrição animal
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta fev 17, 2016 1:18 pm

Bem, falam que a malta da arca são arrogantes e afastam as pessoas e tal, mas depois é isto.

Eu fui a única pessoa a responder às questões, e nem um obrigada, toma lá.

Apesar de achar um perfeito disparate o cão estar com menos de 2 meses na casa do user.

Mas, pro bono, ainda lhe esclareço que os veterinários não têm qualquer problema porque tratam exclusivamente o físico, e de facto, fisicamente o cão antes dos 2 meses está ok para sair de perto da mãe e da ninhada, o mesmo não se aplica ao psicológico, digamos assim.

Pesquise por imprinting canino.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
jdhome
Membro Júnior
Registado: segunda fev 11, 2008 11:23 pm
Bobby...(17-09-1998 / 17-03-2015)
Lady.....(27-03-2015)

quarta fev 17, 2016 4:31 pm

LFGomes Escreveu:Bem, falam que a malta da arca são arrogantes e afastam as pessoas e tal, mas depois é isto.
É preciso paciência, ás vezes mais do que ao ensinar um cachorro.
LFGomes Escreveu:Eu fui a única pessoa a responder às questões, e nem um obrigada, toma lá.
Apesar de achar um perfeito disparate o cão estar com menos de 2 meses na casa do user.
Mais uma vez, É preciso paciência e até acho que não é arrogancia da parte do user que iniciou o topico.
Mas sim talvez um pouco de falta de humildade, porque lhe informaram que não havia problema (e talvez não haja)
LFGomes Escreveu:Mas, pro bono, ainda lhe esclareço que os veterinários não têm qualquer problema porque tratam exclusivamente o físico, e de facto, fisicamente o cão antes dos 2 meses está ok para sair de perto da mãe e da ninhada, o mesmo não se aplica ao psicológico, digamos assim.

Pesquise por imprinting canino.
Para certos leigos e eu até sou um deles falar com esses termos técnicos (imprinting) ainda torna tudo mais difícil, mas até ja falei brevemente sobre isso na 10ª resposta.

Mas deixo aqui um texto de uma compilação que publiquei em um grupo do face (Rafeirinhos do Algarve) que é resultado de de falar com caçadores, alguns treinadores e pesquisas.

Código: Selecionar todos

“Eu quero um caõzinho pai!” É normal escutar essa frase.
Levar um cachorro para casa é uma das fazes mais importantes na educação e socialização do cãozinho. A mudança vai designar muito sobre como será o seu cão no futuro e os erros pagam-se caros.
&#40;maioria das vezes para o proprio animal, resultando no seu abandono etc...&#41;

É habitual os filhotes serem separados da mãe por volta dos 40 dias a &#40;mês e meio&#41; de idade, ou até menos,&#40;muitas das vezes assim que ocorre o desmame&#41;. O perigo está em achar essa prática normal, porque as pessoas querem um peluche rechonchudo e fofinho.

Vamos entender o que ocorre com um filhote ao ser separado precocemente da sua família original.

Existe no mundo animal e no nosso também &#40;para lembrarmos de que também somos animais&#41; um processo chamado imprinting e ele é de tempo diferente para cada espécie se estabelecer. Essa fase nada mais é do que a “copia” do ser em questão, ou seja, o tempo que o filhote demora para aprender que ele é um cão igual aos seus proginitores e como deve se comportar e agir perante eles.

Existiu um senhor austríaco chamado Konrad Lorenz, vencedor do Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina em 1973, foi quem descobriu e estudou sobre o imprinting e ao pesquisar sobre gansos, ele revelou que o imprinting ocorria em um período muito curto, no início da vida das aves, chamado de período crítico ou período sensível.

No mundo canino é neste tempo que se consolida o entendimento sobre a hierarquia e principalmente sobre a comunicação com outros cães. O filhote aprenderá sobre aspectos sociais e psicológicos da espécie e isso só é possível com a sua matilha original.

Nós humanos temos muita dificuldade em educar e corrigir de forma correta um cão e depois la temos de ir recorrer a treinadores para reabilitação e des-sensibilização.

Retirar um canito muito cedo do convívio com sua família canina certamente afetará a oportunidade dele se desenvolver socialmente, pois o aprendizado da linguagem para comunicar com outros cães e a habilidade em se posicionar na hierarquia do grupo ficará em níveis dificeis e como consequência disso esse animal terá grandes dificuldades em se socializar e estabelecer dentro de um grupo. 

Nesse início de vida, o cãozinho precisa de intenso contato com a mãe e irmãos, para a formação da sua “personalidade”. 
É nesse período que o cãozinho tem a oportunidade de aprendizagem mais importante que acontece nesta idade do animal. 
No caso dos cães o período sensível ou crítico é bastante curto,de 1 a 4 meses de idade. 
Existem pesquisas que relatam um tempo bem maior, porém, o que se tem hoje como concreto, são 4 meses de imprinting.

Essa aprendizagen vem por meio de correções vindas da mãe e dos mais velhos. E as habilidades adquiridas são importantíssimas para a adaptação do canito na sua futura matilha humana. 

O filhote, já está com todo seu sistema nervoso formado e dará início ao primeiro conhecimento efetivo e funcional, o de como ser um cachorro. Pelas retificações dadas pela mãe e oportunidades de erros e acertos com os irmãos esse filhote estará evoluindo grandiosamente na escala de experiências essenciais para se tornar um adulto equilibrado.

Pronto para um imprinting bem conduzido? É fácil e simples, deixe o filhote ficar com a mãe e os irmãos até pelo menos o 3º mês de idade &#40;4 é bem melhor&#41;. 
Agora, e se durante o tempo do imprinting, o cãozinho for colocado somente na companhia de humanos e/ou ficar isolado do contato social com outros animais, ele reconhecerá somente as pessoas ao seu redor como sendo seu “semelhante”. Uma cria com essa janela de aprendizagem restricta poderá tornar-se agressivo ou excessivamente social com outros cães e com pessoas estranhas, além da apresentar dificuldades para aprender.&#40;depende do instinto e estalão da raça, pois alem dos seus traços fisicos tanbem existe a personalidade dos cão que determina o seu nome na RAÇA Cão&#41; 

Sebdo assim o ideal é sempre esperar um pouco mais &#40;vesitando o animal varias vezes durante este precurso analizando as suas reacções e falando com quem trata deles&#41; antes de levar o filhote para casa e não esperar somente o final do desmame ou porque o achou engraçado. 
Desta forma o cão será maduro o suficiente para superar a separação e irá interagir de forma coerente e equilibrada para com todos, pois de certa forma já foi educado pela natureza.

Embora alguns dos efeitos do imprinting, mal conduzido, possam ser revertidos, leva tempo e muito trabalho. Um cão que não aprendeu habilidades sociais em idade precoce pode até ser socializado, mas isso requer muita paciência, esforço e técnica correta e mesmo assim não ser 100% reestabelecido acarretando custos para o seu dono.

E isto são coisas que certos treinadores/criadores de varandas e marquises/associações não divulgam as pessoas que querem adoptar/comprar um animal.

Nós humanos temos muita dificuldade em educar e corrigir de forma correta um cão, afinal de contas somos espécies diferentes com linguagens diferentes, por isso deixe a natureza fazer a parte dela e não separe um filhote de sua mãe e irmãos precocemente.

Eu não sou uma pessoa experiente em Canídeos, simplesmente sou um amigo que já teve 3 cães a meu cuidado &#40;Laika.1992/2008 Bobby.17-09-1998/17-03-2015, incluindo a actual Lady.27-03-2015&#41;e mais 3, Puphy 17-09-1998/2013,Thuria &#40;mãe de Bobby e Puphy&#41; e Rex &#40;filho de Laika e Bobby&#41; que estiveram sempre com meus pais excepto Thuria que viveu com Laika cerca de 1 ano &#40;não me lembro bem&#41; mas não se davam muito bem.
Quando tiver tempo logo vos conto a história de onde a fui buscar Lady a um senhor bem desleixado.
Aletheia
Membro Veterano

quarta fev 17, 2016 5:21 pm

jdhome Escreveu: Não digo que Royal Canin não seja boa mas pelo preço prefiro

Kennels` Favourite Super Premium Puppy & Junior Salmon & Rice 12,5kg/€ 49,00, é só procurar.

Não sei é se posso aqui por o link da loja, mas eles dão apoio gratuito em nutrição animal
O que é o apoio gratuito em nutrição animal?
Aprendi a encontrar.

lmpb

quarta fev 17, 2016 6:31 pm

Bem, vou tentar responder a todos.

Em 1ºlugar no que diz respeito a quem falou da falta de humildade e arrogância. Não me conhecem minimamente para estar a tecer essas opiniões sobre a minha pessoa. Se fui alguma coisa nos primeiros posts não foi certamente pouco humilde nem arrogante, mas sim mesmo bruta. Sim, bruta porque existem formas e formas de dizer certas coisas, e se eu abri este tópico foi porque precisava de ajuda e não para levar na cabeça, como aconteceu principalmente da parte da 1ª pessoa que respondeu. "Tristeza" disse ele. Mas quem é ele?

Eu infelizmente, ao contrário de muita gente, não sei tudo, daí a ter aberto este tópico. Quem respondeu com sete pedras na mão apenas deu a entender que o facto de só se poder adquirir um cão a partir dos 3/4 meses devia ser um dado adquirido por toda as pessoas.

Mas tudo bem, eu é que sou a arrogante.

@LFGomes, não lhe disse obrigado porque no meio de tanto bombardeamento nem vi a sua resposta, e por isso peço desculpa. Na ração que comprei, atendendo ao peso e semanas da cadelinha diz que o recomendado são 40g mas depois não diz quantas vezes se deve dar ao dia. Porque 40g não será certamente para o dia interior mas sim possivelmente para cada refeição certo?

@Manuescrito, o Basset Hound enquandra-se de facto num cão de porte médio? É que em adulto e acho que é o que conta, tudo o que tenho lido é que passa à vontade do peso de 25kg, e por isso deve ser considerado já de porte grande. Quanto à ração da RC própria para esta raça, sei que existem várias específicas para certas raças, mas para BH não sei se haverá, eu pelo menos ainda não encontrei.

@jdhome, na tiendaanimal a RC 15kg + 3kg grátis está a 56€. Se se comprar 2 ainda fica mais barato, a 49€ para ração de 18kg cada. Para além disso também já encontrei a RC junior 15kg em alguns sites portugueses a cerca de 52€. Será que por esses preços não compensará em relação à que falou?
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

quarta fev 17, 2016 6:59 pm

lmpb Escreveu: Em 1ºlugar no que diz respeito a quem falou da falta de humildade e arrogância. Não me conhecem minimamente para estar a tecer essas opiniões sobre a minha pessoa. Se fui alguma coisa nos primeiros posts não foi certamente pouco humilde nem arrogante, mas sim mesmo bruta. Sim, bruta porque existem formas e formas de dizer certas coisas, e se eu abri este tópico foi porque precisava de ajuda e não para levar na cabeça, como aconteceu principalmente da parte da 1ª pessoa que respondeu. "Tristeza" disse ele. Mas quem é ele?
"Ele" é uma das muitíssimas pessoas que se fartaram de escrever aqui no Fórum que não se vão buscar cachorros a lado nenhum antes das 8 semanas. Engraçado como descobrem sempre este Fórum DEPOIS de fazer asneiras, e nunca antes ... Tristeza, sim. Não consigo perceber - tanta informação por tudo o que é sítio e o que fazem com ela? Nada. Estão sempre à espera que passe por osmose.

lmpb Escreveu: Eu infelizmente, ao contrário de muita gente, não sei tudo, daí a ter aberto este tópico. Quem respondeu com sete pedras na mão apenas deu a entender que o facto de só se poder adquirir um cão a partir dos 3/4 meses devia ser um dado adquirido por toda as pessoas.
Quando se pesquisa minimamente antes de se lançar à aventura de ter um cão, que é o que se deve fazer quando nunca se teve cão (e mesmo quando se teve), a idade a que deve ser separado da mãe e dos irmãos é das primeiras coisas que aparece.

Estava a precisar de ajuda? Se tivesse ido buscar o cão a um criador de jeito era com ele que tiraria todas as suas dúvidas. Tristeza, sim, por se continuar a criar cães sem se saber nada e por haver pessoas que mantêm este estado de coisas indo-lhes buscar os cães. Tristeza por haver veterinários que não pescam nada de cães e que estão sempre prontos para endossar criadeiros de vão de escada, enfim, tristeza ...
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta fev 17, 2016 7:05 pm

Manuescrito Escreveu: Contrariamente ao que disseram anteriormente, o cachorro nao deve ter a ração à disposição, deve ser habituado a comer a horas certas. Com 1/5 meses deverá comer 4 vezes por dia a quantidade certa em relação ao peso.
Reitero o que disse, um cão com 1 mês não é igual a um cão com 5 meses, disparate.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
lmpb

quarta fev 17, 2016 7:35 pm

St0pAF Escreveu:
lmpb Escreveu: Em 1ºlugar no que diz respeito a quem falou da falta de humildade e arrogância. Não me conhecem minimamente para estar a tecer essas opiniões sobre a minha pessoa. Se fui alguma coisa nos primeiros posts não foi certamente pouco humilde nem arrogante, mas sim mesmo bruta. Sim, bruta porque existem formas e formas de dizer certas coisas, e se eu abri este tópico foi porque precisava de ajuda e não para levar na cabeça, como aconteceu principalmente da parte da 1ª pessoa que respondeu. "Tristeza" disse ele. Mas quem é ele?
"Ele" é uma das muitíssimas pessoas que se fartaram de escrever aqui no Fórum que não se vão buscar cachorros a lado nenhum antes das 8 semanas. Engraçado como descobrem sempre este Fórum DEPOIS de fazer asneiras, e nunca antes ... Tristeza, sim. Não consigo perceber - tanta informação por tudo o que é sítio e o que fazem com ela? Nada. Estão sempre à espera que passe por osmose.

lmpb Escreveu: Eu infelizmente, ao contrário de muita gente, não sei tudo, daí a ter aberto este tópico. Quem respondeu com sete pedras na mão apenas deu a entender que o facto de só se poder adquirir um cão a partir dos 3/4 meses devia ser um dado adquirido por toda as pessoas.
Quando se pesquisa minimamente antes de se lançar à aventura de ter um cão, que é o que se deve fazer quando nunca se teve cão (e mesmo quando se teve), a idade a que deve ser separado da mãe e dos irmãos é das primeiras coisas que aparece.

Estava a precisar de ajuda? Se tivesse ido buscar o cão a um criador de jeito era com ele que tiraria todas as suas dúvidas. Tristeza, sim, por se continuar a criar cães sem se saber nada e por haver pessoas que mantêm este estado de coisas indo-lhes buscar os cães. Tristeza por haver veterinários que não pescam nada de cães e que estão sempre prontos para endossar criadeiros de vão de escada, enfim, tristeza ...
Engraçado.

Pela maneira que fala tenho a certeza que nunca cometeu um erro. Não só no que diz respeito a cães como também no que diz respeito aos mais variados assuntos. Porque nunca toma qualquer decisão sem antes pesquisar. Poderá até estar muito aflito com um problema num carro, mas é claro que nunca toma uma má decisão de um meter num "sapateiro". Não porque antes você pesquisou sobre o assunto. Parabéns.

Outro tipo de pessoas a quem você parece que deve "dar na cabeça" é a quem diz que compra rações sem ser de gama premium. Imagino, ai de quem disser que compra ração de supermercado.

A dos veterinários também está boa. Foram 2 a dizer a mesma coisa. Mas eu sou capaz de ter tido azar, fui logo a dois pouco profissionais. Tal é a minha sorte.

Mas pronto, o que vale é que eu sei que dou mais amor e carinho a um cão com 1 mês e meio do que muitos darão a cães com 3/4 meses.
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

quarta fev 17, 2016 7:46 pm

:lol: :lol: :lol: Se tiver um problema no carro faço como faço com os cães: vou ter com o "criador", vulgo representante da marca. Pesquisa fiz antes de comprar o carro, onde o factor "assistência", tal como nos cães, também pesa na escolha.

Rações de supermercado - por acaso até costumam ser mais caras que as outras, a não ser as incrivelmente más - e aí o melhor é fazer comida em casa.

Quanto aos veterinários, não teve azar, eles são mesmo assim. Coitados, só percebem de doenças. A próxima coisa que lhe vão dizer é não trazer o cão à rua antes de acabar as vacinas, o que, com os novos "guidelines", significa ter o cão encafuado em casa até quase aos 5 meses. Por isso, olhe, boa sorte.

P.S. Se tivesse pesquisado :lol: saberia que amor e carinho, para um cão, estão muito abaixo na lista de necessidades, antes disso vem educação/treino e exercício. Cães separados cedo e mimados demais é uma mistura explosiva.
lmpb

quarta fev 17, 2016 8:02 pm

Por acaso um dos veterinários até disse que se pode começar a passear logo a seguir às primeiras vacinas, mas ei, era um dos tais maus profissionais.
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta fev 18, 2016 11:27 am

jdhome Escreveu:...

Mas deixo aqui um texto de uma compilação que publiquei em um grupo do face (Rafeirinhos do Algarve) que é resultado de de falar com caçadores, alguns treinadores e pesquisas.

Código: Selecionar todos

“Eu quero um caõzinho pai!” É normal escutar essa frase.
Levar um cachorro para casa é uma das fazes mais importantes na educação e socialização do cãozinho. A mudança vai designar muito sobre como será o seu cão no futuro e os erros pagam-se caros.
&#40;maioria das vezes para o proprio animal, resultando no seu abandono etc...&#41;

É habitual os filhotes serem separados da mãe por volta dos 40 dias a &#40;mês e meio&#41; de idade, ou até menos,&#40;muitas das vezes assim que ocorre o desmame&#41;. O perigo está em achar essa prática normal, porque as pessoas querem um peluche rechonchudo e fofinho.

Vamos entender o que ocorre com um filhote ao ser separado precocemente da sua família original.

Existe no mundo animal e no nosso também &#40;para lembrarmos de que também somos animais&#41; um processo chamado imprinting e ele é de tempo diferente para cada espécie se estabelecer. Essa fase nada mais é do que a “copia” do ser em questão, ou seja, o tempo que o filhote demora para aprender que ele é um cão igual aos seus proginitores e como deve se comportar e agir perante eles.

Existiu um senhor austríaco chamado Konrad Lorenz, vencedor do Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina em 1973, foi quem descobriu e estudou sobre o imprinting e ao pesquisar sobre gansos, ele revelou que o imprinting ocorria em um período muito curto, no início da vida das aves, chamado de período crítico ou período sensível.

No mundo canino é neste tempo que se consolida o entendimento sobre a hierarquia e principalmente sobre a comunicação com outros cães. O filhote aprenderá sobre aspectos sociais e psicológicos da espécie e isso só é possível com a sua matilha original.

Nós humanos temos muita dificuldade em educar e corrigir de forma correta um cão e depois la temos de ir recorrer a treinadores para reabilitação e des-sensibilização.

Retirar um canito muito cedo do convívio com sua família canina certamente afetará a oportunidade dele se desenvolver socialmente, pois o aprendizado da linguagem para comunicar com outros cães e a habilidade em se posicionar na hierarquia do grupo ficará em níveis dificeis e como consequência disso esse animal terá grandes dificuldades em se socializar e estabelecer dentro de um grupo. 

Nesse início de vida, o cãozinho precisa de intenso contato com a mãe e irmãos, para a formação da sua “personalidade”. 
É nesse período que o cãozinho tem a oportunidade de aprendizagem mais importante que acontece nesta idade do animal. 
No caso dos cães o período sensível ou crítico é bastante curto,de 1 a 4 meses de idade. 
Existem pesquisas que relatam um tempo bem maior, porém, o que se tem hoje como concreto, são 4 meses de imprinting.

Essa aprendizagen vem por meio de correções vindas da mãe e dos mais velhos. E as habilidades adquiridas são importantíssimas para a adaptação do canito na sua futura matilha humana. 

O filhote, já está com todo seu sistema nervoso formado e dará início ao primeiro conhecimento efetivo e funcional, o de como ser um cachorro. Pelas retificações dadas pela mãe e oportunidades de erros e acertos com os irmãos esse filhote estará evoluindo grandiosamente na escala de experiências essenciais para se tornar um adulto equilibrado.

Pronto para um imprinting bem conduzido? É fácil e simples, deixe o filhote ficar com a mãe e os irmãos até pelo menos o 3º mês de idade &#40;4 é bem melhor&#41;. 
Agora, e se durante o tempo do imprinting, o cãozinho for colocado somente na companhia de humanos e/ou ficar isolado do contato social com outros animais, ele reconhecerá somente as pessoas ao seu redor como sendo seu “semelhante”. Uma cria com essa janela de aprendizagem restricta poderá tornar-se agressivo ou excessivamente social com outros cães e com pessoas estranhas, além da apresentar dificuldades para aprender.&#40;depende do instinto e estalão da raça, pois alem dos seus traços fisicos tanbem existe a personalidade dos cão que determina o seu nome na RAÇA Cão&#41; 

Sebdo assim o ideal é sempre esperar um pouco mais &#40;vesitando o animal varias vezes durante este precurso analizando as suas reacções e falando com quem trata deles&#41; antes de levar o filhote para casa e não esperar somente o final do desmame ou porque o achou engraçado. 
Desta forma o cão será maduro o suficiente para superar a separação e irá interagir de forma coerente e equilibrada para com todos, pois de certa forma já foi educado pela natureza.

Embora alguns dos efeitos do imprinting, mal conduzido, possam ser revertidos, leva tempo e muito trabalho. Um cão que não aprendeu habilidades sociais em idade precoce pode até ser socializado, mas isso requer muita paciência, esforço e técnica correta e mesmo assim não ser 100% reestabelecido acarretando custos para o seu dono.

E isto são coisas que certos treinadores/criadores de varandas e marquises/associações não divulgam as pessoas que querem adoptar/comprar um animal.

Nós humanos temos muita dificuldade em educar e corrigir de forma correta um cão, afinal de contas somos espécies diferentes com linguagens diferentes, por isso deixe a natureza fazer a parte dela e não separe um filhote de sua mãe e irmãos precocemente.

Eu não sou uma pessoa experiente em Canídeos, simplesmente sou um amigo que já teve 3 cães a meu cuidado &#40;Laika.1992/2008 Bobby.17-09-1998/17-03-2015, incluindo a actual Lady.27-03-2015&#41;e mais 3, Puphy 17-09-1998/2013,Thuria &#40;mãe de Bobby e Puphy&#41; e Rex &#40;filho de Laika e Bobby&#41; que estiveram sempre com meus pais excepto Thuria que viveu com Laika cerca de 1 ano &#40;não me lembro bem&#41; mas não se davam muito bem.
Quando tiver tempo logo vos conto a história de onde a fui buscar Lady a um senhor bem desleixado.
Este texto é muito interessante, poderia ser publicado aqui nos artigos da arca de noé?

Em relação a si lmpb, eu própria estou longe de saber tudo sobre cães e também cometi e cometo certamente alguns erros, mas o que eu acho é que esse, de ter separado a cria da mãe prematuramente, ainda poderá talvez reverter, levando-a novamente para a mãe uns tempos. Mas pronto não sei em que condições se encontra, se calhar até nem pode... Mas caso possa acho que valeria a pena fazer isso.
Eu fiquei com a Flash já ela era uma marmanjona de 4 meses e não estou nada arrependida, acho que lhe fez muito bem estar com a mãe e irmãos e ela ainda é bebé o suficiente para nos divertirmos com a sua infantilidade (e suspeito que assim continuará a ser por uns bons tempos).
Responder

Voltar para “Cães”