Cadela fica ciumenta na presença de criança

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça abr 19, 2016 2:29 pm

argyle Escreveu:Faz-me impressão que se julguem tão facilmente os donos de cães reactivos. Especialmente cães que reagem a outros cães, que é um comportamento tão comum e pode ter tantas causas diferentes.

Nem toda a gente teve a oportunidade de criar o seu cão desde pequeno. Ou pode tê-lo criado desde cachorro, feito tudo bem, mas teve o azar de o cão ser geneticamente medroso ou ansioso, ou foi atacado por outro cão num período formativo, etc.

O máximo que se pode pedir aos donos é que, dentro das suas possibilidades, os tentem treinar. Seria incapaz de protestar publicamente contra os donos de cães que ladram na rua aos outros e rir-me do seu infortúnio. Infelizmente, sei o que custa, e este tipo de treino resulta, muitas vezes, num passo para a frente e dois para trás. Nem toda a gente tem a persistência e paciência para continuar, quando os resultados são pequenos e vêm lentamente. Também não julgo as pessoas que simplesmente desistem e escolhem ignorar o comportamento - muitas vezes me apeteceu fazer o mesmo :P
Pois mas eu julgo e sabe porquê? Porque já tive cães de todo o tipo de origens, desde Criador até rua ou canil, e com problemas diversos, e sempre procurei resolver esses problemas, não por mim, mas pelo cão, porque sei que um cão desequilibrado é extremamente infeliz, e para ter um cão infeliz, não obrigada.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
yc0ne
Membro
Registado: terça nov 10, 2015 9:57 am

quarta abr 20, 2016 8:05 am

Mas só é um problema se considerar que é um.

Para si é um problema, para quem tem um cachorro assim gosta e assume que é "ele é assim" dando o carinho incodicional. Sem conhecimento de causa. Julgar por ignorância não é a mesma coisa que julgar alguém que tem o conhecimento. Podia optar por entender e ajudar a pessoa se lhe faz confusão.

Metade destes visões é devido achar que o cachorro é um bobby da Disney cheio de sentimentos complexos e altamente carismático.

Cão desequilibrado é infeliz sem dúvida, mas os apelos sociais é ao não-abandono e não ao "eduque o seu cachorro e faça estas 1000 coisas que vão proporcionar um bem estar a si e ao seu patudo".

Além disso, até se a mentalidade nacional mudasse e todos nós educássemos a 100% os nossos patudos, até podíamos estar numa sociedade com menos estigma em relação a cães e estes podiam entrar em locais públicos como cafés e tudo mais para fazer companhia. Porque seriam igualmente civilizados. Agora estamos numa sociedade onde apanhar o cócó do cão é tipo uma raridade e toda a gente gosta de andar com o cão solto para "se passear sozinho". Ninguém quer as crianças a brincar em parques onde andem cães porque cócó na relva é o escândalo mas uma fralda cheia de trampa a voar é fofinho.
Responder

Voltar para “Cães”